A sala já tem sofá, rack, TV, tapete e cortinas, mas você olha para ela e sente que está faltando algo, não é mesmo? Esse algo a mais são os enfeites para sala. Eles dão o toque final à decoração e arrematam a proposta que foi idealizada lá no começo.
Mas como escolher os enfeites para sala? Parece algo simples, mas diante de tantas opções e possibilidades, essa tarefa acaba se tornando um pouco complexa e sempre resulta naquela pitada de insegurança “será que estou no caminho certo?”. Pois foi pensando justamente nisso que esse post foi escrito. Trouxemos um guia simples e prático de como decorar a sala com enfeites para você acabar com todas as suas dúvidas. Vem conferir com a gente:
Enfeites para sala: dicas para acertar na escolha
Antes de mais nada analise o tamanho da sua sala de estar. Se ela for pequena, o mais recomendado é optar por poucos enfeites e que sejam preferencialmente funcionais. Mas se a sala for ampla e espaçosa é possível deixar a imaginação voar mais alto e buscar por diferentes tipos de enfeites.
A princípio não existe uma regra do que pode e o que não pode ser usado na sala de estar. O que vale mesmo é o bom senso, noções de proporção e, claro, considerar o seu estilo e personalidade na hora da escolha dos enfeites. Inclusive, essa última é a parte mais importante, afinal o ambiente precisa estar de acordo com o estilo predominante da decoração – moderno, rústico, clássico, etc – que, consequentemente, acaba refletindo no seu estilo pessoal.
Onde usar os enfeites para sala
Depois de analisar o tamanho da sala e o estilo que predomina no ambiente é importante planejar onde cada enfeite ficará. Você pode optar por alguns lugares tradicionais, que nunca falham, como parede, mesa de centro, prateleiras e rack ou, então apostar em espaços menos comuns para colocar o enfeite. Tudo isso vai depender do seu gosto pessoal e, como mencionado acima, não existem regras.
Quais enfeites para sala usar?
Acompanhe agora uma pequena lista de enfeites que nunca saem moda e ajudam a decorar a sala como ninguém:
Almofadas e mantas
Se você deseja apostar em uma decoração moderna e funcional invista em almofadas e mantas, especialmente se a sua sala for pequena. Esses objetos dão um toque especial e todo aconchegante para o ambiente, sem contar que estão disponíveis em diferentes versões de cores, estampas e tecidos. Use-as sobre o sofá, poltronas ou até mesmo “jogadas” no chão da sala para criar um ar despojado e informal.
Cestos
Os cestos estão com tudo na decoração de interiores. Os mais utilizados são os de vime, palha e crochê, esse inclusive é uma grande tendência. Os cestos podem servir para acomodar mantas, livros, revistas e outros pequenos objetos do dia a dia que normalmente ficariam perdidos no meio da sala. Você pode colocar o cesto ao lado do sofá, próximo ao rack ou encostado em alguma parede.
Quadros
Os quadros são praticamente uma unanimidade na decoração de salas de estar. No entanto é preciso tomar cuidado para não exagerar na escolha. Se a sua sala for pequena, dimensione o quadro na proporção da parede, agora se a sala for grande pode apostar em quadros maiores e de cores ainda mais vibrantes. A escolha das figuras e imagens do quadro vai depender do seu gosto pessoal e do estilo que você deseja imprimir na sala. Atenção também para a moldura. Salas de estilo clássico pedem quadros com molduras grossas e rebuscadas, já as salas modernas e minimalistas se encaixam melhor com quadros de moldura fina e em cores neutras como preto e branco.
Vasos e tigelas
Outra opção interessante é decorar a sala com vasos e tigelas. Esses objetos podem ser usados sobre o rack, mesas de centro ou mesas laterais. Você ainda pode optar por deixá-los vazios ou preenchê-los com frutas e flores, por exemplo.
Bandejas
As bandejas são ótimas para acomodar pequenos objetos decorativos, como velas, vasinhos de planta e porta retratos. Atualmente existe uma diversidade enorme de bandejas para você escolher aquela que mais combina com o seu ambiente. Na hora de acomodá-la na sala, a dica é aproveitar o espaço sobre o rack ou a mesinha de centro.
