Não é de hoje que os espelhos são símbolos de beleza, refinamento e bom gosto. Mas se antigamente esses objetos eram limitados aos cuidados pessoais, hoje em dia a coisa mudou muito de figura. Saiba como decorar com espelhos para sala:
Atualmente, os espelhos tem se mostrado um recurso muito eficaz para ampliar visualmente os espaços, reforçar a luz e destacar partes especiais do projeto de decoração.
Mas para obter os efeitos desejados com o uso do espelho, não basta apenas pendurá-lo na parede. Existem alguns truques que são importantes conhecer. Quer saber quais são? Confira abaixo:
Espelho para sala: dicas para usar na decoração
A primeira coisa que você deve fazer antes de decorar a sala com espelho é saber qual será a finalidade do objeto. Ele será apenas decorativo ou vai ser usado principalmente para ampliar o espaço? Essas primeiras definições irão te ajudar a descobrir qual caminho seguir.
Caso a função do espelho para sala seja de ampliar o espaço, o ideal é que ele seja colocado diante de uma parede clean, sem muitos objetos, para que o reflexo criado por ele seja o mais harmonioso possível. Imagine se o espelho refletir uma estante bagunçada ou uma parede amontoada de coisas?
O ambiente vai ficar ainda mais carregado e você vai conseguir apenas criar o efeito contrário ao desejado. E mesmo que a função do espelho seja apenas decorativa, essa dica também é válida. Nesse caso, entretanto, você tem mais liberdade para inseri-lo em tamanhos ou formatos diferenciados.
E por falar em tamanhos e formatos, você já parou para pensar nisso? Sim, existe uma grande diferença entre usar um espelho redondo ou um espelho quadrado, por exemplo. Vamos entender por que.
Os espelhos para sala com formato redondo se harmonizam perfeitamente com propostas de decoração românticas ou informais. Eles também são ótimos para criar um ponto de destaque no ambiente.
Já os espelhos para sala quadrados são mais indicados para ambientes sóbrios e formais. Agora se a sua sala é pequena, aposte em espelhos retangulares. Esse formato é o ideal para provocar sensação de amplitude.
Há ainda os espelhos em formatos geométricos inusitados, como hexágonos, triângulos ou octógonos, e os espelhos com formas abstratas. Esses modelos de espelho devem ser usados para criar composições originais, descontraídas e para criar sensação de movimento.
Em relação ao tamanho, a dica é a seguinte: espelhos grandes para aumentar visualmente o espaço e trazer elegância ao ambiente; espelhos médios para transmitirem conforto e aconchego e, por fim, os espelhos pequenos para completar a decoração de forma discreta.
Você também pode criar composições de três ou mais espelhos na parede. Essa combinação pode ser feita com espelhos do mesmo tamanho ou formato, para decorações mais clássicas e elegantes, ou com espelhos de tamanhos e formatos diferentes, nesse caso para decorações modernas e despojadas.
Outra dica importante é nunca deixar espelhos de frente a outros objetos espelhados, essa composição pode sobrecarregar o ambiente com reflexos em excesso. Outra coisa que você não deve fazer é usar um espelho pequeno em uma grande parede desocupada. Ao invés disso, faça uma combinação variada de espelhos.
Como escolher a moldura correta do espelho para sala?
Os espelhos podem ser usados em todo e qualquer tipo de decoração. A diferença entre eles está na moldura. Para cada decoração existe um modelo de moldura mais apropriado.
As molduras rebuscadas com arabescos ou de madeira entalhada são ideais para decorações de estilo clássico. Já as molduras mais finas e retas devem ser usadas em propostas de estilo moderno, clean e minimalista. Para decorações rústicas, as molduras de madeira são as preferidas.
60 ideias criativas e funcionais do uso do espelho para sala
Agora que você já sabe como decorar com espelhos para sala, fica mais fácil definir qual espelho comprar. Mas antes disso confira a seleção de imagens abaixo, elas vão te inspirar ainda mais:
Imagem 1 – A composição de três espelhos redondos pequenos e com moldura delicada foi colocada sobre o balcão, reforçando a proposta romântica da sala.
