Você já parou para pensar no impacto que cada objeto gera no meio ambiente? Alguns deles levam milhares de anos para se decompor completamente. E, o caso, por exemplo, do vidro.
Estima-se que o material leva, em média, cerca de 4 mil anos para se decompor na natureza. Por outro lado, com o descarte de vidro realizado corretamente, esse material retorna para a cadeia de consumo, girando a economia e promovendo a sustentabilidade.
Mas para que isso aconteça você precisa fazer a sua parte. Sabe como? Aprendendo como fazer o descarte de vidro da maneira certa.
E para te ajudar nisso, trouxemos a seguir todas as dicas que você precisa saber para reciclar o vidro. Acompanhe.
Vidro é reciclável?
Sim, o vidro é reciclável. Inclusive, esse é um dos materiais que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder as características originais, diferentemente do que acontece com o plástico, por exemplo.
O vidro possui grande valor na indústria, uma vez que ele pode ser reutilizado para produção de inúmeros tipos de produtos.
Com o vidro reciclado, por exemplo, é possível fazer tanto uma nova garrafa, quanto fabricar tijolos de vidro ou fazer pó para mistura de asfalto.
O vidro também é aceito na grande maioria das cooperativas de reciclagem pelo país afora, o que torna a reciclagem ainda mais fácil, mesmo que na sua cidade não exista programas de coleta seletiva.
Nesse caso, basta reunir todo material e levá-lo pessoalmente a uma cooperativa ou entregá-lo a um catador.
A reciclagem do vidro movimenta aproximadamente R$ 120 milhões por ano, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro.
É ou não é uma forma muito interessante de fazer a economia do país girar de modo sustentável? Inclusive, por falar em sustentabilidade, a reciclagem do vidro não é importante apenas porque mantem o material longe dos aterros.
A reciclagem impede que seja necessário o consumo e exploração de novas matérias primas, o que é tão degradante para o meio ambiente quanto o próprio lixo.
No entanto, mesmo com todas as vantagens da reciclagem do vidro, estima-se que apenas 25% de todo o vidro fabricado no Brasil seja reaproveitado pela indústria.
Como descartar vidro?
Vamos para a parte prática da coisa? Não tem muito mistério. O descarte de vidros é algo bem simples e não vai exigir muito esforço da sua parte.
Comece separando as embalagens de vidro que você tem aí na sua casa. Aquelas que vêm do supermercado, como potes de conserva e garrafas, podem ir direto para a reciclagem comum.
Faça isso, colocando os vidros dentro de uma caixa de papelão para evitar que eles quebrem.
No entanto, alguns tipos de vidro devem ser descartados em locais específicos, como é o caso de lâmpadas e monitores de TV, computador e tablets. Nesses casos, procure por postos de coleta.
Muitas redes de supermercado possuem programas de coleta de lâmpadas, já no caso de monitores, você pode buscar por coletores em lojas de eletrônicos ou fazendo uma ligação para o SAC da fabricante para se informar do local de descarte correto.
E um esclarecimento importante: objetos cerâmicos e de porcelana não são recicláveis, portanto, não os confunda com os objetos de vidro.
Como descartar vidro quebrado?
E se o vidro quebrou? Muita gente acredita que para vidro quebrado não existe reciclagem. Mas isso é um erro.
O vidro quebrado pode ser reciclado como qualquer outro vidro, afinal de contas, no processo de reciclagem todo o tipo de vidro será moído e triturado, então não faz diferença como ela chega na cooperativa.
Alias, faz diferença sim. Mas a diferença nesse caso é para o catador. O vidro quebrado deve ser bem embalado para que a pessoa que irá manuseá-lo não sofra acidentes.
Portanto, se o prato ou o copo quebrou, embrulhe os pedaços em jornal (ou qualquer outro tipo de papel). Em seguida, coloque esse embrulho dentro de uma caixa de leite ou em uma caixa de papelão e identifique a caixa com o que tem dentro. Ou seja, escreva em letras grandes e em local de destaque alguma frase do tipo “cuidado, vidro quebrado”.
E o descarte de vidro temperado?
Infelizmente, o vidro temperado não pode ser reciclado e vai direto para o aterro quando quebra.
Esse tipo de vidro é comumente utilizado para trazer segurança aos usuários. Isso porque ao quebrar, o vidro temperado não cria pedaços pontiagudos. Ao contrário, ele se transforma em inúmeros caquinhos, sem pontas.
Pela sua maior resistência e durabilidade, o vidro temperado é utilizado em portas, janelas, para-brisas de carro, guarda corpos, escadas e outras estruturas similares.
Contudo, mesmo não sendo reciclado, o vidro temperado deve ser descartado corretamente para não causar acidentes aos catadores.
Por isso, reúna todos os estilhaços com a ajuda de uma pá. Use luvas para não cortar as mãos e não faça isso descalço.
Coloque todos os pedacinhos do vidro temperado dentro de um saco de lixo e, em seguida, coloque o saco dentro de uma caixa de papelão. Novamente, não deixe de identificar a caixa. Escreva “vidro quebrado” ou “cuidado, vidro quebrado”.
Depois leve a caixa para a coleta de lixo semanal.
Se não puder reciclar, reutilize!
Você sabia que nem sempre o vidro precisa ir para a reciclagem? Mas, calma! Não estamos falando para você descartar o vidro no lixo comum.
A ideia aqui é bem diferente.
Muitos tipos de vidro podem ser reaproveitados por você mesmo aí na sua casa.
Ao contrário da reciclagem que transforma completamente um objeto em outro, como, por exemplo, a garrafa de vidro que virou pó de asfalto. A reutilização não muda as características do objeto, você apenas dá a ele uma nova função.
É o caso, por exemplo, da garrafa de suco de uva que se transforma em um vaso ou o pote de massa de tomate que passa a ser um porta tempero.
Isso sem falar na enorme possibilidade de usar garrafas e potes dos mais variados tipos para armazenar mantimentos, deixando a cozinha organizada e bonita.
Essa é uma forma muito interessante também de poupar recursos da natureza, já que, ao invés de comprar um pote de vidro para determinada função, você aproveita aquele que já foi fabricado.
Outra coisa legal é que dá para customizar totalmente as embalagens. Existem opções de garrafas de vidro decoradas, por exemplo, que ficam lindas para enfeitar a cozinha.
Você ainda pode explorar outras ideias de artesanato como decoupage e biscuit.
Depois de todas essas dicas, não tem mais desculpa para jogar o vidro de maneira incorreta no lixo. Estando ele quebrado ou não, você já sabe o que fazer.
Já que você se interessou pelo assunto, veja dicas de reforma sustentável.