Plantas
As plantas são grandes aliadas da decoração e sempre que possível abra um espaço para elas. Na sala de estar elas trazem conforto visual, inspiram aconchego e renovam o ar, literalmente. O uso das plantas na decoração também é muito versátil, você pode usá-las de modo suspenso, criar um jardim vertical ou colocá-las diretamente sobre o rack ou a mesa de centro. Outra opção é investir em vasos maiores e apoiá-las no chão. Contudo, se as plantas naturais fogem da sua realidade, use vasos com espécies artificiais. O importante é trazer esse conforto verde para dentro da sala.
Abajures e luminárias
Os abajures e as luminárias também podem contribuir com a decoração da sua sala, além de garantir aquele reforço na iluminação. Escolha aquele que mais combine com a decor e pronto.
Porta retratos
Os porta retratos são aquele tipo de enfeite carregados de boas energias. Eles nos fazem recordar de bons momentos e pessoas queridas. Por isso não os deixe de lado. Se a sua sala for grande é possível contar com mais de um, mas se a sala for pequena não abuse na quantidade.
Coleção de objetos
Uma coleção de objetos pode ser interpretada aqui como dois ou mais objetos do mesmo tipo, como estatuetas e outros pequenos bibelôs. Acomode-os juntos sobre o rack ou as prateleiras, por exemplo. Cabe ainda nesse tópico aquelas recordações de viagens que nunca sabemos onde colocar. Você pode criar um cantinho especial na sua sala dedicado somente para elas.
Velas
As velas são outro elemento que se encaixa no quesito decorativo e funcional. Elas são bonitas, mas ao mesmo tempo também perfumam e iluminam o ambiente. Você pode optar por usá-las em conjunto ou quem sabe ainda dentro de lanternas.
Livros
Não precisa criar uma biblioteca na sala de estar, mas um livro ou outro na decoração sempre vai bem. Deixe os seus títulos preferidos – e aquele que está lendo no momento – sobre o rack ou mesinha de centro.
Resumindo, você não precisa gastar uma fortuna para decorar a sala usando enfeites. É possível criar uma decoração bonita, funcional e que atenda aos seus gostos pessoais sem fazer muito esforço. E se desejar, você ainda tem a opção de fazer os próprios enfeites, a internet está cheia de dicas e tutoriais.
Mas o post ainda não acabou. A seguir você confere uma seleção de fotos de enfeites para a sala que te ajudarão a criar sua própria decoração. Vem ver:
60 modelos de enfeites para sala para você conferir
Imagem 1 – Bandeja de vidro com detalhes em dourado para reunir em um único lugar todos os seus bibelôs.
Imagem 2 – Entre todos os objetos decorativos, o abajur foi o escolhido para ser o destaque da sala
Imagem 3 – Elementos da moda para compor a decoração: flamingos e abacaxis.
Imagem 4 – Sem muito espaço na sala? Invista em enfeites de parede.
Imagem 5 – Planta, livros e uma bela ametista iluminada para criar um cantinho cheio de boas energias na sala.
Imagem 6 – Nessa sala o sofá já é um grande elemento decorativo, por isso a opção foi por enfeites discretos e que se harmonizam com o móvel.
Imagem 7 – Já por aqui, a mesa de centro foi a responsável por reunir os enfeites.
Imagem 8 – Sala grande combina com estante repleta de enfeites, mas lembre-se que eles precisam ter um significado especial para você.
Imagem 9 – Crie um cantinho cheio de personalidade na sala; aqui, o espaço foi aproveitado para um mini bar, quadros e prateleiras.
Imagem 10 – A cor dos enfeites também é importante, repare que nessa sala eles conversam diretamente com o rack em formato de mala.
Imagem 11 – Cesto e tapete na mesma sintonia.
Imagem 12 – Proporção e distribuição correta dos enfeites: esse é o segredo de uma sala bem decorada.
Imagem 13 – Elementos inusitados também podem fazer sucesso na sala, como mostra a imagem a seguir.
Imagem 14 – O vaso de figueira lira e o cachorrinho de cerâmica recebem quem chega a essa sala.
Imagem 15 – Personalidade e estilo próprio: não se esqueça disso ao pensar na decoração.
Imagem 16 – As flores cabem em qualquer proposta de decoração.
Imagem 17 – O cantinho ao lado do sofá acomodou os enfeites dessa sala.
Imagem 18 – Aposte em enfeites de material natural para trazer aquele toque rústico e aconchegante para a sala.
Imagem 19 – Tudo em lugar só e muito bem organizado.
