Ele já foi sucesso no passado e agora está voltando com tudo para dentro das casas! Estamos falando do forro de madeira. Bonito, de alto valor estético, durável e muito versátil, o forro de madeira pode ser utilizado em casas de estilos variados: modernas, clássicas, minimalistas e rústicas. O material também é imbatível quando a intenção é promover sensações de acolhimento e aconchego.
O forro de madeira acompanha muito bem a decoração de quartos, salas, corredores e halls de entrada. E, com os devidos cuidados, também pode ser utilizado em áreas mais úmidas como cozinhas e banheiros. Áreas externas, que sofrem com as mudanças de temperatura e a presença de sol e chuva, também podem se beneficiar da beleza do forro de madeira, basta preparar o material com produtos específicos.
Instalado em lâminas, mais conhecidas como lambris, o forro de madeira apresenta uma grande variedade de tons, dependendo da madeira escolhida. Aí é só planejar o ambiente para que ele fique do jeito que você sonha.
Neste post você vai ficar por dentro de todas as vantagens e desvantagens de um forro de madeira, as principais características desse material, os cuidados necessários para conservação e os tipos de forro de madeira mais utilizados. Vamos começar?
Tipos de forro de madeira
Os forros de madeira mais comuns encontrados no mercado brasileiro são do tipo Pinus, Cedrinho, Perobinha, Cumaru, Jatobá e Ipê. Essas madeiras são as mais indicadas pela sua densidade e fácil secagem, já que não retêm muita umidade.
No quesito cupins, a Imbuia, Jacarandá, Ipê e Peroba-Rosa são as mais resistentes. A disponibilidade dos tipos de madeira pode variar de região para região. Por conta disso, procure saber com antecedência se onde você mora é possível encontrar o material que deseja.
A cor do forro também muda dependendo do tipo de madeira utilizada. O tipo Cedrinho tem aparência mais avermelhada, enquanto o tipo Perobinha tem coloração amarelo acastanhado. O tom marrom é obtido com a Jatobá. A Pinus possui a coloração mais clara de todas e é feita com madeira de reflorestamento.
Leve essas informações em consideração na hora de escolher a madeira ideal para o forro da sua casa. Elas irão determinar a estética e a resistência do forro.
Vantagens do forro de madeira
1. Isolamento térmico
Para uma casa aconchegante e acolhedora, aposte no forro de madeira. O material é um ótimo isolante térmico, mantendo a temperatura da casa sempre ideal. Fresca no verão e aquecida no inverno.
2. Diversidade de acabamentos
O forro de madeira permite inúmeras opções de acabamento. A começar pela escolha da madeira que, como foi dito acima, define o tom do forro. Mas caso prefira, você ainda tem a possibilidade de pintar o forro da cor que desejar. Branco ou colorido. Fica a seu critério.
Para deixar o forro na cor da madeira, passe verniz. Já para colori-lo, pinte com tinta látex, após lixar toda madeira.
Uma dica importante: a cor branca é neutra e se encaixa bem em qualquer ambiente, já as outras cores podem deixar o forro contrastante demais. Por isso, fique atento com a escolha da cor para não pesar no visual e não tropeçar no restante da decoração.
3. Durabilidade
A madeira é um material muito resistente e durável. Portanto, muito indicada para compor a estrutura do teto.
Porém, para obter o máximo da durabilidade da madeira é preciso tomar alguns cuidados especiais que citaremos logo abaixo.
4. Estética
Uma das principais vantagens do forro de madeira é o seu efeito estético. O material conversa muito bem com variados estilos de decoração e sempre proporciona aquele toque a mais.
Em combinação com paredes de tijolinhos ou pedras, o forro ajuda a criar um ambiente mais rústico. Com cores neutras e sóbrias, a madeira confere sofisticação ao local. Tudo irá depender do uso dos demais elementos da decoração. Mas, de modo geral, o forro de madeira tende a acentuar, realçar ou contrastar com o restante da decoração.
Uma coisa é certa: ele não passará despercebido.
Desvantagens do forro de madeira
1. Custo
Quando comparado aos demais tipos de forro – como PVC ou Gesso – o forro de madeira sai em desvantagem. O material costuma ser mais caro e, dependendo da madeira escolhida o preço varia bastante também.
