Já ouviu falar em faxina noturna? Se não, chega mais aqui pra gente conversar!
A faxina noturna nada mais é do que dar um “tapa” no seu lar antes de ir dormir. E para quê fazer isso? Simples! Para acordar no outro dia com a sensação de casa limpa, arrumada e organizada, o que, automaticamente, vai te deixar com outro pique para iniciar o dia.
Sem contar que ainda te ajuda economizar tempo com as tarefas domésticas, o que é indispensável para quem trabalha e precisa otimizar a execução das atividades.
Ficou curioso para entender melhor como fazer faxina noturna e adaptar para a sua rotina diária? Acompanhe e anote tudo!
Como fazer faxina noturna?
A faxina noturna, ao contrário de uma faxina tradicional, não envolve horas de dedicação. Pelo contrário, a ideia é passar por todos os cômodos organizando e limpando o que for necessário, mas sem se aprofundar demais.
A seguir, você confere dicas profissionais de como fazer faxina noturna cômodo a cômodo. O seu eu do futuro vai agradecer!
Sala de estar
Vamos começar pela sala de estar? Na verdade, não existe uma ordem necessária para a faxina noturna, ok? Sinta-se à vontade para iniciar pelo ambiente da sua preferência.
A sala costuma ter muitos itens para serem organizados após um dia inteiro. Comece recolhendo objetos que estão espalhados, como papeis, chaves, carteira, roupas, materiais de escola e escritório, por exemplo. Coloque cada coisa em seu lugar.
Depois ajeite o sofá, arrumando as almofadas e dobrando a manta. Acomode os controles da TV sobre o rack e prontinho!
Sala de jantar
Na sala de jantar, provavelmente o mais importante a fazer é recolher a mesa do jantar. Portanto, leve para a cozinha os pratos, talheres e copos sujos. Em seguida, passe um paninho no móvel para retirar os resíduos de comida e gordura. Sujou o piso? Uma vassoura rápida limpa tudinho.
Já pensou em deixar a mesa do café da manhã adiantada? Basta estender a toalha e posicionar a louça e os demais utensílios limpos. Assim, você também não corre o risco de deixar de tomar café porque não teve tempo.
Quartos
O maior problema dos quartos são as roupas espalhadas por aí. Ao final do dia, peças limpas já estão misturadas com as sujas, uma bagunça só!
Então, separe o que pode ser guardado daquilo que deve ir para lavar. Outros acessórios, como chapéu, bolsa, bijuterias, etc, também devem ser organizados.
Aproveite esse momento e já deixe a cama pronta para dormir. Tem crianças em casa? Então recrute-as para a tarefa de organizar os brinquedos e material escolar.
Banheiros
Um lugar da casa que costuma pedir socorro durante a noite é o banheiro. Depois que todo mundo já tomou banho, a tendência é entrar no cômodo e encontrar roupas espalhadas, toalhas molhadas amontoadas e produtos espalhados pela pia.
A faxina noturna aqui se resume a colocar tudo no seu devido lugar, recolher a roupa suja e colocar no cesto da lavanderia e abrir a janela para que o espaço ventile.
Se você ainda for tomar banho e tiver um tempinho (e pique) de sobra, tente lavar o box. Mais uma coisa que você pode fazer para poupar tempo no dia seguinte é recolher o lixo do cestinho.
Hall de entrada
Passando agora pelo hall de entrada. Outro espaço que costuma estar um caos ao fim do dia. Calçados, bolsas, chaves e correspondências formam uma cena e tanto de “tudo junto e misturado”.
Reúna e organize tudo. Assim, no dia seguinte, você e sua família não perdem tempo procurando as chaves do carro.
Cozinha
A cozinha, assim como o banheiro, vai exigir um pouco mais de dedicação, mas vale a pena. Acordar no outro dia para tomar café com a cozinha organizada é muito, muito bom!
Portanto, lave a louça, limpe o fogão (mesmo que seja só passar um paninho) e guarde os alimentos que sobraram da janta na geladeira para não estragarem. Recolha o lixo e, se precisar, passe um pano rápido no piso e na pia.
Você ainda pode aproveitar esse momento para deixar o café da manhã adiantado. Para tanto, pique as frutas e armazene-as em potes com fechamento hermético, hidrate o polvilho ou deixe raízes e tubérculos já cozidos, como inhame, batata doce, cará e mandioca.
Varanda e áreas externas
Tem área externa na sua casa? Então, não deixe de ir até lá para verificar se há algum objeto perdido no lugar. Em caso positivo, recolha.
Aproveite e confira também se o portão está trancado e as luzes externas estão acessas. Se for dia de coleta de lixo, já coloque o seu para fora.
Lavanderia
Não se esqueça da lavanderia. Encha a máquina e coloque as roupas para bater. Quando você acordar no outro dia é só estender.
Tem animais em casa e o banheirinho deles fica na área de serviço? Não esqueça de higienizar a caixinha ou recolher o tapete higiênico. Confira a água e a comida do pet. Eles também merece esse zelo!
Roupas e sapatos que estiverem jogados pela lavanderia devem ser levados para o lugar certo: ou o cesto de roupa suja ou de volta para o armário. Nada de deixar tais itens espalhados por aí, ok?
Ufa! Parece muita coisa, mas depois que você se acostumar com a rotina da faxina noturna vai se perguntar por que viveu sem ela por tanto tempo.
Em menos de uma hora, você deixa tudo no lugar e acorda com aquela sensação gostosa de precisar apenas se arrumar para ir pro trabalho.
Gostou dos conselhos dos especialistas? Agora é só colocá-las em prática! Xô preguiça!