Dá para ter gato em apartamento? A resposta é sim! Pode ficar sossegado porque os felinos se adaptam muito bem a vida em apartamentos.
Mas para tal é preciso tomar alguns cuidados e se atentar para as orientações que vamos te passar a seguir. Acompanhe!
Como criar gato em apartamento?
Gatos são animais independentes, curiosos e muito espertos. Eles também gostam de segurança, rotina e adoram brincar. Também são conhecidos pelas longas horas que passam dormindo e pela tendência natural de conquistar os espaços da casa para si, como se fossem os verdadeiros donos do lugar.
Conhecer essas principais características dos gatos já ajuda e muito a entender como você deve cuidar do felino. Mas, é claro, que também trouxemos algumas dicas para deixar esse trabalho mais fácil. Vem ver!
Telas de proteção
Gatos são animais que gostam de andar nas alturas e se aventurar, sem medo de ser feliz. Por isso, não é raro vê-los andando por aí em cima de muros, telhados ou, no caso de apartamentos, sobre móveis, prateleiras e peitoril de janela.
Mas apesar desse ser um instinto natural dos felinos é importante tomar cuidado. As janelas e varandas de apartamentos são perigosas para os gatinhos. Eles podem subir e acabar caindo.
Em razão disso, a primeira coisa que você deve providenciar são telas de proteção nesses locais. As mais indicadas são aquelas em fio de nylon, as mesmas usadas para proteção de crianças.
Evite apenas as telas de fio muito fino, já que o gato pode rasgar com as unhas, e aquelas onde os vãos são muito grandes, onde ele certamente conseguiria passar.
Cuidado com as plantas
Se você faz o tipo louco ou louca das plantas, tenha prudência. Algumas espécies são tóxicas e venenosas para os felinos, podendo causar desde alergias e vômitos até convulsões e paradas respiratórias.
Antes de levar qualquer plantinha para casa, pesquise sobre sua toxicidade. Se já tiver alguma planta tóxica, mantenha-a longe do gato.
E um truque que pode ajudar: tenha algum vasinho com plantas que o gato pode comer. Isso porque os felinos gostam de mastigar folhas, principalmente quando sentem desconfortos estomacais. Você pode deixar a disposição deles algum tipo de grama, como a de trigo, por exemplo. Ervas como cidreira e capim limão também costumam agradar os bichanos e não fazem mal para eles.
Adapte o espaço
Vai levar um bichano pro apê? Então trate de adaptar o ambiente para recebê-lo!
Calma! Não estamos falando em mudar toda a decoração, apenas organizar as coisas para que o felino se adapte mais facilmente ao ambiente.
Comece arrumando um cantinho para ele comer. Os gatos são muito higiênicos e não se sentirão a vontade em fazer as refeições no mesmo espaço onde fica a caixinha de areia, por exemplo. O ideal é manter áreas separadas para o gato se alimentar e fazer as necessidades.
Cuidado ainda com móveis cheios de objetos. De início até o seu gato se acostumar, você vai ver muita coisa indo parar no chão, já que eles amam subir e dar umas voltinhas sobre armários e prateleiras.
Tenha uma caixinha de areia
Os gatos precisam de um espaço próprio para fazer coco e xixi. Eles são muito limpos e, se você colocar uma caixinha de areia a disposição do felino, com certeza, não verá sujeira pela casa.
Prefira caixinhas de areia com laterais mais altas, assim a areia não espalha para os lados quando o gatinho estiver cobrindo as necessidades.
Também é importante escolher uma areia de boa qualidade que não cause alergias ao pet. E, acima de tudo, não use areia de construção ou areia de praia na caixinha, ok?
Comedouros limpos
Os gatos não têm a fama que tem por acaso. Eles são animais muito peculiares e com alguns hábitos bem diferentes dos cães, por exemplo.
Um comedouro sujo ou com ração “velha” (aquela que você colocou ontem) não é bem visto pelo seu bichano. Sim, os gatos são enjoados nesse ponto. Eles querem o comedouro sempre limpinho e com comida fresquinha. Assim, tente colocar apenas a quantidade de comida que ele irá consumir naquele exato momento.
Fonte de água
Você já deve ter visto por aí cenas de gatinhos brincando com a água que sai da torneira. Eles amam beber água em movimento. Para eles, água parada é sinal de água suja (lembra que eles são enjoadinhos, né?).
Portanto, um bom conselho é ter uma fonte de água para o seu felino matar a sede. Essas fontes são específicas para gatos e mantém a água sempre em movimento para a alegria da gataiada.
Atenção com produtos químicos
Sabe aquela história de que a curiosidade matou o gato? Ela é verdadeira! Os gatos estão sempre fuxicando o que você tem em casa. E, em uma dessas aventuras, eles podem acabar entrando em contato com produtos químicos e de limpeza.
Dessa forma, mantenha tudo bem longe do seu cat, trancando, por exemplo, os produtos em um armário. O mesmo vale para medicamentos e até as naftalinas que você deixa dentro do guarda-roupa.
