Tem material mais versátil que a madeira?
Ela combina com tudo, é super democrática em questão de estilo e ainda é acessível financeiramente.
Mas para não ter erro ao usar o material separamos a seguir dicas e inspirações que vão te ajudar a concluir essa missão com sucesso. Vem ver!
Por que usar madeira na decoração?
Beleza natural
A madeira tem uma beleza atemporal capaz de unir cor e textura como nenhum outro material. Com ela é possível adicionar um quê de naturalidade aos espaços, garantindo um décor muito mais confortável e harmônico.
Variedade de estilos
A madeira pode ser adaptada a uma ampla variedade de estilos de decoração, desde rústico e tradicional até moderno e contemporâneo. Você pode encontrar diferentes tipos de madeira com cores, texturas e padrões distintos para combinar com o estilo desejado.
Calor e aconchego
Outra característica marcante da madeira é a sensação de calor e aconchego que ela traz. Ambientes frios e impessoais ganham conforto na presença do material, por isso ela é ideal para quebrar espaços mais sisudos e deixar os ambientes literalmente mais quentinhos.
Isolamento térmico e acústico
E sabe por que a madeira deixa os espaços mais quentinhos? Por que ela realmente possui propriedades naturais de isolamento térmico e acústico, ajudando a manter a temperatura ambiente confortável e a reduzir o ruído.
Durabilidade
A madeira é um material durável, resistente ao desgaste e à deformação ao longo do tempo. Não é a toa que o material é uma ótima escolha para móveis, elementos de decoração e até mesmo partes estruturais do projeto, como pisos, revestimentos e forros de teto.
Sustentabilidade
Muitos fabricantes usam madeira proveniente de fontes sustentáveis e gerenciadas de forma responsável, o que torna a madeira uma escolha ecologicamente correta.
Fácil manutenção
A manutenção da madeira é geralmente simples, envolvendo limpeza apenas com paninho úmido e, ocasionalmente, retoques de verniz ou polimento para restaurar seu brilho natural.
Combinação com outros materiais
A madeira ainda ganha pontos ao combinar muito bem com outros materiais, como metal, vidro e tecidos, permitindo criar composições equilibradas e interessantes.
Conexão com a natureza
É claro que não podemos deixar de citar que a madeira reforça a conexão da casa (e dos moradores) com a natureza, contribuindo com ambientes ainda mais acolhedores.
Quais os tipos de madeira?
Pinus: A madeira de pinus é uma das mais utilizadas, especialmente pelo baixo custo e a sustentabilidade envolvida no processo. Esse tipo de madeira possui cor clara com detalhes em preto e marrom escuro. Macia e fácil de trabalhar, a madeira de pinus é muito utilizada na fabricação de móveis, pisos e forros.
Carvalho: O carvalho é uma madeira dura, resistente e durável geralmente utilizada na fabricação de móveis de alta qualidade e pisos. Existem duas variedades principais: carvalho vermelho e carvalho branco.
Cerejeira: A cerejeira é uma madeira de cor médio com superfície marcada por grãos finos e cores ricas. Muito usada para móveis finos e acabamentos interiores, como pisos e revestimentos.
Nogueira: A nogueira é considerada uma madeira nobre, muito apreciada por sua beleza. Comum em móveis de qualidade e itens de decoração. Uma das suas principais características é a cor escura e os grãos marcantes.
Ébano: O ébano é uma madeira extremamente escura e densa, valorizada pela sua aparência sofisticada. É frequentemente usada em detalhes decorativos.
Teca: A teca é uma madeira tropical resistente à água e à deterioração, o que a torna ideal para móveis de exterior e itens de decoração em ambientes úmidos.
Mogno: De cor avermelhada, o mogno é uma madeira nobre comum em móveis, painéis de parede e elementos decorativos.
Pau-rosa: O pau-rosa é uma madeira nobre, densa e de cor escura muito utilizada para fabricação de móveis e itens de luxo.
Ipê: Muito conhecida no Brasil, a madeira de ipê é reconhecida por sua alta qualidade e durabilidade. Uma das aplicações mais comuns do ipê acaba sendo em áreas externas, justamente porque ela é muito resistente a insetos, apodrecimento e deterioração.
Cumaru: De cor castanho escuro, a madeira cumaru também é muito utilizada em projetos de interiores graças a sua resistência e durabilidade, especialmente contra o ataque de cupins. Por isso, ela acaba sendo comum em pisos, forros e revestimentos.
MDF e MDP: Tanto o MDF (Medium Density Fiberboard) quanto o MDP (Medium Density Particleboard) são considerados um tipo de madeira sintética, fabricado com fibras de madeira por meio de um processo industrial. O baixo custo do material acabou popularizando seu uso. Hoje em dia ambos são uma alternativa a madeira natural.
Como fazer uma decoração com madeira?
Escolha o tipo de madeira
A primeira coisa a se fazer é escolher o tipo de madeira que melhor se encaixa na proposta do ambiente e no seu orçamento. Você pode optar por madeiras claras, como o pinho ou o carvalho, para uma decoração mais leve e moderna, ou madeiras escuras, como a nogueira ou o mogno, para um ambiente mais sofisticado.
Móveis de madeira
Os móveis de madeira são a primeira opção para quem deseja usar o material na decoração. Mas para não ter erro, selecione os móveis a partir do estilo que deseja criar no ambiente (rústico, moderno, clássico, industrial, etc).
