Na hora de escolher uma ligação entre os pavimentos inferior e superior, é necessário pensar em diversos pontos do seu projeto: entre eles, a questão do espaço e da estética. A escada espiral deve ser uma opção a ser considerada, sendo um tipo de escada prática, barata e que traz um toque a mais para a decoração do ambiente.
No post de hoje vamos falar um pouco sobre a escada espiral, como ela funciona, suas vantagens, desvantagens e diversos usos na decoração em uma galeria completa.
Vamos lá!
Como funciona a escada espiral
A escada espiral é uma escada do tipo helicoidal, onde os degraus são unidos por um núcleo central, se espiralando conforme a altura. Na planta baixa dos projetos, ela assume o formato de um círculo, se mostrando uma escada mais compacta do que as tradicionais escadas retas ou e L.
Pode ser feita em concreto, madeira, ferro, metal, aço inox, em diferentes estilos.
Escada espiral x escada caracol
Embora possuam o mesmo formato e aparência, são chamadas as escadas espirais aquelas que possuem mais de uma volta na sua configuração, podendo ser utilizadas tanto na ligação de pavimentos de pé direito padrão (2,7m) ou em pé direitos duplos. As escadas caracol, costumam fazer somente uma volta, se limitando em geral, ao pé direito padrão.
Vantagens e desvantagens
Como todos os tipos de escada, existem vantagens e desvantagens a ser consideradas antes de se inserir uma escada espiral no projeto.
Entre as vantagens, a primeira é sempre um fator importantíssimo: o espaço. A escada espiral consegue ser inserida em um nicho de 1x1m, uma ótima característica para quem possui um espaço pequeno dentro ou fora de casa. Mas para quem tem um espaço maior, o raio do nicho pode ser aumentado sem problema algum.
Outro ponto importante é que elas são feitas em módulos ou em uma peça inteira (dependendo do material) e por isso são instaladas rapidamente. Este aspecto também influencia no preço, se mostrando mais acessíveis ao mercado, especialmente se forem feitas em medidas padronizadas.
O desenho orgânico da escada espiral também é outro ponto a ser considerado, uma vez que elas chamam atenção na decoração de casa e podem ser feitas em diversos tipos de materiais e cores, prontas para serem combinadas na decoração.
Já nas desvantagens, a principal dela é a falta de acessibilidade e segurança deste tipo de escada em relação a idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida. As voltas da escada espiral podem causar desconforto ao subir ou descer e atrapalhar o seu uso para determinados públicos. Para casas ou ambientes comerciais e públicos, é preciso cuidado.
Outra desvantagem é ligada diretamente à vantagem principal da escada espiral, que é a impossibilidade da passagem de grandes volumes por ela. Devido ao nicho reduzido e ao formato, ela não pode ser utilizada para transporte de móveis ou grandes objetos.
Escada espiral: veja 60 ideias incríveis de projetos que utilizam esse modelo
Agora, dê uma olhada na nossa galeria para ver ambientes incríveis com escadas espirais em vários estilos, modelos e materiais.
Imagem 1 – Escada espiral de madeira: estrutura perfeita para ambientes amplos e com pé direito altos.
Imagem 2 – Escada espiral de ferro branca e preta: uma ótima escolha para um ambiente industrial.
Imagem 3 – Escada espiral num estilo tecnológico: o vidro azul dos degraus reflete na estrutura escura da escada em um efeito que chama a atenção de todo mundo.
Imagem 4 – Aposte em uma escada espiral em casas e apartamentos pequenos.
Imagem 5 – Alumínio e chapas de madeira em uma escada espiral leve e dinâmica.
Imagem 6 – Aproveite o tamanho da escada espiral e brinque com ela: nesta aqui, os degraus ganham um degradê de cores, formando um arco-íris.
Imagem 7 – Escada espiral de madeira suspensa: ao invés de uma estrutura central que apoia os degraus, essa aqui é segurada por faixas de metal que a circulam.
Imagem 8 – Combine diferentes tipos de escada no seu ambiente: aqui a escada reta é ligada à escada espiral.
Imagem 9 – Para quem tem um espaço amplo, aposte em uma escada espiral larga como esta.
Imagem 10 – Escada caracol de concreto: para ambientes com pé direito padrão, opte por uma escada mais aberta, sem várias voltas.
Imagem 11 – Escada espiral no ambiente de madeira: os degraus se integram às paredes e ao piso no mesmo material.
Imagem 12 – Escada espiral externa: em concreto e vidro, esta escada se integra ao estilo moderno da fachada da casa.
Imagem 13 – Escada espiral de ferro trazendo mais linhas curvas para esta sala.
Imagem 14 – Escada espiral em aço inox com encaixe de tábuas de madeira.
Imagem 15 – Escada espiral em um modelo quadrado: para quem prefere as linhas retas na estrutura sua decoração.
Imagem 16 – Escada espiral em ferro antiga: além de funcional este modelo acrescenta em uma decoração bohemian no interior ou exterior da sua casa!
Imagem 17 – Escada espiral em concreto escondida: a escolha pelo corrimão ou guarda corpo que valorize a segurança e o estilo da sua escada.
