Bora renovar o visual dessa cozinha aí? Nossa dica para isso é a cor cinza. Isso mesmo! Uma das cores tendência do momento.
A cor é moderna, neutra, elegante e combina super bem com praticamente todo tipo de projeto.
Continue acompanhando o post com a gente para saber mais sobre a cozinha cinza e se inspirar com ideias lindas!
Qual o significado da cor cinza?
Antes de qualquer outra coisa, é importante saber como a cor cinza interage com as nossas emoções e sensações. Sim, a psicologia das cores revela muito bem como as cores são capazes de interferir no nosso estado de humor e como elas afetam a percepção do ambiente como um todo.
No caso do cinza, a cor é frequentemente associada a vários significados e simbolismos, que variam de acordo com cada cultura. Mas, de modo geral, podemos dizer que o cinza é a cor da neutralidade por excelência. Isso porque essa cor simboliza a ausência de polaridade, já que ela é o meio termo entre o branco e o preto.
Contudo, é justamente essa neutralidade que confere ao cinza a sensação de imparcialidade, seriedade, estabilidade e equilíbrio. No mundo da decoração, essa característica é muito bem vinda, já que a cor é perfeita para trazer harmonia e equilíbrio entre o uso de cores mais vibrantes.
Outra característica marcante do cinza é a sofisticação. A cor sempre aparece em propostas onde a elegância e a sofisticação são importantes.
O cinza ainda pode ser usado para representar ideias relacionadas ao futuro. Ou seja, tudo o que for futurista, que tenha a ver com tecnologia e inovação combinam com a cor.
Por outro lado, o cinza, quando usado em excesso ou com poucas texturas, pode acabar tendo um lado negativo, soando melancólica e triste. Inclusive, em muitas culturas, o cinza é a cor que representa emoções sombrias.
Cozinha cinza: modulada ou planejada?
Existem, basicamente, dois tipos de cozinha cinza que você pode optar: a modulada e a planejada. E, aí, qual escolher?
Se você está nessa dúvida é importante considerar alguns aspectos e características desses dois modelos de cozinha para que, assim, você consiga definir aquele que mais atende suas necessidades.
Para isso, em primeiro lugar você precisa entender a diferença entre cozinha modulada e planejada.
A cozinha modulada é aquela que vemos para vender a pronta entrega nas lojas de móveis, físicas ou online. Essas cozinhas são fabricadas de acordo com medidas consideradas padrão e você não tem como fazer alterações. Ou seja, do jeito que ela chegar na sua casa, ela será instalada.
Também não é possível personalizar, escolhendo as cores ou os compartimentos internos. Caso você tenha eletrodomésticos de embutir a coisa fica complicada, porque dificilmente você vai encontrar uma cozinha modulada que possua um nicho no tamanho exato do seu aparelho, resultando em um móvel desproporcional, seja para mais ou para menos.
A cozinha modulada também não permite mudanças no tamanho de cada parte do móvel. Isso pode fazer com que sua cozinha fique mal ou sub utilizada, com espaços preciosos perdidos.
Por outro lado, a cozinha modulada tem a vantagem de custar bem menos do que uma cozinha planejada. Por isso, se o seu orçamente estiver limitado, essa é uma boa opção. Outra vantagem é o tempo de entrega. Esse tipo de cozinha é entregue muito mais rapidamente, o que é bom caso você esteja com pressa para finalizar o projeto.
E a cozinha planejada? Ela é bem diferente da modulada. Nesse modelo de cozinha você tem total liberdade para personalizar o projeto, desde as cores, os materiais utilizados e os compartimentos internos dos armários. Você pode escolher armários apenas com prateleiras ou, então, diversas gavetas, caso prefira assim.
A possibilidade de fabricar o armário da cozinha sob medida é outra grande vantagem. Isso garante que o móvel se encaixe perfeitamente no ambiente, otimizando o espaço e eliminando áreas ociosas.
