É um pássaro? É um avião? Nãooooo! É só a geladeira fazendo barulho (de novo!). Se a sua geladeira está assim, barulhenta e cheia de ruídos, não se desespere!
Pode ser que ela esteja apenas cumprindo com a sua função, mas pode ser também que ela esteja com problemas.
E no post de hoje vamos te ajudar a diferenciar esses ruídos sinistros e, assim, descobrir porque a geladeira está fazendo barulho. Vem descobrir e repare agora mesmo!
Sons e ruídos normais da geladeira
A geladeira, por natureza, é um eletrodoméstico barulhento. Na grade maioria das vezes, ela emite sons que indicam que tudo está funcionando adequadamente. Veja a seguir quais são esses sons:
Som de bolhas
O som de bolhas se assemelha a um barulho de água borbulhante e pode ser ouvido todas as vezes em que se abre e fecha o refrigerador. Esse barulho é normal, não se preocupe. Ele acontece por causa do ar refrigerado que circula no interior do aparelho.
Esse som de bolhas também é característico da água circulando dentro do aparelho, no caso de geladeiras que utilizam torneiras e mangueiras para o abastecimento automático de gelo e filtragem. Fique tranquilo ao ouvir esse som!
Som de estalos
Outro barulho muito comum em geladeiras e que também é perfeitamente normal são os estalos que muito se assemelha a pedrinhas caindo e são causados pela dilatação e contração das partes plásticas da geladeira. Tal “movimentação” nas placas do aparelho acontecem devido a diferença de temperatura entre o ambiente interno e externo.
Os estalos também podem ser provocados pelo desplacamento do gelo ou após a geladeira ser fechada, indicando uma diferença significativa entre a temperatura interna e externa. Nada com que se preocupar, pelo contrário, esse som indica que a geladeira está fazendo o papel dela direitinho.
Som de zumbidos
Mais um som para entrar na trilha sonora da sua geladeira é o de zumbidos. Esse aqui também é inofensivo e indica que o compartimento de fazer gelo está sendo abastecido com água. Quanto maior a pressão de água, maior tende a ser o som dos zumbidos.
Outro motivo para esse som de zumbido é o início de um novo ciclo do compressor. Pode voltar a dormir sossegado, porque esse ruído não é prejudicial!
Som de bips
O som de bip, parecido com o som emitido pelo microondas, indica que a porta da geladeira está aberta ou algo está impedindo o fechamento completo. Fique tranquilo pois é perfeitamente normal e até muito bem vindo, já que ajuda a economizar energia e previne danos ao aparelho provocados pela abertura incorreta de portas.
Som de clique
Se você ouvir um pequeno clique na sua geladeira, isso significa apenas que o termostato desligou após um dos vários ciclos de temperatura.
Som de apito
Esse som característico geralmente pode ser ouvido após a abertura das portas da geladeira e do freezer. Ele indica que o ar está circulando no interior do aparelho.
Som de balão enchendo
A geladeira pode ser uma verdadeira fábrica de produzir sons estranhos. E mais um para entrar nessa lista é o som de balão enchendo. Pois é! Se você ouvir algo do tipo também não precisa se preocupar. Geralmente esse barulho indica a expansão do gás no sistema de refrigeração. Algo super normal!
Som de coisas batendo
O som semelhante a coisas caindo e batendo nada mais é do que o gelo que foi produzido sendo armazenado no balde interno do refrigerador. Não tem nada com que se preocupar aqui também, ok?
Geladeira fazendo barulho: sons e ruídos que indicam problemas
Por sorte, a maior parte dos ruídos emitidos pela geladeira não costumam indicar problemas ou defeitos. Mas se você ouvir sons semelhantes aos que vamos listar a seguir, pode ser que algumas providências precisem ser tomadas. Dá só uma olhada:
Sons de vibração
É natural que os aparelhos refrigeradores vibrem, no entanto, esse tipo de vibração não deve ser acompanhado de ruídos. Os sons de vibração podem ser ouvidos tanto na parte externa, quanto interna do aparelho é o motivo é quase sempre o mesmo: desnivelamento.
Para resolver esse problema verifique se o piso onde a geladeira foi colocada está nivelado. Caso constate uma diferença de nível no piso, então a dica é regular os pés do aparelho. A maioria das geladeiras possuem pés ajustáveis que podem ser regulados de acordo com o nível do piso, justamente para evitar esse problema.
Se a vibração, no entanto, vier da parte interna do aparelho, cheque as prateleiras e os produtos sobre ela. Pode ser que alguma coisa esteja mal encaixada, provocando o som de vibração.
Som de chocalhos
O som de chocalhos também não é natural e provavelmente está relacionado com uma má instalação ou com a proximidade do aparelho com móveis e outros objetos.
A solução nesse caso é bem simples: basta desencostar o aparelho da parede ou de móveis próximos. A recomendação é que a geladeira fique cerca de 15 centímetros de distância da parede ou de outros objetos e móveis.
Também vale observar se os produtos dentro da geladeira estão bem posicionados. Latas e outros objetos podem estar provocando o som.
Som de chiado
Sons de chiado que lembram pássaros podem sinalizar problemas no ventilador da geladeira.
Por isso, desligue a geladeira da tomada e verifique se há sinais de desgaste, corrosão ou fios soltos no ventilador. Caso perceba alguma irregularidade procure a assistência técnica autorizada, pode ser que seja necessário substituir alguma peça.
Outro motivo para o som de chiado são as portas, especialmente se elas foram trocadas ou passaram por alguma manutenção, portanto veja se elas foram recolocadas corretamente. Por prevenção, ajuste e aperte novamente os parafusos. Aproveite para conferir a vedação da borracha da geladeira também.
Som de batidas
Caso escute a sua geladeira emitindo um som que lembre batidas, fique atento ao funcionamento do condensador e do motor. Muito provavelmente um desses componentes está apresentando defeitos e pode ser necessário algum reparo e até mesmo a substituição de peças. Chame a assistência técnica.
Som na parte debaixo da geladeira
Um som persistente vindo da parte debaixo da geladeira, semelhante a um chocalho, pode indicar que a bandeja de drenagem está mal posicionada. Nesse caso, basta retirar a bandeja e colocá-la novamente no lugar, atentando-se para a posição correta da peça.
Geladeira fazendo barulho e não gela
Mas se a sua geladeira está fazendo barulho e não gela, então o problema pode ser mais sério. Geralmente nesses casos, o defeito vem do condensador, do motor ou do compressor. O melhor a fazer nessa situação é chamar um técnico que possa avaliar o problema e realizar os reparos necessários.
Não tente fazer consertos por conta própria, a não ser que tenha conhecimento no assunto, caso contrário, o dano pode ser maior do que se imaginava.
O que diz o manual do fabricante?
Vale a pena também você consultar o manual de instruções do fabricante. Ali, quase sempre são informados os motivos mais comuns para os ruídos da geladeira e como você pode solucioná-los.
Geladeira silenciosa existe?
Se você pretende trocar de geladeira, saiba que já existem no mercado modelos de geladeira mais silenciosos. Elas não são totalmente livres de ruídos, afinal, esses sons são necessários para o funcionamento do aparelho.
Mas você pode garantir a compra de um eletrodoméstico menos “extravagante” digamos assim. Para isso, vale a pena pesquisar a opinião de outras pessoas que já compraram o produto.