Filtro ou purificador de água? Eis a questão!
Se essa dúvida também bate na sua cabeça, então está mais do que na hora de entender a diferença entre esses dois itens indispensáveis para a boa saúde.
Continue acompanhando o post para descobrir qual a diferença entre filtro e purificador e, assim, poder decidir qual a melhor opção para sua família!
Porque você precisa de um filtro ou purificador de água?
Com toda certeza você já deve saber que um adulto precisa ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia. E não pode ser qualquer água!
Deve ser uma água limpa e tratada que garanta a hidratação necessária ao corpo, mas sem a presença de microorganismos danosos à saúde.
Além dos microorganismos, a água filtrada ou purificada (como preferir) também elimina metais pesados e prejudiciais à saúde, como o cloro e o flúor.
Depois de passar pelo processo de filtragem, a água pode ser utilizada tanto para beber (é claro!), mas também para cozinhar, oferecer aos pets, fazer sucos, entre outras utilidades.
Qual a diferença entre filtro e purificador?
Filtro
Quando se fala em filtro muito provavelmente o que vem na cabeça é a imagem clássica do filtro de barro, daqueles que ficavam em cima da pia na casa da vó.
E acredite, o filtro de barro não é apenas um recurso para tratar a água. O filtro de barro é praticamente um patrimônio cultural brasileiro e você já deve ter tomado água dele pelo menos uma vez na vida. Reza a lenda, inclusive, de que essa é uma invenção legitimamente brasileira.
Além do clássico modelo de barro, ainda é possível encontrar no mercado filtros de plástico e inox combinados.
Mas, afinal, o que o filtro tem a oferecer? O filtro de água é uma ferramenta para tratamento doméstico da água, que além de eliminar as impurezas ainda oferece a água sempre na temperatura ideal.
Contudo, esse é um modelo de funcionamento simples, digamos assim. Isso porque o filtro de água funciona apenas com uma vela central por onde a água passa e recebe o tratamento de filtragem e, em seguida, desce para a parte inferior onde finalmente é utilizada.
A vela do filtro consegue reter impurezas, mas não consegue eliminar por completo certos tipos de bactérias e elimina apenas parcialmente alguns tipos de metais pesados, como flúor, cloro, alumínio e chumbo. A estimativa, segundo estudos, é que o filtro de barro consiga reter em torno de 95% dessas impurezas presentes na água.
Em alguns casos, dependendo do tipo de vela, como é o caso da vela com prata coloidal, a filtragem é mais completa e capaz de reter com maior eficiência as impurezas.
Então o filtro de água não funciona? Sim, ele funciona! Mas é recomendado para residências que já recebam água previamente tratada.
Para funcionar direitinho, o filtro também precisa estar sempre limpo e com a vela trocada periodicamente, cerca de três em três meses.
Vantagens do filtro de barro
- Baixo custo;
- Elimina impurezas;
- Mantem a temperatura da água sempre no ponto ideal (no caso dos filtros de barro);
- Não precisa de energia elétrica para funcionar.
Desvantagens do filtro de barro
- Não elimina totalmente bactérias e metais pesados (em torno de 95%);
- Precisa de limpeza constante;
- Exige a troca da vela periodicamente;
- Necessário encher o filtro, uma vez que ele não se abastece sozinho;
- Indicado para casas que recebem tratamento prévio da água.
Purificador
O purificador de água é uma alternativa moderna ao filtro de barro. O sistema de filtragem é realizado de modo integrado ao sistema de abastecimento de água, ou seja, não é necessário o abastecimento, uma vez que o purificador se alimenta automaticamente.
Nesse sistema, a água passa por um tipo de refil, geralmente fabricado em microfibra, responsável pela primeira triagem do processo de filtragem. Nesse refil são retidas partículas maiores como grãos de areia, terra e outros sedimentos que possam estar na água.
Em seguida, a água passa por uma câmara de carvão ativado com prata coloidal. É aí que a purificação acontece. A combinação dessas duas substâncias é capaz de reter até 99,9% das bactérias e metais pesados, eliminando também odores e sabores que, por ventura, possam estar presentes na água.
Vantagens
- Eliminação mais completa e eficiente de bactérias, metais pesados e microorganismos;
- Não necessita de abastecimento, tornando-se mais prático no dia a dia;
- Pode ser utilizado com segurança em casas que são abastecidas por água de poço ou em cidades onde o sistema de tratamento de água não é adequado.
Desvantagens
- Necessita de energia elétrica;
- Tem custo maior quando comparado aos filtros tradicionais;
- Precisa de instalação e possivelmente contratação de mão de obra.
Qual a melhor opção: filtro ou purificador?
Como você pode perceber, tanto o filtro, quanto o purificador possuem vantagens e desvantagens.
Em termos de eficiência na filtragem de água, ambos possuem praticamente a mesma qualidade. No caso do filtro de barro, a recomendação é optar por uma vela de filtragem com prata coloidal para aumentar o poder de eliminação de microorganismos e metais.
Já no quesito custo, o filtro de barro ganha em disparada. Isso sem falar no fato dele não depender de energia elétrica para funcionar, fazendo com que você economize ainda mais.
No entanto, ele perde para a praticidade, uma vez que exige manutenção da vela e limpeza constante para garantir a purificação da água, o que não acontece com o purificador. Ele também não é indicado para uso em casas abastecidas com água de poço.
Portanto, se a sua busca é por algo eficiente e barato, invista no filtro de barro. Mas se você procura algo eficiente e prático, então sua melhor opção é o purificador!