De dia, de noite, simples ou luxuoso. Não importa o tipo de casamento, como, onde ou de que forma ele será realizado, contanto que as flores para casamento estejam sempre presentes. Elas são indispensáveis e marcam o ambiente com uma aura de romantismo, amor e delicadeza.
Mas entre tantas espécies, uma mais linda que a outra, você deve estar se perguntando como escolher as flores para casamento corretas? A resposta para essa pergunta envolve uma série de fatores, mas não se preocupe que vamos falar sobre cada um. Assim você consegue escolher a flor ideal para o seu casamento. Confira:
Como escolher as flores para casamento
1. Data do casamento
A primeira coisa a ser levada em consideração antes de escolher a flor para o casamento é determinar em qual estação do ano a cerimônia irá acontecer. Muitas flores são sazonais, ou seja, estão disponíveis apenas em determinada época do ano, assim como também existem as flores perenes que podem ser encontradas sempre que desejar.
Portanto, escolha a flor a partir da estação do ano que você irá se casar. Essa dica também é importante para quem está procurando maneiras de economizar com o casamento. As flores da estação são mais baratas, além de serem mais bonitas também.
2. Estilo do casamento
Outro aspecto importantíssimo que impacta na escolha das flores é o estilo do casamento. Existem flores mais indicadas para casamentos clássicos, enquanto outras são mais recomendadas para casamentos de estilo rústico. Os casamentos ao ar livre ou na praia também precisam levar em consideração a escolha por flores mais resistentes, especialmente ao calor.
3. Horário do casamento
O casamento será de dia ou de noite? Ao ar livre ou em um local fechado? Essas informações também devem ser avaliadas e entram como critério na hora de escolher a flor para o casamento. Um casamento de dia ao ar livre pede por flores diferentes do que uma cerimônia a noite em um espaço fechado.
Isso por dois motivos: primeiro por uma questão de estética e adequação ao tipo de cerimônia e outra para garantir a beleza dos arranjos ao longo de toda a festa. Afinal, flores expostas ao sol do meio dia precisam ser mais resistentes do que as flores que ficarão em um local fechado durante a noite.
4. Local do casamento
O local do casamento também pode impactar na escolha das flores. Isso porque algumas flores são típicas de uma determinada região e o transporte, além de encarecer o evento, pode acabar danificando as flores, comprometendo sua beleza. Pense nisso também.
5. Orçamento disponível
Quanto você pode ou está disposto a pagar por essa parte do casamento? As flores podem consumir uma boa parte do orçamento disponível, por isso é importante pensar nessa questão também. O preço das flores para casamento pode variar bastante dependendo do fornecedor, da época do ano e da espécie escolhida.
Conheça as principais espécies de flores para casamento em cerimônias decoradas
Que tal conhecer agora algumas das flores mais utilizadas em casamento e suas principais características? Confira:
Flores para casamento: copo de leite
Se você deseja uma cerimônia e uma recepção imponente e sofisticada então aposte nos copos de leite. Esse tipo de flor permite arranjos altos e muito elegantes, ideais para casamentos de estilo clássico. Porém, a flor é tóxica e pode causar alergias e irritações ao ser manuseada. A colheita do copo de leite acontece de agosto a novembro.
Imagem 1 – Arranjo algo e elegante de copos de leite e outras flores decorando o centro da mesa dos convidados.
Imagem 2 – Um buquê de noiva inusitado: copos de leite com suculentas.
Imagem 3 – Flores para casamento: copos de leite desse buquê possuem uma leve coloração rosa.
Imagem 4 – Arranjo só com eles e, convenhamos, não precisa de mais nada.
Flores para casamento: crisântemo
Os crisântemos são uma ótima opção para casamentos de estilo rústico ou ao ar livre, mas tenha o cuidado de não expor a flor diretamente no sol, pois ela pode murchar facilmente. Outra característica da flor é variedade de cores, permitindo arranjos e buquês coloridos e alegres. Os meses do crisântemo são maio, novembro e dezembro.
Imagem 5 – Flores para casamento: crisântemos vermelhos decorando as mesas dos convidados.
Imagem 6 – Crisântemos e rosas: uma mistura de espécies bem diferentes, mas que juntas se revelam muito harmoniosas.
Imagem 7 – Crisântemos, rosas e hortênsias: todas flores para casamento brancas sobre a mesa.
Imagem 8 – Flores para casamento: buquê de noiva delicado com flores de crisântemo, rosas e lisianthus.
