Outono chegando e com ele as plantas e flores típicas dessa época do ano. As flores de outono possuem características de cultivo e cuidados diferentes das espécies que florescem na primavera ou no verão, por exemplo.
Por isso, se você deseja manter o seu jardim ou sua casa linda e florida durante o outono fique aqui nesse post com a gente e confira todas as dicas que separamos para jardineiro nenhum botar defeito, vem ver.
Características das flores de outono
Outono é tempo de sol aquecendo devagar, vento constante e temperaturas que variam muito ao longo do dia.
Isso exige adaptação de todas as espécies vegetais, desde a mais frondosa árvore até a florzinha minúscula do jardim.
Essa mudança de estação, que no hemisfério sul tem início no final de março e dura até final de junho, faz com que muitas plantas entrem em dormência, poupando energia para a entrada do inverno.
Outras, no entanto, estão a pleno vapor, florindo e produzindo novos brotos e até frutos.
E são essas espécies que devem ter sua atenção nesse momento. Enquanto as demais estão em repouso, aproveite para cultivar as plantas e flores de outono e, assim, continuar com o jardim alegre e cheio de vida.
Para isso, contudo, é importante entender que as plantas e flores de outono possuem características um pouco diferentes das demais.
Essas plantas evoluíram para se adaptarem ao vento e, principalmente, a redução da incidência de luz solar, já que no outono os dias começam a ficar mais curtos, isso sem falar nos dias nublados.
Ou seja, as plantas e flores de outono gostam de sol ameno, vento e pouca água.
Sabendo disso, fica mais fácil selecionar as espécies certas para cultivar no outono.
Para te ajudar, listamos a seguir algumas das principais plantas e flores de outono para cultivar em jardins ou mesmo dentro de casa. Confira.
7 flores de outono no Brasil
A primeira coisa que você precisa saber é que o Brasil é um país de dimensão continental.
Isso significa que o outono na região sul possui características diferentes do outono da região norte. E isso muda tudo quando o assunto é cultivo de plantas.
Portanto, antes de mais nada, avalie o clima da sua região, mesmo que a estação do ano seja a mesma para todo o país.
Depois disso, você já pode pensar em qual das flores de outono no Brasil podem ser cultivada aí na sua casa, dá só uma olhada:
1. Flor de maio
Pelo nome, a flor de maio já entrega tudo. Sim, essa flor que, na verdade, é uma espécie da família dos cactos, floresce, como você já deve imaginar, no mês de maio.
Por isso mesmo, ela é perfeita para cultivar durante o outono. A flor de maio deve ser cultivada em vasos suspensos para esbanjar toda sua graça e beleza.
Por se tratar de um tipo de cacto, a flor de maio não precisa de regas frequentes. Já em relação a luz solar, mantenha-a em local bem iluminado, mas longe dos raios diretos.
2. Cattleya
A cattleya é um tipo de orquídea muito conhecida e cultivada como flor de outono no Brasil.
Podemos dizer que essa é a orquídea da estação, já que sua floração acontece justamente nessa época.
A cattleya fica linda em vasos ornamentando o interior de residências, mas deve ser mantida longe do sol direto. A iluminação natural indireta é a melhor escolha para essa espécie de orquídea.
As regas em excesso são prejudiciais a planta, por isso regue apenas quando o substrato estiver seco.
3. Gérbera
Super coloridas e alegres, as gérberas rebatem aquele ar mais cinzento do outono e inverno.
Essa espécie de flor de outono se adaptou muito bem ao clima brasileiro, sobretudo durante essa época do ano.
Isso porque as gérberas preferem temperaturas amenas e devem ser cultivadas a meia sombra, ou seja, elas até podem receber um pouco de luz solar, mas preferencialmente aquela mais suave da manhã.
O substrato, entretanto, precisa estar sempre úmido, mas não encharcado.
4. Lírio Branco
O lírio branco é uma flor de outono linda e delicada. Você pode cultivá-la dentro e fora de casa, mas deve tomar cuidado com os raios solares, já que o lírio é muito sensível e queima com facilidade.
Essa flor de outono aprecia regas constantes, de modo a manter o solo sempre úmido. A adubação é outro cuidado importante, já que o lírio branco precisa de solo fértil para florescer.
5. Margaridas
Ah, as margaridas! Tão alegres e charmosas, essa é uma das flores de outono no Brasil mais populares.
Essa flor delicada aprecia climas amenos, uma vez que os raios solares podem queimar suas folhas e flores.
