Elas são fundamentais em qualquer casa, mas nem sempre recebem a devida atenção. Está mais do que na hora de virar esse jogo. Por isso o post de hoje vai falar exclusivamente delas: as esquadrias.
Talvez você não saiba, mas as esquadrias podem representar até 18% do custo total de uma casa. São elas as responsáveis pela iluminação, ventilação e outros detalhes que vamos te contar logo mais.
Mas antes, vamos começar esclarecendo algo fundamental: o que são, afinal, essas tais esquadrias?
O que são esquadrias?
Toda casa possui esquadrias. Basta você dar uma olhada em torno do ambiente em que está para logo perceber uma, duas, três ou até mais delas.
As esquadrias nada mais são do que os elementos utilizados para o fechamento de vãos. Portanto, onde existe uma porta ou uma janela, existe também uma esquadria.
Acontece que nem todas as esquadrias são iguais. Elas se diferem tanto no formato, quanto no tamanho, no tipo de material e no modo de abertura.
E entre tantos modelos vem a pergunta: como escolher a esquadria ideal para minha casa? Essa é a pergunta que vamos te responder logo mais, continue acompanhando esse post.
Vantagens e principais características das esquadrias
Acabamento moderno
As esquadrias, especialmente as de alumínio e ferro, garantem um visual moderno e arrojado para os ambientes interiores de uma casa. Ao optar pelo uso de esquadrias internas, observe sempre o impacto estético que essas peças terão no projeto e procure alinhá-las com o estilo predominante na construção.
Iluminação e ventilação
Uma das grandes características e, consequente vantagem das esquadrias, é a melhora significativa na iluminação e na ventilação dos ambientes. Ou seja, quanto mais esquadrias mais luz natural entrando e mais ar fresco circulando.
Vedação
As esquadrias também se caracterizam pela função de vedar e estancar a entrada de água e ar em excesso. Com as esquadrias, a água da chuva e os ventos não penetram para o interior da residência.
No caso do uso de esquadrias internas, como em banheiros e cozinhas, o vapor de água, os odores e a gordura também são estancados.
Integração e demarcação de ambientes
As esquadrias, especialmente nos ambientes internos, são uma ótima maneira de demarcar e integrar ambientes ao mesmo tempo, uma vez que elas não fecham o espaço por completo, apenas limitam visualmente cada um deles.
Como escolher as esquadrias
Existe uma série de fatores que precisam ser levados em consideração antes da escolha da esquadria. Listamos abaixo os principais deles, acompanhe:
Durabilidade, resistência e manutenção
Antes de comprar a sua esquadria é fundamental analisar a durabilidade e a resistência do material com que ela é fabricada, o que impacta diretamente na manutenção.
As esquadrias de alumínio, por exemplo, não oxidam, ou seja, não enferrujam. Isso quer dizer que a durabilidade delas é bem maior do que uma esquadria de ferro que, por sofrer com a oxidação, exige manutenção constante.
As esquadrias de madeira são resistentes, mas sofrem com a ação do tempo e com as intempéries climáticas. Por isso necessitam de manutenção com mais frequência.
Normas Técnicas
Todo tipo de esquadria precisa cumprir com as normas técnicas, especialmente a norma ABNT NBR 10.821. Por isso sempre solicite um atestado ou laudo certificando que a esquadria atende essas exigências.
Local de uso
Também é fundamental avaliar o local que será instalada a esquadria. Cada ambiente possui características e necessidades diferentes que implicam diretamente no tipo de esquadria.
O local fica exposto a chuvas, sol e umidade? Recebe ventos fortes e frequentes? Para locais que sofrem com a ação do tempo, as esquadrias de madeira e ferro não são muito indicadas porque se deterioram com mais rapidez. Já no caso de locais altos e com ventos constantes é imprescindível uma esquadria reforçada e com vidro temperado capaz de resistir a pressão do ar.
Tipos de esquadrias
As esquadrias também se diferenciam pelo modo de abertura. Confira abaixo as mais comuns:
De abrir
As esquadrias de abrir são aquelas de uma folha só e que giram sobre dobradiças, muito comuns em portas de entrada e de ambientes internos. Alguns modelos de janela também apresentam esse sistema.