O forro de Pinus é o que apresenta o melhor custo-benefício. Por isso, se o seu desejo é instalar um forro de madeira, adapte seu projeto para que ele caiba no seu bolso.
2. Manutenção regular
Outra desvantagem que precisa ser levada em conta é a manutenção periódica que esse tipo de material necessita. Essa manutenção inclui a pintura com verniz e a aplicação de produtos para afastar insetos, como os cupins. Sem o tratamento adequado, a madeira também pode acumular fungos e bactérias e acabar apodrecendo.
Porém, apesar de parecer algo custoso e trabalhoso, a verdade é que essa manutenção acaba sendo uma vantagem. Um forro que passa por manutenções frequentes está menos sujeito a infestações por pragas ou desgastes naturais.
Dessa forma, você terá um forro bonito por muito mais tempo, já que a madeira é um material de alta durabilidade e resistência.
3. Umidade
A umidade é uma das principais inimigas da madeira. O material absorve facilmente a umidade dos ambientes e essa característica pode lhe render consequências desagradáveis, como o estufamento dos lambris e o surgimento de mofo. Além de provocar o apodrecimento da madeira.
E se a umidade não vier do ambiente, ela pode vir do telhado. Mas para evitar possíveis vazamentos e infiltrações vindas de cima, a dica é revestir o forro na parte interna com uma manta. Dessa forma, a água não entra em contato com a madeira.
Para as áreas externas, que tendem a sofrer mais com a umidade, já é possível encontrar no mercado madeiras preparadas para esse tipo de ambiente. Mas, prepare o bolso, porque esse tipo de madeira possui um valor ainda maior do que o forro tradicional.
4. Pragas
Os cupins também entram na lista de desvantagens do forro de madeira. Esses pequenos insetos podem causar a maior dor de cabeça e colocar em risco todo o forro.
Mas, assim como é possível contornar os demais problemas, esse também é facilmente controlado com o uso regular de produtos específicos que protegem a madeira do ataque de pragas. Há ainda a opção de forros de madeiras mais resistentes aos cupins, como a Imbuia, por exemplo.
Uma aplicação a cada cinco anos já é suficiente para manter os insetos longe.
Instalação do forro de madeira
O forro de madeira oferece algumas possibilidades estéticas na hora da instalação que ajudam muito a compor o efeito visual do ambiente. Ele pode ser instalado na horizontal, na vertical e até na diagonal, criando composições e linhas diferenciadas no teto.
A instalação, via de regra, é simples, mas é importante que seja feita por um profissional para assegurar encaixes e junções perfeitas entre as peças. Geralmente, as ripas são encaixadas entre si no sistema macho e fêmea e, ainda, presas com um clipe individualmente.
Verifique se o modelo de forro escolhido é fixo ou removível. Existem os dois tipos disponíveis no mercado, mas os removíveis são mais indicados, caso venha a surgir a necessidade de ajustes ou trocas de peças no futuro.
Após a instalação devem ser aplicados verniz (ou tinta) e um protetor contra cupins.
50 ideias perfeitas de ambientes com forro de madeira
Confira agora uma seleção de imagens de projetos com forro de madeira cheios de estilo e personalidade:
Imagem 1 – Forro de madeira rebaixado.
O forro de madeira rebaixado sob o próprio forro traz uma sensação ainda maior de acolhimento. Neste projeto, praticamente todo o ambiente é de madeira: chão, teto e parede. O azul dos armários tirou a unanimidade de tom.
Imagem 2 – Forro de madeira cobrindo um teto amplo.
A casa com pé direito alto conferiu uma estética glamourosa para esse forro. As paredes todas de vidro destacaram ainda mais o projeto, permitindo que o forro reine absoluto no ambiente.
Imagem 3 – Forro de madeira claro compondo um ambiente clean.
Imagem 4 – Madeira revestindo todo o banheiro.
Imagem 5 – No chão e no teto.
Os lambris do teto seguem o mesmo padrão de tamanho das réguas do piso. Com uma leve diferença de tons, ambos harmonizam o ambiente e compõe a decoração junto dos móveis.
Imagem 6 – Teto de madeira inusitado.
Com vigas grossas e mais estruturadas, esse teto foi projetado para criar um grande efeito visual. As mesmas vigas que saem do teto, aparecem na parede lateral.
Imagem 7 – Caixa de madeira para criar um ambiente diferenciado dos demais.
Imagem 8 – Forro de madeira com lâminas estreitas.
