É uma cozinha ou um corredor? As duas coisas! Hoje em dia, a cozinha corredor tem se mostrado como uma das novas configurações possíveis para esse ambiente tão usual da casa.
Mas em um espaço, geralmente reduzido e apertado, como é possível combinar funcionalidade, praticidade e uma decoração linda de viver? Com muitas dicas e inspirações!
Alias, é o que você vai ver nesse post. Trouxemos a seguir um guia prático de como decorar uma cozinha corredor, além de imagens que vão te fazer amar esse modelo de cozinha. Pronto para seguir adiante?
13 dicas de decoração para cozinha corredor
Respire e planeje
Tudo sempre começa com o planejamento. Por isso, esse é o momento para respirar fundo, olhar bem para a sua cozinha e visualizar mentalmente tudo o dá para fazer e o que não dá para fazer.
Isso diz respeito ao orçamento que você tem disponível e também as condições do ambiente. É muito comum ter uma referência em mãos e desejar que ela se encaixe no espaço que você tem em casa.
Acontece que nem sempre isso é possível por uma série de fatores. As referências ajudam muito e são um ótimo ponto de partida, mas é preciso ter os pés no chão para pensar dentro das possibilidades.
Nessa etapa também é importante tirar todas as medidas do cômodo e registrar isso em um desenho simples.
Aproveite ainda para marcar o lugar de cada coisa: tomadas, pontos de água, janelas, portas e o que mais fizer diferença para a elaboração do projeto.
Afinal, não adianta nada planejar a bancada da pia em uma parede que não tem encanamento, não é mesmo?
Layout fora do padrão
A maioria das cozinhas é planejada levando em consideração o layout padrão do triângulo.
Ou seja, a geladeira ocupa uma ponta do triângulo, enquanto a pia e o fogão se concentram nas duas outras pontas. Essa disposição básica garante maior funcionalidade e conforto na utilização da cozinha.
No entanto, ela não funciona na cozinha corredor. O espaço estreito acaba ficando apertado para a abertura da porta da geladeira ou do fogão, por exemplo.
Por isso, o mais indicado é sair desse padrão e apostar na configuração linear. Desse modo, geladeira, pia e fogão são instalados um ao lado do outro.
Geladeira no final
Por ser o maior eletrodoméstico da cozinha e, ao mesmo tempo, indispensável, a geladeira ocupa um grande espaço físico e visual.
E para garantir que a cozinha corredor não fique visualmente pesada, a recomendação é sempre colocar a geladeira no ponto mais distante da porta de entrada, lá no final da bancada.
Assim, a cozinha não fica com um elefante branco, literalmente, estorvando o caminho e bloqueando a visão logo na entrada do ambiente.
Se integrar, melhor
Nem toda cozinha corredor é integrada, mas se for (ou poder ser) melhor. Dessa maneira é possível ganhar mais espaço, deixando a cozinha visualmente mais ampla e arejada.
Nesses casos, a cozinha corredor acaba sempre ganhando um balcão ou bancada por onde é feita a demarcação visual entre os ambientes, mas também garantindo maior conforto e funcionalidade para o espaço.
Armários aéreos x prateleiras
Outra dica super importante é equilibrar o uso entre armários aéreos e prateleiras.
Aqui, o assunto quase sempre gera polêmica, já que muita gente acaba tendo mais coisas para guardar do que espaço disponível.
O problema é que os armários aéreos ocupam muito espaço visual e fazem a cozinha parecer ainda menor e mais apertada.
Se não puder abrir mão deles, use-os apenas em uma das paredes. Ao invés deles, procure utilizar prateleiras e nichos abertos que trazem respiro visual para a decoração e ainda permitem armazenar diversos utensílios de uso diário.
Móveis sob medida são um bom investimento
Uma mobília planejada é sempre bem vinda, já que ela consegue aproveitar cada espaço do ambiente de modo inteligente, funcional e esteticamente muito agradável, uma vez que tudo pode ser personalizado.
Mas quando o assunto é cozinha corredor, os móveis planejados são praticamente indispensáveis.
Para valorizar esse tipo de cozinha é importante contar com bancadas que acompanhem o comprimento do ambiente, garantindo a amplitude necessária.
E vamos combinar que dificilmente você encontrará uma bancada prontinha para vender no tamanho exato que sua cozinha precisa.
Isso sem falar nos demais detalhes que fazem toda diferença, como a distribuição de nichos e prateleiras na parte interna dos armários que permite uma melhor organização e aproveitamento.