De correr
As esquadrias de correr são práticas, funcionais e muito indicadas para espaços pequenos, uma vez que elas economizam área interna. É possível encontrar tanto portas, quanto janelas nesse sistema de abertura. Caso opte por esse tipo de esquadria preste muita atenção na qualidade dos trilhos.
Basculante
As esquadrias tipo basculante são aquelas que se projetam metade para dentro e metade para fora do ambiente em sentido horizontal, como acontece com os portões de garagem. A maioria das esquadrias basculantes é formada por janelas projetadas para locais altos.
Maxim-ar
As esquadrias maxim-ar são muito semelhantes as basculantes, mas com a diferença desse modelo atingir uma abertura de quase 90°, proporcionando uma ventilação extra para o ambiente. Muito comum em banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
Guilhotina
As janelas guilhotinas são muito comuns em casas de fazenda e casas antigas. Esse modelo apresenta duas folhas que podem ser abertas com uma folha para cima e outra para baixo ou as duas na mesma posição.
Camarão
As esquadrias do tipo camarão, conhecidas também como sanfonadas, podem ser usadas para portas e janelas. Nesse modelo, a abertura é feita com as folhas dobrando uma sobre a outra, obtendo um vão de abertura de quase 100%, sendo muito indicadas para espaços pequenos e que precisam economizar área.
Veja a seguir os principais materiais utilizados para fabricação de esquadrias em 60 projetos inspiradores:
Esquadrias de alumínio
As esquadrias de alumínio são as preferidas hoje em dia. Elas são resistentes, duráveis, não exigem manutenção, tem ótima capacidade de vedação e são super modernas. O único inconveniente desse tipo de esquadria é que ela tende a custar um pouco mais do que as de ferro e de aço, contudo, o custo beneficio compensa.
Imagem 1 – Esquadria de alumínio preta para o banheiro moderno e sofisticado.
Imagem 2 – Esquadria de alumínio preta delimitando o espaço entre o home office e os demais ambientes da casa.
Imagem 3 – Ventilação e iluminação máxima com a esquadria de alumínio branca de correr.
Imagem 4 – Nesse banheiro, a esquadria de alumínio preto cumpre sua função prática, mas também completa o projeto estético.
Imagem 5 – Aqui, as esquadrias de alumínio branco percorrem todo o apartamento revelando a paisagem externa e integrando-a com os ambientes internos.
Imagem 6 – Esquadrias de alumínio em contraste com a madeira da fachada.
Imagem 7 – Esquadrias de alumínio de correr integrando a área interna com a externa.
Imagem 8 – Nessa sala, a esquadria de alumínio preto valoriza a estética moderna.
Imagem 9 – A fachada alegre e vibrante contou com a esquadria de alumínio preta para janela.
Imagem 10 – Esquadria de alumínio de correr com veneziana: um ótimo custo beneficio para quartos.
Imagem 11 – Esquadria de alumínio na cozinha: ventilação total!
Imagem 12 – Esquadria de alumínio maxim-ar instalada na área do box.
Esquadrias de ferro
As esquadrias de ferro são outra opção moderna e charmosa para os ambientes internos. Mais baratas do que as versões em alumínio, as esquadrias de ferro podem ser feitas sob medida ou encontradas prontas para vender. A desvantagem desse material é a oxidação e a necessidade de manutenção constante.
Imagem 13 – Esquadria de ferro para o ambiente de estilo industrial.
Imagem 14 – Esquadria de ferro com design diferenciado na fachada do prédio.
Imagem 15 – Esquadria de ferro branco para uma sala de estar clássica e elegante.
Imagem 16 – A casa de arquitetura moderna apostou nas esquadrias de ferro em toda a fachada.
Imagem 17 – Esquadria de ferro com abertura tradicional para essa cozinha.
Imagem 18 – Que tal uma esquadria de ferro pivotante?
Imagem 19 – Esquadria de ferro com folhas de vidro instaladas como se fossem uma persiana.
Imagem 20 – Esquadria de ferro preto: uma alternativa a esquadria de alumínio
Imagem 21 – Ambientes industriais e de arquitetura brutalista são valorizados pelas esquadrias de ferro.
Imagem 22 – Aqui, a esquadria de ferro se estende até o telhado.
Imagem 23 – Esquadria de ferro com detalhes geométricos.
Imagem 24 – Já aqui, a esquadria de ferro segue um design clean e minimalista.
