Se você é uma pessoa ousada, original, moderna e aprecia ambientes elegantes e sofisticados, então a cozinha preta foi feita para você. A cor, sóbria e neutra, pode ser usada em combinação com outras cores, ou ainda, utilizada sozinha no ambiente. Confira no post de hoje como montar e decorar uma cozinha preta sem erros, seja ela grande, pequena ou planejada.
Cuidados ao montar uma cozinha preta
O principal cuidado que você deve ter ao montar e decorar uma cozinha com a cor preta é em relação à luminosidade e a dimensão do espaço. O preto tem a peculiaridade de absorver luz, reduzindo com isso a sensação de espaço.
Mas não é porque você não tem uma cozinha ampla e bem iluminada que não é possível usar a cor no projeto. Para fugir desse problema a solução é buscar luz. Se a sua cozinha tiver o privilégio de possuir janelas, então deixe a luz natural entrar. Caso contrário, invista em iluminação artificial, com luzes direcionadas e / ou iluminação embutida.
Outro truque interessante para usar o preto sem reduzir demais o espaço é pintando as paredes de branco e optando por um piso de cor clara.
Combinações de cores para a cozinha preta
O preto é uma cor neutra que combina muito bem com todas as outras cores. Mas cada combinação expressa uma sensação e um estilo diferente. Uma cozinha preta com detalhes brancos é clássica e nunca sai de moda. Essa também é a combinação perfeita para quem tem receio de tentar cores mais ousadas.
O uso do preto com elementos metálicos, como inox ou prata, remete a um estilo industrial moderno e bem contemporâneo. Um toque de cinza e a cozinha fica ainda mais sóbria e elegante, contudo, esse tipo de combinação pode gerar frieza em excesso. A dica é usar o equilíbrio e o bom senso para saber dosar as cores na medida certa. Na dúvida, combine com o preto apenas o metálico dos eletrodomésticos.
Outra combinação possível de ser feita com a cor preta é mesclando-a com a madeira. Esse é o mix de cores e textura ideal para quem deseja um ambiente acolhedor, aconchegante, levemente rústico sem abrir mão da modernidade e elegância. Para um ambiente mais nobre e formal, invista em madeiras de tom escuro, já para criar uma cozinha mais jovial e moderna, os tons claros de madeira, como a pinus, por exemplo, são a melhor opção.
Já a mistura entre o preto e as cores vibrantes são ótimas para quem deseja criar um ambiente despojado, informal, marcante, moderno e cheio de personalidade. As opções mais interessantes são o amarelo ouro, o azul, puxando para o turquesa ou celeste, o magenta e o vermelho.
Por fim, você pode optar por usar apenas o preto, apostando ora em um tom mais brilhante, ora em um tom fosco.
Efeito psicológico da cor preta
Se você deseja investir numa cozinha preta precisa abandonar, caso tenha essa crença, de que o preto é a cor do luto, da depressão e da morte. Essa é uma visão cultural atribuída ao pensamento ocidental. Para ter uma ideia, na China, por exemplo, a cor preta representa confiança, enquanto para os egípcios o preto é a cor do renascimento.
Na psicologia, o preto é a cor do poder, do oculto, da sofisticação, da independência, do prestigio, da força de vontade e da sensualidade. Ninguém usa preto “sem querer”, seja na moda ou na decoração. É natural que a cor seja utilizada com consciência, partindo de pessoas que sabem muito bem o que desejam e querem expressar isso para o mundo.
Está certo de que deseja ter uma cozinha preta? Então, confira agora projetos incríveis de cozinha nessa cor e inspire-se para montar a sua.
60 projetos de design de interiores com cozinha preta
Imagem 1 – Armários, bancada e torneira preta; a madeira rústica ajuda a quebrar o tom e, ainda, dar uma suavizada no ambiente.
Imagem 2 – Cozinha preta com detalhes em madeira, criando um ambiente aconchegante e equilibrado; destaque para a iluminação embutida nos armários.
Imagem 3 – Cozinha preta moderna e retrô: para criar um ambiente moderno aposte em armários de linhas retas e puxadores embutidos; o toque retrô fica por conta do azulejo branco e dos utensílios na parede.
Imagem 4 – Cozinha preta planejada para aproveitar todos os espaços.
Imagem 5 – Preto dessa cozinha é recortado pelos detalhes em madeira crua; as paredes brancas iluminam o ambiente.
Imagem 6 – Cozinha preta com variações de cinza.
Imagem 7 – Cozinha corredor preta com bancada marrom.
Imagem 8 – Azulejos preto e branco para quem deseja uma cozinha de tons equilibrados.
Imagem 9 – Quando a modernidade, a elegância e a sobriedade se encontram, o resultado é como esse da imagem.
Imagem 10 – A clássica e sempre atual combinação entre preto e branco.
Imagem 11 – Rústico e moderno: a cor preta em combinação com os objetos metálicos, como a coifa, transmitem modernidade, enquanto a parede de tijolinho branco e os objetos em madeira evocam um ar rústico para o ambiente.