Por isso, mesmo que o investimento seja maior, vale a pena considerar e, assim, ter uma cozinha que seja bonita, mas também prática no dia a dia.
Profundidade dos móveis
A cozinha corredor ainda precisa atender outro requisito importante: a profundidade dos armários. Eles não podem ser muito profundos para não atrapalhar a circulação.
Só para você ter uma ideia, os armários opostos à bancada da pia devem ter, no máximo, 45 centímetros de profundidade.
A mesma regrinha serve para os armários aéreos que precisam ser ainda mais curtinhos, com cerca de 30 centímetros para não “sufocar” o ambiente.
Área de serviço
A cozinha corredor também é lavanderia? Nesse caso, a solução é integrar tudo em uma mesma bancada.
Logo após a geladeira, já deixe disponível o espaço para máquina de lavar e um tanque pequeno.
Caso prefira “esconder” esse espaço, mantenha a bancada única, mas separe os ambientes com uma divisória sobre a bancada que pode ser de madeira ou vidro.
Use espelhos
Sim, você não leu errado! É perfeitamente possível usar espelhos na cozinha, apesar de não ser algo muito comum.
Mas na cozinha corredor os espelhos cumprem um importante papel: distribuir melhor a luz e promover a sensação de amplitude.
Para esse truque funcionar, posicione um espelho grande cobrindo a parede ou o armário ao final da cozinha corredor.
Quanto maior e mais inteiriço for o espelho, melhor será o resultado.
Evite excessos
A cozinha corredor acaba sendo uma cozinha moderna e minimalista por excelência.
Isso porque os excessos não tem vez por aqui e não teria como ser diferente. Mantenha as superfícies, como bancadas e balcões, o mais livre possível.
Os eletrodomésticos usados com pouca frequência devem permanecer dentro dos armários.
E quanto mais puder usar nichos para embutir os aparelhos, melhor. Assim, a carga de informação visual diminui e a cozinha fica aparentemente maior.
Piso desocupado
A verticalização é outra palavra chave na decoração da cozinha corredor. Isso significa desocupar o piso de móveis e eletrodomésticos desnecessários.
Use nichos e prateleiras para organizar itens que normalmente ficariam no piso, como é o caso de fruteiras, por exemplo.
Ilumine
Nada mais importante que um bom projeto de iluminação para a cozinha corredor.
Por ser estreita e comprida, contar apenas com uma iluminação central não é suficiente para iluminar o ambiente de modo uniforme.
Em razão disso, instale trilhos de luz no sentido do comprimento da cozinha. Além de modernos, esse tipo de iluminação é muito eficiente.
Outra opção são as luminárias pendentes, mas que devem ser usadas de modo pontual, já que oferecem uma iluminação direcionada. Aposte nelas sobre a bancada ou o balcão.
As fitas de LED podem ser colocadas atrás de nichos e armários aéreos para trazer um plus para a iluminação e, de quebra, garantir um pouco mais de conforto para a decoração.
Ventilação também é importante
Qualquer cozinha precisa de ventilação, especialmente a cozinha corredor que por ter seu formato alongado acaba tendo mais dificuldade de dissipar os odores e fumaça gerados na preparação dos alimentos.
Uma forma prática de resolver a ventilação da cozinha corredor, principalmente para quem não pode abrir uma janela no local, é apostando no uso de uma coifa.
O aparelho é ainda mais importante caso a cozinha seja integrada com outros ambientes. Imagina só a nuvem de fritura invadindo a sala? Não dá né?
52 ideias de decoração de cozinha corredor
Que tal agora se inspirar com 52 ideias apaixonantes de cozinha corredor? Olha só!
Imagem 1 – Cozinha corredor com bancada e mesa de refeições ao fundo, encostada na parede. O uso da madeira é um diferencial no projeto.
Imagem 2 – Cozinha corredor estreita com armários e bancada apenas de um lado. A cor branca e a iluminação natural favorecem o ambiente.
Imagem 3 – Cozinha corredor integrada com a sala. Coloque tudo na mesma parede.
Imagem 4 – Cozinha corredor em L: uma opção para aproveitar melhor o espaço embaixo da janela.
Imagem 5 – Cozinha corredor simples, mas valorizada com a marcenaria sob medida.
Imagem 6 – Cozinha corredor pequena e estreita ocupada apenas de um lado para garantir a circulação.
Imagem 7 – Cozinha corredor planejada: menos é mais.
Imagem 8 – Cozinha corredor com bancada. Um jeito eficiente de aumentar a funcionalidade do ambiente.