Flores para casamento: flores do campo
As flores do campo é uma junção de diferentes flores nascidas livremente e sem nenhum cuidado especifico. Essas flores compõem arranjos descomplicados que combinam perfeitamente com casamentos ao ar livre e de estilo rústico.
Imagem 9 – Flores do campo ideais para…casamentos no campo!
Imagem 10 – Rústicas, coloridas e muito charmosas: dê espaço para elas.
Imagem 11 – Flores para casamento do campo garantem arranjos coloridos e diversificados.
Imagem 12 – Não só de flores são feitos os arranjos de flores do campo; as folhas também tem um lugar de destaque.
Imagem 13 – Flores para casamento: aqui, as flores do campo decoram a entrada da igreja.
Flores para casamento: gardênia
As gardênias possuem uma aparência delicada e são muito perfumadas, portanto é preciso ter cuidado ao utilizar essa flor em ambientes fechados ou na mesa dos convidados. O tipo branco é o mais comum dessa flor, mas ela também pode ser vermelha. Os casamentos na praia combinam muito bem com essa flor. A época das gardênias é entre o final da primavera e inicio do verão.
Imagem 14 – Flores para casamento: arranjo para decorar a parede feito com gardênias, rosas e muito verde.
Imagem 15 – Flores para casamento: arranjo pequeno e discreto, mas muito perfumado de gardênias.
Imagem 16 – Flores para casamento: arcos estão na moda; esses foram feitos com gardênias.
Imagem 17 – Flores para casamento: buquê de noiva feito com as branquíssimas gardênias.
Flores para casamento: gérberas
As gérberas são uma das melhores opções para um casamento colorido e ao ar livre. As flores, em diferentes variações de cor, também possuem preço acessível. A melhor época para comprar gérberas é no verão.
Imagem 18 – Flores para casamento: O colorido está garantindo com o arranjo de gérberas.
Imagem 19 – Arranjo rústico e descontraído de gérberas enfeita essa mesa de casamento.
Imagem 20 – Arranjo de casamento ao estilo “faça você mesmo”: uma garrafa de vidro, um pedaço de renda e flores de gérberas e mosquitinho.
Imagem 21 – Flores para casamento: buquê de noiva de gérberas brancas.
Flores para casamento: Gipsofila (mosquitinho)
A delicada flor branca Gipsofila, também conhecida como mosquitinho, pode ser usada sozinha ou compondo arranjos com outras espécies. Esse é um tipo de flor que cai muito bem em diferentes estilos de casamento, desde os mais simples aos mais sofisticados. Outra coisa boa da Gispsofila é que ela pode ser encontrada o ano inteiro.
Imagem 22 – Flores para casamento: a delicadeza e a simplicidade da gispsofila não impede que a flor componha arranjos mais sofisticados.
Imagem 23 – Flores para casamento: versátil, a mosquitinho se ‘enturma’ com flores de espécies variadas.
Imagem 24 – Buquês de gispsofila amarrados com fitas de juta decoram o caminho da noiva até o altar.
Imagem 25 – Composição simples de mosquitinho para decorar a mesa.
Imagem 26 – Gispsofila e rosas em vasinhos solitários compõe a decoração desse casamento.
Flores para casamento: girassol
A flor do sol. Amarela, grande e viva. Para quem deseja um casamento marcante e cheio de energia, o girassol é uma ótima opção. A flor também é muito resistente e por isso pode ser usada tranquilamente em ambientes internos e externos, sob o sol ou na sombra. E apesar de ser uma flor que combina com o calor, a época de floração do girassol é no final inverno, mas ela se estende até o inicio do verão.
Imagem 27 – Flores para casamento: girassol e gispsofila conduzem até o altar.
Imagem 28 – Flores para casamento: uma única flor de girassol já é suficiente para montar esse buquê; as gispsofilas completam o arranjo.
Imagem 29 – Buquê de noiva alegre e colorido de girassóis e margaridas.
Imagem 30 – Para quem ama girassol, essa decoração é perfeita e impressiona pela beleza alegre e radiante.
Imagem 31 – Girassóis e crisântemos para o casamento.
Flores para casamento: hortênsia
A hortênsia é composta por várias pequenas florezinhas que juntas formam um buquê natural. São uma ótima opção para casamentos na praia ou no campo que tenham uma proposta de decoração natural e delicada. As hortênsias florescem em novembro, mas se mantem até os meses de fevereiro e março.
Imagem 32 – Hortênsias azuis e rosas brancas formam esse buquê de noiva.
Imagem 33 – Flores para casamento: uma sugestão de como usar as hortênsias na decoração de casamento ao ar livre.
