Quer pagar menos na sua conta de energia elétrica? Então você precisa descobrir quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia. Afinal, são eles que fazem sua conta subir nas alturas.
Mas, calma! Não precisa se desfazer do que já tem em casa ou deixar de usar aqueles aparelhinhos que facilitam a rotina do dia a dia.
O truque é saber fazer uso dos aparelhos de modo inteligente e funcional. Dá só uma olhada nas dicas a seguir e planeje um consumo consciente de energia elétrica aí para sua casa!
Como saber quais eletrodomésticos mais consomem energia?
Todo eletrodoméstico consome energia elétrica. A diferença é que alguns consomem muito, enquanto outros consomem pouco. E para descobrir de onde vem o alto consumo você precisa se atentar para dois itens básicos: a potência do aparelho e o tempo de uso ao longo do mês.
Isso significa que um aparelho de alta potência pode não fazer grande diferença no final do mês, já que ele é pouco utilizado, como o ferro de passar. Ao mesmo passo que um aparelho de baixa potência pode impactar a conta, uma vez que ele é usado 24 horas por dia, como é o caso da geladeira.
Para entender quanto cada aparelho eletrônico consome é necessário fazer um cálculo simples. Você vai precisar saber qual a potência do aparelho para em seguida multiplicar pelo número de horas em que ele permanece ligado por dia e, na sequência, multiplicar novamente só que dessa vez pelo número de dias ao mês.
Por exemplo, suponha que você deseje descobrir quanto sua geladeira consome mensalmente de energia elétrica. Para tanto, faça o seguinte: 250W (potência média da maioria das geladeiras) x 24 (total de horas que o aparelho permanece ligado por dia) x 30 (quantidade de dias que o aparelho fica ligado em um mês). O resultado você divide por mil.
Resumindo: 250 x 24 x 30 = 180.000 / 1000 = 180. Ou seja, a sua geladeira consome 180 Kwh/mês.
Só para efeito de comparação, um ferro de passar roupa possui potencia média de 1200W, praticamente 5 vezes mais que uma geladeira. No entanto, você não deixa o ferro ligado 24 horas por dia, 30 dias por mês. Portanto, mesmo tendo uma alta potência, o consumo será bem inferior.
Se você passar roupa apenas uma vez por semana, mantendo o ferro ligado por apenas 1 hora, então o consumo no final do mês, de acordo com o cálculo apresentado acima, será de apenas 4,8 Kwh/mês.
Viu a diferença? Portanto, não se assuste com o aparelho só de ver a potência dele. Analise os outros fatores e, principalmente o seu estilo de vida, afinal, cada casa tem suas próprias necessidades e os aparelhos são utilizados de modo muito particular.
Eletrodomésticos que mais consomem energia
Agora que você já sabe como descobrir quais eletrodomésticos mais consomem energia, selecionamos os aparelhos campeões no ranking do consumo. Assim você saberá como fazer uso deles de modo inteligente. Lembrando que os valores de consumo podem variar para mais ou para menos, dependendo da marca e da potência de cada aparelho. Confira:
1. Ar condicionado
O ar condicionado, sem dúvida nenhuma, é o eletrodoméstico que mais consome energia em uma casa. Um aparelho padrão com potência de 2000W, caso fique ligado todos os dias por 8 horas, consome cerca de 480 Kwh/mês.
O tamanho do aparelho de ar condicionado é o que mais faz diferença por aqui. Escolher, portanto, um modelo de tamanho adequado ao ambiente que será climatizado é a melhor solução.
2. Geladeira
É praticamente impossível viver sem geladeira, certo? No entanto, esse é o segundo aparelho eletrodoméstico que mais consome energia elétrica.
Mesmo tendo uma potência considerada baixa, cerca de 250W, em média, a geladeira é um dos poucos aparelhos que deve ser mantida ligada 24 horas por dia. É isso é que faz seu consumo disparar. Uma geladeira pode consumir cerca de 180Kwh/mês.
3. Chuveiro elétrico
Não podíamos passar por essa lista sem falar do chuveiro elétrico, outro aparelho que sempre aparece quando o assunto é redução de energia. Contudo, ao contrário da geladeira, o consumo desse aparelho pode ser completamente adaptável e moldável na rotina dos moradores, a fim de obter uma economia no consumo ao final do mês.
Um chuveiro com 5000W de potência consome cerca de 165 KWh/mês considerando uma família de quatro pessoas, onde cada banho dura em média 15 minutos, totalizando uma hora por dia. Para economizar não tem outro jeito senão banhos mais curtos.
4. Cooktop elétrico
Por essa você não esperava! O cooktop elétrico, conhecido também como cooktop por indução, é o quarto eletrodoméstico que mais consome energia.
Com um consumo médio de 45 Kwh/mês, considerando uma hora de uso diário, o aparelho, no entanto, não precisa se tornar um problema. Para poupar energia, você pode cozinhar mais alimentos de uma única vez ou, ainda, aproveitar a mesma panela onde está cozinhando o arroz, por exemplo, para cozinhar alimentos no vapor.