Por isso, o local ideal para cultivo é em uma área de meia sombra no jardim ou em vasos e jardineiras protegidos dentro de casa.
Cuidado com regas em excesso, as margaridas não gostam. Já a adubação deve acontecer regularmente para favorecer a floração.
6. Begônia
As begônias precisam de clima ameno e temperatura na faixa dos 25ºC para se manterem bonitas e encherem de flores.
Você pode cultivar begônias tanto em vasos, quanto em jardins ou canteiros, desde que elas recebam a luz suave da manhã.
As regas devem ser espaçadas, a cada quatro dias, em média.
7. Cravos
Os cravos são flores de outono no Brasil que se ajustam muito bem as temperaturas mais amenas e o clima seco dessa época do ano.
Coloridas e com certo ar de rusticidade, os cravos podem enfeitar os ambientes quando colocados em vasos dentro de casa ou, ainda, formando lindos canteiros em jardins.
Vale lembrar que os cravos gostam de sol, mas não em excesso. As regas também devem ser equilibradas.
7 flores de outono para jardim
As flores de outono para jardim são diferentes daquelas cultivadas no interior das casas.
Isso porque elas ficam expostas a todo tipo de variação climática e, além disso, são plantadas diretamente no solo.
Por causa disso, muitas espécies que se desenvolvem bem dentro de casa acabam não tendo o mesmo sucesso quando são levadas para o jardim.
Mas para não restar dúvidas, listamos na sequência as flores de outono para jardim que você pode plantar sem medo, confira:
1. Azaleias
As azaleias são uma das flores de outono mais características da estação. Basta o clima esfriar um pouquinho, entre abril e maio, para elas começarem a aparecer nos vasos, nos canteiros e jardins.
De fato, as azaleias são flores de outono que amam temperaturas mais frias, por isso mesmo elas florescem nessa época do ano.
As azaleias também amam luz solar, mas não em excesso. O sol da manhã é perfeito para elas.
Resistentes, as azaleias não precisam de regas frequentes.
2. Prímula
Pequeninas e delicadas, as flores da prímula enchem o jardim de cores e beleza.
Ela é uma ótima opção de flores de outono para jardim, já que suporta muito bem o clima mais frio e ameno, no entanto, não suporta geadas.
Por isso, se você mora em regiões onde as geadas são comuns, proteja as prímulas para que elas não sofram com o frio extremo.
Cultive-as em meia sombra com regas espaçadas.
3. Amor perfeito
Como não amar as lindas e coloridas flores de amor perfeito? Elas se destacam em qualquer canteiro ou jardim, apesar de também ficarem lindas em vasos suspensos.
Essa é uma das flores de outono para jardim mais resistentes ao frio, sobrevivendo até mesmo a geadas.
Outra característica interessante dessa flor é que ela é comestível, sendo uma opção para incrementar e embelezar pratos culinários.
4. Boca de leão
Mas se você quer uma flor resistente e capaz de durar todo outono e inverno, a dica é plantar a colorida boca de leão.
Essa espécie gosta de climas amenos, meia sombra e regas regulares.
5. Ciclame
O cíclame é mais uma opção de flores de outono para jardim. Originária dos países mediterrâneos, essa flor de cores que vão do rosa ao roxo, aprecia clima ameno, sol suave (apenas aquele das primeiras horas da manhã) e pode suportar o vento muito bem.
Por isso, se você mora em locais altos ou deseja cultivar uma flor em varanda de apartamento, por exemplo, a cíclame é ideal.
No entanto, as regas precisam ser bem equilibradas, já que tanto o excesso, quanto a falta são prejudiciais a planta.
6. Gardênia
A gardênia é uma flor delicada típica dos países asiáticos, por conta disso está muito acostumada a temperaturas mais frias.
Aqui no Brasil, a espécie se adaptou bem as regiões sul e sudeste, onde o outono e o inverno costumam ser mais rigorosos.
Cuide das gardênias com regas sempre que o solo estiver quase seco e mantenha-a sob meia sombra, sem luz solar direta.
7. Flor de cerejeira
Para quem mora em regiões onde o outono e o inverno costumam ser rigorosos, então a flor de cerejeira ou, melhor dizendo, a cerejeira, é uma linda opção de flores de outono.
Essa árvore de porte médio, típica de países como Japão e China, floresce no outono e inverno oferecendo um lindo espetáculo de cores e perfume.
Viu só quantas opções de flores de outono que você pode cultivar em casa? Agora é só escolher a sua preferida e correr para o jardim.