Feng Shui: como deve ser entrar em uma casa onde você mal consegue se movimentar? Onde é preciso desviar de objetos e mais objetos? Das duas uma: ou você fica parado e não sai do lugar ou simplesmente vai embora.
Pois é assim, resumidamente, que a energia vital, ou Chi como também é conhecida pelos orientais, se comporta dentro de uma casa. Essa energia criadora e impulsionadora da vida está presente em tudo o que existe no universo, desde o sol, a lua e os planetas até o nosso corpo, as plantas e os animais.
Quando ela consegue fluir harmoniosamente tudo se equilibra. E dentro de uma casa não seria diferente. Ao se movimentar livremente pelos ambientes, o Chi é capaz de promover saúde, bem estar, equilíbrio, prosperidade e relacionamentos estáveis e felizes.
Ao menos é isso que afirma o Feng Shui. Provavelmente você já ouviu falar desta técnica milenar. Ela nasceu lá na China há mais de três mil anos e, juntamente com as artes, a filosofia e a medicina chinesa, tem como objetivo promover a harmonia do lar através da decoração.
Mas como exatamente o Feng Shui funciona? Bem, para responder essa pergunta precisamos falar sobre o baguá. O baguá é uma placa em formato octogonal, onde cada lado expressa uma área da vida – Sucesso, Relacionamento, Criatividade, Amigos, Trabalho, Espiritualidade, Família e Prosperidade.
O Baguá é posicionado em cada cômodo da casa com o objetivo de determinar onde estão cada uma dessas áreas. Ao serem identificadas, o espaço é tratado e harmonizado a partir do reposicionamento, colocação ou retirada de objetos.
Para cada cômodo da casa existem conceitos específicos do Feng Shui que devem ser aplicados. Mas alguns outros são gerais e podem – e devem – ser usados na casa toda. Confira quais são logo abaixo:
Evite o acúmulo de objetos
Não há nada pior do que uma casa entulhada de objetos, bagunçada e desorganizada. Se essa situação já impede a circulação de pessoas, imagine do Chi? Por isso mesmo destralhe tudo o que é inútil e sem serventia. Organize armários, prateleiras e cômodos. Você vai ver como é muito mais prazeroso e saudável viver em uma casa sem excessos e organizada.
Deixe a luz e o ar entrar
Fisicamente já é comprovado o efeito benéfico de uma casa bem iluminada e arejada. Você evita mofo, bolor e mau cheiro. Mas essa simples atitude abrir as janelas também faz um bem danado para a parte energética da sua casa. De acordo com o Feng Shui, o ar ajuda a varrer para fora as energias negativas do ambiente.
Jogue fora tudo o que está quebrado
A ideia aqui é a seguinte: tem conserto? Conserte. Não tem? Jogue fora. Mas nunca, jamais, guarde objetos quebrados. Eles sugam a boa energia da casa.
Cinco elementos
Como o Feng Shui está embasado na filosofia chinesa, o uso dos cinco elementos também se torna indispensável nessa técnica. Fogo, terra, água, metal e madeira quando combinados harmoniosamente promovem o equilíbrio necessário para a energia do Chi fluir sem obstáculos. Esses elementos são usados de forma bruta ou representativa, ou seja, você pode usar tanto o fogo em si, como uma lareira ou optar por uma cor quente que simbolize o elemento.
Conheça agora quais os principais objetos que você deve ter para harmonia do lar e, em seguida, veja como aplicar os ensinamentos do Feng Shui em cada cômodo da casa:
Objetos decorativos para o Feng Shui
Imagem 1 – Filtro dos sonhos: o objeto afasta os maus pensamentos e pesadelos.
Imagem 2 – Fonte de água: quando colocada junto à área da prosperidade, o objeto ajuda a equilibrar e harmonizar as finanças.
Imagem 3 – Vasos de vidro ou cerâmica: esses objetos são importantes para corrigir focos de energia negativa
Imagem 4 – Espelhos e objetos triangulares: os espelhos são ótimos para curar áreas com energia negativa, equilibrar e harmonizar; já os objetos triangulares são indicados para área do sucesso
Imagem 5 – Sinos: as ondas sonoras produzidas ao tocar um sino são capazes de expulsar para fora de casa as energias negativas
Imagem 6 – Esculturas do Buda, flores e aromatizantes: tudo aquilo que induz ao bem estar deve ser utilizado no Feng Shui, independente da religião ou filosofia que se acredita
Imagem 7 – Pedras e Cristais: esses elementos naturais absorvem a energia negativa e estagnada do ambiente
Imagem 8 – Mandalas: elas energizam o ambiente em que estão expostas; existem mandalas para cada área do baguá
Imagem 9 – Quadros com imagens ou frases inspiradoras: use-os para se inspirar e manter bons pensamentos; já os quadros com imagens fortes e pesadas devem ser evitados pois sobrecarregam negativamente o ambiente
Imagem 10 – Velas: tudo o que emite luz e brilho é bem vindo dentro do conceito do Feng Shui.
