Não basta só ter peças garimpadas incríveis, a decoração de brechó é um fator muito importante quando o assunto é chamar atenção de clientes. Atenção ao espaço e à decoração dele não é exclusivo de brechós, mas uma preocupação que toda loja deve ter. Mas no brechó, que tem a sustentabilidade e o consumo consciente na sua diretriz, há ainda mais espaço para a criatividade e a inovação no uso do espaço.
Se você está montando seu brechó e tem dúvidas sobre como decorá-lo, está no lugar certo. Neste post, trouxemos várias dicas de como montar a decoração de brechó perfeita e encantar seus clientes.
Alinhando o estilo e a decoração do brechó
Já faz algum tempo que os brechós deixaram de ser espaços associados a ambientes pequenos, abarrotados e desorganizados. Atualmente, encontramos brechós que se aproximam mais do que entendemos como boutique que oferece uma curadoria de peças para seus clientes.
Nesse sentido, os brechós estão cada vez mais especializados, isto é, focados em determinadas peças e públicos.
Atualmente, podemos dividir os brechós em três grandes estilos (cada uma com a suas subdivisões):
- Vintage: brechós cuja curadoria de roupas é focada em peças que tenham, ao menos, 20 anos.
- Atual: por outro lado, esse tipo de brechó é focado em peças que tenham até 20 anos.
- De luxo: aqui, o foco são em peças de grandes grifes, podendo ser mais novas ou mais antigas, nacionais ou importadas.
Tendo isso em mente, fica um pouco mais fácil planejar uma decoração que tenha tudo a ver com o que se vende na loja e o público.
Por exemplo: o brechó vintage pode apostar numa decoração inspirada nas épocas passadas, incluindo até móveis e objetos decorativos antigos. No caso do brechó atual, o contrário.
Neste sentido, é importante definir bem o público que se quer atingir. Dependendo do perfil do cliente, tanto o estilo como a paleta decorativa mudam, ainda que o brechó ofereça peças de uma mesma época.
Conforto e funcionalidade
Independente do estilo escolhido, é importante que o ambiente do brechó seja sempre bem arejado, iluminado e organizado. Tudo isso impacta na experiência que o cliente tem na sua loja.
Por isso, tente sempre distribuir as araras e estantes com roupas próximas à parede e no centro. Dessa forma, você garante uma melhor circulação pelo espaço e que um cliente poderá parar e olhar com atenção todas as peças que quiser sem atrapalhar o caminho dos demais.
Existem diferentes maneiras de se organizar as peças, como por tipo, cores, tamanhos… Procure a que melhor se encaixa no estilo que você quer dar ao seu brechó (afinal, as peças expostas impactam a decoração do espaço) e padronize. Não dá para usar uma regra aqui e outra lá: se for usar uma regra de organização, aplique em todos os espaços do seu brechó!
Outro ponto importante é a iluminação. Ela tem papel fundamental no processo de escolha e compra de uma peça. Se possível, combine a iluminação natural (luz do sol) com a artificial (lâmpada), mas nunca deixe o ambiente escuro. No caso da iluminação artificial, pode apostar em lustres centrais e spots ou luminárias de teto, piso ou mesa para uma luz mais focada. Ah, e nada de luz branca, hein? Para um ambiente mais aconchegante prefira a luz amarela.
Não pode faltar no brechó
Como toda loja de roupas, no brechó também não pode faltar ao menos um provador.
Os espelhos também são muito importantes! Inclua sempre um espelho no provador e outros espalhados pela loja, sempre grandes para que os clientes consigam conferir o corpo inteiro. Pode pendurar na parede ou encostado no chão!
Sustentabilidade é a palavra chave
Se o mote de um brechó é o consumo consciente em prol da sustentabilidade, nada mais justo do que trazer esse conceito para a decoração também.
Aposte em móveis antigos para expor suas peças ou simplesmente decorar o ambiente. Além disso, porque não colocar a mão na massa e produzir araras e estantes com canos de metal ou de PVC? Os pallets de madeira, que foram sensação há alguns anos, também têm lugar garantido tanto para criar mesinhas, sofás e poltronas e como expositores de parede.
Aqui, o céu é o limite! O importante é que a decoração esteja sempre em sintonia com o seu brechó.
Consumo consciente e espaço de convivência
Existem muitos brechós hoje em dia que não se limitam à venda de roupas e acessórios, mas dividem espaço com cafés, bares e até espaços culturais. Por mais que as roupas sejam o seu principal foco, recomendamos reservar um espacinho para criar um espaço de estar. Então, inclua sofás e poltronas para quem estiver fazendo compras (ou acompanhando) descansar um pouco, conversar e até apreciar os objetos decorativos ao redor.
51 fotos de decoração de brechó para te inspirar a montar o seu
Imagem 1 – A meia parede coral vai se adaptando ao desenho da estante e araras suspensas douradas nessa decoração de brechó moderna.
Imagem 2 – Um visual industrial moderno para o brechó de dois andares, com um manequim na recepção.
Imagem 3 – A estrutura de metal com grades é perfeita para pendurar cabides e ganchos e expor as peças do brechó focado no público masculino jovem.
Imagem 4 – A forma como você escolhe apresentar e organizar as peças no cabide também impactam na decoração do espaço – que tal apostar no diferente ou inusitado?
Imagem 5 – As estantes de tapume são mais baratas, cheias de textura e estilo, perfeitas para decorar um ambiente de brechó focado na moda streetwear.
Imagem 6 – Às vezes menos é mais: uma arara longa para distribuir as roupas e várias prateleiras simples para expor calçados e bolsas.
Imagem 7 – O amplo espaço industrial fica mais acolhedor com o uso de tapete e manta de pelos, além do teto mais escuro.
