Um ambiente iluminado é também um ambiente decorado. Isso porque projetos de iluminação e decoração caminham lado a lado, unindo beleza à funcionalidade. E é justamente nessa proposta que a fita de LED tem se destacado.
Ela é a queridinha da vez nos projetos atuais de design de interiores e hoje você vai ficar por dentro de tudo o que envolve a decoração com fita de LED e saber por que, afinal de contas, ela está fazendo tanto sucesso. Preparamos um guia de perguntas e respostas para te ajudar a entender e aplicar esse novo conceito de iluminação aí na sua casa. Vamos começar?
O que é a fita de LED?
A fita de LED é uma fonte de luz fabricada em formato de fita flexível, semelhante a um pisca pisca, e que tem como principal característica iluminar e decorar ao mesmo tempo.
Para que serve e como usar a fita de LED?
O principal objetivo do uso da fita de LED é realçar elementos da arquitetura e da decoração com uma luz suave, discreta e indireta. Sendo assim, os locais preferidos para a colocação do material são as sancas de gesso, corredores, escadas, móveis, espelhos e nichos.
Quais os tipos de fitas de LED?
Existem diversos modelos de fitas de LED que se diferem pela cor e potência. Em se tratando de cor você tem três opções. A primeira delas é a fita de LED do tipo branco frio que emite uma luz branca e marcante. Em seguida, vem a opção do amarelado ou branco quente, semelhante às lâmpadas incandescentes e que são ótimas para criar um efeito aconchegante e intimista nos ambientes.
E, por fim, as fitas de LED coloridas ou RGB. Esse modelo de fita possui as três cores do sistema que são o vermelho (Red), o verde (Green) e o azul (Blue). Você pode optar por usar as três cores alternadas ou apenas uma selecionada por meio do controle remoto.
E por falar em controle remoto, alguns modelos de fita de LED possuem esse recurso que, entre outras coisas, permite o controle da intensidade da luz e criar efeitos como pisca pisca.
Em relação a potência, também existem três modelos diferentes de fitas de LED e você pode optar pela versão 110v ou 220v. A fita de 4,8 w por metro, também conhecida como 3528, é a mais utilizada em projetos de decoração. Mas ainda existe a opção 7,2 w por metro, ou 5050, esse modelo possui uma intensidade de luz mais forte, sendo indicada quando a intenção é potencializar a iluminação de um determinado local.
Quanto custa uma fita de LED?
As fitas são vendidas por metro e o preço delas varia bastante dependendo do tamanho, potência, cor e se possui ou não controle remoto. Na hora de comprar a sua fita de LED verifique também a quantidade de LEDs por metro. Algumas fitas possuem 60, outras 30 e esse é um fator que implica diretamente no preço e na qualidade final do projeto.
Em sites como o Mercado Livre, é possível comprar fita de LED branca em rolo de cinco metros por um preço a partir de R$ 19. Já os modelos coloridos e com controle remoto, também na versão de cinco metros, são vendidos a partir de R$ 30. Mas vale a pena pesquisar bastante antes de comprar, pois a variação de preços das fitas de LED é grande.
Como instalar a fita de LED?
A fita de LED é muito fácil e simples de ser instalada, já que a grande maioria delas é adesiva e adere facilmente a diferentes superfícies. Só não se esqueça de deixar um ponto de energia próximo para fazer a instalação funcionar.
Quais as vantagens dessa fita?
- Elegância e sofisticação para os ambientes: Nesse quesito, a fita de LED ganha muitos pontos. Ela é capaz de mudar o clima do ambiente e conferir para o local um charme e elegância extra.
- Combina com os mais variados tipos de decoração: Não importa se você tem uma decoração de estilo rústico, moderno ou industrial. A fita de LED vai combinar com todos eles. Isso porque ela não interfere na harmonia dos elementos, pelo contrário ela agrega valor à decoração, realçando e destacando aquilo que você mais gosta.
- Durabilidade: Uma boa fita de LED pode durar de cinco até dez anos, garantindo um excelente custo beneficio.
- Produto sustentável: Só pelo fato de ser um produto durável, as fitas de LED já se enquadrariam na categoria de sustentáveis. Mas elas possuem outras características que as tornam ainda mais ecológicas. Como por exemplo, o fato de não serem produzidas com mercúrio ou chumbo, dessa forma, além de serem reutilizáveis, elas ainda podem ser descartadas em lixo comum.
