As férias chegaram e você está procurando ideias criativas para aproveitar esse período em casa?
Pode ser desafiador encontrar atividades inovadoras e interessantes para aliviar a sensação de “fazer nada”. Mas acredite, essa experiência em casa é renovadora!
A gente aqui te ajuda com muitas, mas muitas dicas, vem conferir e se inspirar!
Descansar é preciso
Entrar de férias é acionar o modo off, ou seja, desconexão total. Afinal, o significado correto da palavra férias é descanso.
E quem foi que disse que alguém é capaz de descansar em meio a um roteiro turístico super agitado? Andando de um lado para o outro, tendo que cumprir agendas, visitar museus, conhecer restaurantes, fazer fotos e ainda postar nas redes sociais? Ufa!
Muito provavelmente você irá precisar de um novo período de férias para se recuperar das próprias férias. Por isso, respire fundo e tente aproveitar essa oportunidade para pensar um pouco fora da caixinha…
Entenda, por exemplo, que recesso é aquele momento slow, quando tudo vai perdendo a velocidade, ficando calmo, manso e longe de qualquer obrigatoriedade. Isso é descansar de verdade!
Sob esse ponto de vista, você consegue perceber que passar em casa, pode sim, acabar sendo um grande negócio. As férias, essa pausa merecida e necessária, é muito importante para sua saúde física e mental. Portanto, nem pense em adiar ou aproveitar o período para fazer um trabalho extra. O seu cérebro precisa relaxar!
Só para você ter uma ideia, as chances de doenças cardíacas aumentam em 40% em pessoas que trabalham mais de oito horas por dia, ao menos é o que indica um estudo do Instituto Finlandês de Saúde publicado no Jornal Americano de Epidemologia.
No entanto, ao entrar em recesso, o corpo começa a regular a produção de cortisol, o tão conhecido hormônio do estresse. Quando o cortisol entra em equilíbrio no organismo, automaticamente as inflamações diminuem, o sistema imune melhora, a pressão arterial se estabiliza e os níveis de açúcar no sangue ficam sob controle.
O que fazer nas férias em casa: 21 dicas e ideias
Aceite o “ficar em casa”
Comece o seu merecido descanso aceitando que será em casa. Se você começar a brigar com essa ideia desde o começo as chances de ter bons momentos são bem baixas.
Desconecte-se
Pegue o seu celular e coloque um filtro de controle para acesso às redes sociais. Tente determinar um tempo limite diário, assim fica mais fácil se desconectar e aproveitar ao máximo a sua pausa do trabalho!
Saiba lidar com o tédio
O tédio não é algo ruim. Pelo contrário. Os momentos de tédio podem ser altamente criativos. É aí que a sua mente pode vagar, relaxar e ter boas ideias.
O problema é que vivemos em um mundo tão acelerado, onde ficar “de bobeira” é considerado ruim e improdutivo. Mas não é! Aprenda a lidar com o tédio como sua companhia e tire bom proveito!
Faça um tour pelo bairro
Que tal começar a sua folga em casa dando uma volta pelo bairro? Coloque seu tênis de caminhada e saia para dar uma voltinha. Vale levar o cachorro com você!
Caminhe observando a rua, as casas, as pessoas. Muito provavelmente você não faz isso na correria do dia a dia! Já pensou em fazer isso todos os dias? Sua saúde também agradece!
Crie um novo hábito
Você sabia que o cérebro humano leva cerca de 21 dias para assimilar um novo hábito?
Considerando que a maioria das férias se estende por um período de 30 dias, então isso significa que você tem tempo suficiente para criar aquela nova prática que sempre esteve na sua lista de prioridades.
Entre esses costumes, é possível incluir a prática de exercícios físicos, uma alimentação saudável ou até mesmo dormir mais cedo. E aí, qual você colocará em ação agora mesmo?
Desenvolva um hobby
As férias em casa também podem te ajudar a desenvolver um hobbie. Pode ser pintura, artesanato, música, dança, jardinagem e o que mais você desejar!
Hoje em dia, é possível ter acesso a uma infinidade de cursos online a preços bem convidativos. Dá para aprender de tudo um pouco: de degustação de vinhos, leitura de tarô até desenhar histórias em quadrinhos.
Cuide da casa
Outra ótima ideia do que fazer no recesso do trabalho é… adivinha? Cuidar da casa, é claro! Mas não estamos falando de fazer faxina.
