Qual talher usar primeiro? Onde colocar o guardanapo? E a salada? Calma! Todas essas dúvidas podem ser resolvidas com algumas dicas simples de etiqueta à mesa.
Assim você garante uma postura elegante e, de quebra, evita passar por qualquer situação constrangedora.
Bora então conferir todas as dicas que trouxemos nesse post? Anote tudo!
O que é etiqueta à mesa?
A etiqueta à mesa pode ser definida como um conjunto de regrinhas elaboradas para um bom comportamento na hora das refeições. A etiqueta também é sinônimo de educação, respeito e elegância com os demais convidados.
Ou seja, as regras de etiqueta à mesa não existem a toa ou para dificultar a vida de ninguém. Pelo contrário.
Com elas, o momento da refeição se torna mais agradável e até mais prazeroso.
Como e onde surgiram as regras de etiqueta à mesa
A palavra etiqueta vem do francês “étiquette”. Para alguns historiadores, a palavra vem do grego “ethos” que significa ética.
Já para outros, a palavra deriva de um antigo costume europeu datado do século XV quando as pessoas eram, literalmente, etiquetadas de acordo com o seu sobrenome e titulo da nobreza ao se sentarem à mesa para um jantar com a corte.
Inclusive, por muitos séculos, as regras de etiqueta foram usadas para separar os nobres dos plebeus.
Nesse sentido, somente quem fazia parte da nobreza tinha conhecimento e autorização para usar as regras de etiqueta.
No entanto, apesar de ter se popularizado na França, as regras de etiqueta à mesa são muito mais antigas do que se imagina.
Achados históricos sugerem que desde o antigo Egito, na época dos Faraós, já se praticava a etiqueta à mesa como forma de diferenciação entre as classes sociais.
Mas, por sorte, o tempo passou, o mundo mudou e, hoje em dia, as regras de etiqueta são uma forma de demonstrar boa educação, respeito e elegância à mesa.
Um conhecimento que se tornou acessível e possível de ser utilizado por todos, independente da classe social.
18 dicas de etiqueta à mesa
Vista-se de acordo com a ocasião
A primeira dica não é necessariamente sobre etiqueta à mesa, mas faz parte do conjunto.
Isso porque é muito desagradável estar fora de contexto em um almoço ou jantar, seja social ou de negócios.
Procure sempre saber com antecedência o tipo de lugar que você ira. Se é mais formal ou descontraído, por exemplo.
Para ajudar, acesse as redes sociais do local e veja fotos de eventos anteriores. Dessa forma é possível ter uma boa noção de como se vestir.
Lave as mãos
Nada mais deselegante e anti higiênico, especialmente agora em tempos de pandemia, do que sentar à mesa sem lavar as mãos.
Por isso, seja em um restaurante ou na casa de alguém, crie o hábito de ir até o lavabo e lavar as mãos antes de sentar.
Espere ser convidado
Não chegue e vá direto para a mesa. Aguarde o momento que o anfitrião do evento convidar todos para se sentarem.
O mesmo vale para o momento de iniciar a refeição. Deixe que o anfitrião comece primeiro e só depois dele dê a primeira garfada.
Qual talher usar?
Uma das maiores dúvidas sobre etiqueta à mesa é em relação ao uso dos talheres. Muita gente fica confusa com a quantidade e a ordem dos talheres na mesa.
Mas, na verdade, é tudo bem simples. Comece sempre de fora para dentro, ou seja, use primeiro o talher que está mais distante do prato.
Na parte superior do prato são posicionados os talheres de sobremesa, geralmente um garfo e uma colher. A faca de sobremesa é usada apenas se for servida alguma fruta.
Os talheres são organizados na mesa de acordo com o que será servido primeiro. As facas são colocadas do lado direito e os garfos do lado esquerdo.
E mais uma dica: a faca deve ser usada sempre na mão direita, enquanto o garfo pode ser usado em ambas as mãos.
Talheres na mão ou no prato
Depois que começar a comer não volte com os talheres sobre a mesa. Repouse-os no prato se precisar falar ou beber. O garfo deve ser posicionado com a parte côncava para baixo, enquanto a faca deve ser mantida com o lado de corte voltado para dentro.
Guardanapo no colo
O guardanapo de pano deve ser mantido no colo durante toda a refeição, mas atenção: não precisa abrir todo o guardanapo para forrá-lo no colo.
Abra apenas uma dobra e pronto. Caso seja oferecido guardanapo de papel, então a dica é mantê-lo sobre a mesa ao lado do prato.
Encolha os cotovelos
Não abra suas “asas” sobre a mesa. Isso é deselegante e desrespeitoso com quem está ao lado.
O correto é encolher os cotovelos e os braços, mantendo-os junto ao corpo.
Nada em cima da mesa
Sobre a mesa de jantar coloque apenas suas mãos. Nada de celular, carteira, chaves ou qualquer outro objeto.
Além de ocupar espaço, esses objetos comprometem a higiene no momento da refeição.
Olha a faca!
Jamais, em tempo algum, gesticule com os talheres enquanto fala. O risco de acertar alguém é grande, isso sem falar nas chances de derrubar farelos e migalhas de comida no chão, na mesa ou, pior, em cima de outra pessoa.
