Como chamar a atenção de um cliente em dois segundos? Parece mágica, mas não é! A resposta é bem simples: com a fachada da loja.
Estudos de marketing indicam que esse é o tempo médio que uma pessoa leva para decidir se entra ou não em um estabelecimento.
Isso porque o cérebro humano é altamente visual, ou seja, esqueça aquele papo de que as aparências não importam. Elas importam e muito, principalmente para quem tem um negócio.
Uma fachada de loja bem elaborada pode fazer toda a diferença entre ganhar ou perder uma venda.
Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe esse post com a gente.
Importância da fachada de loja
Aumentar as vendas
Uma fachada bonita, organizada e estrategicamente pensada é um dos maiores trunfos de vendas que um comerciante pode ter em mãos.
Só para você ter uma ideia, um estudo do SEBRAE apontou que a fachada, em conjunto com a vitrine, podem aumentar as vendas em até 40%. Nada mal, não é?
Fortalecer a marca
A fachada da loja também é uma ótima maneira de fortalecer a marca da sua empresa e se destacar diante da concorrência.
Isso porque, quando bem elaborada, a fachada da loja consegue expressar valores e conceitos relacionados a empresa, de modo que o cliente se identifique e apoie a marca.
Diferenciar da concorrência
Outro ponto importante da fachada de loja é a diferenciação da concorrência, ou, trocando em miúdos, a capacidade da sua marca se destacar e ganhar mais visibilidade.
A maneira de fazer isso é conciliando a identidade visual da empresa com os valores e conceitos representados por ela. Isso tudo é claro sem deixar de lado os interesses e desejos do seu público alvo.
Dialogar com o consumidor
A fachada da loja é um dos primeiros canais de comunicação com o seu cliente. E ali diante da entrada da loja que o primeiro contato se estabelece.
E por isso mesmo é tão importante pensar em uma fachada que traduza as necessidades do consumidor. A fachada deve trazer de modo clean e elegante o conceito da loja, o que o cliente vai encontrar lá dentro, entre outras coisas.
Lembrando apenas que a fachada não pode, nem deve, se tornar um carnaval de informações. Isso apenas contribui para a poluição visual do seu comércio, algo que ninguém quer. Portanto, comunique-se com o seu cliente de modo que ele entenda, sem exageros e com sutileza.
Como fazer fachada de loja bonita e barata
Agora que você já sabe da importância de investir em uma fachada bonita para sua loja, vem a dúvida inevitável: como fazer isso, afinal?
Confira as dicas a seguir.
Identidade visual
Antes de começar a planejar a fachada é fundamental que você analise a identidade visual da sua marca. Não tem uma? Então está na hora de criar.
A identidade visual é o que torna uma marca ou empresa conhecida pelo público por meio de símbolos, formas e cores marcantes. Quer um bom exemplo? A Apple é mundialmente conhecida pelo símbolo da maça mordida, já a rede Mcdonalds se consagrou com o M gigante em todas as suas fachadas.
A sua loja também precisa de uma identidade que a diferencie e a destaque das demais. Mas não é só de cores e símbolos que se faz uma marca. Ela precisa evidenciar um conceito, um valor e entregar satisfação aos clientes. Para isso, é importante conhecer o seu público consumidor e estabelecer uma ligação direta com aquilo que ele procura e necessita.
Feito isso, planeje a fachada da loja com base nessas informações e esteja pronto para se destacar em meio a multidão.
Necessidades do cliente
A fachada da loja precisa atender as necessidades do cliente. Se você vende roupas, então é isso que precisa apresentar. Mas não basta só colocar as peças na vitrine.
É importante que a fachada da loja seja convidativa e chame a atenção do cliente não apenas pelo produto em si, mas pelo que esse produto pode oferecer em termos não materiais, como alegria, realização profissional ou pessoal, entre outros.
Mais uma vez é fundamental que você conhece as necessidades do cliente. Uma boa dica é realizar uma pesquisa com o público (pode ser com quem já te segue nas redes sociais, por exemplo, mas também é importante ir além).
Busque informações que estejam relacionadas com o seu produto, mas também procure saber, por exemplo, a idade média do seu público consumidor, e os valores que esse público possui. Por exemplo, uma loja de produtos naturais sabe que conversa com pessoas que se preocupam com a saúde e bem estar.