Contudo, o preço pode acabar sendo uma desvantagem. Por se tratar de um projeto sob medida (e não feito em larga escala como acontece com as cozinhas moduladas) o custo acaba sendo bem maior.
O tempo de entrega também é maior. A cozinha planejada pode levar até dois meses para ficar pronta.
Por isso, antes de escolher qual modelo escolher pese todos os prós e contras para tomar a melhor decisão.
Como inserir o cinza na cozinha?
Não é difícil trazer a cor cinza para a cozinha. Você pode optar por usar a cor em superfícies amplas, mas também nos detalhes. Os tons de cinza também podem variar, assim é possível trazer maior interesse visual para o ambiente.
Veja a seguir algumas ideias para trazer a cor para sua cozinha:
Armários de cozinha cinza: Uma das escolhas mais fáceis e populares de usar a cor é escolhendo armários de cozinha cinza. Eles podem facilmente se tornar o ponto focal do ambiente. Outra opção é misturar a cor com outras tonalidades ou mesmo com elementos de design variados para atrair a atenção de quem olha.
Paredes cinza: Outra opção muito prática é pintar as paredes da cozinha de cinza, especialmente se você deseja garantir um toque sofisticado para ela.
Piso cinza: Se você estiver reformando a cozinha ou construindo uma nova, considere usar azulejos ou pisos na cor cinza, variando os tons em relação as demais cores do ambiente para criar contraste.
Bancada cinza: Que tal escolher uma bancada cinza para sua cozinha? Ela pode ser de pedra natural, como ardósia ou granito, de aço escovado (para trazer um toque futurista), ou de pedra sintética, como o Silestone.
Backsplash cinza: Um backsplash de azulejos cinza pode ser uma ótima maneira de introduzir a cor, especialmente se você deseja uma aparência mais moderna.
Acessórios e utensílios cinza: Pratos, panelas, utensílios de cozinha e eletrodomésticos em tons de cinza podem ser escolhas sutis, mas eficazes para trazer a cor para dentro da cozinha.
Móveis e decoração: Considere adicionar móveis como cadeiras de jantar, banquetas ou prateleiras em tons de cinza. Além disso, a decoração, como cortinas, estofados e quadros, ajudam a incorporar a cor de forma equilibrada.
Texturas: Para evitar que a cozinha pareça muito monótona, fria ou impessoal, adicione texturas diferenciadas junto dos elementos cinza, como pisos com textura amadeirada ou azulejos estampados.
Cinza combina com que cor?
Se você gosta do cinza, mas não quer usar só essa cor na cozinha, então a dica é criar uma paleta de cores que combine com o estilo do ambiente.
Para quem deseja uma cozinha moderna e elegante, a cor cinza pode ser combinada com outros tons neutros. Mas se a intenção é criar uma cozinha descontraída, combine a cor com tons vibrantes e alegres.
Prefere o clássico? Traga tons de marrom. Por outro lado, cores metálicas combinam com uma proposta futurista de decoração.
Veja mais ideias a seguir:
- Branco: A combinação de cinza e branco é clássica e elegante. O branco suaviza o cinza e cria um visual limpo e arejado;
- Azul: Tons de azul, como azul-marinho, turquesa ou azul-petróleo, funcionam muito bem com o cinza, criando um esquema de cores equilibrado e relaxante;
- Amarelo: O amarelo traz calor e vivacidade ao cinza. Pode ser usado em acessórios e detalhes para um toque de cor;
- Verde: Tons de verde, especialmente os mais suaves e naturais, criam uma sensação de frescor e aconchego quando combinados com cinza;
- Rosa: O cinza e o rosa formam uma combinação contemporânea e moderna, perfeita para criar uma atmosfera suave e feminina;
- Vermelho: Para um toque de drama e contraste, o vermelho cai muito bem com o cinza. Tons de vermelho escuro, como bordô, são especialmente indicados;
- Laranja: O laranja é uma cor vibrante que adiciona energia e alegria para a paleta de tons de cinza;
- Marrom: O marrom harmoniza-se muito bem com o cinza, criando um ambiente aconchegante, terroso e com pé no estilo rústico;
- Preto: Se você deseja um esquema de cores monocromático e sofisticado, pode combinar sem medo o cinza com preto, criando um décor moderno e elegante;
- Cores metálicas: Cores metálicas, como prata e ouro, trazem brilho e luxo à decoração da cozinha cinza. Use em detalhes ou em uma superfície de destaque.
