A água é o motor da vida nesse planeta. Sem ela, não existiria nada. Nem plantas, nem animais, nem nós, seres humanos.
Esse fato, por si só, já é mais do que suficiente para fazer com que todos se conscientizem da importância de economizar água. Acontece que não fomos educados para problematizar a questão. Desde crianças estamos habituados a ouvir que a Terra é o planeta água, logo, a imaginação pressupõe que esse é um dos recursos mais abundantes do mundo.
Só que não!
Cerca de 97% de toda a água que existe no globo corresponde aos mares e oceanos, ou seja, o maior reservatório que temos é de água salgada. Os outros 3% restantes equivalem a água doce disponível para consumo. No entanto, ainda tem um porém: 2,5% (do total de água doce) correspondem a água congelada.
Resumindo: o que a humanidade tem para consumo equivale a apenas 0,5% de toda a água que existe. Caiu a ficha? Então, vem aprender algumas dicas práticas para economizar e fazer a sua parte! Acompanhe!
Dicas para economizar água na cozinha
Suje menos louça: Quanto menos louça você suja, menos água terá que gastar para lavá-las depois. Mas, como fazer essa mágica? Uma boa estratégia é repensar o modo de conservação dos alimentos. Ao invés de transferir, por exemplo, a sobra do almoço para uma tigela, você pode simplesmente mantê-la na panela. Outra recomendação é apostar no uso de garrafinhas de água ao longo do dia. Assim, você não precisa sujar um copo toda vez que for beber água. Basta encher a garrafa e voilá! Dá para pensar ainda em preparar refeições de uma panela só. Além de mais praticidade, você ainda economiza louça.
Deixe a louça de molho: Mas, mesmo que você evite sujar louça, inevitavelmente sempre vai ter algum prato ou panela na pia esperando por você. Nesse caso, o conselho é manter a louça suja de molho para facilitar a lavagem e poupar água. Para tanto, coloque panelas e tigelas que acumulam mais gordura e resíduos dentro da pia com um pouco de água. Na medida em que as outras louças estão sendo lavadas, essas que estão na pia vão recebendo água com detergente e, aos poucos, começam a soltar a sujeira mais facilmente.
Louças fáceis de lavar: Já pensou em substituir aquela panela de alumínio que gruda tudo por uma panela de cerâmica que fica praticamente limpa depois do uso? Esse tipo de louça facilita o preparo das refeições, mas também te ajuda a economizar água, uma vez que não acumulam tantos resíduos.
Lavadora cheia: Tem uma lavadora de louças? Maravilha! Mas nem pense em usá-la apenas para lavar um prato e um copo. Cada ciclo da lavadora consome aproximadamente 40 litros de água, independente de quanta louça tem lá dentro. Por isso, coloque-a para funcionar quando a capacidade do aparelho já estiver cheia.
Arejador de torneira: Essa peça pequena e bem baratinha, acoplada na parte interna do bico da torneira, faz com que bolhas de ar sejam liberadas junto com a água economizando até 4 litros por minuto.
Reaproveite a água do cozimento: A água que sobrou do cozimento de carnes e legumes pode ser reaproveitada para fazer caldos e sopas.
Deixe os alimentos de molho: Leguminosas, como feijão e grão de bico, precisam ser deixadas de molho antes do cozimento. Primeiro, para eliminar antinutrientes. Segundo, porque você economiza água e gás já que o molho amolece os grãos e torna o processo de cozimento mais rápido.
Filtro no lugar das garrafinhas: Esqueça a ideia de comprar água engarrafada. Ao invés disso, adote o lindo, brasileiríssimo e eficiente filtro de barro. Só para chegar até sua casa, a garrafinha precisou passar por um longo ciclo na cadeia produtiva, o que, inevitavelmente, envolve consumir ainda mais água. Sem falar no plástico que é descartado ao final.
Evite frituras: Esse não é um post sobre alimentação saudável, calma! Mas o hábito de evitar frituras, além de fazer bem para sua saúde, facilita a limpeza da cozinha e, é claro, poupa água.
Sirva na panela: No dia a dia, acostume-se a servir as refeições na própria panela em que foi feito o alimento, assim você reduz a quantidade de louça para lavar.
Torneira fechada: Essa dica de economia de água já é clássica, mas não custa nada repetir: feche a torneira enquanto está lavando a louça. Só isso!
Menos detergente, por favor: Use o mínimo de detergente possível na hora de lavar a louça. Assim, o processo de enxágue é mais rápido e o consumo de água bem menor.
Dicas para economizar água no banheiro
Banhos curtos: O que mais consome água em uma casa é o banho. Um banho de 15 minutos gasta cerca de 240 litros de água. Ao reduzir esse tempo para cinco minutos, o consumo cai para 96 litros de água.
Shampoo e condicionador na medida: Não exagere na quantidade de shampoo e condicionador na hora de lavar o cabelo. Além de danificar suas madeixas, o excesso de produtos exige mais água para o enxágue.
Feche a torneira: Escovar os dentes e fazer a barba com a torneira aberta também representa um enorme desperdício de água. E a solução é a mais simples do mundo: basta fechar o registro.
Instale um regulador de vazão: Assim como os arejadores, o regulador de vazão é uma peça instalada entre a torneira e o início do encanamento. Ele regula a quantidade de água liberada pela torneira, podendo variar entre 8 a 14 litros de água por minuto, dependendo do modelo.
