Uma cozinha retrô tem alma própria. Ela é forte, cheia de personalidade, mas ao mesmo tempo é repleta de delicadeza e saudosismo. Apostar nesse estilo de decoração para a cozinha é ter a certeza absoluta de garantir um lugar para acolher e ser acolhido.
Os modelos de cozinha retrô são inspirados nas décadas de 50,60 e 70, trazendo para os dias atuais o glamour, a doçura e o estilo de vida daquela época.
Mas, atenção! Não confunda decoração retrô com decoração vintage. Pois apesar de ambos os estilos fazerem referência ao passado, o vintage utiliza peças originais da época, já o retrô é uma releitura moderna daquilo que um dia foi utilizado. Contudo, tanto um, quanto o outro, podem ser usados em conjunto na decoração.
Bom, mas vamos agora de fato ao que interessa e ao que você veio fazer nesse post: descobrir como montar uma cozinha retrô de arrasar. Confira as dicas abaixo e mão na massa:
Como montar uma cozinha retrô
1. Defina como será a sua cozinha retrô
O primeiro passo, antes de mais nada, é definir o quanto sua cozinha seguirá o estilo retrô. Você pode optar por montar todo o ambiente com essa proposta ou, ainda, deixar o retrô aparecendo em apenas alguns detalhes.
Nesse caso é possível compor o estilo retrô com outros tipos de decoração e montar uma cozinha moderna, minimalista ou escandinava, por exemplo, unindo tendências contemporâneas com elementos do passado.
Mas é importante ter clareza sobre esse ponto para que você possa seguir uma linha de decoração e não se perder no meio do caminho.
2. Cores
As cores são elementos fundamentais na decor retrô e devem ser pensadas logo em seguida. Você pode optar por uma cozinha retrô de cores fortes e vibrantes ou partir para uma tendência mais clean e delicada.
No primeiro caso, aposte em tonalidades como azul, vermelho e amarelo misturadas ao preto como base. Já na segunda opção, o ideal é usar cores pastéis ou candy colors, nas tonalidades de rosa, verde, amarelo e azul. O fundo branco dá sustentação para essa paleta mais suave.
3. Pisos e azulejos
Depois de definir como será sua cozinha retrô e quais as cores que irão predominar na decor, decida como ficará o chão e as paredes. A sugestão é usar pisos e azulejos hidráulicos ou de metrô que combinam perfeitamente com a proposta.
Mas há ainda a opção de usar azulejos portugueses, arabescos ou compor um xadrez preto e branco, lembrando o famoso piso discoteca.
Na dúvida, escolha uma faixa de parede para aplicar o revestimento, geralmente a que fica sobre a bancada da pia. No chão, você pode seguir o mesmo conceito e aplicar apenas uma faixa de piso. Atente-se apenas para a harmonia visual entre chão e parede, sem se esquecer dos demais elementos que virão depois.
4. Móveis
Os móveis representam uma boa parte da decoração das cozinhas retrôs. Geralmente são eles os responsáveis por trazer cor e vida ao ambiente. Por isso, a dica aqui é apostar em armários com as cores da decoração retrô escolhidas anteriormente.
Para completar o estilo, invista em móveis com molduras, aqueles de marcenaria clássica, com puxadores redondos ou em formato de concha.
Mesas e cadeiras também entram nessa lista, não se esqueça delas.
5. Eletrodomésticos
Os eletrodomésticos são o pulo do gato na decor de estilo retrô. Eles fecham com chave de ouro a proposta, sem contar que são um charme à parte.
A lista inclui desde os itens maiores, como geladeira e fogão, até os menores, mas igualmente indispensáveis, como batedeira, liquidificador e torradeira.
E, lembre-se, para ser retrô de verdade os eletros devem ter cores vivas ou pastéis, além de possuírem partes em alumínio.