- Economia de energia: Outra grande qualidade das fitas de LED é o baixo consumo de energia elétrica, tornando o produto além de econômico, ainda mais viável do ponto de vista ambiental.
- Preço: A fita de LED também possui um preço atraente, especialmente quando comparada a outros tipos de iluminação. Sem contar que, como a instalação é simples, você dispensa mão de obra especializada e economiza ainda mais.
- Não produz raios UV: Você sabia que as lâmpadas de LED não produzem raios ultravioletas, nem infravermelhos? Isso evita danos em móveis, plantas, quadros e outros objetos decorativos.
- Não aquece: As fitas de LED convertem a energia apenas em iluminação, não em calor como acontece com os outros tipos de lâmpadas. Dessa forma, elas podem ser usadas sem medo de que a temperatura danifique os objetos próximos.
- Flexível: O material flexível das fitas de LED permite que elas sejam usadas em espaços onde outros tipos de iluminação não seriam possíveis. Além de garantirem diferentes efeitos a partir do modo como a fita é colocada.
- Pode ser utilizada em diferentes ambientes da casa: Não tem um cômodo da casa que não possa receber as fitas de LED. Elas se encaixam em qualquer ambiente, até mesmo em áreas úmidas como banheiro, cozinha e área de serviço, já que são a prova d’água.
60 ambientes decorados e iluminados com fitas de LED
A fita de LED passou pela sua aprovação? Mas antes de comprar e instalar a sua, confira a seleção de fotos que preparamos de ambientes decorados com fita de LED. Você vai se surpreender ainda mais com a versatilidade do material e ficar cheio de ideias para usá-lo aí na sua casa também. Espia só:
Imagem 1 – A fita de LED atrás dos espelhos do banheiro traz sensação de profundidade ao ambiente.
Imagem 2 – Na cozinha, as fitas de LED podem ser usadas junto aos armários, especialmente se a intenção for realçar a bancada da pia.
Imagem 3 – O home office fica mais aconchegante e charmoso com a fita de LED sob as prateleiras.
Imagem 4 – A luz branca da fita de LED traz ainda mais claridade para esse banheiro.
Imagem 5 – Nessa sala, a opção foi por usar fitas de LED para destacar a área da TV e as prateleiras.
Imagem 6 – A fita de LED combinada à parede de pedra e as plantas traz uma rusticidade elegante para o ambiente integrado.
Imagem 7 – A flexibilidade da fita de LED permite que contornos como esse da imagem sejam feitos com muita facilidade.
Imagem 8 – Além do espelho, a parede da TV ainda conta com a iluminação indireta da fita de LED.
Imagem 9 – O corredor branco e clean usou fitas de LED na sanca de gesso do teto e no corrimão da escada para criar sensações de profundidade e amplitude
Imagem 10 – Lembra daquelas teias de laser tão comum nos filmes de ação? Pois é, aqui ela ganhou uma versão muito parecida só que feita com fita de LED.
Imagem 11 – A decoração romântica ficou ainda mais charmosa com a luz de LED embutida no espelho.
Imagem 12 – E nos ambientes modernos, a fita de LED também se mostra uma grande aliada.
Imagem 13 – Uma forma muito comum de usar fita de LED é colocando-a diretamente na sanca de gesso.
Imagem 14 – No quarto, você pode usar a fita de LED junto à parede da cabeceira da cama.
Imagem 15 – No closet, as fitas de LED além de provocarem um efeito decorativo, ainda ajudam a localizar com mais facilidade peças e acessórios.
Imagem 16 – O quarto de parede escura ganhou um belo efeito de luz com as fitas de LED sobre a cama.
Imagem 17 – Aqui nesse banheiro, as fitas de LED foram colocadas entre as tiras de madeira.
Imagem 18 – Um modo simples, bonito e rápido de mudar a cara da sua cozinha.
Imagem 19 – A fita de LED enche os olhos de quem chega nessa casa.
Imagem 20 – Combine a cor do LED com a proposta da decoração; ambientes modernos, por exemplo, ficam ótimos com luz branca.
Imagem 21 – A suavidade da luz de LED instalada no nicho da parede deu um toque harmonioso para o banheiro.
Imagem 22 – Nesse banheiro, a proposta foi realçar o teto com a fita de LED.
