As escadas ligam um pavimento a outro, portanto são importantíssimas para toda casa que possui mais de um andar. Mas além de terem essa função no ambiente, elas também se tornam parte do projeto arquitetônico da casa, sendo assim precisam ser planejadas levando em consideração a funcionalidade e a estética.
E nesse ponto as escadas de concreto vêm ganhando destaque, aparecendo em projetos de todos os tipos. Elas possuem um visual marcante e combinam muito bem com propostas modernas e de estilo industrial.
As escadas de concreto são feitas a partir de uma armação preenchida com cimento, areia e pedra. O concreto forte e resistente gerado dessa mistura é que dará a sustentação necessária para a escada.
Para construí-la você pode contratar mão de obra especializada ou, se já tiver alguma experiência com alvenaria pode construí-la sozinho. O importante é se atentar para as medidas e o modo de fazer para que além de bonita, a escada cumpra seu papel principal que é ligar os andares da casa.
Confira nesse post dicas importantes para você planejar e construir sua escada, além de uma seleção de fotos inspiradoras de escadas de concreto. Veja também: plantas de casas, fachadas pequenas, fachadas térreas, porta camarão.
Dicas para planejar e construir escada de concreto
- Planeje cuidadosamente o projeto da sua escada. É preciso verificar com atenção as medidas e dimensões dos degraus e da escada inteira (confira abaixo o passo a passo para o cálculo correto da escada). Mas na dúvida, procure um arquiteto ou engenheiro para realizar todos os cálculos necessários e planejar a sua escada para você.
- Defina o orçamento disponível para construir a escada. Modelos retos de escada são mais econômicas, já os modelos em caracol ou em U custam mais caro. Por isso é importante avaliar quanto você pode gastar no projeto da sua escada para que ele saia dentro do seu gosto e do seu orçamento.
- Analise também qual será o uso da escada e o perfil dos moradores que a utilizarão. Uma casa com crianças e idosos necessita de um projeto que priorize a segurança com o uso de guarda-corpos, corrimões e faixas antiderrapantes. Se a escada for grande também é interessante criar um ponto de descanso entre os lances.
- Mesmo que você não participe diretamente da construção da escada esteja sempre presente acompanhando a obra. Isso garante a boa procedência dos materiais que serão utilizados e a qualidade do trabalho.
Principais modelos de escada de concreto
1. Escada de concreto reta
O modelo reto é o mais comum, tradicional e simples de ser feito. Atende muito bem às necessidades e, dependendo do acabamento, enriquece esteticamente o ambiente.
2. Escada de concreto em caracol
O modelo de escada caracol é muito indicado para locais com espaço reduzido, mas que precisam de uma escada. É mais trabalhosa de ser feita, porém o resultado final é muito interessante, fazendo jus ao nome.
3. Escada de concreto em formato U
As escadas com formato em U, como o nome sugere, possuem uma estrutura similar a letra. Contudo são mais indicadas para ambientes amplos, pois ela consome uma área maior. A vantagem desse tipo de escada é que ela possui um patamar entre os lances facilitando a subida de pessoas com mobilidade reduzida e idosos.
4. Escada de concreto em formato L
Similiar ao modelo de escada em U, a escada de concreto em L possui igualmente um patamar de descanso entre os lances. Porém, seu uso é mais indicado para locais menores.
5. Escada de concreto vazada
A estrutura desse tipo de escada fica aparente, contribuindo assim com propostas de decoração mais arrojadas, modernas e sofisticadas.
6. Escada de concreto com viga central
Esse é um modelo de escada muito bonito e que se destaca no ambiente onde é construída. As vigas aparentes ficam ótimas em projetos modernos.
Como projetar uma escada de concreto
A primeira coisa a se fazer antes de misturar cimento e areia é calcular o tamanho da escada. Os engenheiros utilizam cálculos específicos para esse fim. Mas é possível calcular utilizando as medidas mínimas indicadas.
O comprimento do degrau, ou passo, como também é conhecido, é o tamanho da superfície onde se pisa. Nesse caso, a medida mínima é de 25 centímetros. Já o espelho, ou a altura do degrau, não deve ser menor do que 19 centímetros.