Imagem 34 – Um arranjo simples e colorido para a mesa feito com hortênsias, lisianthus e mosquitinho.
Imagem 35 – Buquês naturais da hortênsia foram usados para montar esse enorme arranjo de mesa.
Flores para casamento: lírio
Casamentos à noite e de estilo clássico podem apostar sem erros no lírio. A flor, com tonalidades variadas de cor, pode compor arranjos volumosos e elegantes. A melhor época para decorar com lírios é no verão, momento em que a planta atinge a floração.
Imagem 36 – Lírios e crisântemos formam esse arranjo rústico e descontraído de mesa.
Imagem 37 – Lírios também são muito perfumados, cuidado para não deixar próximo demais dos convidados.
Imagem 38 – Flores para casamento: um belo e contrastante buquê de lírios e rosas vermelhas.
Imagem 39 – Para enfeitar a cadeira dos noivos, um mini arranjo de lírios.
Flores para casamento: lisianthus
A lisianthus é uma flor muito popular em casamentos por vários motivos. Ela é uma flor barata, floresce o ano inteiro e compõe arranjos com muita delicadeza. A lisianthus é muito parecida com a rosa e pode se tornar uma alternativa – econômica – para a essa flor, que costuma ser mais cara.
Imagem 40 – Flores para casamento: lisianthus é uma opção de flor barata e bonita para casamentos.
Imagem 41 – Decore a mesa dos convidados com lisianthus.
Imagem 42 – O buquê da noiva também pode entrar na proposta e ser feito com lisianthus.
Imagem 43 – Flores para casamento: a delicadeza das flores de lisianthus para decorar o bolo.
Imagem 44 – Variedade de cores também é uma vantagem da flor de lisianthus para casamentos.
Margarida
Alegres e delicadas margaridas. Elas são a cara de um casamento ao ar livre, na praia ou no campo, especialmente se for durante o dia. As margaridas também são uma alternativa mais viável do ponto de vista financeiro. A floração das margaridas acontece no outono.
Imagem 45 – Buquê de noiva feito com margaridas e mini margaridas.
Imagem 46 – Flores para casamento: gérberas brancas e mini margaridas enfeitam essa mesa.
Imagem 47 – Flores para casamento: buquê de noiva com margaridas gigantes.
Imagem 48 – Decoração de casamento ao ar livre com flores variadas, entre elas a margarida.
Imagem 49 – Flores para casamento: gérberas e margaridas podem ser usadas em conjunto, dada a sua semelhança.
Flores para casamento: peônia
As peônias são flores de uma beleza incrível. Elas ficam muito bem em casamentos clássicos durante o dia. A floração das peônias se dá na primavera.
Imagem 50 – Flores para casamento: peônias podem compor arranjos sofisticados ou simples.
Imagem 51 – Casamento ao ar livre decorado com flores de peônias.
Imagem 52 – Flores para casamento de vários tipos decoram o carro dos noivos.
Imagem 53 – Flores para casamento: para quem prefere uma decoração de casamento clean, pode usar peônias brancas.
Imagem 54 – Flores de peônias e orquídeas: decoração clássica e elegante para casamentos.
Flores para casamento: rosa
As rosas são clássicas. São as flores do romantismo, da paixão e do amor. Decorar com elas é o sonho de muitas noivas. Os casamentos clássicos e com estilo sofisticado se valorizam muito com a beleza e a variedade de cores dessa flor. Contudo, ela pode não ser a melhor opção se a ideia é economizar. A melhor época para decorar com rosas é na primavera.
Imagem 55 – Rosas ou mini rosas? Você escolhe, mas ao final, a decoração com elas sempre surpreende.
Imagem 56 – Já que as rosas são uma opção mais cara de decoração, você pode optar por mesclá-las com flores mais baratas, compondo arranjos coloridos e diversificados.
Imagem 57 – Buquê de noiva estonteante com rosas e outras flores para casamento.
Flores para casamento: tulipa
As tulipas florescem entre o outono e a primavera e são muito indicadas para a decoração de casamentos de decoração clássica, especialmente durante a noite.
Imagem 58 – Flores para casamento: buquê de noivas feito com tulipas rosas.
Imagem 59 – Arranjo de casamento feito com costela de adão, folha de palmeira e flor de antúrio.
Imagem 60 – Para a mesa dos convidados: arranjo alto de tulipas intercalado com arranjos menores de flores para casamento brancas.
Imagem 61 – Decoração de casamento que apostou em cores modernas usou tulipas rosas em vasos azuis, contrastando com a toalha de mesa preta e branca.