Pisos de madeira
Se você estiver disposto a investir um pouco mais, os pisos de madeira são perfeitos. Eles realçam a sensação de aconchego, aquecem e ainda são muito versáteis, já que podem ser feitos em uma grande variedade de cores e texturas.
Painéis de parede
Os painéis de parede de madeira estão com tudo no décor. Eles adicionam textura e criam um clima muito acolhedor nos ambientes. Você pode optar por usá-los em apenas uma parede de destaque ou em todas.
Prateleiras e estantes
Um jeito simples de levar a madeira para decoração é utilizando prateleiras e estantes que são funcionais e também muito decorativas.
Detalhes e acessórios
Outra opção, mais econômica, é colocar a madeira apenas nos detalhes, como em molduras de quadros e espelhos, caixas, bandejas e esculturas, entre outros pequenos elementos.
Cores e pintura
Uma outra vantagem da madeira é que você pode optar por mantê-la na cor natural ou, ainda, envernizada ou pintada de modo que ela se encaixe na sua paleta de cores. Existem diferentes técnicas de pintura em madeira, escolha a sua preferida.
Iluminação
Coloque luminárias com detalhes em madeira, como abajures ou pendentes, para trazer um charme extra ao décor e ainda favorecer a iluminação do ambiente.
Plantas
Para fechar com chave de ouro complemente a decoração de madeira com plantas. A vegetação traz vida e frescor para qualquer ambiente, sem falar que se harmoniza muito bem com a madeira.
50 ambientes que apostaram na decoração com madeira
Confira agora 50 ideias de decoração com madeira e inspire-se na hora de fazer a sua
Imagem 1 – Entre o rústico e o moderno!
Imagem 2 – A base branca garante o destaque da decoração com madeira.
Imagem 3 – A decoração com madeira é perfeita para quartos.
Imagem 4 – Já a decoração com madeira clara transmite elegância.
Imagem 5 – Decoração com ripas de madeira para o box do banheiro.
Imagem 6 – A mesa de madeira é um clássico.
Imagem 7 – O quartinho do bebê ficou lindo com a decoração com madeira ripada.
Imagem 8 – Painéis de madeira para o hall, o que acha?
Imagem 9 – O MDF é uma alternativa econômica à madeira natural.
Imagem 10 – Para quem deseja sofisticação pode apostar na decoração com madeira escura.
Imagem 11 – Pega essa ideia de decoração com madeira na parede.
Imagem 12 – O estilo rústico é a cara da decoração com madeira.
Imagem 13 – Escolha a madeira de acordo com o estilo do ambiente.
Imagem 14 – Os detalhes em preto trazem modernidade à decoração com madeira rústica.
Imagem 15 – E o que acha dessa decoração com caixa de madeira? Perfeita para organizar os brinquedos.
Imagem 16 – Dois em um: escada e prateleira.
Imagem 17 – Olha o luxo dessa sala com decoração com painel de madeira.
Imagem 18 – Intercale o uso da madeira com elementos de cores claras.
Imagem 19 – Para um quarto aconchegante, use madeira e cores neutras.
Imagem 20 – Um décor simples com madeira de pinus.
Imagem 21 – Já pensou em um box de madeira?
Imagem 22 – Dá para ser elegante e sofisticado com a decoração com madeira.
Imagem 23 – A combinação entre cinza e madeira clara fica linda no quartinho infantil.
Imagem 24 – Já a combinação entre madeira e elementos rústicos garante um visual como esse aqui.
Imagem 25 – Aposte em móveis clássicos em madeira, como a estante e a mesa de centro.
Imagem 26 – Chiquérrima essa cozinha em madeira e tons de preto.
Imagem 27 – A decoração com madeira de pinus é perfeita para quem quer economizar.
Imagem 28 – Detalhes em madeira enriquecem o ambiente.
Imagem 29 – E o que acha de combinar madeira com tons de azul?
Imagem 30 – Forro e piso de madeira podem conviver muito bem juntos.
Imagem 31 – Um projeto de MDF é tão resistente e durável quanto o de madeira natural.
Imagem 32 – Já a madeira maciça integra muito bem projetos clássicos.
Imagem 33 – Ao invés de branco, use tons de bege para combinar com a madeira rústica.
Imagem 34 – Entre o branco e o preto a tonalidade aconchegante da madeira.
Imagem 35 – Mas se preferir um décor quentinho, traga as cores terrosas junto da madeira.
Imagem 36 – A decoração industrial usa muita madeira em conjunto de elementos metálicos.
Imagem 37 – Um banheiro com cara de SPA.
Imagem 38 – Móveis de madeira rústica funcionam até em espaços modernos.
Imagem 39 – A iluminação deixa a decoração com madeira ainda mais aconchegante.
Imagem 40 – E o que acha de uma decoração com painel de madeira?
Imagem 41 – Quando cansar da cor do móvel você pode pintar.
Imagem 42 – A textura rústica do cimento casa direitinho com a madeira rústica.
Imagem 43 – Nesse quarto de casal, a decoração com madeira na parede é puro luxo.
Imagem 44 – A madeira é tão versátil que vai até na decoração de casamento.
Imagem 45 – Detalhes em madeira para o banheiro moderno.
Imagem 46 – A luminária em madeira é o ponto focal dessa sala de jantar.
Imagem 47 – Com plantinhas fica ainda melhor!
Imagem 48 – Inspire-se nessa decoração com madeira rústica para quarto infantil.
Imagem 49 – Escolha madeiras resistentes à umidade para área externa.
Imagem 50 – Os tons neutros agregam modernidade ao ambiente decorado com madeira.