Tubulações expostas, tijolo aparente e cimento queimado. Se você pensou em um galpão ou uma fábrica antiga, acertou. Mas esses elementos também são ideais para compor a decoração de uma casa ao estilo industrial.
Você conhece esse modo de decorar? O conceito de decoração industrial surgiu em Nova York por volta do ano de 1950. Na época, os antigos prédios e galpões industriais desocupados começaram a servir de moradia, contudo, a aparência original do lugar foi mantida pelos moradores. Inaugurava-se assim um novo estilo de decoração.
Mas não se engane achando que a aparência inacabada e, de certo modo, imperfeita da decoração industrial a torna simplista, daquelas feitas de qualquer jeito. Pelo contrário, para acertar na hora de montar a decor industrial algumas características importantes precisam ser seguidas. Quer saber quais são? Então, confira as dicas abaixo de como fazer decoração estilo industrial:
Características da decoração com estilo industrial
1. Cimento queimado e concreto aparente
A aparência rústica, áspera e inacabada é o ponto forte da decoração industrial e nada melhor que o concreto aparente e o cimento queimado para imprimirem essa sensação no ambiente. Portanto, invista em paredes e chão revestidos com a técnica ou até mesmo considere a possibilidade de construir bancadas e balcões de concreto e deixe-os assim, sem nenhum acabamento.
2. Tijolinhos
Os tijolinhos de barro são outra marca do estilo industrial e remetem de imediato às fábricas do inicio e metade do século XX. Eles também são ótimos para deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, quebrando um pouco a frieza de materiais como o aço e o concreto, também muito usados nesse tipo de decoração.
3. Capriche na iluminação
A iluminação indireta vinda de luminárias suspensas ou de chão também precisa estar presente na decoração industrial. Outra dica é apostar no uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação, dispensando lustres e outros tipos de suporte.
4. Janelas e portas amplas
Galpões e fábricas precisam de janelas e portas amplas para garantir a acessibilidade, ventilação e iluminação adequadas. Então é claro que essa característica também deve estar presente na arquitetura de estilo industrial. Prefira esquadrias de ferro ou aço com os vãos fechados por vidro.
5 .Integração de ambientes
Ambientes integrados é outra característica desse tipo de decoração. Quando o estilo industrial surgiu e os grandes galpões passaram a ser ocupados, todos os ambientes compartilhavam do mesmo espaço. Ou seja, nada de paredes ou divisórias e quanto mais integrados melhor. Dessa forma você também valoriza a convivência e as relações sociais dentro da casa. Alias, essa também é uma característica forte da decoração moderna que, por sinal, caminha lado a lado com o estilo industrial.
6. Tubulações e instalações expostas
Para reconhecer de pronto se uma decoração é ou não é industrial, procure por canos e tubulações de água, gás, ar condicionado e energia elétrica expostos no ambiente. Eles são a base da proposta do estilo industrial. Uma dica para inseri-los de modo mais harmônico na decoração é pintá-los com uma cor viva e contrastante.
7. Móveis e eletrodomésticos
Na hora de pensar na mobília, prefira as de aço, madeira maciça ou ferro. Os móveis antigos também são uma boa pedida para esse tipo de decoração. Já para os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos prefira os de aço inox. Eles podem vir tanto no estilo vintage, quanto com um design mais moderno e arrojado. Você escolhe.
Algo interessante de se notar na decoração industrial é que a aparência inacabada e imperfeita dos revestimentos do piso, teto e chão são contrastados com o design arrojado e moderno dos móveis e eletros. Ou seja, na decoração industrial há sempre espaço para mesclar o rústico e bruto com o sofisticado e elegante.
8. Cores
Outro aspecto fundamental de qualquer decoração são as cores. Elas marcam o estilo proposto no ambiente e são decisivas para o sucesso ou fracasso da decor. Em uma decoração de estilo industrial, as cores sóbrias e neutras compõe a base do ambiente. Nesse caso, prefira sempre o branco, preto e cinza. As cores vibrantes não estão descartadas, elas podem integrar a decoração, mas de modo dosado e equilibrado. Geralmente são utilizadas para algum detalhe e as mais utilizadas são as primárias – azul, amarelo e vermelho.
Por fim, mas igualmente importante de ser mencionado, se você deseja mudar o estilo de decoração da sua casa sem gastar muito ou sem fazer quebra quebra, a opção então é investir em revestimentos autoadesivos ou papéis de parede. Existem modelos que imitam com perfeição os revestimentos citados acima e podem mudar facilmente a cara dos ambientes. Pense nisso!
