Lavar, passar, cozinhar, dar comida pro cachorro… a lista de coisas para fazer em uma casa parece infinita, não é mesmo? Mas é possível descomplicar de um jeito simples e justo. Sabe como? Com a divisão de tarefas domésticas.
Dividir tarefas é a melhor solução para que todos saiam ganhando no final. A casa fica limpa, ninguém precisa se matar de trabalhar e ainda sobra tempo para se dedicar a atividades de lazer e descanso.
Bora lá então ver as dicas e colocar essa divisão de tarefas domésticas para funcionar? Acompanhe.
Como dividir as tarefas domésticas entre casal?
Sabe aquele tempo em que as mulheres faziam tudo sozinhas dentro de casa? Então, esse tempo ficou no passado!
Hoje, homens e mulheres possuem a mesma responsabilidade nas tarefas domésticas e precisam dividi-las por igual até mesmo para garantir um bom relacionamento.
Mas se você tem dúvidas de como fazer isso veja as dicas que separamos a seguir:
Conversem primeiro
Tudo sempre deve começar no diálogo. Não defina nada sozinho ou sozinha. Espere seu companheiro chegar e chame-o para um bate papo.
A ideia é explicar a necessidade da divisão de tarefas e como isso pode ser positivo para ambos.
Nesse momento aproveite também para ouvir o outro e juntos definirem as preferências na limpeza da casa.
Tem gente que prefere lavar roupa, outros preferem limpar a cozinha. Fica mais fácil planejar a divisão de tarefas se cada um fizer aquilo que tem mais facilidade e habilidade.
E aqui é importante deixar o preconceito de lado. Muitos homens, por exemplo, gostam de planejar o cardápio da semana, enquanto existem mulheres que preferem lavar o quintal.
Anotem tudo o que precisa ser feito
Ainda durante o bate-papo entre o casal é importante anotar tudo (absolutamente tudo) que envolve o cuidado com a casa, incluindo até mesmo o passeio com o pet, as idas ao supermercado e o planejamento do cardápio da semana.
Para facilitar essa anotação vocês podem dividir, em um primeiro momento, as tarefas por periodicidade, ou seja, aquelas que precisam ser feitas todos os dias, como lavar a louça, daquelas que podem ser feitas mensalmente, como lavar o quintal.
Depois vocês ainda podem criar uma subdivisão dentro dessas tarefas dividindo-as por cômodo, caso achem mais fácil fazer a limpeza dessa maneira.
O importante é não esquecer nada.
Divida as tarefas por grau de complexidade
Assim que estiver com tudo anotado comecem a dividir as tarefas pelo grau de complexidade, afinal, não é justo que apenas um fique com o serviço mais pesado.
Enquanto um lava o banheiro, o outro pode limpar os vidros e assim por diante. Mas lembre-se que essa divisão deve obedecer as habilidades e a disponibilidade de cada um.
Tarefas diárias, semanais e mensais
Outra coisa fundamental é dividir as tarefas domésticas pela periodicidade, assim ninguém fica sobrecarregado.
Pegue todas as tarefas diárias e divida entre o casal. Depois faça o mesmo com as tarefas semanais, mensais e até mesmo as anuais.
Faça um cronograma
O próximo passo é montar um cronograma já com as tarefas divididas por periodicidade e complexidade.
Esse cronograma precisa ficar acessível e disponível para ambos.
Uma dica legal é sempre comunicar o parceiro na impossibilidade de realizar alguma das tarefas anotadas, assim o outro não fica na expectativa, levando a desentendimentos desnecessários.
Use apps para sincronizar as agendas
Você sabia que existem aplicativos para divisão de tarefas domésticas? Eles quebram um tremendo galho, já que é possível anotar todas as atividades que precisam ser cumpridas e quem é responsável por cada uma delas.
Esses aplicativos ainda permitem o compartilhamento do cronograma entre o casal, assim o outro é notificado quando alguma das tarefas for finalizada.
Cumpra com o combinado
Não existe nada pior do que alguém que não cumpre combinados. Não seja essa pessoa. Se você precisa realizar um número determinado de tarefas por dia, faça isso.
Caso não consiga, avise seu parceiro e explique a situação. Pode ser que na próxima vez seja o seu parceiro que precise de um favor e assim ninguém fica em débito com ninguém.
Como dividir as tarefas domésticas em família?
Pode ser que na sua casa morem mais pessoas. Nesse caso também é possível fazer a divisão de tarefas domésticas.
As dicas que vamos passar a seguir funcionam tanto para casais com filhos, para pessoas que ainda moram com os pais ou para quem divide casa ou apartamento com amigos. Confira.
