Ah, a dama da noite! Tem quem ame, tem quem odeie. Mas, o fato é que essa plantinha nunca passa despercebida e o motivo para isso é simples: seu perfume.
O cheiro da dama da noite é forte e bem característico, podendo ser sentido a metros e metros de distância. E é justamente por isso que ela é tão polêmica entre os amantes de plantas.
Mas a dama da noite não ganha destaque só pelo seu cheiro, a planta também é muito bonita, com uma beleza pra lá de exótica.
Quer saber mais sobre a dama da noite e descobrir como cuidar dessa verdinha? Então continue acompanhando o post com a gente.
Dama da noite: curiosidades e características
A dama da noite ou rainha da noite, como também é conhecida, é uma planta tropical típica das Américas, podendo ser encontrada ao longo de todo o continente, de Norte a Sul.
E quem sente o cheiro dessa planta, logo imagina que suas flores são grandes e viçosas. Mas é o contrário.
As flores da dama da noite são pequeninhas, geralmente brancas, apesar de também serem encontradas em tons de vermelho e rosa.
A dama da noite possui esse nome porque suas flores são noturnas. Isso significa que as flores se abrem durante a noite e murcham assim que o sol nasce. E isso não é por acaso: a flor se abre durante a noite justamente para atrair o seu maior inseto polinizador, a mariposa.
Por isso, para contemplar essa planta é preciso sair no jardim à noite. A floração da dama da noite acontece entre a primavera e o verão.
Outra característica da dama da noite é o seu rápido crescimento. Ao ser plantada diretamente no solo, a dama da noite pode facilmente alcançar mais de três metros de altura.
Apesar da altura, a dama da noite não é uma árvore, mas uma espécie arbustiva e semi-lenhosa. Por conta disso, ela é ideal para ser plantada junto de cercas e muros, onde possa ter um local para se apoiar e crescer.
Ao ser plantada em vasos, no entanto, a dama da noite deve ser conduzida por estacas que auxiliem o seu crescimento.
Tipos de dama da noite
A dama da noite não diz respeito a apenas uma espécie, mas várias. Praticamente toda planta de aroma forte e florescência noturna é conhecida como dama da noite.
1. Dama da noite Cestrum nocturnum
Essa espécie de dama da noite é uma das mais populares e cultivadas aqui no Brasil.
Conhecida também como jasmim da noite, ela possui pequenas e delicadas flores brancas de perfume doce.
Podendo alcançar até quatro metros de altura, a Cestrum Nocturnum é perfeita para jardins e áreas externas amplas.
2. Dama da noite Hylocereus undatus
A dama da noite Hylocereus undatus, conhecida também como pitaia branca ou flor da lua, é um tipo de cacto muito popular no Brasil.
Ela pode ser cultivada em jardins, especialmente junto de outras espécies maiores.
3. Dama da noite Selenicereus anthonyanus
Ao contrário das outras espécies de dama da noite, a Selenicereus anthonyanus, conhecida também como cacto sianinha, possui flores rosas e grandes.
Originária do México, essa variedade é encontrada sob o alto de árvores ou plantas mais altas de modo que ela consiga obter o máximo de luz do sol.
4. Dama da noite Epiphyllum oxypetalum
A dama da noite Epiphyllum oxypetalum é outra variedade de cacto com flores brancas e vermelhas.
A espécie, originária da Índia e do Sri Lanka, pode ser cultivada tanto em canteiros, quanto em vasos.
Como cuidar da dama da noite?
Os cuidados de cultivo com a dama da noite são simples, independente do tipo de dama da noite que você tem aí na sua casa. Dá só uma olhada nas dicas a seguir e aprenda como cuidar da planta direitinho:
Luz e temperatura
A dama da noite precisa de sol e calor para se desenvolver saudavelmente e oferecer florações intensas e cheias de perfume. Em razão disso, o mais recomendado é cultivar a dama da noite em áreas externas, como jardins, sacadas, terraços e varandas.
No entanto, também é possível cultivar a planta em ambientes de meia-sombra, ou seja, bem iluminados, mas sem luz solar direta.
Inclusive, essa é uma alternativa interessante para quem deseja ter a dama da noite em casa, mas sem o perfume intenso das suas flores. Isso porque o sol é um dos grandes responsáveis pelas flores perfumadas da dama da noite.
No inverno, é importante tomar cuidado com as baixas temperaturas sobre a dama da noite. A planta não tolera frio intenso e pode sofrer com geadas.
Regas
A dama da noite não precisa de regas constantes. O ideal é molhar a planta de duas a três vezes na semana no verão e apenas uma vez na semana durante o inverno.
Para as plantas que estão em vaso, o recomendado é sempre manter o solo bem arejado e o vaso bem drenado para que o excesso de água possa sair. Do contrário, as raízes da dama da noite podem acabar apodrecendo.
