A escrivaninha é o móvel ideal para quem precisa trabalhar, estudar ou realizar alguma tarefa que exige concentração. E como quase todo mundo precisa fazer uma coisa ou outra em algum momento do dia, a escrivaninha acaba se tornando um móvel indispensável dentro de casa.
Acontece que mesmo com toda sua importância para organizar e facilitar as tarefas do cotidiano, as escrivaninhas nem sempre são escolhidas com a devida atenção. Em certos momentos, a escrivaninha parece até um peixe fora da água na decoração de interiores. Não combina com nada.
Mas hoje essa história pode ter um final feliz com as dicas que você vai receber nesse post. A relação entre você e a escrivaninha nunca mais será a mesma. Confira:
Dicas para escolher a escrivaninha pequena ideal
1. No tamanho certo
A primeira dica para escolher a escrivaninha ideal é definir qual sua finalidade de uso e o local onde ela será utilizada.
A escrivaninha geralmente é colocada em um canto escondido da casa, mas não precisa ser assim. O móvel pode ganhar destaque e um lugar especial no ambiente. Você pode optar por usá-lo na sala, no quarto, no corredor ou no escritório desde que consiga conciliar as medidas necessárias para suas tarefas com as medidas do local. A dica é colocar o móvel em um cômodo tranquilo que favoreça os momentos de concentração.
Avalie também o que será colocado sobre a escrivaninha. Um computador? Pastas de trabalho? Impressora? Quanto mais coisas para colocar sobre o móvel, maior ele precisará ser.
2. Funcionalidade e beleza
Como dito anteriormente, a escrivaninha é um móvel extremamente funcional, mas isso não quer dizer que ele não precisa ser bonito. Pelo contrário. É perfeitamente possível aliar esses dois elementos em uma única proposta, desde que você tenha em mente qual será o principal uso do móvel.
Existem diversos modelos de escrivaninha. Alguns possuem gavetas, outros suporte para CPU. Há ainda as escrivaninhas com prateleiras ou espaço para o teclado. Seja qual for o modelo, o mais importante é que ele atende suas necessidades e que seja prático o suficiente para organizar sua rotina diária.
3. Estilo versus material
Para a escrivaninha se integrar ao restante da decoração procure por um modelo que siga a proposta do ambiente. Decorações de estilo rústico combinam com escrivaninhas de madeira, já ambientes mais modernos as opções de metal e vidro são ideais. Agora se a proposta for criar uma decor descontraída e despojada, uma escrivaninha de pallet pode ser a solução perfeita.
4. Banco, cadeira ou poltrona
Escrivaninha que se preze tem um local adequado e confortável para se sentar. Esse local pode ser um banco, uma cadeira ou uma poltrona. Defina o modelo de acordo com o estilo da escrivaninha e também com base no tempo em que você irá permanecer no local. Se você usa a escrivaninha para trabalhar, um banco sem encosto pode não ser a opção mais confortável. Leve esses fatores em consideração na hora de escolher o assento para a sua escrivaninha.
5. Comprar pronta, mandar fazer ou DIY?
A resposta para essa pergunta vai depender da análise que você fez dos tópicos acima e de quanto pretende investir no móvel. Hoje em dia é possível comprar uma escrivaninha por cerca de R$ 200 em lojas virtuais como Americanas, Casas Bahia ou Mercado Livre.
Assim como também é possível fazer uma escrivaninha em casa ou optar por um projeto feito sob medida em uma marcenaria, nesse caso, tenha em mente que possivelmente terá que desembolsar um valor maior do que nas duas opções anteriores.
60 ideias de escrivaninha pequena para incluir na decoração da casa
Quer uma mãozinha para te ajudar a escolher o modelo perfeito de escrivaninha? Então confira a seleção de imagens abaixo, tem escrivaninha para todos os gostos e bolsos:
Imagem 1 – Escrivaninha suspensa branca com prateleiras de madeira posicionada em um local estratégico da casa: uma opção simples, bonita e funcional para o móvel.
Imagem 2 – Para os adeptos do estilo minimalista, essa escrivaninha é perfeita: pés metálicos em formato de cavalete com tampo branco.
Imagem 3 – No cantinho do quarto, embutida no guarda roupa essa escrivaninha pequena nem de longe foi feita para ficar escondida; destaque para a iluminação especial no móvel.
Imagem 4 – Escrivaninha pequena e simples para o quarto, mas capaz de atender as necessidades de quem a utiliza.
Imagem 5 – Escrivaninha pequena abre e fecha: ideal para organizar os materiais de trabalho; após o uso ela se transforma em uma mesa convencional.
Imagem 6 – O móvel antigo ganhou um novo uso e se transformou em escrivaninha nessa casa; para completar o espaço prateleiras repletas de livros
Imagem 7 – Escrivaninha feita sob medida para encaixar no cantinho do quarto; o vão abaixo do móvel abriga o banquinho após o uso.
Imagem 8 – Essa escrivaninha pequena conta com prateleiras próprias para ajudar na organização dos materiais.
Imagem 9 – Para aproveitar a luz natural, coloque a escrivaninha pequena junto à janela.
Imagem 10 – A ideia de escrivaninha aqui é muito simples: uma mesa quadrada de madeira com uma cadeira de escritório preta.
Imagem 11 – Escrivaninha de madeira maciça com tampo abre e fecha para posicionar o notebook.
Imagem 12 – Um móvel que se transforma em escrivaninha, basta tirá-lo de dentro do armário.
Imagem 13 – E uma escrivaninha em formato de casinha, te agrada?
Imagem 14 – A preocupação aqui foi seguir o mesmo padrão do móvel da cozinha na escrivaninha; repare que até o tampo de granito é o mesmo.
