A varanda é um dos espaços mais democráticos da casa. De dia, ela pode funcionar como home office, de tarde é perfeita para relaxar e ler um livro, já durante a noite, a varanda é um convite perfeito para jantares informais com os amigos.
Mas para aproveitar toda essa multifuncionalidade é importante planejar a decoração da varanda do jeito que mais combina com você e seu estilo de vida. Bora então conferir as dicas e transformar essa varanda aí?
Decoração de varanda: o que você precisa saber antes de começar
1. Aberta ou fechada?
A varanda da sua casa ou do seu apê é aberta ou fechada? Responder essa pergunta simples é o primeiro passo para decoração da varanda.
Isso porque uma varanda aberta recebe luz solar direta, além de chuva e vento. Essa variação climática acaba exigindo materiais mais resistentes e duráveis, além de uma decoração que facilite a limpeza.
Existe ainda a varanda semi-aberta, ou seja, ela possui cobertura, mas a frente e as laterais são desprotegidas.
Por fim, a varanda fechada. Esse tipo de varanda se caracteriza pelo uso de vidraças que fazem o fechamento total de todas as aberturas do espaço. A maioria, inclusive, funciona como uma janela que pode ser aberta e fechada dependendo da necessidade.
2. Uso da varanda
Outro detalhe muito importante é avaliar de que modo a varanda irá ser utilizada. Mesmo que seja um espaço multifuncional, procure concentrar sua atenção para a atividade que é realizada com maior frequência nesse ambiente.
Isso é importante para definir o rumo do projeto decorativo. Por exemplo, uma varanda utilizada diariamente como home office exige uma configuração diferente de uma varanda que é usada como espaço de brincar para as crianças.
3. Conforto e funcionalidade
Conforto e funcionalidade precisam andar de mãos dadas na varanda. Isso significa que você não deve encher o espaço de coisas, mas também não deve deixá-lo vazio e impessoal.
Distribua a decoração levando em consideração o conforto de quem vai utilizar o espaço, sem perder de vista a funcionalidade. Ou seja, a varanda precisa ter áreas livres para circulação e para realização das atividades para as quais foi destinada.
4. Estilo de decoração
Depois de analisar todos esses pontos, comece a procurar referências sobre os estilos de decoração de varanda que você mais se identifica. Assim os riscos de errar no projeto diminuem e você foca naquilo que realmente é importante.
Um dos estilos mais comuns para decoração de varanda é o rústico, justamente porque essa estética está ligada ao conforto e a espaços intimistas e aconchegantes.
Mas outros estilos também tem feito sucesso na decoração de varandas, como é o caso do estilo moderno e retrô. Enquanto no primeiro as cores claras e neutras predominam, no segundo estilo são as cores vivas e contrastantes que se destacam.
Dicas para decoração de varanda
1. Materiais naturais
O uso de materiais naturais é sempre o mais indicado para varandas. Isso porque, esse tipo de material é mais aconchegante e acolhedor, favorecendo o conforto da varanda.
Por isso, sempre que possível prefira madeira, fibras naturais, como palha e vime, além de cerâmica e tecidos como algodão e linho. No entanto, vale lembrar que esses materiais se deterioram com facilidade em locais abertos e expostos ao tempo. No caso da madeira, a dica é tratá-la com verniz e impermeabilizantes.
Para os demais materiais tenha apenas o cuidado de protegê-los sob alguma cobertura, caso sua varanda seja aberta ou semi aberta.
2. Cuide do piso
Dê uma atenção especial para o piso da varanda. Ele garante conforto e funcionalidade para o ambiente.
Em varandas abertas, cuidado com o uso de materiais que escorregam e esquentam, como as pedras naturais. Prefira o uso de porcelanatos, por exemplo. Já as varandas fechadas e semi abertas, a dica é investir em pisos aconchegantes, como os de madeira.
E se não quiser trocar o revestimento, aposte no uso de decks de madeira. Eles são fáceis de serem instalados e são ótimos para ambientes como varandas.
3. Paleta de cores
A paleta de cores deve ser pensada com exclusividade para a varanda e estar de acordo com o estilo definido para o local.
Um ambiente rústico, por exemplo, combina com uma paleta de cores terrosas. Mas se a intenção é criar uma varanda moderna, aposte em tons como branco, preto, cinza e azul.