Imagem 9 – Cozinha corredor pequena decorada em tons neutros e claros para maior amplitude.
Imagem 10 – Cozinha corredor moderna em tons de verde menta e rosa pastel.
Imagem 11 – Aqui, a cozinha corredor estreita também ganhou os tons de verde e rosa, mas com um toque do estilo industrial.
Imagem 12 – Cozinha corredor integrada com a sala: uniformidade para o projeto.
Imagem 13 – Cozinha corredor com lavanderia. O painel de madeira faz uma leve separação entre os ambientes.
Imagem 14 – Cozinha corredor moderna decorada em tons de cinza. A iluminação natural permite um uso mais ousado das cores.
Imagem 15 – Já quem não conta com iluminação natural, o jeito é decorar a cozinha corredor com cores claras e uma iluminação artificial sob medida.
Imagem 16 – Cozinha corredor estreita decorada com armários brancos: mais iluminação e amplitude.
Imagem 17 – Cozinha corredor com bancada para tornar o espaço mais prático e funcional.
Imagem 18 – Espaço livre para circulação é tudo o que a cozinha corredor estreita precisa.
Imagem 19 – Eletrodomésticos embutidos para deixar a cozinha corredor mais clean e moderna.
Imagem 20 – Cozinha corredor com lavanderia. Repare que a máquina de lavar fica escondida ao lado da geladeira.
Imagem 21 – Cozinha corredor planejada com móveis amadeirados e bancada de granito branco.
Imagem 22 – Cozinha corredor com bancada que funciona como ilha.
Imagem 23 – A ideia aqui é usar armários aéreos apenas de um lado, do outro apenas prateleiras.
Imagem 24 – Cozinha corredor integrada com a sala de jantar: mais espaço no ambiente.
Imagem 25 – Cozinha corredor planejada. Cada centímetro conta.
Imagem 26 – Use apenas um lado da parede para não impedir a circulação dentro da cozinha corredor
Imagem 27 – Cozinha corredor integrada com a sala pelo balcão.
Imagem 28 – Móveis alongados para acompanhar o formato da cozinha corredor.
Imagem 29 – A iluminação também precisa acompanhar o formato da cozinha, como nesse modelo aqui.
Imagem 30 – Cozinha corredor pequena e estreita com armários bem distribuídos.
Imagem 31 – Cozinha corredor integrada com a sala. Use espelhos para favorecer a amplitude.
Imagem 32 – Cozinha corredor com lavanderia. A porta de vidro separa os ambientes.
Imagem 33 – Cozinha corredor planejada moderna com armários cinza e eletros em inox.
Imagem 34 – Cozinha corredor simples com balcão delimitando o espaço com a sala.
Imagem 35 – Cozinha corredor com lavanderia e uma bela janela para trazer luz natural.
Imagem 36 – O clássico duo branco e preto para a cozinha corredor moderna.
Imagem 37 – Cozinha corredor estreita e comprida. Repare que a profundidade dos armários é mínima.
Imagem 38 – Cozinha corredor com lavanderia: simples e pequena.
Imagem 39 – Cozinha corredor pequena, mas capaz de provar que o planejamento faz toda diferença.
Imagem 40 – Cozinha corredor sem janela? O jeito é investir na iluminação em trilho.
Imagem 41 – Que tal trazer algumas plantinhas para alegrar a decoração da cozinha corredor?
Imagem 42 – Cores escuras estão liberadas quando a cozinha corredor é bem iluminada.
Imagem 43 – Tire a geladeira do campo de visão e amplie a cozinha corredor visualmente.
Imagem 44 – Cozinha corredor moderna com armários de design clean e linhas retas.
Imagem 45 – Branco para iluminar e ampliar!
Imagem 46 – Já a madeira garante um toque de conforto e aconchego para a cozinha corredor estreita.
Imagem 47 – Que tal trabalhar a cozinha corredor em dois blocos de cores? Aqui, a opção foi pelo clássico branco e preto.
Imagem 48 – Cozinha corredor planejada e moderna. Repare que os eletros tem a mesma cor dos armários.
Imagem 49 – Cozinha corredor pequena com iluminação direcionada no teto.
Imagem 50 – Cozinha corredor em L integrada com a sala. A configuração do triângulo funcionou por aqui.
Imagem 51 – Mais uma inspiração de cozinha corredor em L, só que essa aqui é bem pequeninha.
Imagem 52 – Use um tapete que acompanhe a dimensão da cozinha, garantindo ainda mais profundidade e amplitude ao ambiente.