Imagem 2 – Uma forma moderna de usar o espelho na decoração é apoiando-o na parede ao invés de pendurá-lo; repare que a moldura fina e preta combina com o estilo moderno e minimalista do ambiente.
Imagem 3 – Espelho para sala: moldura e mesa de centro se completam nessa proposta de decoração clássica e sofisticada.
Imagem 4 – O espelho para sala redondo no cantinho do ambiente completa a decoração descontraída do lugar.
Imagem 5 – Já nessa outra sala, o espelho redondo foi posicionado de modo que pudesse refletir o móvel da parede a frente.
Imagem 6 – Posicionado na ponta mais distante do cômodo, o espelho redondo traz ainda mais profundidade ao espaço.
Imagem 7 – A sala de jantar neutra e clean apostou no truque do espelho para ampliar a sensação de espaço.
Imagem 8 – Ele não precisa ser muito grande: nessa sala, por exemplo, o espelho pequeno foi combinado a outros elementos da decoração e passa sem fazer barulho.
Imagem 9 – O espelho que cobre toda a altura da parede reflete a mesa de jantar à sua frente e a devolve duplicada ao ambiente.
Imagem 10 – Se você achou que ao lado do painel da TV tem uma porta que dá acesso a outra sala, errou! Na verdade você caiu no truque do espelho, o que você vê ali é apenas o reflexo da sala.
Imagem 11 – O belo painel pintado na parede ganhou uma versão extra ao ser duplicado pelo espelho.
Imagem 12 – Atrás do sofá, o espelho cria outra ilusão de ótica, dessa vez ao refletir a escada.
Imagem 13 – A sala pequena e retangular ganhou profundidade com o espelho colocado na parede adjacente à da TV.
Imagem 14 – Elegância e sofisticação é com eles mesmos: os espelhos não deixam a decor na mão quando a proposta é essa.
Imagem 15 – Sala moderna também se rendeu aos encantos e vantagens do espelho na decoração.
Imagem 16 – Mesmo salas amplas podem se beneficiar do efeito de amplitude provocado pelo espelho; nesse caso, aproveite para refletir o que o ambiente tem de melhor.
Imagem 17 – Nessa sala, a estrutura vazada sobre a parede de espelho trouxe inovação e originalidade à proposta.
Imagem 18 – Essa sala não teve medo de ousar e apostou em espelhos de diferentes formatos, tamanhos e molduras, mas repare que entre eles há uma coisa em comum: a cor dourada, que também se apresenta no restante da decoração.
Imagem 19 – A decoração clássica dessa sala apostou no uso de um espelho redondo de moldura clássica sobre a parede de boisseries.
Imagem 20 – Essa sala também conta com espelho na frente da boiserie, só que em uma proposta muito mais moderna e descolada.
Imagem 21 – Entre a sala e a cozinha, uma parede divisória revestida com espelho.
Imagem 22 – Uso de espelhos em locais escuros é interessante para aumentar a luminosidade, já que a luz refletida volta para o ambiente.
Imagem 23 – Um espelho puramente decorativo em uma proposta bem original.
Imagem 24 – Refletindo o ambiente alongado, essa composição de espelhos, além de decorativos, deixa a sala maior do que realmente é.
Imagem 25 – Combinação de espelhos hexágonos reflete as cores da decoração e as devolve para o ambiente.
Imagem 26 – Quer usar espelho na sala, mas não tem nenhuma parede livre para isso? Já considerou a possibilidade de colocá-lo atrás da TV?
Imagem 27 – Nessa sala, o espelho foi colocado dentro do nicho para refletir a samambaia à sua frente.
Imagem 28 – No hall de entrada, o espelho volta a ter sua função original combinada à proposta decorativa.
Imagem 29 – Espelho para sala redondo e sem moldura: ideal para ambientes de proposta clean e delicada.