As varandas em estilo clássico ficam lindas com uma paleta de cores neutras e claras combinadas, principalmente, a elementos amadeirados.
4. Impermeáveis
Mesmo que sua varanda seja fechada prefira estofados e tapetes impermeáveis.
Isso porque esse é um ambiente da casa naturalmente mais descontraído e é muito provável que um copo de suco acabe caindo sobre o sofá ou as almofadas. Então, pra que arriscar?
5. Espaço gourmet
Para quem já tem ou pretende ter uma varanda gourmet alguns elementos são essenciais na hora de pensar a decoração.
Esse tipo de varanda é dedicado ao preparo de refeições, por conta disso, ela precisa contar com churrasqueira, bancada, cuba e uma mesa ou balcão.
No caso de varandas muito pequenas, a dica é optar por móveis planejados, assim todo o espaço é aproveitado com o máximo de eficiência.
6. Mobília funcional
A varanda é um ótimo lugar para móveis funcionais e planejados, especialmente no caso daquelas bem pequenininhas. Dê preferência para móveis com múltiplas funções, como um banco que também pode ser usado como mesinha de apoio.
Valorize também móveis retrateis e que possam ser abertos e fechados, como mesas e cadeiras, além de sofás.
E lembre-se de escolher os móveis a partir do uso que você pretende fazer da varanda. Se ela não for usada para o preparo de refeições, por exemplo, não vale a pena ocupar espaço com uma bancada.
7. Iluminação
Um bom projeto de iluminação também é fundamental na decoração de varandas. Mas, atenção, nada de luz branca. O ideal nesse tipo de projeto são lâmpadas amarelas quentes que são mais aconchegantes e confortáveis.
Aproveite também para usar luminárias do tipo arandela ou, ainda, lanternas de chão ou de mesa que trazem uma luz difusa super acolhedora. Varais de lâmpadas, pisca pisca, velas e lamparinas são igualmente bem vindas.
8. Decoração vertical
Essa dica é muito útil para a decoração de varanda pequena. A melhor maneira de fazer uma decoração confortável, funcional e aconchegante em poucos metros quadrados é apostando no uso de elementos verticais, como nichos e prateleiras.
A ideia é retirar tudo o que possa estar no chão e, assim, liberar espaço.
9. Quadros e pôsteres
Você sabia que também dá para usar quadros e pôsteres na decoração da varanda? Escolha temas que combinem com o estilo escolhido ou aproveite para fazer uma parede com fotos.
Só tome cuidado com a exposição dos quadros ao tempo, já que eles podem sofrer com o sol e a umidade.
10. Rede e balanços
Tem coisa melhor do que uma rede ou uma cadeira de balanço na varanda? Esses elementos são clássicos na decoração desse tipo de espaço e se você tem espaço para isso vale a pena o investimento.
11. Plantas
Outra coisa que não pode faltar na decoração de varandas são as plantas. De modo geral, elas costumam se adaptar muito nesse tipo de espaço, uma vez que as condições de luz geralmente são boas.
Mesmo assim é importante que você escolha as plantinhas certas. Se a sua varanda recebe luz solar direta por longas horas, prefira plantas de sol pleno, como cactos, rosas e até algumas ervas, como alecrim e manjericão.
Já as varandas que recebem apenas luz solar indireta são consideradas como ambientes de meia sombra. Nesse caso, o ideal é escolher plantas que não precisam de luz solar direta. Um bom exemplo são as samambaias, jiboias, pacová, zamioculcas, espadas de são Jorge, petúnias, bromélias, orquídeas, entre outras.
Para a decoração de varanda pequena com plantas, a dica é escolher espécies suspensas ou que possam ser usadas em jardins verticais, desse modo você não compromete o espaço livre para circulação.
Mas se a sua varanda é grande e recebe luz solar direta, vale a pena até investir em espécies frutíferas de pequeno porte que podem ser cultivadas em vasos, como é o caso de amoras, por exemplo.
50 ideias de varanda para colocar em prática em seu apartamento
Imagem 1 – Decoração de varanda grande com área gourmet integrada com a sala.
Imagem 2 – Decoração de varanda pequena com jardim vertical e cores quentes.
Imagem 3 – Decoração de varanda de apartamento. Aqui, o conforto é prioridade.
Imagem 4 – Decoração de varanda com plantas em um projeto simples, mas super aconchegante.