Se for falar, coloque os talheres sobre o prato.
Feche a boca e coma devagar
Todo mundo já ouviu alguma vez na vida que comer de boca aberta é feio. Pois essa repreensão que muitos pais dão aos filhos nada mais é do que uma regra de etiqueta à mesa.
Portanto, mastigue de boca fechada e devagar. Não coma de modo afoito e desesperado, ok?
Não fale enquanto come
Falar de boca cheia também não dá, né? Além de ser um hábito feio e deselegante, a comida pode simplesmente pular pra fora.
Ninguém precisa ver uma cena dessas, concorda? Então, mastigue e engula antes de falar.
Não exagere na comida
Não coloque comida exagerada no prato. Sirva-se apenas com uma pequena porção, suficiente para se satisfazer.
Mas se existe algo ainda pior do que colocar comida demais no prato e não comer tudo o que está lá.
Não caia nessa gafe.
Descanse o talher ao final da refeição
Ao final da refeição, os talheres devem ser posicionados dentro do prato, um ao lado do outro com o cabo voltado para a pessoa. Ou seja, eles ocupam o centro do prato.
Mas se desejar comunicar ao garçom que a comida estava ótima, então posicione os talheres um ao lado do outro no centro do prato com o cabo virado para a esquerda.
No entanto, se ao final da refeição os talheres estiverem cruzados entre si, então significa que você não gostou do menu.
Leve o garfo até a boca
A comida deve ir até sua boca e não sua boca até a comida. A postura de quem está na mesa deve permanecer ereta e não sobre o prato.
Não limpe os dentes na mesa
Poucas coisas são tão infelizes na mesa do que uma pessoa limpando os dentes, seja com palito de dente ou, pior, com a própria mão.
Se alguma coisa estiver te incomodando vá até o banheiro, mas não pague esse vexame.
Seja gentil e educado com o anfitrião
Pode acontecer do anfitrião servir algo que você não goste, mas não diga isso a ele.
Seja gentil e educado dizendo, por exemplo, que é alérgico ao alimento. Uma mentirinha social para não deixar a pessoa sem graça é bem vista nessas situações.
Ou ainda, caso não tenha oportunidade de falar, aceite apenas uma mísera pequena porção, mas coma tudo.
Beba com moderação
Em alguns jantares é normal que seja servido bebidas alcoólicas.
O que não é normal é exagerar na dose e acabar saindo embriagado do jantar. Beba com moderação, assim você também não corre o risco de dizer ou fazer bobagens.
Na dúvida, observe
Se mesmo assim você ainda ficar com alguma dúvida de como se comportar à mesa, não se desespere.
A dica, nesse caso, é observar discretamente como as outras pessoas estão se comportando e, assim, imitá-las.
Regras de etiqueta à mesa para certos tipos de comida
Alguns tipos de comida são um desafio na hora das refeições. Mas sempre tem um jeito de saborear tudo o que é servido sem sair da etiqueta. Veja as dicas.
Ostras
As ostras são um tipo de fruto do mar que devem ser pegas com as próprias mãos e, em seguida, virá-las dentro da boca e engolir, sem mastigar.
Macarrão
Os italianos vão a loucura quando alguém corta um espaguete ao meio ou o enrola no garfo. Para eles, o jeito certo é ir sugando o fiozinho do macarrão até o último pedaço.
No entanto, nas regras de etiqueta à mesa você pode enrolar o macarrão no garfo, sem problemas, a não ser que esteja na Itália. Nesse caso, evite.
Sopa
Para comer sopa, a regra de etiqueta diz que a colher não deve ser colocada inteira na boca, apenas a ponta. O liquido deve ser sugado para dentro, mas atenção: sem fazer barulhinho.
Salada
Não corte as folhas de salada que estão no prato. Caso elas tenham sido servidas inteiras, o ideal é fazer uma trouxinha usando o garfo e a faca.
Camarão
O camarão deve ser comido com a ajuda de garfos apropriados para peixes. Tire a cabeça e desprenda a casca, depois é só levá-lo a boca.
Alcachofra
Para comer alcachofras, a dica é retirar os gominhos com a mão, mergulhar no molho e comer.
Uvas
As uvas também devem ser comidas com as mãos, desprendendo uma por uma do galhinho principal. Os caroços podem ser retirados discretamente com as mãos e colocados sobre o prato.
Azeitonas
A dica para comer azeitonas corretamente à mesa é colocá-las inteiras na boca e depois retirar o caroço de maneira discreta e apoiar sobre o prato.
Pão
Caso seja servido pão na entrada, observe como ele foi colocado à mesa. Se já estiver cortado, verifique se existe algum pegador por perto ou guardanapos.
Mas se o pão estiver inteiro, provavelmente terá uma faca ao lado. Corte um pedaço pequeno e coloque sobre o prato.
Cuidado para não espalhar migalhas sobre a mesa.
Frango e carne
Alguns cortes de frango e carne podem ser comidos com a mão, como é o caso de frango a passarinho ou carnes com ossos, como costelinhas.
As carnes ensopadas ou com molho devem ser consumidas com a ajuda dos talheres dispostos na mesa.
Prontinho! Com todas essas dicas você já está preparado para participar de qualquer jantar.