Como decorar uma casa pequena com estilo, conforto e funcionalidade? Essa parece ser a pergunta do milhão!
Afinal, nem sempre é uma tarefa fácil conseguir unir esse três pilares no mesmo projeto.
Mas com boas dicas e as inspirações certas você vai ver que a decoração de casas pequenas não é nenhum bicho de sete cabeças. Olha só!
Decoração de casas pequenas: 12 dicas para o seu projeto
Mantenha a simplicidade
A máxima modernista que diz “menos é mais” é uma das apostas para uma decoração de casa pequena. Isso porque o excesso de elementos faz com que o ambiente fique “pesado” e aparentemente menor do que realmente é.
Já um ambiente com poucos elementos ganha uma aparência clean, fazendo com que o espaço pareça maior. Além disso, a simplicidade também é amiga da elegância!
Cores claras
Não é de hoje que as cores claras são velhas conhecidas de casas e ambientes pequenos. E você sabe por que? As cores claras refletem a luz e isso favorece a sensação de amplitude dos ambientes.
Por isso, é sempre aconselhável apostar em uma paleta de cores onde tons como branco, bege ou cinza claro sejam protagonistas.
Espelhos
Se existe uma dupla perfeita para decoração de casas pequenas, essa dupla é formada pelas cores claras e o uso de espelhos. Ambos têm o poder de ampliar visualmente os espaços. Mas, no caso dos espelhos com uma vantagem extra: ele também agrega profundidade.
Para tanto, utilize espelhos nas paredes, portas de armários ou móveis, sempre combinando com o estilo decorativo que está sendo incorporado no ambiente.
Móveis multifuncionais
Não é só de estética que vive uma decoração de casa pequena. Ela também precisa ser funcional. E para isso nada melhor do que usar móveis que tenham múltiplas funções, como sofás-cama, mesas extensíveis, ou camas com espaço de armazenamento embutido.
Esses móveis otimizam espaço ao mesmo tempo em que oferecem soluções confortáveis e esteticamente interessantes para os ambientes.
Use o espaço vertical
Outra dica muito legal para ambientes pequenos é o uso do espaço vertical (paredes) ao invés do espaço horizontal (chão). Isso significa apostar no uso de prateleiras flutuantes, ganchos, cestas e caixas organizadoras para manter a ordem
Em contrapartida, evite móveis e objetos que são posicionados diretamente no chão e que podem interferir na circulação e no uso do espaço.
Móveis proporcionais
Mais uma dica de ouro: escolha móveis que se ajustem ao tamanho do espaço.
Móveis muito grandes podem fazer com que a sala pareça ainda menor, além de atrapalhar na funcionalidade do ambiente, impedindo a circulação e movimentação no local. Na dúvida, sempre tire as medidas.
Cortinas leves
Cortinas deixam qualquer ambiente mais aconchegante e receptivo. Mas no caso de casas pequenas, o ideal é investir em cortinas de tecidos leves e fluidos que permitam a entrada de luz natural.
Evite cortinas pesadas que possam bloquear a luz e reduzir a sensação de espaço.
Móveis suspensos ou com pernas aparentes
Outro truque que vale a pena comentar é o uso de móveis suspensos ou que possuam pernas aparentes. Quando você utiliza móveis fixados diretamente na parede ou com design clean e pernas visíveis, como cadeiras e mesas, eles criam a ilusão de mais espaço, ao contrário de móveis que vão até o chão.
Esses vão criados entre os móveis e o piso trazem respiro visual e a sensação de amplitude.
Utilize cores em pontos focais
Para quem não quer ficar só nas cores neutras, a dica é adicionar toques de cores vibrantes em detalhes como almofadas, quadros ou objetos decorativos para dar vida ao espaço, mas sem sair da neutralidade.
Organização
Ambientes pequenos precisam ser bem organizados, por isso não descuide desse item.
Mantenha sempre o espaço livre de itens desnecessários, guardando o que precisa ser guardado e fazendo uma revisão regular do que você possui, descartando ou doando o que não é utilizado.
Materiais leves e transparentes
Na hora de escolher os materiais que darão vida para o seus ambientes, prefira aqueles com aparência leve, brilhante ou transparente, como o vidro, metal e cerâmicas esmaltadas.
Esses materiais ajudam a refletir a luz e tornam os ambientes mais equilibrados visualmente.
Iluminação
Feche o projeto com uma iluminação aconchegante, mas que também seja funcional. Para isso, invista na iluminação direta em áreas de execução de tarefas, como home offices e bancadas de cozinha, e iluminação indireta para áreas de descanso, como a sala de estar e a varanda.