Além de definir as medidas dos degraus é preciso verificar a quantidade total de degraus. Esse cálculo é obtido a partir da altura total do pé direito da casa dividido pelo tamanho dos espelhos.
Como construir uma escada de concreto
Após definir as medidas dos degraus e o tamanho total da escada é hora de iniciar a construção. Confira abaixo o passo a passo simplificado para a construção de uma escada de concreto e, em seguida, assista ao vídeo com a explicação detalhada, assim não restaram dúvidas na hora de começar o processo:
- O primeiro passo é preparar o local que receberá a escada. Com as medidas em mãos, coloque uma estaca em cada um dos quatro cantos para marcar a área da escada. Esse passo é importante para garantir uma construção regular e alinhada.
- Em seguida é necessário escavar o local onde será despejado o concreto. A profundidade deve estar entre cerca de 15 a 20 centímetros do solo. O vão deve seguir o mesmo formato da escada, marcado previamente pelas estacas.
- Com o local marcado e preparado, comece a fazer o molde da escada. Corte uma tábua para cada degrau e outra para cada lado da escada. Monte o molde parafusando as peças.
- Coloque o molde no lugar e verifique o nível, caso um lado esteja mais alto do que o outro use um calço, mas não deixe a escada ficar fora de nível, isso irá comprometer sua funcionalidade e estética.
- Por fim, faça a massa de concreto e preencha o molde. Dê o acabamento necessário e aguarde o tempo de secagem do concreto para retirar o molde.
Sua escada estará pronta para uso!
Passo a passo em vídeo de como fazer uma escada de concreto
Nessa série de quatro vídeos, o canal Pulo do Gato na Construção ensina como fazer uma escada de concreto do começo ao fim. Assista!
Quanto custa uma escada de concreto?
A essa altura do campeonato você deve estar se perguntando “quanto custa, afinal, uma escada de concreto?”. Para responder essa pergunta é necessário levar muitos aspectos em consideração. A começar pelo modelo de escada que você deseja.
Como dito anteriormente, uma escada reta é mais barata do que uma escada em formato U, por exemplo. Os materiais que serão utilizados para acabamento, além da mão de obra também interferem no custo total da obra.
Mas, levando em consideração o modelo mais simples e tradicional que é a escada de concreto reta, prepare-se para desembolsar no mínimo R$ 2000,00. Esse é o valor apenas do material, sem mão de obra. Pesquise, avalie e pechinche para conseguir o melhor preço, mas não descuide da qualidade, tanto dos materiais quanto da mão de obra.
Depois de tantas informações técnicas, que tal espairecer um pouquinho a mente com uma seleção de imagens de escada de concreto? Confira abaixo:
Imagem 1 – Para acompanhar o formato curvo da construção, a melhor opção é o modelo de escada de concreto do tipo caracol.
Imagem 2 – Escada de concreto segue o mesmo padrão de cor das paredes.
Imagem 3 – A pequena escada de concreto dá acesso a uma outra escada, essa com design bem mais inovador.
Imagem 4 – Escada e guarda-corpo de concreto.
Imagem 5 – O acabamento dessa escada vem apenas na parte superior, nas laterais o concreto fica aparente.
Imagem 6 – Degraus individuais de concreto suspensos por ferro.
Imagem 7 – Concreto aparente é uma tendência nos modelos de escadas atuais.
Imagem 8 – No teto e na escada, o concreto foi o material escolhido para compor esse projeto.
Imagem 9 – Escada de concreto em formato L.
Imagem 10 – O vão da escada de concreto em U foi utilizado para acomodar um banco construído com o mesmo material da escada.
Imagem 11 – Escada de concreto em duas cores; uma para o ambiente de baixo outra para o de cima.
Imagem 12 – Escada de concreto moderna e com patamar de vidro.
Imagem 13 – Escada de concreto pintada de branco.
Imagem 14 – O concreto é a base, mas os outros materiais se destacam, como o vidro no guarda-corpo e a madeira na quina de cada degrau.
Imagem 15 – Degraus de concreto soltos sobre o piso dão acesso a escada maior; destaque para a parede que traz o desenho da escada na pintura.