Esse forro de madeira possui lâminas tão estreitas que se assemelha a um teto de bambu. Uma alternativa para criar um visual mais rústico e descontraído, em contraste com a decoração de estilo clássica e formal.
Imagem 9 – Forro de madeira para contrastar com o branco.
Imagem 10 – Forro de madeira lembrando um pergolado.
Imagem 11 – Forro de madeira para ambientes de grande porte.
Imagem 12 – Forro de madeira na sala.
Esse forro se diferencia dos demais pelo seu formato. Repare que os tradicionais lambris são substituídos por placas retangulares de madeira, criando um visual bem diferente do que estamos acostumados.
Imagem 13 – Forro de madeira em cor natural.
A cor natural da madeira valorizou os seus veios e trouxe um ar aconchegante para esse ambiente cheio de elementos modernos.
Imagem 14 – Forro de madeira dentro do box do banheiro.
Imagem 15 – Forro de madeira para ambientes sofisticados.
Esse projeto faz um jogo visual interessante. A escada, no mesmo tom do forro, parece se fundir ao teto.
Imagem 16 – Forro de madeira criando textura.
A mesma textura do forro também se encontra na parede, porém em cores distintas.
Imagem 17 – Forro de madeira com pé-direito alto.
Imagem 18 – Forro de madeira em áreas extensas.
O extenso ambiente fica mais aconchegante com a presença do forro de madeira.
Imagem 19 – Forro de madeira no teto e nas paredes externas.
Imagem 20 – Forro de madeira em apenas um cômodo.
Nesse projeto, a opção foi utilizar o forro de madeira apenas na sala. Com isso, o ambiente se destaca dos demais e se torna o preferido na hora de relaxar e descansar um pouco, já que a madeira é bem convidativa para isso.
Imagem 21 – Forro de madeira clara em placas para um ambiente mais jovial.
Imagem 22 – Forro de madeira para quarto.
O forro de madeira mais claro se destaca do restante da decoração que tende para um tom mais escuro.
Imagem 23 – Forro de madeira de pinus: visual mais despojado.
Imagem 24 – Forro de madeira inclinado com passagem para luz natural.
Imagem 25 – Forro de madeira em apenas uma faixa do quarto.
Imagem 26 – Forro de madeira em formato geométrico.
Esse é aquele tipo de projeto que você olha e fala: “Uau!”. O efeito visual é incrível. As ripas de madeira preenchem as formas quadradas e retangulares da estrutura principal do forro.
Imagem 27 – Revestindo o teto e a parede.
Imagem 28 – Forro de madeira natural.
A cor natural do forro ajuda a trazer ainda mais a natureza para dentro desse projeto.
Imagem 29 – Forro de madeira acompanhando o formato do telhado.
Imagem 30 – Teto combinando com o chão.
Imagem 31 – O forro nem sempre precisa ser em tons terrosos. Opte por uma marcenaria colorida!
Imagem 32 – Forro em ripas de madeira: elegante e atemporal!
Imagem 33 – Você pode escolher a espessura e o espaçamento.
Imagem 34 – Existe também o modelo colmeia.
Imagem 35 – Painéis de madeira com a iluminação embutida.
Imagem 36 – O tom da madeira vai determinar o estilo do ambiente.
Imagem 37 – Você pode optar por instalar em apenas uma parte da casa.
Imagem 38 – Combine o tom com o restante da marcenaria.
Imagem 39 – Combinação clássica na arquitetura: forro de madeira e parede de concreto.
Imagem 40 – O forro de madeira vai desde os tetos retos aos inclinados.
Imagem 41 – Veja que bacana esse jogo de ripas no teto.
Imagem 42 – As ripas podem se estender para as paredes.
Imagem 43 – Ou algumas ripas intercaladas por uma iluminação linear.
Imagem 44 – O forro de madeira pode delimitar algum espaço da sala, como esse exemplo abaixo.
Imagem 45 – Ele garante continuidade em ambientes integrados.
Imagem 46 – A sala de TV ganha um sistema acústico especial.
Imagem 47 – Cozinha com forro de madeira: porque não?
Imagem 48 – Veja essa tonalidade de madeira mais clara, conhecida como madeira Carvalho.
Imagem 49 – Forro de madeira com fio de LED embutido.
Imagem 50 – Quarto com forro de madeira.