Aproveite esse tempo para mudar a decoração, trocar os móveis de lugar, pintar as paredes, organizar o guarda-roupa, fazer aquele DIY que faz um tempão que você anda namorando, mas não consegue colocar em prática.
Cuide também de você
As férias em casa também são excelentes para o cuidado próprio. Inclua aqui sua saúde mental, física e espiritual!
Por isso, que tal fazer um SPA em casa? Cuide da pele, da unha, dos cabelos, pratique alguma atividade física, faça meditação. Sinta-se em plenitude!
Divirta-se com as crianças
Tem filhos? Então você não precisa se preocupar com a sua folga em casa. As crianças são ótimas para criar atividades criativas e animadas!
Já pensou em apresentar suas brincadeiras de criança, como pega-pega, esconde-esconde, cobra-cega, amarelinha e pula-corda? Certamente será muito divertido, além, é claro, de ser uma grande oportunidade de fortalecer os laços entre vocês!
Leia um livro
Tem coisa melhor do que ter um tempo de qualidade para finalmente terminar aquele livro que você comprou há um tempão? Aproveite e coloque a leitura como um novo hábito na sua vida. Ler regularmente enriquece o vocabulário, aprimora a capacidade de comunicação e fortalece a concentração!
Cozinhe
Vá para a cozinha e teste novas receitas. O descanso em casa é o convite certeiro para despertar o masterchef que habita em você. Já chame as crianças e tenha uma experiência gastronômica agradável!
Tome um café da manhã bem caprichado
Mesmo que você não esteja em um hotel, ainda sim é possível tomar um café da manhã impecável e bem-servido. Dê-se esse luxo! Monte a mesa, coloque sua melhor louça, decore com flores e sirva-se com os itens que você mais gosta!
Vá ao parque (ou na pracinha)
Se você mora perto de um parque ou alguma pracinha, aproveite o recesso para dar uma voltinha por lá. Esse é um bom momento para encontrar a vizinhança e colocar o papo em dia!
Faça uma vídeo chamada
Há quanto tempo você não conversa com aquela amiga ou com seus avós? Bom, as férias em casa podem te ajudar a fazer essa reconexão. Faça uma vídeo chamada e divirta-se com um bom bate-papo!
Jantar de gala
Reúna a família para um jantar de gala. Peça para que todos se vistam a caráter, sirva uma refeição caprichada e arrume a mesa com garbo e elegância!
Após o jantar, a família ainda pode se reunir para um baile animado na sala. Dance e cante sem ter a vergonha de ser feliz e espante todos os males!
Reviva bons momentos
Que tal um momento nostalgia em meio à pausa em casa? Pegue aquela caixa de fotografias empoeirada (ou aquelas que estão no celular) e relembre suas histórias, da família e amigos. Vale a pena até revelar algumas fotos e montar um álbum daqueles…
Noite de jogos
Tire os jogos de tabuleiro do armário, chame a família ou amigos e inicie uma animada noite de jogos. Para complementar a ocasião, invista em petiscos, salgadinhos e alguns drinks!
Dia de piquenique e acampamento
Tá calor lá fora? Pronto! Temos o combo perfeito: piquenique & jardim. Se você mora em apartamento, leve o piquenique para a varanda ou para a área social do seu condomínio.
Finalize o dia com um acampamento. Caso não tenha uma barraca de camping, não se preocupe: basta improvisar uma tenda dentro de casa com lençóis. As crianças vão amar embarcar nessa aventura!
Sessão de cinema
Assistir um filme é sempre muito relaxante, não é mesmo? Então a atividade está mais do que liberada na lista de coisas do que fazer nas férias em casa. Aquela série interminável também entra no check-list, aproveite para maratonar! Se joga no sofá, só não vale esquecer da pipoquinha, hein?
Cuide de uma planta (ou várias)
Sabe aquela vontade que você sempre teve de fazer uma horta, um jardim ou uma urban jungle? As férias em casa podem ser o momento que estava faltando para isso acontecer. Pesquise sobre o assunto, vá as compras e se surpreenda com o resultado!
Trabalho voluntário
Para encerrar com chave de ouro, não hesite em buscar um trabalho voluntário ou algum tipo de ação solidária. Você pode, por exemplo, arrecadar alimentos, montar cestas básicas e distribuir para pessoas carentes. A sensação no final é gratificante!
Embora essas sejam apenas algumas ideias, a chave para umas férias bem sucedidas em casa depende de você. Explorar esses interesses pode tornar essa experiência especial e memorável! Não deixe passar em branco!