É primavera! Época de cores, aromas, borboletas e, é claro, flores. Sim! As flores da primavera anunciam a chegada da nova estação e pintam o horizonte com suas cores alegres e cheias de vida.
Mas para quem é jardineiro, a contemplação divide espaço com uma dúvida muito comum: quais as flores certas para cultivar na primavera?
Você também quer saber? Então fique aqui nesse post com a gente que vamos te contar quais as espécies que vão fazer o seu jardim explodir em flores na primavera. Dá só uma olhada:
Porque a primavera é a estação das flores?
Todo mundo, alguma vez na vida, já se deparou com a aquela sensação maravilhosa de contemplar um jardim repleto de flores e se admirar ainda mais com a sincronia perfeita da natureza.
O fato é que as flores não desabrocham por acaso. Elas sabem o momento certo de se lançar ao mundo e isso graças a um relógio interno muito preciso.
Para entender como essa mágica acontece é importante saber que as flores nada mais são do que a forma de reprodução do reino vegetal.
Então, quando elas vêm ao mundo elas estão dando o alerta de que precisam se reproduzir para manter a espécie, fazendo isso apenas algumas vezes no ano, em especial na primavera.
Mas por quê? A primavera é a estação mais amena do ano. Nem muito quente, nem muita fria. Os ventos se acalmam, as chuvas estão sob controle e o sol bate devagar.
Isso permite que os insetos polinizadores pousem de flor em flor recolhendo o néctar e, consequentemente, fazendo a polinização da espécie.
A primavera também é o momento de despertar das plantas, mesmo aquelas que não tem flores. Nessa época do ano, a planta sai do período de hibernação pelo qual passou durante todo o inverno.
Nos meses mais frios do ano, as plantas guardam e acumulam suas energias para a chegada da nova estação e, assim, elas ressurgem em plena forma, lindas e vigorosas.
Flores da primavera no Brasil: quais espécies plantar
A primavera é uma das quatro estações do ano comum para todos os países do mundo, mas que acontece em meses diferentes, dependendo do hemisfério.
Aqui, no hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a estação da primavera acontece entre os meses de setembro e dezembro. Enquanto no hemisfério norte, a primavera tem inicio em março e termina em junho.
E o que isso muda na prática? As flores da primavera no Brasil são bem diferentes das flores da primavera de outras partes do mundo.
Isso também tem a ver com o nosso clima, quente e tropical por natureza. Contudo, vale ressaltar ainda que as flores da primavera no Brasil mudam de região para região.
O Brasil é um país de dimensões continentais e cada região acaba tendo suas próprias particularidades no que diz respeito ao clima e as mudanças de estação.
Enquanto o Norte do país é quente e úmido a maior parte do ano, a região Sul e Sudeste experimenta variações bruscas de temperatura entre as estações, além de lidar com clima mais seco e a escassez de chuva em determinadas épocas.
Todas essas características influenciam o cultivo das flores da primavera. Por isso mesmo é muito importante que você escolha as espécies adequadas para a região onde mora.
Mas, independente da região, uma coisa é sempre certa: flores precisam de luz solar. A maioria das espécies precisa de pelo menos 4 horas por dia de sol direto para florescer.
Por conta disso, o melhor lugar para cultivá-las é sempre em áreas externas, seja um jardim, para quem mora em casa, seja uma varanda para quem mora em apartamento.
Outro cuidado fundamental com as flores da estação primavera é a adubação. Essas plantinhas precisam de solo rico em matéria orgânica, por isso, faça adubação periodicamente de acordo com as necessidades da espécie que você está cultivando.
Tenha atenção redobrada em relação as regas. Algumas espécies de flores precisam de muita água, enquanto outras apreciam solo mais seco. Atente-se para isso também.
Confira a seguir 14 espécies de flores da primavera para plantar e se encantar:
1. Primavera / Bougainvillea
Não poderíamos deixar de abrir essa lista com a flor que homenageia a estação. A primavera ou bougainvillea, como também é conhecida, é ideal para fazer forrações sobre pergolados ou para criar arcos monumentais na fachada de casas e chácaras.
Com floração abundante em forma de cachos, a primavera ama sol, quanto mais, melhor.
2. Rosa
O cultivo de rosas é o desejo de todo jardineiro. Delicadas e símbolos do romantismo, as rosas entregam beleza e aroma sem igual para qualquer jardim.
Elas precisam de sol pleno e adubação regular para floração surgir abundante.
3. Girassol
Outro símbolo da primavera é o girassol. Essa planta curiosa que segue o astro rei é dona de pétalas amarelas gigantes e de um miolo perfeitamente desenhado.