Como cuidar de gato em apartamento?
Depois de deixar tudo prontinho para receber o felino, você precisa aprender como cuidar do gato em apartamento no dia a dia. Confira abaixo:
Mantenha a limpeza
Os gatos gostam de casa limpa, especialmente os locais onde eles mais utilizam. Então, você já sabe: tente manter a área da alimentação higienizada, assim como a caixinha de areia. Crie o hábito de remover a sujeira da caixinha diariamente ou sempre que perceber que seu gatinho saiu de lá.
Um detalhe importante: se a caixinha estiver suja muito provavelmente o bichano vai se recusar a usá-la. Nesse caso, você vai notar que ele acabou fazendo seus vasos de planta como banheiro ou outro local da casa que convém a ele.
Lugares altos
Os gatos amam dormir e ficar em lugares altos. Isso vem do instinto primitivo dos felinos e tem a ver com a sua própria proteção, já que eles se sentem protegidos e a salvos de predadores.
Portanto, a recomendação é sempre oferecer lugares altos onde eles possam passar momentos relaxantes e agradáveis. Pode ser um móvel alto adaptado ou até mesmo uma redinha. Desse jeito, você também evita a curiosidade natural do felino em subir onde não deve.
Faça escovações
Quem tem gato em casa sabe o quanto esses bichinhos soltam pelos. Mas, você pode dar um jeito nessa situação de forma simples e agradável para o seu pet.
A orientação é ter em mãos aquelas escovas em forma de luva. Você escova e elimina o excesso de pelos soltos ao mesmo tempo em que seu gato ganha um carinho daqueles!
Tenha um arranhador
Gatos também são arranhadores natos. E eles não fazem para te irritar. Os gatos precisam cuidar das unhas e possuem esse hábito gastando-as em superfícies ásperas.
Por esse motivo, o arranhador é muito indicado. Você mesmo pode fazer em casa (tem muito tutorial no Youtube ensinando como fazer) ou comprar um pronto.
Cuide da alimentação do felino
Gatos devem comer ração de boa qualidade e adequadas a fase da vida, como, por exemplo, ração para filhotes ou ração para gatos castrados. Isso garante a qualidade nutricional e a saúde do seu amigo.
Evite dar a sua comida para o gato. Esses animais são muito sensíveis a certos tipos de alimentos podendo desenvolver doenças caso se alimentem inadequadamente.
Se você quer oferecer uma alimentação mais natural, saiba que os felinos são animais prioritariamente carnívoros, ou seja, a base da alimentação deve ser a carne. No entanto, alguns tipos de frutas e legumes estão liberados, mas é bom pesquisar antes ou conversar com o veterinário para ter certeza absoluta.
Castração
Gatos castrados ficam mais protegidos dentro do apartamento. A castração evita que eles fujam ou tentem escalar a tela de proteção na tentativa de escapar. Além, é claro, de evitar a gestação do animal. Sendo assim, castre seu bichano, seja ele macho ou fêmea.
Vermifugação
A vermifugação periódica também é muito importante para a saúde do seu felino. E sempre preste atenção nas fezes do gato. Caso note a presença de vermes, trate imediatamente.
Brinque com seu gato
Tem gente que acha que gato não gosta de brincar. Mas a verdade é bem diferente. Gatos são brincalhões e adoram se divertir. Veja alguns passatempos para colocar em prática agora mesmo:
Caixas de papelão: Sempre que for ao supermercado, traga uma caixa de papelão para o seu gato. Ele vai adorar! Por alguma razão, gatos amam ficar escondidos dentro de caixas e, por mais que você ofereça o melhor brinquedo ou a melhor cama, existe uma grande possibilidade dele ainda mesmo assim preferir a caixa.
Bolinhas e chacoalhos: Outra coisa que os gatos amam é brincar com bolinhas e chacoalhos. Mas a bolinha parada não é estimulante para o felino, você vai precisar interagir e fazer sua parte! Basta balançar e mexer para que o gato se interesse pela brincadeira.
Móveis adaptados: Um móvel pode ser só mais um móvel ou então se transformar em um refúgio super mega secreto para o seu gatinho. Nesse sentido, você pode abrir uma portinha no armário da sua mesa do escritório, por exemplo, para que seu gato entre e saia sempre que sentir necessidade.
Um playground: Você já deve ter ouvido falar nos playgrounds para gatos. Essas estruturas, quase sempre suspensas na parede, são uma verdadeira diversão para os felinos. Compostas por nichos, prateleiras e escadinhas, os playgrounds divertem, estimulam e deixam os gatos mais relaxados.
Melhores raças de gato para apartamento
De modo geral, qualquer raça de gato é indicada para apartamento, uma vez que esses animais são pequenos e silenciosos.
Mas existem algumas raças consideradas ainda melhores para esse tipo de imóvel, já que são menos ativas e de porte ainda menor. Persa, siamês, angorá e birman são algumas das melhores raças de gato para apartamento.
E, então, pronto para entrar no time dos catlovers? Vem!