80 ideias incríveis de decoração com o estilo industrial
Mas, por enquanto, continue por aqui. Vamos te apresentar uma seleção de fotos incrível com 80 ambientes decorados com estilo industrial. Olha só:
Imagem 1 – Banheiro decorado ao estilo industrial: branco e cinza na base e vermelho nos detalhes.
Imagem 2 – Nesse banheiro industrial, o destaque são os metais pretos combinando com a estrutura do gabinete.
Imagem 3 – Cozinha industrial faz um contraste entre a elegância do mármore e a aspereza do cimento queimado.
Imagem 4 – Tijolinhos aparentes garantem o estilo industrial e ainda deixam a sala acolhedora; destaque para a grande janela de vidro.
Imagem 5 – Home office estilo industrial com estante metálica e paredes preta.
Imagem 6 – Lâmpadas conectadas diretamente à fiação: marca da decoração industrial.
Imagem 7 – As tubulações hidráulicas nesse banheiro foram usadas com uma proposta diferente: conectar e ligar lâmpadas.
Imagem 8 – Sobriedade e neutralidade do estilo industrial emprestadas para esse quarto de casal.
Imagem 9 – Parede de tijolinhos? Nem sempre, experimente adesivos ou papel de parede.
Imagem 10 – Nesse quarto de cores fortes e marcantes, o caminho feito pela tubulação termina com a luminária de parede.
Imagem 11 – Concreto aparente do teto cria um contraste harmônico com os móveis de design.
Imagem 12 – Quem disse que não tem cor na decoração industrial? Nessa imagem, ela aparece na tubulação do teto.
Imagem 13 – Spots no teto e piso de formas geométricas no chão: a união entre o moderno e o industrial está feita.
Imagem 14 – O pé-direito alto e os elementos em inox revelam a tendência industrial dessa cozinha, apesar do toque de rusticidade.
Imagem 15 – Gaveteiros de aço, discretamente presentes no cantinho, entregam o estilo industrial do ambiente.
Imagem 16 – O modo de colocação do revestimento também pode fugir do tradicional e surpreender com um formato original e diferente.
Imagem 17 – Quer um ambiente mais industrial do que esse?
Imagem 18 – Banheiro minimalista, industrial e moderno: três estilos com características próprias, mas que se combinam muito bem entre si.
Imagem 19 – Estilo industrial nesse banheiro fica por conta dos tons sóbrios e neutros.
Imagem 20 – Quarto grande, lindo e muito bem decorado, mas o destaque fica mesmo por conta do pufe amarelo, único ponto de cor do ambiente.
Imagem 21 – Estilo industrial também está carregado de influências urbanas e joviais.
Imagem 22 – Banheiro de estilo industrial com banheira.
Imagem 23 – Nesse banheiro o aço inox predomina; cuidado, no entanto, com o uso excessivo do material para não deixar o ambiente frio e impessoal demais.
Imagem 24 – Se você deseja dar uma suavizada no estilo industrial, pode pintar as paredes de branco.
Imagem 25 – Revestimento da parede segue na escada; tom enferrujado é um bônus para a decor com estilo industrial.
Imagem 26 – Piso de madeira e parede de cimento queimado: proporção ideal para manter o estilo industrial e garantir o conforto do ambiente.
Imagem 27 – O destaque dessa casa é o telhado de zinco; característica primeira dos galpões industriais com estilo industrial.
Imagem 28 – Móveis de classe e design se destacam frente à aparência bruta dos revestimentos no estilo industrial.
Imagem 29 – Se em alguns estilos de decoração a presença da bicicleta seria um incômodo, na decoração industrial ela é uma aliada.
Imagem 30 – Se inspire nessa imagem: de um lado a parede de tijolinho branco, do outro a parede revestida com telha de zinco, no meio do cômodo, a mesa e as cadeiras de aço com estilo industrial.
Imagem 31 – Ao invés de tentar esconder as tubulações, insira-as na decoração com estilo industrial.
Imagem 32 – Na decoração industrial, o reaproveitamento dos objetos está liberado.
Imagem 33 – A mala antiga dá um toque retrô ao ambiente com estilo industrial.
Imagem 34 – Decoração com estilo industrial e pegada retrô: lanternas antigas e releitura de cadeiras da metade do século passado.
Imagem 35 – Além de funcionais, as tubulações cumprem um importante papel estético na decoração com estilo industrial.
Imagem 36 – Nessa decoração industrial, o amarelo traz cor e vida.
Imagem 37 – Pode usar madeira no estilo industrial? Pode, mas dê preferência para as que tiverem frisos e molduras em aço.
Imagem 38 – Um toque de romantismo à decoração com esitlo industrial.
