Com as ferramentas certas tudo fica mais fácil, até mesmo pintar uma parede.
Descobrir quais as ferramentas de pintura usar é importante para realizar um trabalho mais rápido, prático e, é claro, bem feito. Afinal, hoje em dia, qualquer um pode se aventurar na pintura da casa, renovando o décor em poucas horas.
Vem conferir quais as ferramentas de pintura essenciais para um bom trabalho e comece sua reforma hoje mesmo!
Qual é a importância das ferramentas de pintura?
As ferramentas de pintura são importantes porque garantem maior desempenho no trabalho. Elas facilitam o processo, permitem um ótimo acabamento e ainda ajudam no momento da limpeza e organização.
Isso sem falar que as ferramentas de pintura ainda são usadas para prevenir acidentes.
Ferramentas de pré pintura
As ferramentas usadas antes da pintura são necessárias para preparar a superfície e garantir um melhor resultado. Mesmo a parede estando em boas condições, um tratamento prévio é sempre indicado.
Por isso, confira quais ferramentas usar:
Massa corrida
A massa corrida é uma das primeiras coisas que você deve pensar na hora de preparar a parede para receber a tinta. Ela uniformiza áreas irregulares, além de ser usada para remover trincas, fissuras e outros defeitos da parede.
Paredes estufadas ou que passaram por umidade e bolor também podem ser corrigidas com o uso da massa corrida.
Lixa
A lixa é outra grande companheira de qualquer obra de pintura. Ela deixa a parede lisinha, sem marcas ou texturas elevadas, garantindo uma pintura uniforme e bonita. A lixa também deve ser usada após a aplicação da massa corrida para eliminar a aspereza do produto.
Para pintura, a lixa mais indicada é a de numeração 150. Lembrando que quanto maior o número da lixa, mais fina ela é.
Selador
Muita gente não dá o devido valor ao selador. Mas o produto tem um papel importante no trabalho de pintura. Ele serve, como o nome sugere, para selar a parede. Ou seja, criar uma camada transparente e impermeável sobre a superfície, de modo que a tinta não seja absorvida e, com isso, o rendimento seja maior.
Isso mesmo! Com o selador você economiza tinta e garante que a parede receberá uma cobertura adequada, especialmente aquelas que nunca foram pintadas.
Espátula e / ou desempenadeira
Outra ferramenta de pintura importante é a espátula ou desempenadeira. Ambas servem para passar massa corrida na parede e realizar a preparação da superfície.
A espátula ainda pode ser utilizada para ajudar na remoção de camadas de tinta antiga ou para eliminar objetos grudados na parede. Na dúvida, tenha as duas por perto.
Ferramentas de pintura: hora de colorir a casa
Com a preparação da superfície concluída, chegou a hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta. Mas antes da primeira pincelada, confira quais as ferramentas não podem faltar nessa etapa!
Lonas plásticas ou papelão
Nem pense em começar a pintura sem antes forrar o chão com uma lona plástica ou papelão.
Por mais cuidado que você tenha na hora de fazer a pintura, respingos de tinta são inevitáveis e, depois de secos, são difíceis de sair. Por isso, não custa nada evitar o trabalhão e garantir uma pintura limpa e eficiente.
Bandeja de pintura
A bandeja de pintura é outro item importante no momento de pintar as paredes. É nela que a tinta será derramada e o rolo será mergulhado antes de ser levado a superfície.
O trabalho fica mais fácil, prático e organizado. Isso sem falar que você ainda evita o desperdício de tinta.
Pincel e trincha
Para aqueles lugares onde o rolo de pintura não alcança, o pincel e a trincha são necessários. Mas existe uma diferença entre eles: o pincel é macio e possui cerdas arredondadas, enquanto a trincha é mais rígida e possui formato reto e achatado.
O pincel você usa para pequenos espaços onde o rolo não chega. Já a trincha deve ser usada para pintura de parede rente a rodapés, sancas e cantos laterais.
Rolo de pintura
Não podíamos deixar de citar o rolo de pintura, um item extremamente necessário na pintura de paredes.
O rolo pode ser feito com espuma sintética, indicado para pintura com tinta a base de solvente, ou fabricado em lã de carneiro, mais indicado para pintura a base d’água. No mercado, existem inúmeros tamanhos e modelos, basta saber a sua necessidade antes de fazer a escolha.
Vale lembrar ainda que a pintura com o rolo é mais prática, rápida, além de garantir um acabamento uniforme. O rolo ainda ajuda a economizar tinta, já que ele distribui o pigmento com maior precisão na superfície.
Fita crepe
A fita crepe também está na lista de ferramentas de pintura, especialmente se você deseja fazer uma pintura meia parede ou com mais de uma cor.
Outro uso da fita crepe é para proteger portas e esquadrias de respingos de tinta. Com ela, o trabalho de limpeza fica mais fácil e a pintura certinha!
Escada
Alcançar lugares altos pode ser um desafio na hora da pintura. Por isso mesmo você vai precisar de uma escada. As de alumínio são as mais indicadas porque são leves e resistentes, mas você ainda pode contar com as tradicionais escadas de madeira.
Misturador
Toda tinta antes de ser utilizada precisa ser bem mexida. Isso você faz com uma ferramenta chamada misturador. Contudo, tenha cuidado para que resquícios de outra tinta não sejam levados para a tinta atual. O correto é sempre lavar muito bem o misturador após o uso, assim você fica livre desse risco.
Extensor
Pode ser que nem mesmo a escada seja suficiente para alcançar lugares mais altos e inacessíveis. Para isso, tenha em mentes um cabo extensor. Ele pode atingir até 5 metros e garante que você realize a pintura sem arriscar sua segurança.
Ferramentas de pintura para limpeza
Pintura concluída, agora é hora de limpar tudo, incluindo as ferramentas usadas para pintura.
Thinner e aguarás são um dos produtos mais usados para eliminar vestígios de tinta e verniz de pincéis, rolos e bandejas. Mas eles também servem na limpeza de piso que, por ventura, foram respingados pela tinta.
Agora que você já sabe quais ferramentas de pintura usar é só arregaçar as mangas e começar a transformação da sua casa. Mãos a obra!