Imagem 30 – Atrás dos nichos, o grande espelho decora e confere profundidade para a sala.
Imagem 31 – Parede toda revestida com espelho é um grande truque para aumentar o ambiente, mas cuidado com o que ele vai refletir, caso contrário, a proposta vai por água abaixo.
Imagem 32 – Decoração clean e moderna dessa sala usou o espelho como painel para TV.
Imagem 33 – Mesmo pequeno, esse espelho para sala em formato de olho não deixa de ser original e ganha destaque no corredor.
Imagem 34 – A sala moderna, em preto e branco, apostou no tom de dourado para criar aquele ar de sofisticação; o espelho segue essa proposta e se apresenta com uma moldura rebuscada de estilo clássico, ao mesmo tempo em que traz um toque moderno ao ser colocado diretamente no chão.
Imagem 35 – Para compor a decoração alegre e acolhedora, um pequeno espelho para sala redondo sobre o nicho na parede.
Imagem 36 – Pequeno, discreto, mas presente.
Imagem 37 – E se você tem uma porta de vidro dividindo os ambientes pode optar por espelhá-la e ganhar o mesmo efeito de um espelho tradicional.
Imagem 38 – Uma moldura fina, preta e delicada: a melhor opção para um ambiente moderno e minimalista.
Imagem 39 – A sala de decoração clássica optou por trazer um espelho de formato irregular para quebrar a sobriedade.
Imagem 40 – Nada melhor para valorizar a decoração do que um grande e bem posicionado espelho.
Imagem 41 – A sala de tons neutros ganhou amplitude e luminosidade extra com o espelho para sala atrás do sofá.
Imagem 42 – Espelhos para sala redondos já são delicados, em formato pequeno é puro charme!
Imagem 43 – Quer uma ideia diferente de como usar espelho na parede da sala? Então você vai gostar dessa ideia: a proposta aqui foi usar recortes retangulares de espelhos dispostos de modo irregular por toda a extensão da parede.
Imagem 44 – E aqui outro modo diferente de usar espelhos por toda a parede.
Imagem 45 – Crie um cantinho especial na sua sala com uma poltrona, uma luminária e um espelho.
Imagem 46 – Espelho é sempre espelho, mas o que o acompanha faz toda a diferença.
Imagem 47 – Em formato de janela: além de linda e criativa, essa ideia ainda traz o conceito de amplitude para a sala.
Imagem 48 – Que charme! Esses espelhos em formato de hexágonos traduzem a alma romântica e delicada do ambiente.
Imagem 49 – Mas se os hexágonos não te agradam muito, você pode optar por uma composição de espelhos quadrados.
Imagem 50 – Contornando a parede da TV, essa sala se beneficia da beleza e da funcionalidade do espelho para sala.
Imagem 51 – Nessa sala, a faixa estreita de espelho ganhou uma iluminação especial com fita de LED.
Imagem 52 – Quadros sobre o espelho? Porquê não?
Imagem 53 – Nessa sala o espelho foi encaixado junto ao painel de madeira.
Imagem 54 – Para destacar aquele cantinho especial, uma parede toda espelhada.
Imagem 55 – O balcão azul turquesa decorado com cactos ficou ainda mais divertido com os espelhos variados pendurados sobre ele.
Imagem 56 – O espelho para sala não precisa cobrir a parede toda; apenas uma faixa dele já é suficiente para demonstrar sua funcionalidade.
Imagem 57 – Onde está o espelho? Nessa sala ele vem tão bem posicionado atrás da TV que você sabe que ele existe, mas não o localiza facilmente.
Imagem 58 – Nessa outra proposta, as fitas de LED também foram a aposta para realçar o espelho na decoração.
Imagem 59 – Espelho para sala: dê aquele toque de charme e elegância usando frisos dourando ao redor do espelho.
Imagem 60 – Nessa sala, parede 3D e espelho convivem harmoniosamente, cada um fazendo o seu trabalho