70 projetos incríveis de cozinha cinza para te inspirar
Confira agora 70 ideias de projetos de cozinha cinza e inspire-se na hora de planejar a sua.
Imagem 1 – A frieza do cinza pode ser rebatida com o uso de texturas aconchegantes, como a da madeira.
Imagem 2 – Que tal usar cimento queimado para uma cozinha cinza claro?
Imagem 3 – Já aqui, a cozinha cinza e branco garante elegância e modernidade.
Imagem 4 – Mas se quiser sofisticação adicione um pouco de preto.
Imagem 5 – A dica aqui é uma cozinha cinza com madeira. O projeto ganha conforto e aconchego.
Imagem 6 – Para tirar a seriedade da cozinha opte por revestimentos de parede inspiradores.
Imagem 7 – O cinza pode aparecer nos mais variados elementos: do piso ao armário.
Imagem 8 – Que tal glamourizar um pouco? Para isso, a dica é investir em um revestimento de mármore.
Imagem 9 – O contraste dos materiais e acabamentos são harmônicos
Imagem 10 – Moderna e simples: uma cozinha cinza e preta para se inspirar.
Imagem 11 – O cinza claro é uma ótima opção para quem não deseja sair da neutralidade, ainda mais quando combinado com o branco.
Imagem 12 – Piso e teto na mesma cor para trazer uniformidade visual para a cozinha planejada cinza.
Imagem 13 – Gosta de ladrilhos hidráulicos? Então pega essa inspiração para sua cozinha.
Imagem 14 – O acabamento da madeira ripada leva mais aconchego a cozinha!
Imagem 15 – Por se tratar de uma cor neutra, um tom vibrante é muito bem-vindo!
Imagem 16 – Cozinha cinza com ilha central.
Imagem 17 – Cozinha cinza grafite.
Imagem 18 – A intensidade da cor mais clara garante uma cozinha moderna e atemporal.
Imagem 19 – Com texturas, a cozinha cinza claro fica mais aconchegante e menos monótona.
Imagem 20 – A iluminação amarelada no piso garantiu um clima ainda mais sofisticado.
Imagem 21 – A cor cinza aliada a peças de design garantem um visual futurista para a cozinha.
Imagem 22 – Aquele detalhe que toda cozinha precisa ter…
Imagem 23 – A bancada em silestone deixa a cozinha mais moderna e atual!
Imagem 24 – Integre os ambientes com a mesma paleta de cores e ganhe harmonia.
Imagem 25 – E se você revestir os armários da cozinha? Olha essa ideia!
Imagem 26 – O acabamento com vidro pintado deixa o aspecto brilhante levando um ar moderno e elegante a cozinha
Imagem 27 – Clean e atemporal, a cozinha cinza não sai de moda e pode acompanhar sua casa por longos anos.
Imagem 28 – Nessa cozinha cinza claro com toque retrô, o destaque fica por conta da geladeira verde.
Imagem 29 – Com design moderno, os armários com revestimento fosco, deixa o brilho dos eletrodomésticos em inox em evidência!
Imagem 30 – O projeto com ilha central é moderno e o cinza evidencia o estilo aparecendo predominantemente nos armários
Imagem 31 – Sua cozinha é ampla e bem iluminada? Então aposte em tons de cinza escuro com madeira que é sucesso.