Os eletrodomésticos retrô são ótimas opções de decoração para quem deseja dar apenas um toque do estilo na cozinha. Outra vantagem desses objetos é que eles trazem o ar nostálgico sem abrir mão da tecnologia atual, já que grande parte deles são releituras modernas (a não ser que você esteja usando um eletro vintage).
6. Objetos decorativos
Além dos eletrodomésticos citados acima, você também pode optar por decorar a cozinha retrô com objetos como latas decoradas, vasos de plantas, louças e panelas de cerâmica ou esmaltadas.
O uso de prateleiras e nichos para deixar os objetos expostos também é uma forte tendência nesse estilo de decoração.
Veja também: cozinha americana pequena, cozinhas planejadas
60 ideias atualizadas de projetos de cozinhas retrô para você se inspirar
Cores vivas ou pastéis, eletros em alumínio, azulejo hidráulico, móveis de marcenaria clássica. De quantos elementos uma cozinha precisa para ser retrô de verdade? A resposta depende daquilo que você deseja expressar. Daqui nos podemos te ajudar a encontrar ideias incríveis de cozinhas retrôs decoradas. Quer ver? Então é só seguir clicando:
Imagem 1 – Cozinha clássica, mas cheia de elementos retrôs, como as cores e o piso.
Imagem 2 – Essa charmosa e delicada cozinha retrô apostou no tom claro de azul como cor principal
Imagem 3 – Já essa outra não teve medo de ousar nas cores e fez um verdadeiro mix entre as candy colors e as cores vibrantes
Imagem 4 – Para uma cozinha retrô com ares modernos aposte em tons que tragam mais neutralidade como o azul escuro; para completar, o preto, o branco e um toque de amarelo.
Imagem 5 – Rosa e delicada: uma cozinha para os apaixonados por decorações românticas e retrô
Imagem 6 – Prateleiras são uma grande aliada da decor retrô; invista nelas para exibir e organizar louças e outros utensílios
Imagem 7 – Uma cozinha retrô de tons terrosos para esbanjar conforto e aconchego; as peças em cobre reforçam a proposta.
Imagem 8 – Aposte na combinação entre o antigo e o moderno, como essa cozinha, em que eletros atuais se contrastam com os tons retrôs do armário
Imagem 9 – Os detalhes em vermelho tiram a monocromia azul e completam a proposta retrô com muito estilo
Imagem 10 – Se não quiser usar prateleiras, considere armários com portas de vidro; elas expõe e organizam os utensílios da cozinha
Imagem 11 – Garanta o estilo retrô no piso da cozinha; o restante da decor deixe em tons neutros
Imagem 12 – Armários com moldura são a cara do estilo retrô.
Imagem 13 – Cozinha retrô preta: o grau máximo de estilo e sofisticação que esse tipo de decor pode chegar.
Imagem 14 – Algo mais clean também é puro charme e elegância; repare no piso dessa cozinha, apenas as laterais ganharam estampa.
Imagem 15 – Ouse nas combinações: a proposta aqui foi unir as cores complementares verde e rosa com a análoga azul
Imagem 16 – E que tal um mix entre estilo industrial e retrô?
Imagem 17 – Um móvel de marcenaria clássica com uma geladeira retrô: impossível não voltar no tempo com essa dupla.
Imagem 18 – A união perfeita entre o móvel branco e as prateleiras de madeira escura
Imagem 19 – Branco, amarelo e azul para uma decoração retrô simples e aconchegante.
Imagem 20 – Móveis de pallet na cozinha retrô? Por quê não?
Imagem 21 – Eletros em inox não são problema nenhum para a cozinha retrô
Imagem 22 – A decoração escandinava se encaixa perfeitamente com detalhes retrô.
Imagem 23 – Muita atenção para os puxadores dos armários da cozinha retrô: eles podem ser o sucesso ou o fracasso da sua decoração.