Imagem 5 – Decoração de varanda com churrasqueira. A diversão fica garantida.
Imagem 6 – Uma inspiração de decoração de varanda pequena e super confortável.
Imagem 7 – Decoração de varanda externa com churrasqueira. O pergolado garante proteção contra a chuva e o sol.
Imagem 8 – Decoração de varanda aberta com destaque para o uso de materiais naturais.
Imagem 9 – Decoração de varanda com plantas. A paleta de cores é clean e receptiva.
Imagem 10 – Integre a sala com a decoração da varanda. Use plantas para isso.
Imagem 11 – Escolha móveis funcionais e em pouca quantidade.
Imagem 12 – O jardim vertical também pode ter um pouco de cor!
Imagem 13 – Um toque de luxo e glamour com o uso do veludo no revestimento do estofado da varanda.
Imagem 14 – E se a varanda virar um home office, decore-a em tons neutros e claros.
Imagem 15 – Decoração de varanda com jardim vertical e bar. Um espaço feito para recepcionar.
Imagem 16 – Decoração de varanda grande e rústica. O teto é de bambu e o piso é de madeira.
Imagem 17 – Decoração de varanda com área gourmet em um projeto moderno e elegante.
Imagem 18 – Que tal uma decoração de varanda em estilo boho? É aconchegante e intimista.
Imagem 19 – Tem parede vazia? Abuse de quadros e composições de arte.
Imagem 20 – Decoração de varanda com plantas: escolha espécies que se adaptem a luminosidade do local.
Imagem 21 – Decoração de varanda grande integrada com a sala de estar.
Imagem 22 – Uma decoração de varanda confortável e funcional para curtir bons momentos.
Imagem 23 – Decoração de varanda de apartamento: cada centímetro conta.
Imagem 24 – Decoração de varanda com área gourmet. O canto alemão é um dos destaques.
Imagem 25 – Use lanternas e luminárias para garantir uma iluminação acolhedora e receptiva.
Imagem 26 – Decoração de varanda pequena e charmosa com plantas.
Imagem 27 – Decoração de varanda pequena e charmosa com plantas.
Imagem 28 – Uma simples poltrona pode proporcionar um tempo de descanso.
Imagem 29 – De tudo um pouco: jardim vertical, área de estar, churrasqueira e espaço de meditação.
Imagem 30 – Aproveite a metragem ampla e monta uma sala de jantar na varanda.
Imagem 31 – Decoração de varanda que virou home office. A solução aqui é verticalizar.
Imagem 32 – A poltrona balanço é uma tendência na decoração.
Imagem 33 – O que acha de um café da manhã na varanda?
Imagem 34 – Varanda e home office ao mesmo tempo. Porque não?
Imagem 35 – Decoração de varanda com área gourmet moderna e minimalista.
Imagem 36 – Decoração de varanda grande e aberta, ideal para receber a família e muitos amigos
Imagem 37 – Já aqui tem espaço até para uma banheira!
Imagem 38 – Decoração de varanda de apartamento projetada para atender as necessidades e estilo de vida dos moradores.
Imagem 39 – Varanda integrada com a sala tanto no espaço, quanto na decoração.
Imagem 40 – Decoração de varanda fechada. Dá para apostar em móveis e tapetes que você usaria dentro de casa.
Imagem 41 – Tamanho não é documento na hora de decorar a varanda.
Imagem 42 – Aqui, o destaque da decoração da varanda é o piso de ladrilho hidráulico.
Imagem 43 – Uma decoração de varanda simples, mas que funciona muito bem no dia a dia.
Imagem 44 – Decoração de varanda de apartamento com plantas e espaço para área gourmet: um projeto completinho.
Imagem 45 – Algumas plantas suspensas, paredes pretas e uma cadeira suspensa. Está pronta a decoração da varanda pequena.
Imagem 46 – Varanda fechada e integrada com o quarto: uma extensão do ambiente.
Imagem 47 – Sabe aquelas luzes de pisca pisca que você usa no natal? Então agora elas fazem parte da decoração da varanda.
Imagem 48 – Móveis de madeira nem sempre precisam ser rústicos. Esses aqui, por exemplo, são bem modernos.
Imagem 49 – Decoração de varanda externa com piscina.
Imagem 50 – Decoração de varanda aberta planejada para receber muitos convidados.