Imagem 32 – A pastilha da parede combina com a tonalidade dos armários formando um ambiente discreto e moderno
Imagem 33 – Crie uma pintura original na parede da cozinha!
Imagem 34 – Aqui, os armários de cozinha cinza aparecem em duas cores: claro e escuro.
Imagem 35 – Ou você pode optar por combinar o armário cinza com branco, como nessa cozinha aqui.
Imagem 36 – O acabamento de cimento queimado atravessa as paredes e bancadas de forma suave e neutra!
Imagem 37 – Um projeto moderno e minimalista onde o cinza, o preto e a madeira se combinam maravilhosamente bem.
Imagem 38 – Toque metálico para despertar o lado glamoroso da cozinha planejada cinza.
Imagem 39 – Você pode ter uma cozinha cinza moderna e rústica ao mesmo tempo.
Imagem 40 – A neutralidade do cinza permite que a cor seja usada como base para qualquer outra cor.
Imagem 41 – Para otimizar completamente o espaço da cozinha, aposte em um armário planejado.
Imagem 42 – Um luxo essa cozinha cinza claro em contraste com o armário azul escuro.
Imagem 43 – Nessa cozinha cinza chumbo a madeira entra como elemento de destaque.
Imagem 44 – Essa dupla de cor é linda e deixa os detalhes na cor viva dando mais intensidade ao ambiente
Imagem 45 – Detalhes que fazem a diferença!
Imagem 46 – O puxador comprido na cor preta deu um acabamento mais elegante aos móveis da cozinha
Imagem 47 – O armário de cozinha cinza em marcenaria clássica é o destaque por aqui.
Imagem 48 – A cozinha com azulejos deixa praticidade na limpeza e com a parede em mais evidência
Imagem 49 – Para aquecer o ambiente, combine o cinza com tons de bege e cores terrosas.
Imagem 50 – Aqui, a dica é revestir as paredes de preto e contrastar com os armários de cozinha cinza.
Imagem 51 – Os ambientes integrados deixam a cozinha como um plano de fundo clean e moderno a sala de estar!
Imagem 52 – Um pouco da delicadeza do rosa para rebater a frieza das cores neutras.
Imagem 53 – Rústica, despretensiosa, mas com muito estilo e personalidade.
Imagem 54 – A combinação do armário azul com revestimento em pedras na parede está super em alta!
Imagem 55 – Aposte em materiais naturais para trazer a cor cinza para cozinha.
Imagem 56 – Uma iluminação sob medida e algumas cadeiras verdes: essa cozinha cinza claro se destaca nos detalhes.
Imagem 57 – Sim, tem que ter plantas!
Imagem 58 – Linda inspiração de cozinha cinza e branca para sua lista de referências.
Imagem 59 – As pastilhas coloridas deixam a cozinha com mais destaque!
Imagem 60 – Para quem não quer abandonar totalmente o branco pode utilizar o cinza em alguns detalhes decorativos da cozinha
Imagem 61 – Cozinha cinza com pedras escuras e armário de madeira. Aqui o cinza esta presente nas paredes e nas portas de parte dos armários
Imagem 62 – Cozinha com armários cinza e bancada branca
Imagem 63 – Cozinha com armários na cor cinza e azulejos subway tiles como revestimento na cor branca
Imagem 64 – A textura do mármore é clássica, mas o tom de cinza é moderno.
Imagem 65 – Cozinha americana cinza.
Imagem 66 – Nada melhor do que uma cozinha planejada cinza para otimizar o espaço.
Imagem 67 – Uma paleta de cores neutras, mas nada básica.
Imagem 68 – Os blocos de concreto em sua forma bruta garantem o toque de cinza de um jeito criativo e original para essa cozinha.
Imagem 69 – Você pode resolver toda a cozinha usando apenas uma parede.
Imagem 70 – Quanto mais tons de cinza você usar, mais interessante fica o resultado final da cozinha.