Imagem 16 – Escada de concreto com a parte superior dos degraus revestidos de madeira.
Imagem 17 – Escada de concreto aparente em L com guarda corpo de vidro.
Imagem 18 – Luzes baixas iluminam a escada de concreto, valorizando o material.
Imagem 19 – Escada de concreto vazada; cada degrau é suspenso por uma estrutura de ferro.
Imagem 20 – Deck de concreto junto à escada.
Imagem 21 – O patamar elevado permitiu o uso de uma escada reta e única.
Imagem 22 – Dupla funcionalidade para a escada: os degraus avulsos de madeira dão acesso ao lance superior; se a intenção não for subir, os degraus altos servem como banco.
Imagem 23 – Escada de concreto em U com guarda-corpo apenas no lance superior.
Imagem 24 – Moderna e sofisticada, essa escada une diferentes materiais para criar um belo efeito visual na sala.
Imagem 25 – Tábuas de madeiras menores que o degrau acompanham toda a escada de concreto.
Imagem 26 – Escada de concreto vazada, reta e simples.
Imagem 27 – Dois materiais em uma mesma escada: no primeiro lance, o concreto aparente; logo depois a escada contínua em metal.
Imagem 28 – Escada de concreto com LED.
Imagem 29 – Nesse projeto, a escada começa sobre o móvel; ou será que o móvel está debaixo da escada?
Imagem 30 – Pegadinha com os convidados: a pintura na escada imita com perfeição um tapete.
Imagem 31 – Para sair da mesmice do concreto, que tal criar um ponto de destaque na escada?
Imagem 32 – A viga de metal se destaca na estrutura dessa escada de concreto vazada.
Imagem 33 – Madeira e concreto formam uma dupla cheia de charme.
Imagem 34 – Para chegar até a sala de estar a opção foi utilizar uma pequena escada de concreto.
Imagem 35 – Três degraus em concreto, o restante da escada reta fica por conta da madeira.
Imagem 36 – Tudo em concreto!
Imagem 37 – Uma adega ou uma escada? Pode ser os dois!
Imagem 38 – Piso de madeira acompanha a escada apenas na parte superior dos degraus.
Imagem 39 – Escada simples de concreto com painel de metal.
Imagem 40 – Comprimento dos degraus pode ser definido de acordo com o projeto; esse, por exemplo, é bem maior do que o padrão.
Imagem 41 – Bem moderninha essa escada que mescla degraus de tamanhos variados em madeira e concreto.
Imagem 42 – Um paredão neon para chamar atenção!
Imagem 43 – Escada em U começa em concreto e termina em madeira; os guarda-corpos foram feitos em vidro e metal.
Imagem 44 – Escada de concreto com guarda-corpo de madeira.
Imagem 45 – Escada vazada ficou ainda mais arrojada com os fios metálicos que a suspende.
Imagem 46 – Escada de concreto com guarda-corpo de corda elástica.
Imagem 47 – Escada de concreto na parte externa da casa; destaque para o detalhe dos degraus que vão diminuindo de tamanho na medida em que se aproximam da casa.
Imagem 48 – Um de madeira, um de concreto, um de madeira, um de concreto…
Imagem 49 – Quase um caracol.
Imagem 50 – Sinalize os andares de cada departamento da empresa no início da escada.
Imagem 51 – De design diferenciado, cada degrau dessa escada de concreto se assemelha a pontas de setas.
Imagem 52 – Prefere um degrau mais alto ou mais baixo? Nessa escada você pode escolher, ela possui as duas opções.
Imagem 53 – Guarda-corpo de vidro para a escada de concreto na área externa da casa.
Imagem 54 – Entre a madeira e o concreto, a escada ficou com o concreto.
Imagem 55 – Uma escada simples, funcional e elegante.
Imagem 56 – O guarda corpo faz parte do conjunto visual da escada.
Imagem 57 – Assim como toda a estrutura no entorno dela!
Imagem 58 – Escada de concreto com ripas de madeira.
Imagem 59 – Um corredor só pra ela: a escada de concreto!
Imagem 60 – Primeiros lances de concreto e o restante de madeira.