Imagem 8 – Decoração de brechó gastando pouco: exposição de fotografias e cartões postais na parede acima das araras.
Imagem 9 – Decoração de brechó simples e minimalista: a mesma estrutura de metal forma diferentes araras e também um provador no canto do espaço.
Imagem 10 – Brechó com visual vintage com um toque romântico no uso das flores artificiais acima do espelho, a pintura na parede e a poltrona rosa.
Imagem 11 – Mas para um brechó especializado na moda anos 1980 e 90, a dica é apostar num ambiente com cores vibrantes, globos de espelhos e varais de luzes.
Imagem 12 – A arara de chão com vestidos bem coloridos fica posicionada logo na entrada da loja.
Imagem 13 – Das roupas à decoração, tudo em tons crus.
Imagem 14 – Pallets e canos de metal são ótimas soluções para fazer uma decoração de brechó simples e barata.
Imagem 15 – Várias araras de parede dispostas para expor as calças neste brechó moderno.
Imagem 16 – Simples e funcional, aqui o destaque vai para os bancos e mesinhas distribuídos no ambiente e que viram espaços para expor sapatos e acessórios.
Imagem 17 – Tanto pelo modelo quanto pela disposição das araras próximas às paredes, este brechó economiza espaço e melhora a circulação.
Imagem 18 – As peças de destaque ficam penduradas na parede por ganchos, deixando para as prateleiras com plantinhas e artes – que também estão à venda!
Imagem 19 – Araras com roupas garimpadas e mesas para relaxar: brechó e espaço de convivência em um lugar só!
Imagem 20 – No brechó vintage, apostar no mobiliário antigo é sempre um acerto.
Imagem 21 – Na mesa de acessórios, a decoração é feita com revistas de moda antigas icônicas.
Imagem 22 – No brechó estilo boho chic, um espaço para relaxar e apreciar a galeria de quadros na parede.
Imagem 23 – Um espaço exclusivo para a moda fitness exposto em painéis de madeira na parede.
Imagem 24 – Outra ideia de decoração de brechó usando painéis de madeira na parede, dessa vez com uso de araras na parte de baixo e prateleiras em cima.
Imagem 25 – Decoração de brechó de roupas num estilo bem colorido e vibrante.
Imagem 26 – O colorido das peças de roupas se destaca nessa decoração de brechó diferente que aposta em muita luz, espelhos e mobiliários prateados.
Imagem 27 – E que tal uma decoração de brechó aesthetic? Dá uma olhada nesse visual totalmente rosa com muito tecido de cetim e as clássicas TVs de tubo.
Imagem 28 – Objetos pequenos à venda no brechó ficam expostos em prateleiras, cadeiras e banquinhos, junto às araras de roupa.
Imagem 29 – A estrutura de madeira une as araras dispostas nos dois lados da sala e forma um “teto” para os expositores no centro, garantindo um visual mais aconchegante.
Imagem 30 – Usando paredes internas do espaço para setorizar as peças e colorir o brechó.
Imagem 31 – Unidade e muito glamour nos cabides deste brechó, decorados com paetês acobreados.
Imagem 32 – As colunas feitas com caixas antigas de chapéus posicionadas acima das araras e chegando até o teto são destaque nesta decoração de brechó.
Imagem 33 – Um toque clássico, mas diferente: molduras antigas são usadas como boiserie nas paredes pretas deste brechó.
Imagem 34 – Cheio de estilo, esse brechó aposta no industrial das paredes ao chão e também no mobiliário, totalmente garimpado.
Imagem 35 – Um item que não pode faltar em nenhum brechó é o espelho – e se ele tiver uma moldura bem trabalhada, melhor ainda!
Imagem 36 – Tudo pronto para produzir looks incríveis e já postar nas redes sociais!
Imagem 37 – Decoração de brechó todo inspirado nas cores e nos padrões dos anos 1960 e 70.
Imagem 38 – Já esse aqui vai no sentido oposto: paleta cinza e formas minimalistas na disposição das araras na parede.
Imagem 39 – Muita nostalgia, marrom e couro fazem deste um brechó queridinho dos adeptos ao estilo Dark Academia.
Imagem 40 – Araras pequenas ajudam na setorização e organização do espaço neste exemplo de decoração de brechó.
Imagem 41 – Já este aqui apostou num painel tipo pegboard de madeira e em formas diferentes de expor os mesmos tipos de peças.
Imagem 42 – Para fazer uma decoração do brechó cheia de estilo e personalidade, nem tudo precisa ser alinhado e simétrico.
Imagem 43 – Unindo pinturas de meia parede e uma faixa de papel de parede: um espaço super criativo para posicionar o espelho e inspirar looks incríveis.
Imagem 44 – A divisão por cor ajuda a organização na arara única, enquanto o uso de pedras divide os tipos de acessórios na mesa central do brechó.
Imagem 45 – Ambiente amplo e cheio de conforto e sofisticação, perfeito para um brechó de luxo.
Imagem 46 – Em contrapartida, esse aqui aposta na pintura com padrão de bolinhas de corações da parede até o teto para compor um ambiente cheio de atitude.
Imagem 47 – Inox e neon são destaque nessa decoração de loja brechó integrada à lavanderia.
Imagem 48 – A mudança de revestimento no piso e paredes destaca ainda mais o canto onde as araras ficam posicionadas.
Imagem 49 – As engrenagens são um toque a mais nessa decoração de brechó no estilo industrial.
Imagem 50 – Aproveitando todos os espaços possíveis para expor as peças, inclusive nas paredes que cercam as escadas entre um andar e outro.
Imagem 51 – Uma espiada no que seus clientes podem encontrar no seu brechó com o uso de vitrines com manequins.
Veja também como escolher o nome para sua loja de roupas.