Iluminação
Toda fachada de loja precisa de uma iluminação especial. Pode parecer algo simples, mas acredite, faz toda diferença.
Isso porque a iluminação, especialmente aquela direcionada, ajuda a destacar a fachada durante a noite, além de trazer um toque de elegância e modernidade.
Uma boa dica é apostar em spots sobre o letreiro, por exemplo, ou, ainda, se preferir, instale um letreiro luminoso, assim você resolve dois problemas de uma só vez.
Olhe para fachada
Vá para a frente da loja e repare em tudo o que está por lá. Veja também como é o entorno, a fachada das lojas ao lado, as cores que mais aparecem, entre outros detalhes.
Essas informações vão te ajudar a montar uma fachada capaz de se destacar na multidão. Aproveite e vá até o outro lado da rua e verifique se existem obstáculos que atrapalhem a visualização da fachada, caso note algum, veja se é possível removê-lo.
Também é importante fazer essa verificação durante a noite.
Inove
Não tenha medo de pensar fora da caixinha. Esse é o grande segredo para uma fachada de loja diferenciada, principalmente se o seu comércio está localizado próximo a outros do mesmo tipo.
Avalie a possibilidade de usar novos materiais, cores e até mesmo a disposição dos elementos que irão compor a fachada.
Erros comuns ao fazer uma fachada de loja
Legislação
Antes de fazer a fachada da loja é muito importante que você conheça a legislação municipal vigente.
Cada cidade possui regras e leis próprias sobre fachadas e como elas devem ser construídas, especialmente se a loja estiver em um prédio histórico.
Caso você desrespeite essas regras corre o risco de precisar fazer tudo de novo, isso sem contar a multa que terá de pagar.
Prédios históricos
Os prédios históricos possuem uma arquitetura muito rica e devem ser valorizadas na hora de fazer a fachada. Acontece que muitos comerciantes acabam escondendo ou removendo as características originais do prédio.
O resultado é uma fachada totalmente fora do contexto em que está inserida. A melhor solução é abraçar a estrutura original do local e montar a fachada a partir dessas características.
Excesso de informação
Um erro muito comum na elaboração de fachadas de loja é o excesso de informação.
Na busca por vendas, muitos comerciantes acabam enchendo a fachada de cartazes, anúncios de promoções e excesso de produtos.
Mas vá com calma! Uma fachada clean e que se comunica com leveza tem muito mais chances de realizar vendas do que uma fachada mal organizada e poluída visualmente.
Padronização
Não caia na besteira de fazer uma fachada de loja igual a de todo mundo, a não ser que você queira que sua loja seja igual a de todo mundo.
O que acontece é que por medo de errar, os comerciantes acabam optando por modelos prontos de fachadas. Porém, isso pode demonstrar falta de personalidade e identidade da loja.
Tipos de fachada de loja
Fachada de loja com pallet
Hoje em dia as fachadas de loja com pallets tem se destacado, uma vez que o material é barato, sustentável e moderno.
Esse tipo de fachada combina com lojas que expressem um conceito mais alternativo, despojado e moderno.
Fachada de loja com madeira
A madeira, ao contrário do pallet, invoca uma personalidade mais elegante e sofisticada, especialmente quando combinada a cores neutras e um bom projeto de iluminação.
Fachada de loja em ACM
A fachada de loja em ACM (alumínio) é outro tipo muito popular no momento. Ela substitui as antigas fachadas com letreiros e pode ser usada por qualquer tipo de comércio, uma vez que aceita personalização.
Fachada de loja com porcelanato
O porcelanato é um material resistente, durável e que pode ser usado para compor fachadas de inúmeros tipos. Prefira os modelos mais modernos e com visual arrojado. Uma boa pedida é apostar nos porcelanatos texturizados, como aqueles que simulam a aparência de pedra, madeira e cimento queimado.
Confira a seguir 50 ideias de fachadas de loja para inspirar o seu negócio:
Imagem 1 – Fachada de loja de sorvete: simples, mas convidativa e acolhedora.
Imagem 2 – Fachada de loja de roupa com painel de madeira. Destaque para a iluminação que valoriza a marca.
Imagem 3 – Uma fachada clean, moderna e elegante.