O cultivo é simples, mas como você deve imaginar, o sol é fundamental. Hoje em dia, existem espécies em miniaturas que podem ser cultivadas em vaso, facilitando a vida de quem ama girassóis.
4. Gérberas
As gérberas são parentes próximas do girassol e das margaridas, variando em tamanho e cor.
É possível criar um verdadeiro arco íris no jardim só com o cultivo de gérberas. Elas estão presentes na natureza em tons de branco, amarelo, bege, rosa claro, pink, laranja e vermelho.
5. Cosmus
Muito popular, mas pouca gente dá o valor ornamental que essa florzinha merece. A cosmus é fácil de cultivar e está disponível na natureza em tons de amarelo, rosa, branco e laranja.
A cosmus ama temperaturas elevadas e regas espaçadas, com solo variando para mais seco do que úmido.
6. Crisântemo
Os crisântemos são outro tipo de flor muito popular, mas ainda pouco usados em jardins. Geralmente encontrados para vender em vasos, os crisântemos se apresentam nas mais variadas cores.
Quando plantados diretamente no solo, os crisântemos crescem e florescem ainda mais. Mas, para isso, precisam de regas constantes e de muito sol.
7. Frésias
As frésias são muito comuns em arranjos de vasos, mas essa espécie de flores delicadas e perfumadas também pode ser cultivada em jardins.
Cultivadas em sol pleno ou meia sombra, as frésias precisam ser mantidas com o solo sempre úmido para favorecer a floração.
8. Prímula
A prímula é uma flor de pequeno porte, disponível em várias cores, e perfeita para ser utilizada como bordadura de jardins e canteiros.
A planta exige poucos cuidados e, por isso mesmo, acaba sendo uma ótima pedida para jardineiros de primeira viagem.
9. Lírio
O lírio encanta pela sua beleza exótica, mas também pelo seu aroma e suas cores fortes e vibrantes.
Para ter sucesso com o cultivo de lírios é importante manter o solo sempre rico em matéria orgânica.
Apesar de apreciar o sol direto, o lírio pode sofrer com as altas temperaturas. Se você mora em regiões muito quentes, é interessante plantar o lírio em um local onde ele receba apenas o sol ameno da manhã ou do fim da tarde.
10. Jasmim Manga
Perfumada, a árvore jasmim manga pode ser reconhecida de longe pelas suas flores delicadas em tons de branco, rosa e amarelo.
Considerada uma árvore de pequeno porte, a jasmim manga é perfeita para jardins e calçadas, enchendo o ambiente de beleza e perfume durante a primavera.
11. Camélia
Se você está procurando por flores da primavera que não necessitam de sol direto, então a camélia é uma ótima opção.
Esse arbusto de flores delicadas e perfumadas, muito semelhantes a rosas, não necessita da luz direta do sol para florescer. Apenas de um local bem iluminado e fresco.
Mas atenção ao solo: as camélias são exigentes no que diz respeito a matéria orgânica. Por isso, nunca deixe de oferecer adubação de qualidade para ela.
12. Orquídea Dendrobrium
Os fãs de orquídea também tem vez durante a primavera. E a principal representante da espécie durante a estação é a orquídea dendrobrium.
E sabe quando elas demonstram que estão para florescer? Quando as folhas começam a cair. Por isso, se começar a notar a perca de folhas, pode ter certeza que uma nova floração está a caminho.
13. Petúnias
Como não se apaixonar pelas petúnias? Essas flores pequenas e delicadas brotam em formato de buquês amplos e viçosos tomando conta do espaço e cobrindo praticamente todo o vaso.
Elas são ideias para o cultivo de forma pendente em vasos altos ou em jardineiras em beiras de janelas e varandas.
Gostam de sol, mas não em excesso. O ideal é que elas recebam sol ameno pela manhã ou no fim da tarde. As regas também são prioridade. O solo deve estar sempre umedecido, mas não encharcado.
14. Tagete anã
Popularmente conhecida como cravo ou cravo de defunto, a tagete anã possui um formato muito diferenciado, redondinho e cheio de babados. Parece até que foi feita à mão.
Por conta do seu tamanho pequeno, o ideal é cultivar a tagete anã em vasos ou em bordaduras de canteiros e jardins, de modo que ela não fique encoberta pelas plantas mais altas.
Inclusive, as plantas maiores podem servir de sombreiro para a tagete, uma vez que a flor não tolera os raios mais quentes do sol, preferindo o sol suave da manhã.
E, então, quais dessas flores da estação primavera vão fazer parte do seu jardim esse ano?