Lembre-se que as luzes amarelas são mais aconchegantes, enquanto as luzes brancas favorecem a concentração.
60 projetos incríveis de decoração de casas pequenas
Confira agora 60 projetos de decoração de casas pequenas e inspire-se:
Imagem 1 – Decoração de casas: em uma casa estilo loft, aproveite os espaços aéreos.
O espaço aéreo é um ótimo local para usufruir quando a casa é pequena, garantindo abrigo para itens com pouco uso como os edredons, roupas temporais, objetos de infância, malas, revistas antigas e etc. Muitas vezes, esse lugar é esquecido na casa, já que o tradicional é deixar as nossas coisas sempre em mãos. Mas lembre-se de observar o melhor local para inserir esses armários altos, eles também precisam ter um fácil acesso.
Imagem 2 – Otimize cada cantinho no projeto de decoração de casas pequenas e simples.
Imagem 3 – Na decoração de casas pequenas: divisórias de vidro permitem a entrada de luz natural.
Por ser translúcido, o vidro garante toda a iluminação da sala para o quarto. Se você quiser mais privacidade, experimente inserir uma cortina de tecido sobre os painéis de vidro, assim você pode abrir e fechar quando achar necessário. Ele também serve para bloquear o cheiro da cozinha para o quarto, então nem sempre apenas a cortina pode ser o suficiente no projeto.
Imagem 4 – Integração é outro truque que sempre funciona na decoração de casas pequenas.
Imagem 5 – Quer usar cores escuras? Então capriche na iluminação.
Imagem 6 – Criatividade é fundamental em projetos de decoração de casas pequenas e simples.
Imagem 7 – Quem diria, mas atrás do espelho está a máquina de lavar!
Imagem 8 – Móveis de design clean para favorecer a sensação de espaço na casa pequena.
Imagem 9 – Já no banheiro, a dica é verticalizar o projeto ao máximo que conseguir.
Imagem 10 – Cores claras e elementos de vidro garantem a amplitude que essa casa pequena precisa ter.
Imagem 11 – E que tal um sofá cama? O móvel é versátil e pode ser usado para mais de uma função.
Imagem 12 – A cama suspensa sobre a cozinha resolve o problema da falta de espaço.
Imagem 13 – Para que ocupar o chão se você pode usar as paredes?
Imagem 14 – A paleta de tons de bege traz classe e elegância para a decoração de casas pequenas.
Imagem 15 – Mas se você prefere um visual mais moderno, aposte em revestimentos como o cimento queimado.
Imagem 16 – Menos é mais: adote esse lema para a decoração de casas pequenas e simples.
Imagem 17 – Pintar o teto de uma cor viva é um truque que ajuda a mudar a percepção de espaço em um ambiente.
Imagem 18 – Crie cantinhos especiais marcados pelo uso de móveis de estética clean e moderna.
Imagem 19 – Ao invés de um guarda roupa grande e pesado invista em um closet com cortina.
Imagem 20 – Divisórias de vidro para delimitar o espaço integrado, mas sem separar totalmente.
Imagem 21 – Clima zen para essa decoração de casa pequena e simples.
Imagem 22 – Para rebater o uso das cores neutras vale a pena apostar nos tons de madeira clara.
Imagem 23 – Como aproveitar a iluminação em espaços pequenos.
Como o quarto necessita de uma iluminação natural para deixar o ambiente arejado, a ideia foi inserir um painel de vidro que pudesse levar privacidade e também resolver o problema de iluminação no cômodo.
Imagem 24 – Já aqui, o cinza garante o toque moderno do banheiro, sem perder de vista a necessidade de ampliar visualmente o espaço.
Imagem 25 – Um mezanino é sempre uma boa ideia para quem tem um pé direito alto em casa.
Imagem 26 – Já pensou no estilo decorativo que pretende trazer para o ambiente? O industrial é uma ótima pedida.
Imagem 27 – Plantas são perfeitas para qualquer ambiente, mesmo os menores.
Imagem 28 – A estante deu personalidade e serve como bancada da cozinha.
Um apartamento pequeno requer personalidade e ideias diferentes, como sair do óbvio e entrar com soluções que agregam e personalizam o seu espaço. A bancada feita com nichos separou os dois ambientes e ainda decorou com os objetos decorativos da dona. Ela ainda forma um desenho arrojado com esse jogo de volumes e acabamentos diferenciados. O mais bacana foi apoiar o cooktop em um desses nichos, para criar a integração da sala e da cozinha.