Imagem 12 – Em uma cozinha preta, toda iluminação é bem vinda.
Imagem 13 – Uma cozinha preta, pequena e simples, mas valorizada pela sofisticação da cor.
Imagem 14 – Papel lousa se encaixa perfeitamente na proposta de uma cozinha preta, deixando-a descontraída.
Imagem 15 – Cozinha preta com chão e parede de cor clara.
Imagem 16 – Luminárias pendentes garantem a iluminação dessa cozinha preta.
Imagem 17 – Não basta ser preta, ela precisa brilhar.
Imagem 18 – Cozinha preta com horta na bancada da pia.
Imagem 19 – Madeiras escuras enobrecem o ambiente.
Imagem 20 – Detalhes em preto para não errar na mão.
Imagem 21 – Até as louças entram na cor da cozinha.
Imagem 22 – Não chega a ser preta, mas fica quase lá.
Imagem 23 – Muita luz natural para iluminar essa cozinha de armários e chão pretos.
Imagem 24 – Cozinha dark com um lustre de influência gótica.
Imagem 25 – Cozinha preta com mármore branco.
Imagem 26 – Um pouquinho de cor também é bem vindo!
Imagem 27 – Que tal um toque mais rústico?
Imagem 28 – As paredes e o tom de madeira mais claros garantiram uma cozinha convidativa.
Imagem 29 – Cozinha preta e cinza: equilíbrio entre tons.
Imagem 30 – Não quer ousar demais? Então, você pode se inspirar nesse projeto, onde apenas os armários superiores são pretos.
Imagem 31 – Balcão preto de cozinha: simples, funcional e muito estético.
Imagem 32 – Balcão preto texturizado para cozinha.
Imagem 33 – Sala e cozinha integrados: ambos decorados com o mix de preto e madeira.
Imagem 34 – Cozinha preta em L decorada com prateleiras.
Imagem 35 – Bancada preta alongada; parede preta complementa a proposta.
Imagem 36 – Cozinha preta feita por detalhes: na bancada, a preta branca combina com o chão; a torneira dourada em parceria com a cuba no mesmo tom; nichos abertos conferem leveza visual ao projeto.
Imagem 37 – Aproveite a cor dos eletrodomésticos para ajudar a compor a decoração do ambiente.
Imagem 38 – Prateleiras com louças expostas quebram a formalidade da cor preta.
Imagem 39 – Cozinha preta e inox: mix de tons para garantir a contemporaneidade do espaço; chão de madeira deixa a cozinha mais acolhedora.
Imagem 40 – Cozinha com pastilhas preta e branca.
Imagem 41 – Cozinha de tons nobres: preto, branco e cobre.
Imagem 42 – Cozinha preta com cuba de aço escovado.
Imagem 43 – Aposte no granito preto para completar a proposta da cozinha.
Imagem 44 – A presença do preto é marcante, mas não é única: nessa cozinha, os tons quentes do vermelho, laranja e marrom também predominam.
Imagem 45 – Composição suave, harmoniosa e elegante entre o preto, o cinza e a madeira.
Imagem 46 – Cozinha preta pequena planejada; paredes brancas trazem suavidade ao conjunto.
Imagem 47 – Banquetas pretas aramadas acomodam com muito charme junto ao balcão.
Imagem 48 – Cozinha preta com tijolinhos aparentes ao fundo: modernidade e rusticidade na medida certa; a proposta serve para toda casa.
Imagem 49 – Cozinha preta em linha planejada: organização e espaço de sobra.
Imagem 50 – Cozinha de madeira; o preto vem nas paredes e no teto, outra possibilidade de inserir a cor na decor sem recorrer aos armários.
Imagem 51 – Inove até nos puxadores dos armários; esses foram feitos com tiras de couro.
Imagem 52 – Beleza que mora nos detalhes: toques de cor nas louças sobre a bancada e no piso discreto que recobre o chão.
Imagem 53 – Casas que possuem pé-direito alto se beneficiam do uso da cor preta, que ajuda a prolongar ainda mais a sensação de altura; mas, atenção, esse truque só ajuda a alongar e não a aumentar, portanto não recorra a essa dica se sua cozinha tiver o pé direito baixo.
Imagem 54 – Cozinha preta leve e descontraída.
Imagem 55 – E para os que gostam de ambientes sóbrios e formais, pode optar por uma cozinha preta com madeira escura.
Imagem 56 – Quanto mais discretos os puxadores, mais moderna a cozinha fica.
Imagem 57 – Cozinha corredor preta com bancada em aço escovado e chão de madeira; destaque para a luz embutida nos armários aéreos.
Imagem 58 – Cozinha preta com ilha; ladrilhos laranjas trazem cor e alegria para o ambiente.
Imagem 59 – Cozinha preta com recurso multifuncional: a escada ajuda a atingir a parte mais alta do armário e ainda serve como suporte para panos de prato.
Imagem 60 – Sobriedade da cozinha preta ficou para trás com o papel lousa ao fundo rabiscado com giz colorido.