Imagem 20 – Varal de lâmpadas, livros, instrumentos musicais, o que mais você consegue localizar nessa sala? Apesar da quantidade de enfeites a decoração não ficou poluída.
Imagem 21 – Despojada, étnica e jovial: tem enfeite para diferentes gostos nessa sala.
Imagem 22 – Nessa sala, os enfeites refletem a sobriedade e elegância do restante da decoração.
Imagem 23 – Alguns livros, almofadas e um quadro alegre e cheio de vida formam a decoração com enfeites dessa sala.
Imagem 24 – Se combina com você, combina com a sua sala.
Imagem 25 – Um quadro de luz também pode ser um enfeite para sala interessante, sem contar que é diferente e criativo.
Imagem 26 – Quer decorar com nichos? Então escolha enfeites para sala que se encaixem no espaço e lembre-se de deixar alguns respiros entre eles para não sobrecarregar a sala.
Imagem 27 – Sala com paleta de cores bem definida.
Imagem 28 – Esse é um daqueles típicos enfeites para sala que você mesmo pode fazer.
Imagem 29 – Poucos, mas expressivos objetos.
Imagem 30 – Nichos vazados com moldura dourada para acomodar os enfeites para sala.
Imagem 31 – Equilibre a quantidade de enfeites para sala de acordo com o tamanho da mesa.
Imagem 32 – Repare como o toque verde das folhas faz diferença na decor.
Imagem 33 – Diretamente no chão: as plantas podem ser usadas de diferentes maneiras na decoração.
Imagem 34 – Caso utilize enfeites para sala marcantes e de grande impacto, coloque ao redor objetos menores.
Imagem 35 – Para a sala de estilo escandinavo, a opção foi por enfeites de madeira.
Imagem 36 – Seleção de fotos na parede.
Imagem 37 – Quer uma forma diferente de expor os objetos? Coloque-os dentro do armário, isso, é claro, se a porta for de vidro, como no exemplo abaixo.
Imagem 38 – Enfeites para uma sala acolhedora.
Imagem 39 – E para a mesa com tampo de mármore apenas um vaso de flores e uma chaleira rosé gold.
Imagem 40 – Quando se tem crianças na casa os brinquedos passam a fazer parte da decoração, não tem jeito.
Imagem 41 – Sala clean e minimalista tem enfeite? Sim, mas bem poucos e expressivos.
Imagem 42 – Uma boa opção é usar enfeites para sala apenas na parede.
Imagem 43 – Dentro do rack, os enfeites para sala ficam protegidos da poeira.
Imagem 44 – O estilo retrô predomina nessa seleção de enfeites para sala.
Imagem 45 – Decore com espelhos, nunca é demais.
Imagem 46 – Sala ampla, mas com enfeites dispostos de modo pontual.
Imagem 47 – Se você é fã de livros pode apostar em uma decoração exclusiva com eles.
Imagem 48 – Deixe que os objetos do dia a dia se integrem a decoração, como é o caso do violão da imagem abaixo.
Imagem 49 – Nessa sala, a parede de tijolinhos ganhou apenas um quadro; o corredor é que ganha mais responsabilidade na decoração.
Imagem 50 – Use os enfeites para sala como forma de integrar ambientes.
Imagem 51 – E sempre que possível opte por elementos que favoreçam as dimensões da sala, como é o caso desse tapete que ajuda a dar profundidade ao ambiente.
Imagem 52 – Aqui, o destaque da decoração fica por conta do filtro dos sonhos.
Imagem 53 – Quando uma planta natural não é possível, invista em plantas artificiais estilizadas, como esse cacto.
Imagem 54 – Mas quando a sua rotina permite, não deixe de inserir vasos naturais.
Imagem 55 – Enfeites para sala simples, mas capazes de expressar a personalidade do morador.
Imagem 56 – Salas de tons neutros podem abusar de enfeites em cores vivas.
Imagem 57 – O verde das plantas se sobressai nessa decoração de tons neutros.
Imagem 58 – No primeiro plano, os olhos se atraem para as almofadas, já mais ao fundo são os nichos de madeira com plantas que chamam a atenção.
Imagem 59 – Que tal mesclar uma decoração adulta e infantil na sala? Assim você contempla todos os moradores da casa.
Imagem 60 – Dois sóis para trazer ainda mais vida e dinamismo a essa sala de tons laranjas.