Feng Shui para banheiro
O banheiro é o local da casa onde naturalmente se perde Chi. Contudo, mesmo assim é possível deixar o local equilibrado e harmonizado dentro da técnica do Feng Shui. Confira as dicas:
Imagem 11 – Elementos que remetem a natureza.
As plantas são uma fonte natural de energia vital, mantenha-as no banheiro com o objetivo de minimizar a perca de energia. Revestimentos com estampa de plantas também servem
Imagem 12 – Deixe a energia fluir.
Manter o banheiro sempre limpo, organizado e sem excesso de objetos permite que a energia flua de modo mais adequado e constante.
Imagem 13 – Para cima!
No banheiro, prefira as plantas que tenham crescimento para cima. Elas elevam o padrão energético.
Imagem 14 – Somente o necessário.
Deixe a vista somente aquilo que é necessário para os cuidados de higiene pessoal. O restante organize dentro de um armário.
Imagem 15 – Feche a porta
Como o banheiro é um local de perda de energia e energia estagnada, convém manter esse ambiente sempre com a porta fechada a fim de evitar que essa energia circule pelos demais ambientes da casa.
Feng Shui para cozinha
No Feng Shui, a cozinha representa a alma da casa. É ali que a família se abastece e, por isso, deve prezar pela funcionalidade, organização e limpeza. Objetos coloridos e bonitos ajudam a estimular a energia da abundância e da fartura. Veja agora outras dicas para usar na cozinha:
Imagem 16 – Fartura e abundância.
Os vidros transparentes ajudam a transmitir a mensagem de fartura do local, especialmente se dentro deles forem colocados grãos variados.
Imagem 17 – Frutas e prosperidade.
Imagem 18 – Como deve ser uma cozinha em U de acordo com o Feng Shui
Imagem 19 – Como deve ser uma cozinha linear de acordo com o Feng Shui.
Imagem 20 – Como deve ser uma cozinha em L de acordo com o Feng Shui
Feng Shui para hall de entrada
O Hall de entrada é por onde as pessoas e o Chi entram, por isso deve ser acolhedor e organizado. Confira outras dicas para decorar o hall de entrada de acordo com o Feng Shui:
Imagem 21 – Espelhos sim, mas não em frente à porta, eles repelem tanto as boas, quanto as más energias.
Imagem 22 – Iluminação é fundamental para deixar o hall mais acolhedor; escolha luminárias chamativas e interessantes
Imagem 23 – Plantas, esculturas e outros objetos decorativos dão as boas vindas à quem chega
Imagem 24 – Aposte em cabideiro, porta sapatos, banco e outros objetos que facilitem a entrada e a saída de casa
Imagem 25 – Um aparador com objetos decorativos para receber com charme e beleza
Feng Shui para a sala
A sala é o local de convívio e interação social e familiar. Por isso, de toda a atenção para a decoração desse ambiente.
Imagem 26 – Deixe o centro livre para a circulação da energia.
Imagem 27 – Cadeiras, poltronas e sofás nunca devem ser colocados de costas para a porta de entrada, pois interfere na circulação de energia.
Imagem 28 – As cores claras são as mais indicadas para esse ambiente da casa
Imagem 29 – A combinação do branco com o vermelho ou tons terrosos ajuda a ativar a área de relacionamentos sociais
Imagem 30 – O sofá encostado na parede traz segurança e estabilidade para os moradores.
Feng Shui para varanda
A varanda representa a vida fora de casa, as atividades que trazem relaxamento e o planejamento do futuro. Um cantinho que merece toda atenção e cuidado. Veja as dicas:
Imagem 31 – As plantas são fundamentais nas varandas, caso tenha vizinhos de frente use plantas maiores, elas trazem proteção.
Imagem 32 – O elemento madeira pode ser representado na varanda por meio de um deck ou objetos de fibra natural, como a palha.