Imagem 23 – Discreta, mas capaz de valorizar a decoração do quarto.
Imagem 24 – A cozinha preta e branca ganhou fitas de LED sob as prateleiras.
Imagem 25 – Repare como uma fita de LED de luz mais intensa pode contribuir com a iluminação dos ambientes; para completa a proposta, o letreiro iluminado na parede.
Imagem 26 – E se a fita de LED é ótima para realçar elementos da decoração, nada melhor então do que colocá-la junto à parede de mármore.
Imagem 27 – E o banheiro rosa também tirou proveito dos efeitos luminosos do LED; aqui, ele ainda ajuda no momento de se arrumar.
Imagem 28 – Mesmo com toda iluminação natural do ambiente, a fita de LED não perde seu efeito decorativo.
Imagem 29 – Nesse quarto infanto juvenil, a fita de LED parece destacar o painel de madeira da parede.
Imagem 30 – Entre o claro e o escuro surge uma fita de LED para valorizar o hall de entrada.
Imagem 31 – E o que acha de iluminar a área da banheira com fitas de LED? Fica o máximo!
Imagem 32 – Lojas, escritórios e outros ambientes comerciais e empresarias também podem se beneficiar do efeito das fitas de LED.
Imagem 33 – Para quebrar a brancura do banheiro, um faixa de fita LED verde na parede.
Imagem 34 – A iluminação indireta da fita de LED é mais agradável à visão e uma ótima escolha para locais de trabalho ou estudo.
Imagem 35 – Nessa sala, a escolha foi pela fita de LED amarela para trazer conforto e aconchego.
Imagem 36 – Um banheiro moderno precisa de um projeto de iluminação que se destaque.
Imagem 37 – A luz amarela da fita de LED fica especialmente bem quando combinada a elementos como a madeira e os tijolinhos aparentes.
Imagem 38 – E uma fita de LED vermelha no quarto do casal, o que acha?
Imagem 39 – Nessa casa, a coluna e a faixa de concreto ficam ainda mais em evidência com o uso da fita de LED.
Imagem 40 – Olha como o quarto fica acolhedor com esse detalhe de luz.
Imagem 41 – A ideia aqui foi colocar a fita de LED atrás do rack da TV.
Imagem 42 – E no quarto do bebê o efeito não poderia ser mais fofo! Olha que modo criativo e original de usar a fita de LED.
Imagem 43 – No móvel branco da cozinha, a fita de LED amarela é o grande destaque.
Imagem 44 – A proposta nesse quarto de bebê foi combinar fitas de LED com varal de lâmpadas; e ficou lindo!
Imagem 45 – Fita de LED nos nichos: simples de colocar, barato e com um resultado incrível.
Imagem 46 – Essa cozinha é uma prova de como um projeto de iluminação pode transformar os ambientes.
Imagem 47 – Nem todos os nichos precisam estar iluminados; aqui mesmo a ideia foi destacar apenas dois.
Imagem 48 – Fita de LED na vertical e na horizontal
Imagem 49 – Outra forma de usar a fita de LED é espalhando-a por diversas partes do ambiente.
Imagem 50 – A faixa que divide um ambiente do outro foi devidamente marcada pela fita de LED.
Imagem 51 – A luz amarela da fita de LED sobre o preto do nicho provocou um efeito de cor bonito e diferenciado.
Imagem 52 – Fita de LED amarela no teto e, na janela, é a azul que se destaca.
Imagem 53 – E para iluminar a escada aposte nas fitas de LED também.
Imagem 54 – Nesse quarto, as fitas de LED destacam a parede cinza.
Imagem 55 – E se o quarto for pequeno? Sem problemas, a fita de LED também pode ser usada em ambientes menores.
Imagem 56 – Compre a fita de LED no tamanho que irá usar; mas caso sobre, use esse pedaço para valorizar algum outro cantinho da casa.
Imagem 57 – A marcenaria é clássica, mas as cores, inclusive da iluminação, são bem moderninhas
Imagem 58 – A TV é sempre o local de destaque na sala; aqui ela fica dentro de um nicho iluminado com fita de LED.
Imagem 59 – Sem preconceito: use a fita de LED na área de serviço também.
Imagem 60 – Lembra que a fita de LED é flexível? Então, graças a essa característica você pode criar formas e desenhos com ela, como essa flamingo da imagem