Água no chão do banheiro? Pode ser a descarga vazando. Mas, relaxa! Esse é um problema comum e, na grande maioria das vezes, fácil de ser consertado!
O maior problema, entretanto, é quando a descarga começa a vazar água para dentro do vaso. Nesses casos, fica mais difícil perceber o problema e realizar os reparos necessários.
Por isso, antes de mais nada é fundamental identificar as causas para saber exatamente onde agir. Continue acompanhando para descobrir como corrigir vazamentos antes que se tornem problemas maiores. Vamos lá?
Como identificar vazamentos na descarga?
Água no chão
Quando a água começa a escorrer ou minar pelo chão é sinal de descarga vazando. Aqui, o problema geralmente está na bacia sanitária. É possível notar o vazamento ao acionar a descarga.
A água sai por baixo da bacia, muito provavelmente porque os parafusos que a conectam ao piso estão mal encaixados ou, então, porque o anel de vedação, aquele que liga a bacia ao cano de esgoto, está muito gasto.
Outro problema que pode levar a um vazamento da descarga no chão é o tubo de ligação. O vaso sanitário possui parafusos que o conectam a caixa acoplada. Se eles não estiverem bem vedados e apertados podem acabar fazendo com que a água escorra.
Água vazando dentro da bacia
Já um vazamento que ocorre dentro da bacia sanitária pode representar um aumento significativo na conta de água ao final do mês.
Na maioria das vezes esse tipo de vazamento se dá por um fio de água escorrendo sem parar dentro da bacia. O som constante de água corrente pode ser irritante para os moradores, afetando inclusive seu conforto e qualidade de vida.
Além disso, esse é um dos maiores vilões do desperdício de água, justamente porque nem sempre é fácil notar esse tipo de vazamento, especialmente se ele for pequeno.
Para descobrir se a descarga está vazando dentro da bacia faça o teste do papel higiênico. Basta colocar um chumaço de papel na parede interna da bacia. Repare se ele ficará molhado ou seco. Caso molhe, mesmo que você não tenha acionado a descarga anteriormente, é um indicativo de que a caixa acoplada está com vazamento.
O problema é comum e acontece quase sempre graças ao desgaste natural das peças que compõe o mecanismo da caixa acoplada, atingindo principalmente o tampão e o selo de vedação.
Caixa acoplada não para de encher
E quando o problema está na caixa acoplada que não para de encher? Aqui, o vazamento de água pode ser por defeito no botão de acionamento da descarga ou por falta de regulagem na boia da caixa.
Felizmente, ambos os problemas são simples de resolver e não exigem nenhum tipo de experiência com hidráulica.
Veja a seguir como fazer para acabar com o vazamento na descarga do seu banheiro.
Como consertar vazamentos na descarga?
Após identificar as causas do vazamento fica mais fácil saber onde é preciso agir para corrigir o problema. Portanto, agora é só tomar nota das dicas e iniciar os reparos.
Descarga vazando água no vaso
Se você identificou que a causa do vazamento está rente ao chão junto à bacia sanitária, então a primeira coisa a fazer é apertar os parafusos do vaso. Com o tempo de uso, esses parafusos podem se soltar e acabar provocando vazamentos.
Mas caso você já tenha tentando fazer isso é o vazamento continua, a dica é buscar uma segunda solução. Nesse caso, será necessário retirar a bacia sanitária para verificar a situação do anel de vedação. Esse anel, feito de borracha, pode se ressecar e quebrar com o passar do tempo resultando em vazamentos.
Por isso, é importante tirar a bacia do lugar e fazer essa verificação. Caso constate que o anel está ressecado, rachado ou esfarelando, faça a substituição da peça.
Descarga vazando entre a bacia e a caixa acoplada
A caixa acoplada se conecta a bacia sanitária por meio de dois parafusos. Se esse encaixe entre eles não estiver bem feito, o vazamento pode acontecer.
A solução, felizmente, também é simples. Basta você apertar esses parafusos fazendo com que a caixa e a bacia estejam perfeitamente alinhadas e encaixadas. Porém, se esse aperto não resolver o vazamento, talvez seja a hora de checar o tubo de ligação da caixa acoplada.
Esse tubo de ligação conecta a bacia com o reservatório de água da descarga. Feito em borracha, ele também pode sofrer desgastes com o ressecamento ao longo do tempo. Caso seja esse o problema, troque o tubo de ligação.
Caixa acoplada de descarga vazando
Pode ser que o motivo do vazamento da descarga esteja no enchimento irregular e excessivo da caixa acoplada. Nesse caso, é preciso primeiro identificar se o problema vem do botão de acionamento ou da boia.
No primeiro caso, o botão da descarga pode ficar emperrado por conta de algum defeito na mola de acionamento. Com isso, a descarga continua enchendo e vazando sem parar, como se alguém estivesse ali dando descarga continuamente.
Para resolver esse problema, retire a tampa da caixa acoplada e desemperre o botão de acionamento. Em seguida, recoloque a tampa no lugar e verifique se o vazamento cessou.
Já se o problema do vazamento estiver na boia, então é necessário primeiro fazer uma nova regulagem na peça. A boia da descarga serve para fazer o controle do fluxo de água dentro da caixa, caso ela esteja desregulada acaba enchendo demais ou de menos.
Pra isso, abra a tampa da caixa e localize os dois parafusos que ficam na haste da peça. O parafuso da esquerda é o que controla a entrada de água. Para realizar o ajuste aperte levemente esse parafuso de modo que entre uma quantidade menor de água dentro da caixa.
Uma dica: para evitar novos vazamentos crie o hábito de realizar essas inspeções preventivas regularmente. Isso porque com o tempo é natural que o parafuso solte e acabe desregulando o controle de água do reservatório.
Válvula de descarga vazando
Se você tem uma válvula de descarga fixada diretamente na parede e ela começar a vazar, não se desespere!
Para resolver esse tipo de vazamento, a primeira coisa a se fazer é abrir a tampinha que faz o fechamento da válvula. Em seguida, com uma chave de fenda, faça o aperto dos parafusos. Se o vazamento não parar, pode ser que seja necessário trocar o reparo da válvula. Essa peça pequeninha é quem controla a entrada e o fluxo da água para a bacia sanitária.
Feita a troca, muito provavelmente o vazamento será consertado. No entanto, caso o problema continue, procure um encanador para analisar se existem problemas na rede de encanamento do banheiro.
Vazamento dentro da bacia sanitária
Por fim, um dos vazamentos mais comuns de todos é aquele que acontece dentro da bacia sanitária. Um vazamento desse tipo pode consumir até 144 litros de água por dia. É muita coisa!
Por isso, o reparo deve ser feito imediatamente após a constatação do problema. Em geral, o vazamento acontece devido a problemas no tampão da caixa.
Essa peça abre e fecha toda a vez que a descarga é acionada, levando a água para dentro da bacia. Mas, se por algum motivo, ela estiver desgastada, o acionamento pode ficar comprometido fazendo com que entre mais água do deveria.
A solução nesse caso é trocar o tampão. Mas, antes disso, observe ainda se o problema não está na regulagem da alça da válvula. Se ela estiver muito justa, o tampão não fecha completamente, permitindo que a água passe aos poucos.
Viu só? Resolver uma descarga vazando não é tão difícil assim!
Se interessou pelo assunto e quer aprender mais sobre reparos? Confira mais aqui: como desentupir vaso, como tirar ar do chuveiro, torneira vazando, chuveiro pingando, ralo de banheiro entupido.