Esquadrias de madeira
As esquadrias de madeira já foram as mais utilizadas até algum tempo atrás, perdendo grande parte do mercado para os modelos em alumínio e ferro. No entanto, a madeira está voltando aos poucos graças a estética natural cada vez mais presente nos projetos. A desvantagem da madeira é a necessidade de manutenção frequente a fim de evitar a corrosão, a infestação por insetos e o apodrecimento do material pelo efeito do sol e da umidade. As esquadrias de madeira também tendem a ter um custo beneficio maior.
Imagem 25 – As esquadrias de madeira deixam o ambiente mais aconchegante.
Imagem 26 – Esquadrias de madeira para o quarto.
Imagem 27 – Esquadrias de madeira seguindo a altura do pé direito da casa.
Imagem 28 – Esquadrias de madeira com visual retrô.
Imagem 29 – Já para quem prefere um visual mais rústico, aposte nas esquadrias de madeira de demolição.
Imagem 30 – Esquadrias de madeira para a fachada moderna do sobrado.
Imagem 31 – Esquadria de madeira para cobrir o amplo vão da sala.
Imagem 32 – Um cantinho relaxante com acabamento de esquadrias de madeira.
Imagem 33 – Esquadrias de madeira para as portas e janelas desse sobrado.
Imagem 34 – E o que acha de uma esquadria de madeira com abertura camarão?
Imagem 35 – Esquadria de madeira branca para o quarto rústico.
Imagem 36 – Esquadria de madeira para combinar com o projeto estético do ambiente.
Esquadrias de PVC
As esquadrias de PVC são as mais modernas do mercado. Esse tipo de esquadria possui interior preenchido com aço galvanizado, reforçando sua resistência e durabilidade. As esquadrias de PVC não necessitam de manutenção. A maior desvantagem desse tipo de esquadria é o custo que, por enquanto, ainda é bastante elevado.
Imagem 37 – Esquadria de PVC na janela do quarto: eficiência, resistência e durabilidade.
Imagem 38 – Esquadria de PVC branco fazendo a integração dos ambientes.
Imagem 39 – Esquadria de PVC para um quarto super iluminado.
Imagem 40 – Quarto de casal com esquadria de PVC.
Imagem 41 – Já para o home office, a opção foi pela esquadria de PVC preto.
Imagem 42 – A esquadria de PVC permite uma grande variedade de aberturas, tamanhos e formatos.
Imagem 43 – Esquadria de PVC com veneziana para uma sala de estar cheia de personalidade.
Imagem 44 – A sala de jantar também pode se render as vantagens da esquadria de PVC.
Imagem 45 – Esquadrias de PVC para o fechamento da varanda.
Imagem 46 – E se a luz for demais, use persianas sobre as esquadrias.
Imagem 47 – Ambientes modernos se harmonizam muito bem com esquadrias pretas.
Imagem 48 – Esquadria de PVC com abertura de correr para a janela da cozinha
Esquadrias de Vidro
As esquadrias de vidro são aquelas onde há apenas um pequeno perfil, geralmente de alumínio, nas laterais. As duas principais vantagens desse tipo de esquadria é a iluminação que ela oferece aos ambientes e a estética clean, favorecendo projetos modernos e minimalistas. No entanto, alguns tipos de abertura não são possíveis de serem feitos com esse tipo de esquadria.
Imagem 49 – Esquadria de vidro com perfil de alumínio.
Imagem 50 – Iluminação abundante com as esquadrias de vidro.
Imagem 51 – Moderna, essa pequena varanda de apartamento apostou no uso de esquadrias de vidro para o fechamento.
Imagem 52 – Esquadrias de vidro para garantir a luminosidade ideal ao home office.
Imagem 53 – Esquadrias de vidro com alumínio para as portas e janelas.
Imagem 54 – Ambientes modernos se beneficiam da estética clean das esquadrias de vidro.
Imagem 55 – Vista panorâmica e integrada ao ambiente interno graças a esquadria de vidro.
Imagem 56 – Luz e ventilação a vontade!
Imagem 57 – Esquadrias de vidro para a casa em meio a natureza.
Imagem 58 – Sobrado moderno com esquadrias de vidro.
Imagem 59 – Esquadrias de vidro para contemplar a vista externa.
Imagem 60 – Esquadrias de vidro com perfil de alumínio preto combinando com os armários.