5. Televisão
Você e sua família assistem muita TV ao longo do dia? Então saiba que nesse caso, a televisão também pode estar contribuindo para o aumento da sua conta de energia elétrica.
Esse aparelhinho inofensivo, quando ligado por mais de 5 horas por dia, consome cerca de 30 Kwh/mês. Portanto, que tal encontrar outras formas de entretenimento para poupar uma graninha no final do mês?
6. Forno elétrico
O forno elétrico, assim como o cooktop, também consome energia elétrica de modo considerável. Caso o aparelho fique ligado por uma hora todos os dias, ao longo de um mês inteiro, ele vai consumir cerca de 15 Kwh/mês.
O jeito é aproveitar o forno para preparar mais de um prato, assim, o consumo é melhor distribuído e você evita ligar o aparelho novamente ou no outro dia.
7. Forno micro-ondas
O forno micro-ondas é super prático, não é? O problema é que ele também está na lista dos aparelhos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica.
Com um consumo médio de 14 Kwh/mês, caso fique ligado por 20 minutos todos os dias, o micro-ondas pode ser substituído pelo fogão tradicional para preparos rápidos e simples.
8. Secadora de roupa
Sim, a secadora de roupa também pode elevar a taxa da conta de luz. Se você usar o aparelho por 1 hora, cerca de oito dias ao mês, o consumo será de 14 Kwh/mês.
Então, priorize o uso do aparelho apenas naqueles dias mais frios do ano. Use e abuse do sol para secar suas roupas!
9. Aspirador de pó
O aspirador de pó é outro eletrodoméstico que salva vidas na rotina e deixa a casa bem limpinha sem levantar poeira, como acontece com a vassoura. No entanto, ele pode pesar no final do mês. Estima-se que um aspirador de pó ligado por 20 minutos todos os dias do mês represente um gasto de 7,17 kwh/mês.
Quer bancar esse conforto? Então o jeito é equilibrar o uso entre o aspirador e outros aparelhos.
10. Máquina de lavar roupa
Como viver sem a máquina de lavar roupa, não é mesmo? Outra super facilitadora da vida moderna. O bom é que esse é um dos eletrodomésticos com menor consumo de energia elétrica, chegando a alcançar cerca de 1,76 kwh/mês, caso seja utilizada por 1 hora ao dia durante 12 dias por mês.
E o stand-by?
Alguns aparelhos mesmo quando não estão sendo utilizados continuam consumindo energia elétrica. Esse é o famoso modo stand-by, muito comum em aparelhos que ficam com aquele luzinha acesa, como o micro-ondas, o receptor da TV a cabo, a base do telefone sem fio ou do aspirador robô.
Mesmo apresentando um consumo baixo, esses aparelhos em stand-by, quando somados podem causar um impacto na sua conta de energia. Por isso, procure manter esses aparelhos desligados quando não estiverem em uso.
Dicas para economizar energia elétrica
Dá para economizar energia elétrica ainda mais? Sim! E para isso trouxemos a seguir alguns conselhos bem espertos para você conferir, olha só:
- Ao adquirir um novo produto, procure o selo Procel e avalie o quanto o aparelho consome de energia elétrica. Busque por aqueles com classificação energética alta, como os de categoria A ou A+;
- Evite usar a máquina de lavar e de secar na capacidade mínima. Espere até obter uma quantidade razoável de roupas e lave tudo de uma vez;
- Tente aproveitar ao máximo o calor residual desligando o forno alguns minutos antes do tempo de cozimento terminar;
- Geladeira não é televisão, lembra dessa frase? Então não fique abrindo o aparelho sem necessidade. Cada vez que você faz isso, o pico de consumo aumenta;
- O acúmulo de gelo reduz a eficiência do congelador e geladeira, fazendo com que se consuma mais energia, por isso, tente descongelá-los regularmente;
- Mantenha a vedação do forno e geladeira em bom estado, pois vazamentos aumentam o esforço dos aparelhos para manter a temperatura interna;
- Não use o ferro de passar apenas para uma única peça. Isso consome muita energia. Deixe um dia da semana para passar toda a roupa acumulada;
- Não custa nada reforçar que banhos curtos e mornos fazem bem para a pele, para o cabelo, para o meio ambiente e para o seu bolso! Não use o momento do banho para meditar, faça isso em outro lugar;
- Alguns aparelhos possuem modo econômico. Já pensou em usá-los sempre que possível para reduzir o consumo de energia?
- Sabe o carregador que fica na tomada sem o celular? Ele está consumindo energia para nada. Coloque-o na tomada apenas quando for necessário;
Agora que você já sabe quais eletrodomésticos mais consomem energia é só seguir as dicas e economizar no final do mês! O planeta também agradece o seu esforço!