Descarga econômica: Se possível, substitua aquela descarga antiga de parede ou de cordinha por uma caixa acoplada com acionamento duplo, assim você regula a quantidade de água por descarga.
Dicas para economizar água nas atividades domésticas
Dia da roupa suja: Separe um dia da semana para lavar toda roupa de uma vez e evitar o desperdício. Colocar a máquina de lavar para funcionar em baixa capacidade só vai fazer com que o consumo de água e energia aumente.
Vassoura no lugar da mangueira: Se você quer economizar água pra valer, então aposente a mangueira e a substitua pela vassoura.
Regador: Utilize o regador no lugar da mangueira na hora de regar as plantas.
Baldinho pro carro: Você também não precisa de mangueira para lavar o carro. Prefira um baldinho. Ele cumpre muito bem a função e ainda poupa água.
Evite vazamentos: Fique sempre de olho no hidrômetro e na conta de água da sua casa. Se constatar um valor muito acima da média, existe uma grande possibilidade de vazamento nas tubulações. Também verifique se as torneiras e descargas apresentam algum tipo de vazamento. Em caso positivo, faça o reparo com urgência.
Reaproveite água: A água da máquina de lavar, do banho e da chuva podem ser muito bem reaproveitada nas tarefas da casa. A água captada da chuva, por exemplo, pode servir para lavar o carro, o quintal e regar as plantas. Já a água do banho pode ser reaproveitada na descarga, enquanto a água da máquina de lavar pode ser usada para lavar panos de chão e limpar a casa.
Cuide da caixa d’água: Manter a caixa d’água sempre limpa e fechada é importante para conter a água por evaporação e, especialmente, evitar a proliferação do mosquito da dengue. Verifique também se a caixa está com vazamentos e se a boia está funcionando corretamente.
Mudanças de hábito e economia de água
Além das dicas para economizar água que você viu acima, ainda é possível evitar o desperdício a partir de algumas mudanças de hábito no cotidiano.
Tudo porque o consumo de água residencial não é o grande vilão de toda essa história, apenas 8% do consumo mundial de água vai para as residências. Os maiores consumidores de água são os setores da indústria e agropecuária. Só que isso ninguém te conta!
Se você quer economizar água de verdade precisa entender onde está a raiz do problema. Dá só uma olhada nos conselhos a seguir.
Dieta a favor da água
A agropecuária é o setor da economia que mais consome água em todo o mundo. De acordo com a ONU, cerca de 70% de toda a água consumida no planeta vai para o plantio e para a criação de animais de consumo.
Inevitável? Talvez, afinal, comer é preciso. Mas o que você talvez não saiba é que grande parte de toda essa água vai para a criação de animais. Ou seja, ela é consumida indiretamente.
Só para você ter uma ideia, para produzir 1 quilo de carne bovina são necessários 15 mil litros de água. Um hambúrguer consome o equivalente a 2,4 mil litros, enquanto um mísero litro de leite exige mil litros para ser produzido.
Em contrapartida, para produzir 1 quilo de feijão, quantidade suficiente para alimentar mais de uma pessoa, são necessários 359 litros de água. Uma diferença significativa.
Você pode fazer o maior esforço do mundo na sua casa para poupar água, mas vai jogar pelo ralo uma quantidade imensa por causa de um bife ou um copo de achocolatado.
Por isso, se você quer marcar um ponto de verdade com o planeta, considere mudanças na sua dieta e experimente, por exemplo, reduzir o consumo de carne e derivados animais em geral, incluindo leites e ovos. Hoje em dia, existem diversos novos produtos surgindo no mercado com uma proposta verdadeiramente sustentável. Basta fazer pequenas substituições.
Mente minimalista
O outro lado da moeda em relação ao desperdício de água é a indústria. Se a agropecuária corresponde a 70% do consumo de água no mundo, o setor industrial abocanha cerca de 22% desse recurso tão precioso. Aqui, estão incluídos todos as atividades industriais, desde indústrias têxteis até a indústria do petróleo.
Isso significa que todos os bens de consumo da vida moderna exigem água em sua fabricação. Do smartphone à sua calça jeans. Inclusive, você sabia que para produzir uma única calça jeans são consumidos cerca de 5,2 mil litros de água durante toda a cadeira de produção da peça?
Assim, quanto maior for a demanda por novos produtos, maior será a necessidade de consumo de água pela indústria.
Nesse cenário, o estilo de vida minimalista pode ser uma ótima saída. Ao comprar menos, você sinaliza para a economia de que a produção de novos bens não é necessária e, com isso, é possível poupar o uso dos recursos naturais.
É claro que esse é um trabalho de formiguinha, afinal, não adianta apenas um consumidor levantar essa bandeira. Mas quanto mais pessoas se conscientizarem de que uma vida consumista é tóxica e letal para o planeta, melhor.
Produtos sustentáveis
Por mais minimalista que uma pessoa possa ser, uma hora ou outra será necessário comprar alguma coisa.
Nesse momento, no entanto, a orientação é optar por produtos, marcas e empresas com comprometimento e responsabilidade ambiental. Ao investir em marcas que desenvolvam produtos sustentáveis automaticamente, você também estará contribuindo com a economia de água no planeta.
E, então, está disposto a embarcar de verdade nessas dicas para economizar água? Vamos?