Imagem 24 – A iluminação natural valoriza ainda mais os móveis de marcenaria clássica
Imagem 25 – Uma combinação forte e cheia de personalidade marcam a proposta dessa cozinha retrô
Imagem 26 – Deixe a cozinha retrô mais “arejada” usando apenas armários inferiores; na parede apenas prateleiras.
Imagem 27 – O carrinho de metal organiza e expõe as louças dessa cozinha retrô marcada pela combinação entre o preto e o branco.
Imagem 28 – Piso xadrez no chão e vá direto para os anos 70.
Imagem 29 – A madeira ganha destaque nessa cozinha retrô, sendo usada inclusive no piso
Imagem 30 – Decore sua cozinha com uma paixão antiga; a sugestão aqui são os antigos quadrinhos de super heróis.
Imagem 31 – Cozinha retrô cinza com armários modernos e tecnológicos; o retrô fica só na aparência mesmo.
Imagem 32 – Tijolinhos aparentes estão em alta na decoração e com eles você ainda deixa sua cozinha retrô com um aspecto rústico.
Imagem 33 – A cozinha retrô verde escuro ganhou pontos de luz com os detalhes em cobre
Imagem 34 – Toda branquinha: uma cozinha retrô para quem não quer errar na decor
Imagem 35 – Cozinha industrial com um leve toque de antigamente.
Imagem 36 – Mesclar eletros retrôs com eletros modernos está super liberado!
Imagem 37 – Repare como os puxadores redondos deixam a cozinha mais delicada.
Imagem 38 – Pode ser retrô, mas pode ser moderno também! Depende de como você olha para essa cozinha.
Imagem 39 – Mix entre o preto e o verde abacate; mas é com a marcenaria clássica e as prateleiras que o lado retrô vem à tona nessa cozinha.
Imagem 40 – Cozinha ampla, espaçosa, com tudo a mão e ainda retrô: quer mais?
Imagem 41 – Azulejos portugueses são uma ótima pedida para a decoração de cozinhas retrôs
Imagem 42 – Tem até fogão de indução na cozinha retrô: o melhor de cada época.
Imagem 43 – A cortininha xadrez tem aquele toque especial de casa de vó.
Imagem 44 – Mesmo com muitos objetos em cena, a decor dessa cozinha retrô não fica sobrecarregada, justamente porque cada item encontrou seu lugar
Imagem 45 – Para deixar a cozinha retrô ainda mais confortável e aconchegante deixe sempre a mesa posta
Imagem 46 – Ladrilho hidráulico no chão e adesivo na parede: duas soluções simples capazes de transformar o visual da cozinha
Imagem 47 – Esses armários enganam qualquer um: você pensa que eles são antigos, mas são o que tem de mais moderno em marcenaria
Imagem 48 – Sóbria, elegante e retrô.
Imagem 49 – Plantas! Use e abuse delas na decor retrô.
Imagem 50 – A bela e moderna combinação entre azul e preto utilizada na proposta de cozinha retrô.
Imagem 51 – Cozinha retrô amarela: explore a alegria, a descontração e o bom humor da cor
Imagem 52 – Experimente combinar cadeiras de cores diferentes na decoração da cozinha retrô
Imagem 53 – Adesivo lousa na parede deixa a cozinha retrô mais divertida.
Imagem 54 – Aqui o adesivo lousa também aparece, mas combinado com outros elementos, como os quadrinhos
Imagem 55 – Dá para ser elegante e sofisticado com a decoração retrô, basta mesclar estilos.
Imagem 56 – Uma porta marcada pelo tempo – ou outro objeto – pode ser a peça que faltava na decoração da sua cozinha retrô.
Imagem 57 – Molduras e arabescos na cozinha retrô: sempre dá certo com eles
Imagem 58 – Móvel moderno de linhas retas em uma das principais cores da decor retrô
Imagem 59 – O armário preto clássico ganhou destaque com os azulejos de metrô
Imagem 60 – As cortininhas de pia! Elas não podiam ficar de fora da cozinha retrô