Fogão ou cooktop? Qual a melhor escolha aí para sua cozinha? Existem muitos fatores que pesam contra e a favor dos dois modelos.
Por isso, antes de tomar a sua decisão é fundamental conhecer as características de cada um.
Bora então conferir quem leva maior vantagem nessa disputa? Acompanhe o post:
Fogão: tipos e características
Atualmente, o mercado nacional oferece dois modelos principais de fogão: o de piso e o de embutir.
Entre esses dois modelos ainda é possível escolher a cor, o tamanho e o acabamento que mais atende suas necessidades, confira:
Fogão de inox
O fogão de inox pode ser encontrado em modelos de 4, 5 ou 6 bocas, em versões de piso ou de embutir.
O acabamento em inox traz modernidade e estilo para a cozinha, mas perde pontos no quesito limpeza, já que marcas e manchas ficam mais visíveis.
Fogão preto
O fogão preto ainda é uma novidade no mercado, mas que tem atraído cada vez mais a atenção dos consumidores. E não é a toa, afinal, o modelo é moderno, clean e se assemelha muito a estética dos cooktops.
Com modelos de 4, 5 e 6 bocas, o fogão preto também pode ser encontrado em versões de piso e de embutir.
Fogão branco
Nada mais tradicional do que o bom e velho fogão branco. Ele topa qualquer tipo de decoração e se encaixa em qualquer cozinha.
Contudo, com o passar do tempo pode apresentar manchas amareladas e sinais de ferrugem.
Disponível em versões de piso e de embutir com opções de 4, 5 e 6 bocas.
Fogão com mesa de vidro
O fogão com mesa de vidro é um meio termo entre o fogão tradicional e o cooktop. A parte de cima é feita de vidro, assim como o cooktop, mas sem as grades e o tampo de vidro tradicionais dos fogões comuns.
Isso torna o fogão com mesa de vidro um modelo mais moderno. Mas, ao contrario do cooktop, esse modelo de fogão conta com forno embutido, como acontece com qualquer outro tipo de fogão.
O fogão com mesa de vidro pode ser encontrado em versões de piso e de embutir com opções de 4, 5 e 6 bocas.
Fogão de embutir
Se você está na dúvida entre fogão de embutir ou cooktop, saiba que o fogão de embutir acaba sendo um modelo intermediário entre os dois. Já que é capaz de unir design com bom preço.
Esse modelo de fogão, disponível em 4, 5 ou 6 bocas, possui design mais moderno quando comparado aos modelos tradicionais de fogão.
No entanto, para ter um desses em casa é preciso contar com um projeto planejado de cozinha, já que o fogão de embutir precisa de um nicho próprio e de tamanho adequado para instalação.
Cooktop: tipos e características
Tipos de cooktop
Existem três tipos de cooktop e eles se diferem por um único aspecto: a fonte de energia.
A quantidade de queimadores varia de 4 a 5 para todos os modelos, assim como a cor, onde o preto é sempre predominante, apesar de existirem versões em branco, cinza, marrom, vermelho e até azul.
Conheça os diferentes tipos de cooktop:
Cooktop a gás
O cooktop a gás é o modelo mais popular de todos. Para funcionar, basta conectá-lo a mangueira de saída de gás e pronto. Qualquer tipo de panela pode ser usada nesse modelo de cooktop.
A vantagem é o controle da temperatura, no entanto, ele não é tão seguro quanto os outros modelos.
Cooktop elétrico
O cooktop elétrico depende da rede elétrica para funcionar. Por isso, é necessário instalá-lo perto da tomada.
A vantagem é o rápido aquecimento e também a segurança, já que não existe o risco de vazamento de gás. Por outro lado, o cooktop elétrico pode fazer sua conta de energia elétrica disparar.
Cooktop por indução
O cooktop por indução é o que há de mais moderno (e mais caro) em fogões atualmente. Ele funciona com um misto de energia elétrica e energia eletromagnética.
Isso faz com que esse seja o modelo de fogão mais seguro do mercado, já que a chama só é acionada na presença de panela.
E não é qualquer panela. Para cozinhar no cooktop por indução você vai precisar investir em panelas com fundo magnético, como as ferro fundido, por exemplo.
Fogão ou cooktop: quem leva a melhor?
Tamanho
O fogão tradicional é maior que o cooktop, ocupando mais espaço na cozinha. Em razão disso, o cooktop acaba sendo uma melhor opção para quem tem cozinha pequena e deseja economizar espaço.
Segurança
Nesse quesito, o cooktop também leva vantagem. Por apresentar tecnologias mais modernas, esse tipo de fogão acaba sendo mais seguro, impedindo com maior eficiência vazamentos de gás ou mesmo queimaduras.
Limpeza
Olha o cooktop aí de novo! A limpeza em um cooktop é muito mais fácil, já que ele possui uma superfície mais clean e com menos elementos do que um fogão tradicional.
E a coisa toda fica ainda melhor se o cooktop for a indução. Isso porque esse tipo de cooktop não tem sequer grades ou bocas para limpar.
Forno
Mas quando o assunto é forno, aí não tem jeito e o fogão leva vantagem. O fogão já vem equipado de fábrica com um forno, enquanto o cooktop possui apenas os queimadores de mesa.
Se você precisar de um forno precisará comprar separado, o que pode tornar o custo total maior.
Design
Em termos de design, o cooktop volta ao topo do ranking. Isso porque ele possui design muito mais clean e moderno do que os fogões tradicionais, sendo a melhor opção para cozinhas do mesmo estilo.
No entanto, para quem é fã de uma cozinha com toque mais retro e aconchegante, a dica é investir no fogão de piso.
Instalação
O fogão de piso é sem dúvida o mais fácil de instalar. O modelo exige apenas uma conexão com a mangueira de gás.
Já o cooktop precisa de uma bancada rígida e resistente, geralmente de pedra, como o mármore ou granito, para que ele seja apoiado.
Por conta disso, o cooktop acaba sendo uma opção mais interessante para quem tem cozinha planejada.
E entre fogão de embutir ou cooktop? Qual a melhor opção? Nesse caso, ambos necessitam de nicho especial para instalação. A diferença, dentro desse quesito, é apenas uma questão de gosto.
Mobilidade
O fogão tradicional tem uma vantagem que o cooktop nunca vai ter: a mobilidade. Isso significa que você pode mudar o layout da cozinha sempre que desejar.
Já o cooktop fica limitado ao nicho para o qual foi projetado desde o inicio. Essa vantagem do forno também pode ser aplicada no caso de quem mora de aluguel e que se muda com frequência, uma vez que o fogão pode ser levado de um lado para o outro, sem o menor prejuízo.
Preço
Em um primeiro momento, o cooktop parece ser mais barato do que o fogão, especialmente os modelos a gás.
Mas isso porque não está sendo somado o custo do forno. Ao comprar os dois eletrodomésticos, facilmente o preço do cooktop dispara e o fogão acaba se tornando a opção mais vantajosa economicamente.
Também é importante levar em consideração os custos necessários para instalação do cooktop que acabam elevando ainda mais o valor do produto.
Antes de tomar a decisão final, reflita sobre todos os aspectos que envolvem o cooktop e o fogão, para assim fazer uma compra consciente, inteligente e que atenda suas verdadeiras necessidades.
E, então, qual você prefere: fogão ou cooktop?