Imagem 33 – Já o elemento fogo pode ser representado por velas ou uma lareira.
Imagem 34 – Fontes ou objetos de vidro podem ser usados para representar o elemento água
Imagem 35 – Use espelhos para refletir a paisagem e as cores para energizar o ambiente
Feng Shui para quarto
O quarto é o cômodo da casa feito para relaxar e descansar. Por isso todos os elementos devem refletir essa preocupação. Evite o uso de aparelhos eletrônicos nesse ambiente. Confira abaixo outras dicas:
Imagem 36 – O branco e o rosa transmitem delicadeza e ternura para o quarto do casal.
Imagem 37 – Organização é essencial, inclusive as portas dos armários devem ser fechadas para evitar o excesso de informação.
Imagem 38 – Deixe sempre um espaço livre para circulação.
Imagem 39 – Fotos e flores trazem acolhimento: use e abuse delas
Imagem 40 – Toda cama precisa de uma cabeceira; elemento indispensável no Feng Shui do quarto
Feng Shui para quarto infantil
As necessidades das crianças são diferentes dos adultos. Por isso, o Feng Shui nesse ambiente também tem conceitos próprios. Conheça alguns:
Imagem 41 – Estabeleça um cantinho apenas para brincar, assim você mantem as funções do quarto – dormir e descansar – bem definidas.
Imagem 42 – Coloque no quarto infantil algum objeto que represente proteção definido pela preferência e crença dos pais, como a figura de um anjo, por exemplo.
Imagem 43 – Se o quarto recebe muita luz natural, opte por tons pastéis como o amarelo ou o verde menta.
Imagem 44 – A madeira fortalece o crescimento da criança, por isso painéis e móveis de madeira são bem vindos.
Imagem 45 – Cama sempre de frente a porta para trazer segurança e estabilidade.
Feng Shui para home office
O home office deve ser o local preferencial para exercer as atividades de trabalho e estudo. Para favorecer esse ambiente de acordo com as necessidades exigidas por ele, o Feng Shui tem as dicas:
Imagem 46 – A decoração com madeira atrai novas experiências, como parcerias lucrativas, viagens e maior número de clientes.
Imagem 47 – Tons claros ajudam na concentração e aumentam a sensação de determinação durante o trabalho.
Imagem 48 – A posição da mesa é um detalhe importante, pois esta deve ser posicionada próxima a porta onde dê para enxergar quem esta entrando ou saindo do ambiente
Imagem 49 – Para o home office o elemento água deve ser representado através de objetos de vidro, que estimula a comunicação com clientes e sócios.
Imagem 50 – A vista em frente a mesa ajuda a manter o ambiente inspirado, principalmente para aqueles que necessitam da criatividade no trabalho
Imagem 51 – Mantenha o ambiente sem bagunça; as prateleiras e gavetas ajudam a manter a organização.
Imagem 52 – Os metais atraem a estabilidade financeira, apostar em móveis feitos desse material, independente da cor, é uma ótima alternativa.
As cores e o Feng Shui
Imagem 53 – O amarelo representa o elemento terra, que estimula a concentração e a criatividade. Por isso é uma boa opção para escritórios ou cantinhos de estudo.
Imagem 54 – Na sala o rosa e azul transmitem paz, tranquilidade e uma espiritualidade angelical.
Imagem 55 – O azul para o quarto está relacionado à harmonia e tranquilidade.
Imagem 56 – O branco representa o elemento ar, que transmite paz, limpeza e pureza. Essa cor é recomendada para aéreas molhadas, porém de forma equilibrada.
Imagem 57 – O rosa simboliza o amor, por isso é uma boa opção para halls de entrada.
Imagem 58 – O lilás é a cor da espiritualidade, transmitindo equilíbrio para o lar.
Imagem 59 – O preto é a cor mais intensa, por isso deve ser combinado com outras cores, pois em excesso causa sensações desconfortáveis. Essa cor pode ser aproveitada para Home Office junto com a cor vermelha como representante do sucesso.
Imagem 60 – O verde representa o elemento madeira e é associado à renovação de energias e a novos ciclos. Essa é outra ótima opção de cores no Feng Shui para quartos, principalmente os infantis.
Imagem 61 – O vermelho representa o elemento fogo, paixão, ou seja, é uma energia muito ativa. O ideal é usá-la em áreas sociais e de preferência em detalhes decorativos como tapetes, almofadas, estampas, estofado etc.