Imagem 15 – Não é apenas uma escrivaninha, é toda uma área dedicada a ela.
Imagem 16 – Um dos modelos mais usados de escrivaninha atualmente é o formato de cavalete.
Imagem 17 – Escrivaninha pequena de canto: uma solução para otimizar espaços sem uso dentro de casa.
Imagem 18 – Na dúvida de qual escrivaninha usar, opte pelo famoso “menos é mais”.
Imagem 19 – A escrivaninha aqui fica na sala, mas em um espaço planejado para ela com direito até a uma luminária bem destacada.
Imagem 20 – A parede de tijolinhos dessa sala recebeu a escrivaninha suspensa e as prateleiras brancas com muito charme; destaque para o pufe azul usado junto ao móvel.
Imagem 21 – Para quem prefere um modelo mais clássico, a combinação entre o branco e a madeira é certeira.
Imagem 22 – O lado bom das escrivaninhas é que elas são super versáteis e se adaptam bem em qualquer espaço, até nos mais reduzidos.
Imagem 23 – Nesse quarto, a cabeceira da cama funciona como um complemento da escrivaninha pequena.
Imagem 24 – Uma proposta mais moderna e jovem para usar a escrivaninha pequena no quarto.
Imagem 25 – Para otimizar espaço no quarto, a opção foi montar a escrivaninha pequena sob a cama; além de bonito, o ambiente ficou muito funcional.
Imagem 26 – Se a ideia é planejar os móveis da casa toda não se esqueça de colocar a escrivaninha pequena na lista.
Imagem 27 – A escrivaninha pequena branca é simples, mas a poltrona que a acompanha é puro conforto; sem contar a parede azul que deixa o móvel ainda mais em evidência.
Imagem 28 – Escrivaninha pequena preta metálica usa o fundo de tela aramada como um painel.
Imagem 29 – A escrivaninha de madeira combina perfeitamente com o assoalho; o vaso com folhagem ajuda a destacar o espaço da escrivaninha pequena no ambiente.
Imagem 30 – Nessa sala, um nicho na parede sustenta a escrivaninha pequena e suas prateleiras.
Imagem 31 – Agora se a intenção é deixar a escrivaninha pequena escondida, coloque-a dentro da parede e feche-a com uma porta.
Imagem 32 – A escrivaninha pequena pode e deve ser decorada de acordo com os seus gostos pessoais, cuidado apenas para não exagerar na dose e comprometer o uso do móvel.
Imagem 33 – Essa escrivaninha pequena suspensa tem regulagem de altura; destaque para os tons de preto e rosa que formam o espaço onde o móvel foi colocado.
Imagem 34 – O problema aí na sua casa é a falta de espaço? Nesse caso, você pode optar por uma escrivaninha pequena retrátil.
Imagem 35 – Esse modelo de escrivaninha é dedicado aos fãs do estilo escandinavo.
Imagem 36 – Escrivaninha pequena, mas mesmo assim ela dá conta do trabalho, literalmente!
Imagem 37 – A sobra de parede foi inteligentemente utilizada para abrigar a escrivaninha pequena.
Imagem 38 – A parede de tijolinhos dá um destaque a mais para a escrivaninha pequena branca.
Imagem 39 – Realce o pequeno espaço da escrivaninha com fitas de LED.
Imagem 40 – Nichos embutidos na escrivaninha pequena são uma solução prática e bonita para o móvel.
Imagem 41 – Faça com que a escrivaninha pequena siga as mesmas cores do ambiente assim você não fica com um elefante branco no meio da casa.
Imagem 42 – Escrivaninha pequena e moderna nas cores cinza e preto.
Imagem 43 – Escrivaninha pequena branca não tem erro: ela se encaixa nas mais diferentes propostas de decoração.
Imagem 44 – A escrivaninha pequena simples foi valorizada com uma decoração intimista e pessoal.
Imagem 45 – Aqui, a escrivaninha pequena suspensa contorna toda a parede.
Imagem 46 – Mais um modelo prático e funcional de escrivaninha para ambientes pequenos: inspire-se.
Imagem 47 – E eis que ao final do rack surge ela, a escrivaninha.
Imagem 48 – De linhas retas e suspensa, esse modelo de escrivaninha é ideal para ambientes de estilo moderno.
Imagem 49 – A escrivaninha aqui foi acoplada com nichos verticais.
Imagem 50 – Quando uma mesa cumpre perfeitamente a função de escrivaninha você tem algo parecido com a imagem abaixo.
Imagem 51 – Plantas e muita luz natural para deixar essa escrivaninha aconchegante e agradável.
Imagem 52 – A opção aqui foi aproveitar a escrivaninha como divisória de ambientes.
Imagem 53 – Escrivaninha pequena, com gavetas e pés metálicos: está aí um modelo para quem busca funcionalidade e beleza.
Imagem 54 – O destaque dessa escrivaninha é a poltrona que a acompanha, repare!
Imagem 55 – Escrivaninha branca ao lado da cama: perfeita para os momentos de estudo.
Imagem 56 – A escrivaninha pequena que lembra uma escada foi posicionada ao lado da cama do casal, sem, contudo, interferir em nada na decoração do quarto, pelo contrário, ela agrega valor a ele.
Imagem 57 – Não coube tudo nas gavetas da escrivaninha pequena? Use um painel na parede para terminar de organizar suas coisas.
Imagem 58 – Deixe a escrivaninha pequena mais bonita e funcional com uma luminária de mesa.
Imagem 59 – O quadro de cortiça completa com descontração esse espaço de trabalho.
Imagem 60 – A escrivaninha também tem espaço no quarto infantil; repare nesse modo original e diferente de usar o móvel.