Imagem 18 – Escada espiral roubando todas as atenções com o seu vermelho vibrante.
Imagem 19 – Muitas voltas nesta escada espiral para um ambiente com pé-direito alto.
Imagem 20 – Escada espiral de metal com apoio suspenso: as vigas de metal vêm do teto e seguram a estrutura, circundado-a.
Imagem 21 – Escada caracol externa: um desenho espiralado e super dinâmico nesta passagem entre pavimentos.
Imagem 22 – Delicada e quase imperceptível: escada espiral branca e super final em metal que, combinada com a decoração clara do ambiente, quase some.
Imagem 23 – Escada espiral com corrimão no estilo ninho, que vai circundado a estrutura.
Imagem 24 – Escada espiral quadrada com divisão de materiais em segmentos.
Imagem 25 – Numa decoração mais aberta e tecnológica, esta escada espiral mistura o aço inox e a pedra branca.
Imagem 26 – Outra ideia em ferro, desta vez, em um desenho mais ousado e contemporâneo.
Imagem 27 – Escada espiral de madeira com um desenho tipo escorregador: super dinâmica e sólida na decoração.
Imagem 28 – Degraus flutuantes: as escadas de metal com uma estrutura central, ganham esta leveza de degraus soldados que parecem estar flutuando no ar.
Imagem 29 – Meia parede envolvendo a escada espiral: para maior proteção o corrimão no estilo guarda corpo é bastante indicado.
Imagem 30 – Ferro vazado e vidro nos degraus desta escada espiral: uma ótima forma de deixar a luz natural do pavimento superior descer e iluminar a parte de baixo.
Imagem 31 – O vidro também traz leveza junto à estrutura branca deste outro exemplo.
Imagem 32 – Destaque para a sua escada? Experimente usar um colorido nela! Esta aqui com metal em vermelho esmaltado chama todas as atenções!
Imagem 33 – Outra mistura de materiais na escada espiral: aço inox e madeira em um ambiente de clima frio e sério.
Imagem 34 – Escada espiral em madeira num estilo rústico-conteporâno: aqui as tábuas grossas de madeira de demolição são fixadas e espiraladas a partir de um núcleo central.
Imagem 35 – Estilo industrial e clássico nesta escada espiral em ferro.
Imagem 36 – Outra ideia de escada espiral para a área externa das casas: em concreto elas conversão com a construção e com o cinza das pedras do jardim.
Imagem 37 – Escada espiral de canto: em um nicho fechado por paredes, aposte em janelas pequenas que iluminam os dois pavimentos do espaço.
Imagem 38 – Corrimão vazado e orgânico: saindo dos tradicionais inteiriços ou com desenho geométrico, este aqui ganha um padrão diferente e irregular.
Imagem 39 – A elegância da combinação de madeira escura, branco e inox nesta escada espiral.
Imagem 40 – Um verdadeiro monumento dentro de casa: escada espiral em chapa de madeira com um raio alongado.
Imagem 41 – Estrutura de ferro e degraus com tábuas de madeira tratada.
Imagem 42 – Fofo e criativo: escada espiral em metal com degraus coloridos em candy colors.
Imagem 43 – Aproveite a vista e a iluminação: uma escada espiral-reta alongada para uma visão da área externa perfeita.
Imagem 44 – Escada espiral de concreto também com encaixe central.
Imagem 45 – Desenho simples que se desenrola da abertura do teto: um exemplo de leveza nesta escada espiral.
Imagem 46 – Super fina e dinâmica: escada em metal para áreas abertas e cheias de criatividade.
Imagem 47 – Aproveite todos os espaços, inclusive no nicho da escada: um desenho super funcional e divertido com prateleiras de madeira estreitas acompanhando o curso dos degraus de mesmo material.
Imagem 48 – Aposte na linha reta até mesmo na escolha da sua escada espiral: aqui, a escada segue a mesma linha da estrutura e decoração da casa.
Imagem 49 – Ligação entre andares em um pé-direito alto: escada em metal num desenho super dinâmico para este espaço contemporâneo
Imagem 50 – Fita de metal desenrolando nesta decoração: corrimão inteiriço da escada espiral em metal escuro.
Imagem 51 – Muitas linhas estruturais na decoração deste ambiente.
Imagem 52 – O corrimão em placas de vidro ajuda a dar mais leveza e integração entre os ambientes nesta decoração.
Imagem 53 – Detalhe desta escada de inox e madeira: a estrutura possui um sistema de encaixe perfeito para dar sustentação aos degraus.
Imagem 54 – Outra ideia de nicho para escada espiral diferente: placas verticais que vão cercando e segurando os degraus de madeira.
Imagem 55 – No mesmo princípio, esta aqui possui placas mais fechadas em madeira formando a estrutura e o corrimão da escada.
Imagem 56 – Outra escada antiga em ferro em um ambiente contemporâneo.
Imagem 57 – Escada espiral também para chegar a sua casa na árvore
Imagem 58 – Escada que se perde na imensidão branca desta decoração clean.
Imagem 59 – Já esta escada, possui uma estrutura central nos degraus de madeira.
Imagem 60 – Outra estrutura de escada com desenho dinâmico que lembra uma fita se desenrolado