Imagem 29 – Quer um décor mais jovial e moderninho? A base cinza com elementos em amarelo e azul em destaque são uma excelente opção.
Imagem 30 – Ganhe espaço extra na sala com uma estante que ocupa toda a extensão vertical da parede.
Imagem 31 – Opte por móveis versáteis na funcionalidade.
Esse é um dos truques mais importantes para quem for montar uma casa pequena. As vezes não dá para se ter de tudo como em uma casa maior, por exemplo: uma sala de jantar completa, um escritório, uma sala de estar, uma de TV, uma suíte com closet e etc. Por isso, os móveis devem se adequar ao espaço da melhor forma, principalmente quando ele for multiuso. No projeto acima, a mesa de jantar também serve como uma mesa de trabalho, podendo ser movimentada para o espaço central, permitindo mais cadeiras.
A sala de estar pode se transformar em uma confortável sala de TV com a ajuda de um belo sofá. O quarto pode se tornar uma suíte com closet e armários que possam ser utilizados para a casa inteira, não apenas para as roupas e sapatos. O lavabo pode ser excluído do programa de necessidades para complementar essa suíte com um banheiro privativo.
Imagem 32 – Mobília inteligente também é sinônimo de um projeto moderno.
Imagem 33 – Casa pequena com perfil de um morador aventureiro.
Imagem 34 – Escadas que também são gavetas: em casas pequenas, qualquer centímetro conta.
Imagem 35 – Mantenha a base do décor neutra, mas capriche nos detalhes em cor.
Imagem 36 – Sempre tem espaço para quem é apaixonado por plantas.
Imagem 37 – Móveis planejados são ótimos para economizar espaço e deixar o ambiente mais bonito e organizado.
Imagem 38 – Na dúvida, o bom e velho preto e branco sempre resolvem tudo.
Imagem 39 – Paleta de tons de cinza e materiais nobres para valorizar a decoração de casas pequenas.
Imagem 40 – O calor dos revestimentos amadeirados para deixar o banheiro pequeno com cara de SPA.
Imagem 41 – Para descontrair sem sair da proposta de amplitude, invista em cores vibrantes apenas nos detalhes.
Imagem 42 – E o que acha de escolher uma cor para ser o destaque? Aqui, é o rosa que chama a atenção nos detalhes.
Imagem 43 – Design clean e neutro para favorecer a sensação de espaço.
Imagem 44 – Um nicho na parede para otimizar a área útil do ambiente.
Imagem 45 – Aqui, é o tom de amarelo vibrante que ganha a cena na decoração do ambiente integrado.
Imagem 46 – Cozinhas pequenas são indispensáveis em projetos com área reduzida.
Imagem 47 – Use portas de correr ao invés de aberturas convencionais: elas economizam espaço.
Imagem 48 – A uniformidade visual é outro truque que vale a pena seguir para decorações de casas pequenas e simples.
Imagem 49 – Conforto também é importante!
Imagem 50 – Uma iluminação bem planejada pode fazer milagres por um ambiente pequeno.
Imagem 51 – Espelhos! Não perca eles de vista, literalmente.
Imagem 52 – Integre visualmente os ambientes por meio da cor e dos materiais, assim eles parecem mais amplos.
Imagem 53 – Abuse de materiais diferentes para dar mais personalidade a sua casa pequena.
Imagem 54 – Com planejamento, você pode até mesmo ter um hall de entrada com muito estilo.
Imagem 55 – Escolha uma cor para ser o destaque da decoração de casas pequenas.
Imagem 56 – Móveis e parede na mesma cor trazem profundidade para o ambiente.
Imagem 57 – Cores claras, neutras, mas com texturas para deixar a decoração aconchegante.
Imagem 58 – A cortina barra a entrada para o interior do apartamento.
A cortina é um excelente item para quem quer decorar gastando pouco. No projeto acima, ela conseguiu privar o visual do restante da casa para quem está na porta de entrada. Afinal, as vezes a casa está uma bagunça e ninguém precisa ver!
Imagem 59 – Decoração de casas pequenas com estilo clean, leve e minimalista.
Se inspirar no estilo minimalista é uma forma de iniciar o projeto de uma casa pequena. Na ideia acima, as portas invisíveis, os materiais leves, as cores claras predominantes e o espaço livre garantem esse estilo no apartamento.
Imagem 60 – Faça a integração entre os ambientes usando uma única cor como elo de ligação entre eles.