Imagem 39 – Geladeira vintage – na cor e na forma – compõe harmoniosamente esse cenário industrial.
Imagem 40 – Cama no chão e janelas amplas: quarto de casal perfeitamente industrial.
Imagem 41 – Porta ampla de correr garante luz e ventilação adequada para o quarto e ainda se encaixa na proposta industrial.
Imagem 42 – Uma cozinha com estilo industrial cheia de elementos modernos e contemporâneos.
Imagem 43 – Quarto simples de solteiro, mas que captou muito bem a essência do estilo industrial.
Imagem 44 – Cozinhas com armário de inox para completar a decor com estilo industrial.
Imagem 45 – Vigas de ferro participam da estrutura e da decoração da casa com estilo industrial.
Imagem 46 – Mix entre o estilo clássico e os elementos da decoração com estilo industrial.
Imagem 47 – Os tons claros trazem mais suavidade e delicadeza para o quarto, sem fugir do conceito do estilo industrial.
Imagem 48 – Ambientes integrados: outra característica marcante da decoração com estilo industrial.
Imagem 49 – Cinza, branco e amarelo na decoração com estilo industrial.
Imagem 50 – Todos os espaços da casa podem receber influência do estilo industrial.
Imagem 51 – Mundos da ficção e da realidade se misturam nessa decor; entre eles o estilo industrial.
Imagem 52 – Materiais nobres como o couro fazem um contraste interessante e muito bem vindo na decoração com estilo industrial.
Imagem 53 – Os cactos, tendência de decoração, tem lugar garantido nessa decoração com estilo industrial.
Imagem 54 – Banheiro moderno e industrial surpreende pelo uso da cortininha de pano no gabinete, mas repare que não é qualquer cortininha.
Imagem 55 – Os pisos diferentes marcam o inicio e o término de cada ambiente.
Imagem 56 – Bancos usados de carros compõe com muito estilo essa decor.
Imagem 57 – Ambientes integrados seguem padrão de cores e texturas.
Imagem 58 – Assim como na decoração moderna e minimalista, a industrial também valoriza o uso limitado de móveis e objetos decorativos.
Imagem 59 – A parede de vidro faz uma marca discreta entre os ambientes.
Imagem 60 – Decoração com estilo industrial e jardim vertical: as plantas suavizam e criam acolhimento para o ambiente.
Imagem 61 – Uma ideia criativa para copiar no estilo industrial: símbolos das caixas de papelão viraram adesivo para decorar a parede de madeira.
Imagem 62 – Luminárias rosas dão um suave toque de romantismo para a decor industrial.
Imagem 63 – Persianas são perfeitas para o estilo industrial: são leves, minimalistas e funcionais.
Imagem 64 – Chapa de aço e cabeceira de couro: dois elementos de “peso” para compor o estilo industrial desse quarto.
Imagem 65 – O que poderia ser um problema, na decoração industrial é um trunfo: paredes descascadas revelando os tijolinhos, só que esses são adesivos.
Imagem 66 – Já nessa sala são os blocos estruturais de concreto que se destacam.
Imagem 67 – Para acompanhar e aproveitar a altura do pé direito dessa casa, uma estante monumental cheia de livros no estilo industrial.
Imagem 68 – Sofá de couro de estilo clássico se destaca na decor dessa sala com estilo industrial.
Imagem 69 – A delicadeza do flamingo realçada pelos tons escuros e sóbrios da decoração com estilo industrial.
Imagem 70 – Estilo industrial: madeira de pinus é uma ótima opção para decoração industrial: ela é barata e fica muito bem sem nenhum tipo de acabamento.
Imagem 71 – Quadros e fotografias ajudam a quebrar a possível frieza e impessoalidade do estilo industrial.
Imagem 72 – Estilo industrial: ambientes integrados e decorados na mesma proposta.
Imagem 73 – Estilo industrial: essa decoração mescla o estilo industrial urbano com conceitos de arte contemporânea.
Imagem 74 – Letreiros de LED: as rodas da bicicleta entram na formação da palavra.
Imagem 75 – Descomplique: apoie quadros e espelhos na parede, ao invés de fixá-los.
Imagem 76 – Estilo industrial: azul marcante se destaca no quarto, mas sem exageros.
Imagem 77 – Estilo industrial: iluminação indireta deixa a sala mais acolhedora.
Imagem 78 – Estilo industrial: tons quentes dessa cozinha aliadas ao forro de madeira criam uma decoração mais intimista e acolhedora.
Imagem 79 – Teto com telhas transparentes reforça a luminosidade natural da sala.
Imagem 80 – Estilo industrial: deixe o closet à mostra usando uma porta de vidro.