Cuidar bem das próprias roupas faz bem para auto-estima, pro bolso e para o meio ambiente!
E o melhor: esse super combo de coisas boas, você consegue seguindo apenas algumas dicas de cuidados com as roupas.
Quer saber com mais detalhes quais são? Então continue acompanhando o post com a gente para descobrir todos os segredos dos especialistas!
Porque você deve cuidar bem das suas roupas?
Economize
Um dos primeiros e bons motivos para te fazer seguir as dicas de cuidados com as roupas é a economia.
Primeiro porque roupas bem cuidadas duram mais e, consequentemente, te poupam de renovar o armário com frequência. Outro motivo é que o cuidado com as roupas te ajuda a economizar com produtos de lavanderia.
Cuide do planeta
A sustentabilidade do planeta tem tudo a ver com o cuidado com as roupas. Mas, afinal, o que uma coisa tem a ver com a outra?
Muitas! Quando você aprende dicas de como lavar as roupas corretamente, por exemplo, o consumo de água e energia elétrica pode cair drasticamente.
O cuidado com as roupas faz você consumir menos, já que elas vão durar mais. Só para ter uma ideia, para produzir uma única camiseta de algodão são gastos quase 3 mil litros de água, o suficiente para te manter hidratado por três anos!
Aumente sua autoestima
Vamos concordar numa coisa? Ninguém gosta de usar roupas desbotadas, cheias de bolinha ou manchadas, não é mesmo? Esses pequenos detalhes acabam com o potencial de qualquer outfit.
Mas a boa noticia é que dá para evitar grande parte desses incômodos que surgem nas roupas apenas com a adoção de algumas recomendações de cuidados com as roupas. Você as coloca em prática e ganha um look novo, literalmente!
Cuidados com as roupas na hora de lavar
Separe as roupas
O primeiro e mais importante cuidado que você deve ter com as suas roupas é separá-las antes da lavagem. Muita gente, no entanto, acredita que essa separação deve ser feita apenas por cor, ou seja, fazer pilhas de roupas claras, coloridas e pretas.
Mas não é só isso. As roupas também precisam ser separadas por tipo de tecido. Não dá para lavar ao mesmo tempo uma calça jeans com uma camisa de seda, mesmo que elas sejam da mesma cor.
Isso porque elas necessitam de ciclos de lavagem diferentes. Enquanto o jeans exige uma lavagem mais pesada, a camisa de seda deve ser lavada à mão. Portanto, peças delicadas também devem ser separadas no momento da lavagem.
Leia a etiqueta
Ler a etiqueta das roupas não é algo que todo mundo faz, mas deveria. Ali, naquele minúsculo espaço, está praticamente o manual de lavagem da peça. Você pode, por exemplo, consultar se ela pode ser lavada na máquina ou mão, se pode usar alvejante, entre outras coisas.
Cada símbolo presente na etiqueta revela a maneira correta de lavar. Por isso, faça essa consulta rápida antes da lavagem, afinal, ninguém melhor do que o próprio fabricante para dizer como a roupa deve ser lavada, secada e passada.
Trate as manchas separadamente
Não caia na ilusão de que as manchas sairão sozinhas da sua roupa só porque você comprou aquele sabão mil e uma utilidades. A verdade é que se você não dedicar um tempo para eliminar as manchas manualmente, muito provavelmente elas continuarão no tecido.
A primeira coisa a fazer nesse caso é identificar o tipo de mancha e quanto tempo está ali. As manchas recentes são mais fáceis de serem removidas, portanto, seja rápido ao perceber uma.
Depois leia a etiqueta e veja quais produtos estão liberados para utilizar na peça. Nem pense, por exemplo, em usar alvejante em uma roupa colorida.
Dependendo da peça e da mancha, você pode usar técnicas caseiras como água morna e limão, bicarbonato de sódio ou álcool. Mas antes é sempre bom fazer o teste em uma área escondida da peça para ter certeza que a roupa não sofrerá nenhum prejuízo.
Reduza a frequência de lavagem
Você não precisa colocar todas as roupas para lavar no primeiro dia de uso, com exceção de peças íntimas, é claro. Peças como casacos e calças podem tranquilamente aguentar mais alguns dias de uso.
Essa redução na frequência da lavagem permite que suas roupas permaneçam mais tempo como novas, evitando que elas percam a cor, a textura e a elasticidade natural.
