O envidraçamento de sacada tem se tornado um recurso cada vez mais comum em casas, mas, sobretudo, em apartamentos.
Esse sistema traz inúmeros benefícios aos moradores e ao imóvel. Mas se você ainda está na dúvida se deve ou não optar pelo envidraçamento, continue nesse post com a gente que vamos esclarecer dúvidas importantes.
Porque investir no envidraçamento de sacada?
Espaço extra
Um dos primeiros (e melhores) motivos para você investir no envidraçamento de sacada é o ganho de espaço, principalmente para quem mora em apartamento.
A varanda aberta nem sempre é bem utilizada. Em dias de verão, ela pode receber sol demais, o que não é nada confortável. Por outro lado, em dias de inverno, a varanda fica sujeita a ventos frios, garoa e chuva.
Ou seja, acaba sendo um espaço inutilizado ou subutilizado da casa. Mas quando você faz o envidraçamento, um ambiente novo pode surgir na varanda.
Se ela for integrada a sala, por exemplo, você pode remover a porta e fazer a conexão entre os ambientes, tornando o espaço muito mais amplo e aproveitável. Dá até para montar a sala de jantar nesse espaço.
Já se a varanda fica junto ao quarto, ela pode ser aproveitada para um home office, biblioteca ou um cantinho de leitura.
Proteção contra chuva e ventos
O vidro é um material que oferece ótima vedação, sem bloquear a passagem da luz, o que o torna perfeito para varandas.
Isso faz com que a chuva e os ventos fiquem do lado de fora, mas a vista e a luminosidade continuem passando para dentro de casa.
Com isso, você pode usar o espaço tranquilamente sem medo de que as mobílias, os tapetes ou outros objetos decorativos estraguem na presença da umidade.
Menos pó dentro de casa
O envidraçamento traz ainda a grande vantagem de evitar a entrada de poeira e poluição para dentro de casa.
Quem mora em apartamento nos grandes centros sabe que a sujeira é inevitável. Mas o vidro bloqueia tudo isso.
O resultado é uma casa mais fácil, prática e rápida de limpar.
Conforto térmico
O envidraçamento de varanda também oferece conforto térmico. Isso porque grande parte dos vidros utilizados possui proteção UV, o que impede a entrada dos raios solares.
Além de deixar o ambiente mais agradável, essa proteção UV ainda favorece os móveis e os demais elementos presentes na varanda, já que os raios solares provocam o envelhecimento e a perda da coloração desses objetos.
Conforto acústico
O barulho é um dos principais problemas de quem mora nas grandes cidades, certo? Mas isso pode ser resolvido (em grande parte) com o envidraçamento da varanda.
O vidro bloqueia naturalmente boa parte do som que vem de fora. Mas se você deseja trazer ainda mais conforto acústico para dentro de casa, pode optar por vidros que possuam essa característica de fábrica.
Proteção para animais e crianças
Varandas abertas são fonte de preocupação de pais e tutores. Elas são um verdadeiro risco para a integridade e segurança de crianças e animais domésticos.
Muita gente acaba recorrendo ao uso de telas para garantir a proteção. Mas, cá entre nós, se o envidraçamento reúne tantas outras vantagens, porque não optar por ele?
Assim, além da segurança, você ainda conquista vários outros benefícios.
Quais os tipos de envidraçamento de sacaca?
Sistema europeu
O sistema de envidraçamento europeu pode ser feito com vidros temperados ou laminados, alinhados e sem esquadrias na vertical.
Outra característica desse sistema é que ele pode ser instalado com ou sem roldanas, apesar da versão sem roldana ser a mais utilizada.
Nesse caso, o vidro é instalado sobre trilhos feitos com polímero de alta densidade, facilitando o deslizar das folhas e distribuindo o peso do vidro por igual.
O envidraçamento europeu é o que menos altera a fachada, o que pode ser considerado um ponto positivo para quem mora em apartamento ou não deseja comprometer o visual externo da casa.
Sistema Stanley
O sistema Stanley é instalado com trilhos de alumínio ou ferro sobre os quais as folhas deslizam abrindo e fechando.