Imagem 4 – Menos é mais: lembre-se que a fachada da loja deve transmitir o conceito da marca.
Imagem 5 – Fachada de loja futurista que valoriza os produtos com criatividade.
Imagem 6 – Aqui nessa fachada de loja o letreiro se confunde com a porta.
Imagem 7 – Fachada de loja em prédio histórico: tire o máximo de proveito desse tipo de arquitetura.
Imagem 8 – Fachada de loja de livros. Destaque para escritores retratados na pintura da parede.
Imagem 9 – Às vezes tudo o que a sua loja precisa é de uma boa pintura e cores marcantes.
Imagem 10 – Fachada de loja de roupas revestida em madeira: sofisticação e receptividade ao cliente.
Imagem 11 – A fachada da loja precisa atender e entender as necessidades dos clientes.
Imagem 12 – Fachada de loja luminosa e decorada com plantas: o básico sempre funciona.
Imagem 13 – Já para a fachada do café a intenção é conquistar o cliente com uma estética acolhedora e moderna.
Imagem 14 – Fachada de loja de roupas totalmente integrada com a identidade visual da marca.
Imagem 15 – Fachada de vidro para uma loja de turismo: uma empresa transparente, literalmente.
Imagem 16 – Plantas, espelhos e cores neutras trazem sofisticação para a fachada da loja.
Imagem 17 – Fachada de loja de doces e café. Os banquinhos convidam os clientes a entrar.
Imagem 18 – Cores e formas para uma fachada que esbanja estilo e modernidade.
Imagem 19 – Fachada de loja rosa e preta. Uma combinação suave e chiquérrima!
Imagem 20 – Fachada de loja de roupas streetwear. Repare que o cimento queimado faz jus ao conceito da marca.
Imagem 21 – Fachada de loja minimalista. Tudo aqui se resolveu nas cores.
Imagem 22 – Fachada de pet shop: os vidros ajudam a apresentar boa parte dos produtos da loja.
Imagem 23 – Fachada de loja em ACM, uma das opções preferidas do momento.
Imagem 24 – Loja com pé direito alto merece uma fachada glamorosa.
Imagem 25 – Uma pintura simples para “acender” a arquitetura da fachada.
Imagem 26 – Alegria e descontração na fachada da loja de sorvetes.
Imagem 27 – Minimalista, moderna e super clean.
Imagem 28 – Uma fachada de loja cor de rosa para todo mundo ver!
Imagem 29 – Fachada de loja amarela: vibrante e alegre como o sol.
Imagem 30 – Letreiro proporcional ao tamanho da fachada, lembre-se disso!
Imagem 31 – Já pensou em uma fachada de pizzaria em rosa e preto?
Imagem 32 – Quanto menos elementos na fachada, mais a marca aparece.
Imagem 33 – Cinza e amarelo: a cor da marca na fachada da loja.
Imagem 34 – Fachada moderna para uma loja de roupas jovem.
Imagem 35 – Aqui, a fachada é um convite para o interior da loja.
Imagem 36 – Quando a loja vai para a fachada o resultado é assim!
Imagem 37 – Fachada de loja azul. Os bancos reforçam a receptividade da loja.
Imagem 38 – Fachada de pizzaria tem cor, textura e luz.
Imagem 39 – Fachada de loja clássica e elegante.
Imagem 40 – Fachada de loja preta: as “janelas” aguçam a curiosidade de quem passa.
Imagem 41 – Que tal boiserie na fachada da sua loja?
Imagem 42 – Um bom projeto de iluminação dentro da loja acaba refletindo também na fachada.
Imagem 43 – Fachada descontraída para a loja de roupas feminina.
Imagem 44 – Parece um portal, mas é só a fachada de uma loja criativa.
Imagem 45 – Fachada de loja bonita e barata. Aqui quem se destaca é o painel metálico e as floreiras.
Imagem 46 – Fachada de loja branca com detalhes em madeira.
Imagem 47 – A calçada também pertence a fachada da loja, portanto, não se esqueça dela.
Imagem 48 – Composições alegres e despojadas para chamar atenção para a fachada da loja.
Imagem 49 – Uma fachada iluminada para ser vista de dia e de noite.
Imagem 50 – Fachada de loja vermelha: simples, mas nada básica.