Adubação
Para garantir a floração bonita da dama da noite, o ideal é sempre oferecer adubo para a planta.
A cada dois ou três meses aplique adubo orgânico ao redor da planta, como húmus de minhoca ou bokashi e uma vez por mês adube a dama da noite com fertilizante químico do tipo NPK 10-10-10.
Pragas comuns
A dama da noite é uma planta resistente a pragas, mas isso não a impede de sofrer ataques, especialmente de pulgões e moscas brancas. Para controlar qualquer tipo de infestação, aplique alguma solução caseira ou óleo de neem, muito eficaz no combate de pragas de plantas ornamentais.
Podas
A dama da noite é uma planta arbustiva e, por isso mesmo, precisa de podas regulares para manter o formato e controlar o crescimento.
A melhor época para fazer a poda da dama da noite é no período após a floração.
Como fazer mudas de dama da noite?
A dama da noite se multiplica por estaquia, ou seja, a partir de galhos saudáveis de uma planta já adulta.
A época mais indicada para fazer mudas de dama da noite é durante a floração, entre o final da primavera e inicio do verão.
Para isso, basta cortar um pequeno ramo da planta e deixá-lo ao ar livre de um dia para o outro, protegido do sol, para que possa cicatrizar. No outro dia, acomode esse ramo em um substrato adubado. Regue e proteja a muda até que ela “pegue”. Depois é só replantar onde desejar.
Dama da noite no paisagismo
A dama da noite é uma espécie arbustiva e, por isso mesmo, pode ser usada como arvoreta ou trepadeira, de modo isolada ou em pequenos grupos até mesmo com plantas de outras espécies no paisagismo.
Ao ser conduzida como trepadeira, a dama da noite forma lindas cercas vivas e muros verdes. Ideal para colorir e perfumar caminhos, jardins, calçadas e fachadas.
A dama da noite também fica linda quando usada para cobrir caramanchões, pergolados, treliças, arcos e outros suportes verticais.
Em vasos, a dama da noite pode ornamentar varandas e quintais, desde que seu crescimento não atrapalhe a passagem e a circulação de pessoas. Por isso, nesse caso, é importante manter a planta sempre podada.
Cuidados com a dama da noite
A dama da noite, como você já sabe, é uma planta de aroma forte. Isso pode causar alergias em pessoas com problemas respiratórios ou mais sensíveis a cheiros, como crianças e idosos.
Por conta disso, recomenda-se que a dama da noite seja plantada apenas em áreas externas afastada de quartos e locais de maior permanência para evitar crises alérgicas.
Evite ainda o contato de crianças e animais domésticos com a planta, uma vez que ela é altamente tóxica, podendo causar desde vômitos e náuseas até alucinações e agitação psicomotora.
Fotos de dama da noite para começar hoje mesmo a cuidar da sua:
Imagem 1 – Planta dama da noite branca: flores pequenas, mas repletas de perfume.
Imagem 2 – Dama da noite em vaso. Mantenha a poda em dia para controlar o crescimento da planta.
Imagem 3 – Use estacas para conduzir o crescimento da dama da noite branca como uma trepadeira.
Imagem 4 – Dama da noite branca: uma das espécies mais bonitas da flor.
Imagem 5 – Vaso de dama da noite decorativo para apreciar as pequenas flores enquanto elas ainda não murcharam.
Imagem 6 – Flor dama da noite. Cultive a planta em áreas externas para não sofrer com crises alérgicas devido ao perfume intenso das flores.
Imagem 7 – No vaso, a dama da noite se assemelha a uma pequena árvore.
Imagem 8 – Flor dama da noite branca em vaso. A planta atrai borboletas, abelhas e sua principal polinizadora, a mariposa.
Imagem 9 – Considerada uma flor noturna, a dama da noite desabrocha de noite e murcha ao nascer do sol.
Imagem 10 – Quanto mais sol a dama da noite receber, maior e mais abundante será sua floração.
Imagem 11 – Árvore dama da noite. Deixe a planta crescer e verá que ela facilmente atinge mais de três metros de altura.
Imagem 12 – Flor dama da noite vermelha em vaso: espécie mais rara e difícil de encontrar.
Imagem 13 – Já o cacto dama da noite pode ser cultivado de modo suspenso.
Imagem 14 – Pouca água e muita luz: esse é o segredo para cultivar a dama da noite em vaso.
Imagem 15 – Originário do México, o cacto dama da noite é apenas um dos tipos de dama da noite.
Imagem 16 – A delicadeza que a Dama da Noite proporciona para o jardim.
Imagem 17 – Vaso com a planta Dama da Noite.
Imagem 18 – Um pequeno arranjo pronto para decorar algum cantinho!
Imagem 19 – Suas flores se abrem uma vez ao ano, ou seja, é praticamente um evento.
Imagem 20 – Decore sua área externa com essa planta encantadora!