Você já ouviu falar sobre o método Fly Lady? Então puxe a cadeira, senta aí e vamos conversar.
O método Fly Lady inspira mulheres a conquistarem a limpeza e a organização da casa em apenas 15 minutinhos diários. Sim, isso mesmo!
O resto do tempo sobra todinho para você dedicar a tudo aquilo que mais importa: sua família, amigos, projetos pessoais e auto-estima.
Ou seja, não é sobre sua casa, mas sobre você!
Mas o que é o método Fly Lady?
Fly Lady vem do inglês e tem um significado muito especial, isso porque a palavra “Fly” é a abreviatura para finally loving yourself ou amando você mesma.
A criadora do método é a norte-americana Marla Cilley. A princípio a empresária criou apenas uma lista de e-mails com sugestões de pequenos hábitos diários que poderiam ser incorporados diariamente na rotina de qualquer um.
O sucesso foi tanto que logo se tornou uma metodologia, nascendo assim o Fly Lady.
Como funciona o método Fly Lady?
Quem deseja seguir a risca o método Fly Lady pode se inscrever na lista de e-mails diretamente no site oficial de Marla (www.flylady.net).
Contudo, o método é simples e se resume a um passo a passo que deve ser seguido por quem acompanha as orientações, conforme você verá a seguir:
Lições de voo
A primeira orientação para os que estão iniciando no método é seguir as lições de voo (Flying Lessons).
Essas lições são enviadas diariamente aos inscritos no site do Fly Lady.
São pequenos novos hábitos diários que devem começar a ser inseridos na rotina, mas tudo com muita tranquilidade e sem atropelos.
A criadora do método enfatiza que a pressa será sua maior inimiga.
“Vale a pena o esforço extra para ir devagar. Eu sei que não é da nossa natureza caminhar pesadamente. Queremos o que queremos e queremos agora. Você vai ter que aquietar essa voz em sua cabeça e adquirir um hábito de cada vez. A consistência tem suas recompensas”, explica Marla.
Uma das primeiras lições é manter a pia brilhando. Parece simples, não é? Mas é justamente essa a ideia, começar pequeno para ir crescendo aos poucos.
Isso porque o método se baseia muito na constância e na consistência dos hábitos. Ou seja, não adianta querer pegar pesado e fazer algo complexo logo de cara, a tendência é que você desista no primeiro passo.
Portanto, relaxe e vá mesmo bem devagar.
E não se preocupe se falhar em algum dia. Isso vai acontecer e esteja preparada para passar por esse momento sem peso, nem culpa, ok?
Passos de bebê
Com as lições de voo em mãos é hora de começar o plano de 31 dias do método, conhecido também como passos de bebê ou, em inglês, babysteps.
E o que seria isso? O “passos de bebê” indica o que você realmente já deve estar imaginando: um passinho pequeno, curto, mas muito significativo a cada dia.
A ideia é que ao final dos 31 dias você esteja com uma nova rotina de hábitos totalmente desenvolvida e estabelecida.
E, acredite, ela vai muito além de manter sua casa limpa. O principal objetivo do método Fly Lady é garantir maior autonomia e autoestima para as mulheres sobrecarregadas com a rotina do dia a dia.
Marla cita em seu site que ninguém deveria se preocupar em organizar a casa em apenas um dia, já que ela levou muito mais tempo do que isso para ficar bagunçada.
“Sua casa não ficou suja em um dia e também não ficará limpa em um dia. Você tem vivido na desordem e no caos por muitos anos; você não vai deixar sua casa limpa em um dia. Eu não quero que você sinta que falhou completamente. É por isso que ensino você a dar “passos de bebê”. Se você tentar fazer tudo de uma vez, ficará com raiva de mim, porque será como qualquer outro método de “organização” que você já tentou. Eu quero que você vá com calma, leve o tempo que precisar. À medida que estabelece um hábito, você facilmente será capaz de adicionar outro às suas rotinas”, cita Marla.
Vale lembrar ainda que os 31 babysteps podem ser adaptados livremente para o seu dia a dia e estilo de vida. Não importa se você é solteira, casada, mãe, trabalha fora, faz home office, estuda ou o que quer que seja. O método Fly Lady funciona e pode ser aplicado por qualquer pessoa.