Reúna toda a família
Comece reunindo toda a família para propor a divisão de tarefas de modo justo e democrático. Ouça a todos, avalie as habilidades de cada um e antes de dividir as tarefas certifique-se de que todos estão de acordos.
A reunião de família também ajuda a esclarecer quem será responsável pelo quê enfatizando a importância da divisão das tarefas para que ninguém da casa fique sobrecarregado.
Tempo e disponibilidade
Em uma casa com mais pessoas é importante avaliar o tempo e a disponibilidade de cada um na hora de dividir as tarefas.
Sempre vai existir aquela pessoa que passa mais tempo em casa e aquela que passa o dia todo fora.
Nesses casos vale propor que a pessoa com mais tempo livre realize mais atividades, mas de menor complexidade, enquanto a que passa mais tempo fora realize menos tarefas só que mais complexas, como forma de equilibrar o trabalho.
Divida as tarefas por faixa etária
Outra coisa importantíssima na hora de fazer a divisão de tarefas domésticas em família é observar a faixa etária de cada um.
Adultos quase sempre abraçam a maior parte das responsabilidades, principalmente aquelas que são mais difíceis de serem executadas, que envolvem manipular produtos químicos ou manusear ferramentas.
Já as crianças devem entrar na rotina de tarefas domésticas a partir do grau de entendimento e capacidade motora. Os idosos, por sua vez, precisam ser respeitados em suas condições físicas, mantendo-os a cargo de tarefas mais simples e de baixa complexidade.
A seguir listamos algumas ideias de tarefas domésticas para crianças para cada faixa etária, acompanhe:
Crianças até 4 anos
A partir dos dois anos, as crianças podem começar a ajudar, do jeitinho delas, a criar responsabilidade nas tarefas da casa. Entre as atividades possíveis de serem desenvolvidas entre os dois e os quatro anos são:
- Guardar os brinquedos;
- Tirar o prato da mesa;
- Guardar sapatos;
- Colocar roupa suja no cesto;
- Ajudar a por a mesa;
- Tirar a própria roupa para tomar banho;
Crianças de 5 a 8 anos
Entre os cinco e os oito anos de idade a criança desenvolve melhor a coordenação motora e ganha maior capacidade de discernimento, sendo possível executar tarefas como:
- Todas as atividades anteriores;
- Dar comida ao pet;
- Arrumar a cama;
- Recolher o lixo;
Crianças de 9 a 11 anos
Além de todas as atividades citadas anteriormente, as crianças entre 9 e 11 anos podem ser responsáveis por tarefas mais complexas, como:
- Lavar louças simples, como a do café da manhã;
- Preparar o próprio lanche;
- Levar o lixo para fora;
- Dobrar a roupa limpa;
- Organizar o próprio armário e gavetas;
- Tirar o pó dos móveis;
Crianças de 12 a 14 anos
Entrando na fase da pré-adolescência e adolescência é possível inserir as crianças em atividades que envolvam maior responsabilidade, como:
- Levar o cachorro para passear;
- Aspirar a casa;
- Varrer o chão;
- Limpar o banheiro;
- Preparar refeições;
- Ajudar a cuidar dos irmãos menores;
- Ir na quitanda ou mercadinho.
Rotina e recompensas
Para garantir o empenho e a dedicação das crianças na realização das tarefas domésticas vale a pena contar com um sistema de recompensas.
Nele, as crianças são premiadas ao final da semana caso cumpram com todas as atividades combinadas.
A premiação fica a cargo dos pais, podendo ser desde um tempo extra no celular ou no vídeo game até um passeio em família ou um jantar especial.
Faça um quadro ou mural onde é possível anotar tudo o que foi combinado e tudo o que a criança realizou ao longo do dia.
No entanto, aqui vai um alerta: para que tudo saia como planejado, tanto as crianças, quanto os pais precisam seguir o que foi programado.
Se a criança cumprir tudo o que precisava e não receber a recompensa ela vai acabar desmotivada. Assim como também não é coerente que ela seja recompensada mesmo não cumprindo todas as tarefas.
Divisão de tarefas domésticas: transforme obrigação em diversão!
Independentemente se as tarefas domésticas serão dividas entre o casal, entre os filhos ou entre amigos, uma coisa é certa: o momento de realizar as atividades não precisa, nem deve ser chato.
Para a faxina mensal convoque todos para um dia de descontração. Escolham uma playlist animada para a faxina e ouse até mesmo servir petiscos durante o momento da limpeza.
Ao final, você ainda pode convidar todos para jantar fora ou curtir uma sessão de cinema. O que acha da ideia? Todo mundo vai ficar contente e animado para o próximo dia de faxina.