Mas, para isso, é bom tomar alguns cuidados. Um deles é deixar a roupa “ventilando” depois do uso. Coloque-a em um cabide e deixe-a tomando um pouco de sol.
Use a máquina de lavar corretamente
A máquina de lavar é uma grande companheira da vida moderna. Mas, para tirar o máximo de proveito desse equipamento, é importante utilizá-la nas funções e ciclos corretos.
Isso significa programá-la para o tipo de peça que está sendo lavada. Roupas escuras, por exemplo, pedem menos tempo de molho do que roupas claras, enquanto roupas de banho devem permanecer em um ciclo mais longo do que roupas delicadas.
A quantidade de água é outro detalhe importante. Programe a máquina para encher apenas com a quantidade necessária. E lembre-se sempre de usar a função “reutilizar água”, assim você poupa litros preciosos desse recurso tão importante.
Tempo de molho
Engana-se quem pensa que quanto mais tempo a roupa fica de molho, mais limpa ela fica.
O sabão, seja líquido ou em pó, possui um tempo de ação que faz com que as partículas de sujeira se desgrudem do tecido. Esse tempo é de aproximadamente 40 minutos, depois disso, as partículas em suspensão voltam para as fibras do tecido. Logo, procure deixar as roupas de molho por no máximo uma hora.
Tenha saquinhos de lavagem
Saquinhos de lavagem são indispensáveis para quem usa a máquina de lavar. Eles ajudam a preservar as roupas, impedindo que as peças mais delicadas se estiquem ou entrem em atrito direto com as outras peças.
Cuidado com a quantidade de sabão
Quanto mais sabão, mais limpa a roupa fica, certo? Errado! Esse é mais um mito da lavagem de roupas. O excesso de sabão pode deixar resíduos nas roupas, principalmente nas peças escuras. Sem falar que será necessário mais água para fazer o enxágue, sob o risco de deixar a fibra do tecido endurecido.
Portanto, leia as instruções da embalagem do produto e use a quantidade recomendada. O mesmo vale para amaciante e outros produtos de lavanderia.
Cuidados com as roupas na hora de secar
Precisa mesmo da secadora?
Moramos em um país tropical, abençoado por Deus e quente por natureza. Então pra que usar secadora? Deixe essa função da máquina apenas para dias muito frios ou chuvosos. De resto, conte com o bom e velho varal e curta suas roupas secando ao ar livre, como nos velhos tempos.
Cuidado na hora de pendurar
Mesmo o varal sendo o melhor amigo das suas roupas na hora da secagem, é importante que você tome alguns cuidados na hora de estender as peças.
Aquelas mais delicadas e que amassam com facilidade podem ser penduradas diretamente no cabide. Já peças de lã ou de tecidos que esticam, como malha, devem ser penduradas ao meio com o peso dividido.
Sol ou sombra
Guarde essa regrinha: roupas escuras e coloridas devem secar na sombra para não desbotar ou perder a cor. O mesmo vale para toalhas de banho e tecidos que você deseje manter a maciez.
Deixe para secar ao sol apenas peças de tecido mais resistente como o jeans e a sarja.
Umidade e mal cheiro
Em dias chuvosos é comum que as roupas demorem mais para secar e com isso elas correm o risco de criar bolor e mau cheiro. Para evitar, tenha o cuidado de abrir bem as roupas no varal para que elas recebam ventilação por igual.
Cuidados com as roupas na hora de passar
Verifique a etiqueta
Mais uma vez, a etiqueta das roupas será sua melhor amiga. Observe se a peça permite a passagem a ferro e qual a temperatura mais indicada.
Nem pense em passar todas as peças com o ferro na temperatura máxima. Alguns tecidos podem grudar, enquanto outros descolorir.
Guarde e organize as roupas do jeito certo
Por fim, depois que as roupas já estiverem limpas, passadas e cheirosas, você precisa guardá-las da maneira certa. Roupas pesadas, como moletom e blusas de lã, devem ficar dobradas para não esticarem no cabide.
Camisetas de algodão devem ser dobradas e guardadas em gavetas. Já aquelas peças que amassam facilmente, como camisas, devem ser penduradas.
Para facilitar o dia a dia, organize tudo de modo setorizado. Ou seja, separe uma gaveta só para peças íntimas, outra para roupas de academia e assim por diante. E lembre-se de periodicamente limpar e higienizar o armário para evitar o mofo.
Viu só como é fácil ter cuidado com as roupas e, assim, garantir peças bem cuidadas por mais tempo?