Abaixo você confere os 31 passos de bebê do método:
- Babystep 1 – Brilhe a sua pia
- Babystep 2 – Vista-se completamente
- Babystep 3 – Repita o que fez ontem
- Babystep 4 – Comece o seu Control Journal (Diário/Agenda)
- Babystep 5 – Neutralize as vozes negativas e o perfeccionismo
- Babystep 6 – Elimine um Hot Spot
- Babystep 7 – Separe suas roupas para o dia seguinte
- Babystep 8 – Escreva sua Rotina Matinal e Noturna
- Babystep 9 – Destralhe um cômodo por 5 minutos
- Babystep 10 – Você pode fazer qualquer coisa por 15 minutos
- Babystep 11 – Adicione uma página de inspiração ao seu Diário
- Babystep 12 – Apague e-mails/mensagens antigas
- Babystep 13 – Cumpra a “Missão do Dia”
- Babystep 14 – Organize a sua agenda
- Babystep 15 – Arrume sua cama ao acordar
- Babystep 16 – Aprenda com outras FlyLadies
- Babystep 17 – Durma num horário decente
- Babystep 18 – Leia os 11 Mandamentos da FlyLady
- Babystep 19 – Leia ou dê um testemunho
- Babystep 20 – Inclua a lavanderia nas suas rotinas
- Babystep 21 – Tire suas dúvidas
- Babystep 22 – Control Journal – Tenha e use!
- Babystep 23 – Escreva sua Rotina Vespertina
- Babystep 24 – Limpeza rápida do banheiro diariamente
- Babystep 25 – Compreenda como se desenvolvem as rotinas
- Babystep 26 – Você não está atrasada!
- Babystep 27 – Você já sabe o que vai jantar?
- Babystep 28 – Cuide de si mesma
- Babystep 29 – Cumpra a missão “Mimo da Semana”
- Babystep 30 – Verifique sua agenda para o próximo mês
- Babystep 31 – Parabéns! Estamos muito orgulhosas de você!
Todos esses passos podem ser lidos na integra no site Fly Lady.
Dentre todos eles três merecem um destaque especial porque realmente tem poder de transformar a sua relação com as tarefas domésticas. Saiba mais a seguir.
15 minutos por dia
O babystep número 10 é um dos mais interessantes do método. Ele pressupõe de que você é capaz de fazer qualquer coisa em 15 minutos.
Isso mesmo! Exatamente 15 minutos cronometrados. Pode colocar pra contar.
Determine uma tarefa, cômodo ou atividade que precisa ser cumprida e dedique 15 minutos totais e absolutamente focados apenas nisso.
Quando o alarme tocar, pare e pronto. Missão cumprida. A ideia é que você não estenda esse tempo. Faça apenas os 15 minutos propostos por Marla.
Por se tratar de um método de limpeza e organização, a dica é começar esse passo fazendo 15 minutos de destralhe por dia, afinal, não dá para ter uma casa limpa com um monte de cacaquereco quebrado e sem uso espalhados pela casa.
Então, comece essa tarefa destralhando uma área da casa por vez. Você vai se surpreender como pode ser produtivo em tão pouco tempo.
Depois do destralhe, os 15 minutos podem ser usados para manter a organização e para manter a limpeza diária.
Na verdade, depois que você entender como esses 15 minutos são poderosos você pode começar a aplicá-lo para inúmeras coisas, muito além das tarefas domésticas, indo desde parar o seu trabalho para esticar as pernas um pouquinho até para se sentar e ler sua revista favorita.
Limpeza por zonas
Outra dica muito legal do método Fly Lady é dividir a casa em zonas para facilitar o processo de limpeza.
A ideia é que você dedique 15 minutos do seu dia (lembra deles?) durante uma semana para organizar e limpar cada uma dessas zonas.
Assim, ao final de um mês você conseguir fazer uma faxina completa em cada setor de uma forma muito mais simples e rápida.
Originalmente, a criadora do método sugeriu a aplicação das seguintes zonas:
- Zona 1: Entrada, varanda e sala de jantar
- Zona 2: Cozinha e despensa
- Zona 3: Banheiro principal e quarto extra
- Zona 4: Quarto principal, banheiro e closet
- Zona 5: Sala de estar e sala da família
Contudo, você pode adaptar esse esquema para sua realidade a partir das suas necessidades e estilo de vida.
Apenas procure manter os cômodos maiores em zonas separadas, assim é possível se dedicar mais profundamente em cada um deles.
Limpeza de emergência
Nessa altura do campeonato você deve estar se perguntando onde vão parar as atividades diárias que necessitam ser feitas, como lavar a louça, arrumar a cama e varrer o chão.
Mas não precisa se preocupar. Essas tarefas estão citadas na limpeza de emergência.
Você não deve se sentir sobrecarregada para cumprir cada uma delas. A intenção é dividir essas atividades em dois turnos: manhã e noite.
Por exemplo, opte por arrumar a cama e limpar os banheiros pela manhã e limpar a pia a noite.
Ao diluir as tarefas ao longo do dia você não se sente cansada e consegue manter tudo em ordem, facilitando cada vez mais o processo de conquistar uma vida mais leve, prática e feliz.
E, então, curiosa para experimentar o método Fly Lady?