Sabe aquele dia em que você deseja muito fazer uma refeição rápida e quentinha no forno, mas aí percebe que o forno elétrico liga, mas não esquenta?
Esse é um problema comum que pode ter diferentes causas e se você está passando por isso, veja a seguir as dicas de como resolver essa situação e, assim, voltar a contar com a ajuda do seu velho amigo.
Forno elétrico não esquenta: o que fazer?
Termostato
Uma das primeiras coisas para se observar é o termostato. É importante observar se ele está funcionando corretamente.
Se o termostato estiver com falhas, o aparelho pode apresentar temperaturas abaixo do ideal fazendo com que você tenha a impressão de que o forno elétrico não esquenta como deveria esquentar.
Outro problema comum é que o termostato pode estar sujo e isso também provoca o mau funcionamento do aparelho, fazendo com que o ventilador não seja ativado.
Alimentação de energia
O forno elétrico também pode estar com problemas no fornecimento de energia, geralmente provocado por um disjuntor queimado.
O disjuntor principal do forno fica dentro da caixa de fusíveis da residência, junto com os demais disjuntores.
Caso note que o disjuntor principal está funcionando corretamente, então vale a pena checar o sistema de fusíveis do próprio forno.
Bobinas de aquecimento
O forno elétrico possui bobinas de aquecimento que são responsáveis por aquecer o aparelho.
Mas se essas pequenas engrenagens estiverem com defeito, ao invés de receber ar quente, o forno receberá ao frio e você terá a sensação de que o forno elétrico liga, mas não esquenta.
Por sorte é possível testar as bobinas de aquecimento de um jeito bem simples. Para isso, basta posicionar as mãos na entrada do forno. Caso sinta um jato de ar frio é sinal de que elas não estão funcionando como deveriam.
Motor e ventilador
Outro problema por trás de um forno elétrico que não esquenta é o motor do ventilador.
Na maioria dos aparelhos, o motor do ventilador possui um sistema de alimentação de energia diferente dos demais componentes.
Por isso, é comum que o forno elétrico liga, mas não esquenta. Isso se deve ao sistema independente do motor do aparelho.
Pode acontecer ainda dos fusíveis do motor não estarem funcionado corretamente.
De qualquer forma, você pode fazer o teste para descobrir se é realmente o motor do aparelho que está com defeito.
Para isso, basta ajustar o termostato do forno e verificar se ele está ativo.
Se notar que o motor está funcionando, o problema pode ser algum entupimento que impede o ar quente de circular.
Problemas comuns no forno elétrico que não esquenta
Funciona, mas não esquenta
Alguns pequenos detalhes podem comprometer o funcionamento do forno elétrico, fazendo até com que ele ligue, mas não esquente.
Nesse caso, a primeira coisa que você deve fazer é checar as tomadas e verificar se as conexões estão corretas.
Uma tomada ligada na voltagem ou tensão errada, por exemplo, pode ser o suficiente para o forno não aquecer.
Também é importante verificar o disjuntor e se a energia elétrica está sendo fornecida adequadamente para a residência.
Programação errada
Você observou a programação do forno? Pode ser que ele esteja configurado incorretamente, impedindo que o forno funcione com toda sua capacidade de aquecimento.
Para tirar a dúvida, cheque a programação no painel ou visor do forno e verifique as recomendações do fabricante. Faça os ajustes que forem necessários e volte a ligar o forno para ver se dessa vez ele aquece.
Alimentos cozinhando rápido ou devagar
Pode acontecer também do forno estar cozinhando rápido ou devagar demais, fazendo com que os alimentos não fiquem de acordo com o desejado na receita.
Em geral, esse é um pequeno problema de configuração envolvendo a programação do forno.
Nesse caso, basta configurar o forno corretamente a partir da temperatura e do tempo de cozimento necessário para cada alimento.
Forno com umidade
Já quem tem o hábito de guardar alimentos ainda quentes dentro do forno elétrico ou deixá-los por mais de 15 minutos depois de prontos pode sofrer com o excesso de umidade no aparelho.
O vapor gerado pelo alimento quente se condensa no interior do forno elétrico fazendo com que os componentes internos comecem a dar sinais de comprometimento e mau funcionamento.
A dica nesse caso é evitar deixar os alimentos quentes dentro do forno para que não se acumule umidade no interior.
Nada resolve? Chame a assistência técnica
Por mais que você tenha testado e realizado todos os procedimentos indicados acima, pode ser que o seu forno ainda apresente problemas e não esquente como deveria.
O mais recomendado nessa situação é buscar um profissional capacitado ou chamar a assistência técnica autorizada da marca.
Dessa forma será possível avaliar com maior precisão e eficiência os problemas e defeitos do forno e, assim, fazer as correções e manutenções necessárias.
Afinal, o forno elétrico é um aparelho que valeu o seu investimento e, por isso, deve ser bem cuidado para que você possa continuar fazendo bom uso dele.
E, cá entre nós, o forno elétrico é um super amigo da correria do dia a dia, não é mesmo? Então, não deixe de tomar todas as medidas necessárias para que ele volte a funcionar.