Você sabe como fazer o descarte de móveis usados corretamente? Então vamos aprender!
Todos os anos, sofás, camas, armários, cadeiras e outros tipos de móveis sujam, poluem e degradam o meio ambiente, além de gerar um grande prejuízo aos cofres públicos.
Enchentes e alagamentos também estão diretamente relacionados com o descarte irregular de móveis. Isso sem contar o problema de saúde pública provocado pelo descarte de móveis usados feito irregularmente.
Quando jogados em qualquer lugar, eles se tornam o abrigo perfeito para roedores, animais peçonhentos e para a proliferação do mosquito da dengue. Por isso, já está mais do que na hora de virar esse jogo! Quando o descarte de móveis usados é feito com consciência e responsabilidade todo mundo ganha!
Continue acompanhando o post para saber mais sobre o assunto e é claro aprender como fazer o descarte de móveis corretamente.
O que a lei diz sobre o descarte de móveis?
Em 2010 foi sancionada a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Essa lei visa o descarte consciente e correto de inúmeros tipos de materiais, indo desde entulho de obra até equipamentos eletrônicos e móveis.
A PNRS possui uma série de diretrizes e recomendações para que o descarte de todos esses materiais aconteça sem ferir o meio ambiente. No entanto, o descarte é de inteira responsabilidade do proprietário do material.
Ou seja, cabe somente a pessoa a realização correta do descarte de móveis usados. Isso também significa que caso as recomendações da PNRS não sejam seguidas, o individuo está sujeito a responder por crime ambiental.
O que você precisa saber antes de descartar móveis usados?
Nada dura para sempre. Uma hora ou outra aquele móvel que sempre te acompanhou irá se aposentar, seja por causa de uma reforma, mudança ou porque o móvel simplesmente não está mais em condições de ser usado.
Mas antes de descartá-lo, veja algumas dicas importantes:
Verifique toda a estrutura do móvel
A primeira coisa que você precisa fazer antes de dar adeus ao seu móvel usado é averiguar toda a estrutura. Retire gavetas, levante os tampos, examine as portas e qualquer outro compartimento que o móvel possa ter.
E para que fazer isso? Com o uso, objetos pessoais, dinheiro, joias e outros pequenos itens de valor emocional podem acabar se perdendo no interior do móvel.
Ao fazer essa perícia você evita se desfazer de algum bem importante.
Use luvas
Essa dica é especialmente válida para quem pretende descartar um móvel de madeira usado. Isso porque a madeira costuma soltar farpas que podem machucar as mãos.
Para não correr esse risco, use luvas reforçadas na hora de manusear e movimentar o móvel.
Conte com a ajuda de outra pessoa
Nem pense em retirar um móvel de dentro de casa sozinho, especialmente se ele for grande. Além de provocar um acidente e se machucar, o móvel ainda pode acabar danificando portas e paredes no momento da passagem.
Cuidados com o carro
Caso faça o descarte do móvel usado dentro do seu carro particular, lembre-se de forrá-lo com uma lona plástica ou tecido grosso. Dessa forma você impede arranhões, riscos ou mesmo um rasgo no estofado.
Como descartar móveis usados?
Agora é hora de colocar a mão na massa e realmente dizer adeus ao seu móvel velho de guerra. Para isso acompanhe as dicas a seguir:
Fale com a prefeitura
A prefeitura da sua cidade é o melhor lugar para você buscar informações sobre como fazer o descarte de móveis usados. Cada prefeitura possui regras e mecanismos próprios para esse tipo de descarte e, por isso mesmo, é fundamental buscar orientação antes de qualquer coisa.
Em uma conversa rápida com o atendente, você irá descobrir se a prefeitura disponibiliza o recolhimento de móveis usados ou se será necessário bancar isso por conta própria.
Em cidades como São Paulo, esse serviço atende pelo nome de “cata-bagulho”. Se a sua cidade possui um serviço parecido, basta apenas se informar do dia e hora que o caminhão irá passar na sua rua e deixar o móvel na calçada para que seja levado.
Mas, lembre-se, deixe o móvel apenas na sua calçada. Não o coloque em um terreno baldio ou perto de rios e córregos. Outra dica importante é colocar o móvel na rua somente quando o caminhão estiver agendado para passar.
Leve até um ecoponto
Outra opção que a maioria das prefeituras fornece aos municípios é o serviço do ecoponto. Esses locais funcionam como postos de recolhimento de resíduos sólidos que incluem desde entulho até móveis.
No entanto, você precisa levar por conta própria o móvel até esse espaço. Se o móvel for pequeno, é possível fazer o transporte no carro. Caso contrário, o melhor é contratar uma empresa de mudança que possa levar o móvel para você em segurança.
Contrate uma empresa especializada
Na sua cidade não tem ecoponto, nem “cata-bagulho”? Então uma maneira de resolver a questão é contratando uma empresa especializada. Existem diversas delas espalhadas pelo Brasil afora. Elas cobram uma taxa de transporte e levam o móvel para você.
O destino final dos móveis recolhidos por essas empresas geralmente são cooperativas de reciclagem que fazem a separação dos materiais envolvidos na fabricação do móvel e os destinam aos locais corretos.
Partes em metal, por exemplo, podem retornar a indústria para se transformar em novas peças. Já a madeira passa por um processo de trituração até se transformar em serragem.
Essa serragem pode ser usada na fabricação pisos, placas compensadas de MDF e MDP ou, ainda, virar adubo ou celulose para fabricação de papel.
Doe para uma ONG
Pode ser que o seu móvel não te sirva mais, contudo, alguém em algum lugar pode estar precisando dele. Por isso mesmo considere doar o seu móvel usado para alguma instituição de caridade.
A maioria delas ainda retira o móvel gratuitamente na sua casa. Mas, para isso, certifique-se que ele não possui partes quebradas, soltas ou danificadas que comprometam a funcionalidade.
O móvel também deve estar livre de cupins e brocas.
Venda o móvel usado
O seu móvel usado também pode valer um dinheirinho extra, basta vendê-lo em alguma loja de móveis usados ou anunciar na internet.
Tem muita gente interessada em economizar e que vai adorar a ideia de comprar um móvel que ainda esteja em bom estado e por um preço muito menor quando comparada a um móvel novo.
Mais uma vez, todo mundo sai ganhando!
Considere uma reforma
Por fim, você já parou para pensar que de repente o seu móvel usado ainda pode sim ser bem aproveitado por você? Muitas vezes, o móvel ainda está em perfeita condição de uso. O que acontece é que você enjoou da aparência dele.
No entanto, uma reforma simples pode mudar completamente o visual do móvel e você não precisa mais se desfazer dele.
Comece mudando a cor com uma pintura nova e experimente trocar puxadores e dobradiças por modelos mais modernos. Outra possibilidade é dar um novo uso para o móvel. Pode ser que ele não sirva mais na sala, mas ficaria perfeito no quarto, por exemplo.
Abra sua mente para novas ideias de decoração! Comece por aqui mesmo, descubra um mundo de possibilidades de reforma ou reutilização para o seu móvel usado!
Viu só quantas maneiras diferentes você tem de descartar um móvel usado? Ou não! O meio ambiente, o seu bolso e a comunidade ao seu redor agradecem!