Nesse sistema, cada folha corre em seu próprio trilho, permitindo um controle maior da abertura.
Por outro lado, a abertura não é completa, o que reduz o tamanho do vão e, consequentemente, a ventilação e a sensação de amplitude.
Sistema Versatik
O sistema Versatik é instalado com trilhos, guias e roldanas, sendo muito indicado para varandas grandes, onde a área de fechamento é maior, tornando a instalação, consequentemente, mais pesada.
A abertura do sistema Versatik é muito similar a de uma janela, onde uma parte do vidro permanece fixa e a outra desliza realizando a abertura.
O espaço de abertura desse sistema pode chegar a 70%.
Tipos de vidro para envidraçamento de sacada
Vidro temperado
O vidro temperado é um dos mais utilizados para fechamento de sacadas, justamente pela sua alta resistência, chegando a ser até cinco vezes mais resistente do que um vidro convencional.
Esse tipo de vidro recebe um tratamento especial no processo de fabricação que consiste em choques térmicos, de modo que quando o vidro quebra não cria estilhaços pontiagudos, apenas se fragmenta em pequenos pedaços.
Vidro laminado
O vidro laminado é um dos mais recomendados para envidraçamento de sacadas de apartamento.
Esse tipo de vidro é composto por duas camadas de vidro e um preenchimento que pode ser de resina, EVA ou polímero.
Em caso de quebra, o vidro laminado permanece fixo, grudado a esse preenchimento central, reduzindo consideravelmente o risco de acidentes e impedindo que os pedaços caiam nos apartamentos debaixo.
Normas ABNT
O envidraçamento de sacada deve seguir o que recomenda a Norma NBR 16259, publicada em 2014, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Entre outras coisas, ela padroniza os procedimentos adotados para o envidraçamento de sacadas, além de oferecer orientações sobre o tipo de abertura mais indicado para cada situação, a espessura e o tipo de vidro, além de parâmetros técnicos para instalação de trilhos, guias e roldanas.
Manutenção de envidraçamento de sacada
A manutenção de sacadas fechadas inclui limpeza e checagem do funcionamento dos trilhos e roldanas, além das condições de parafusos e outros elementos que compõe o sistema. Tudo isso para garantir a segurança, o conforto dos moradores, além da durabilidade do serviço.
No dia a dia, a limpeza do vidro deve ser realizada com produtos específicos para o material. A pessoa que irá realizar a limpeza precisa utilizar os equipamentos necessários de proteção para evitar acidentes.
Uma vez por ano é recomendado chamar a empresa responsável pelo serviço para fazer a checagem das roldanas e trilhos.
Quem mora em regiões litorâneas deve ter o cuidado de realizar essa manutenção de forma menos espaçada, a cada seis meses, em média.
Quanto custa envidraçamento de sacada?
O envidraçamento de sacada é cobrado por metro quadrado. O preço médio varia entre R$ 450 e R$ 1000, dependendo da região e do tipo de vidro e abertura utilizada.
Precisa de autorização da prefeitura?
Não é necessário solicitar autorização especial da prefeitura para fazer o fechamento de sacada.
Mas é sempre bom consultar a legislação municipal para ter certeza de que o sistema não será considerado ilegal.
Por precaução, é importante ter em mãos a RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) ou ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) emitida por um arquiteto ou engenheiro.
E do condomínio? Precisa autorizar?
Se você mora em apartamento é importante consultar o sindico antes de fazer o envidraçamento de sacada.
Isso porque é comum que muitos condomínios estabeleçam, em assembleia, o tipo de fechamento, abertura e até mesmo a cor do vidro, de modo que a fachada não perca a identidade visual.
O descumprimento da regra estabelecida pelo condomínio pode gerar o pagamento de multa e até mesmo a desinstalação do serviço.
Contudo, o condomínio não pode exigir que o morador contrate uma empresa especifica. Essa escolha deve ser do condômino, sem interferência do síndico.
Agora é com você! Faça orçamentos, escolha uma empresa de confiança e faça o envidraçamento da sacada e desfrute de uma casa mais espaçosa e confortável.