Você tem pelo menos três bons motivos para manter a sua geladeira organizada.
Primeiro, ela fica mais bonita. Segundo, você evita o desperdício de alimentos. E, terceiro, facilita o dia a dia.
Mas se você nem sabe por onde começar a organizar a geladeira, tudo bem, não se preocupe. Trouxemos a seguir, um guia prático e completo para ajudar a tornar essa missão mais fácil. Vem ver!
Por que é importante manter a geladeira organizada?
Praticidade
É sempre bom lembrar que a organização é a melhor amiga da praticidade. Isso vale para tudo: do guarda roupa a geladeira. Por isso, quando a geladeira está organizada automaticamente você facilita sua rotina.
Além de conseguir visualizar melhor o que está lá dentro, a geladeira organizada permite que você utilize de modo mais inteligente os alimentos, fazendo até mesmo preparações mais rápidas e saudáveis.
Sem desperdício
A geladeira é um dos lugares da casa campeão em desperdício. Quando esse eletrodoméstico está desorganizado fica difícil saber quais os alimentos estão ali a mais tempo e precisam ser consumidos primeiro.
A desorganização ainda interfere na conservação adequada, já que não tem espaço suficiente para colocar o alimento no local certo para ele. Portanto, se você deseja eliminar o desperdício na sua casa, comece organizando a geladeira.
Economia de energia
Você sabia que uma geladeira organizada permite economizar energia? Pois é verdade.
Quando os alimentos são bem posicionados dentro do aparelho, o ar circula livremente e, com isso, o motor da sua geladeira “trabalha” menos, fazendo com que você ganhe um desconto na sua conta de energia elétrica.
Beleza
Por fim, mas não menos importante, quando a geladeira está organizada ela também fica mais bonita. Afinal, vai dizer que você não gosta de abrir a geladeira e ter a sensação de que ela saiu de uma propaganda comercial ou de uma novela?
A padronização e a ordem dos elementos que estão lá dentro causam essa sensação prazerosa no seu cérebro.
O que guardar em cada espaço da geladeira?
Prateleira mais alta
A prateleira superior da geladeira é o local que recebe a maior refrigeração, ou seja, o ar ali é mais gelado. Por essa razão, coloque nesse local alimentos altamente perecíveis e que precisam de refrigeração máxima, como é o caso de queijos, iogurtes e sobras de alimentos.
Prateleiras do meio
As prateleiras intermediárias, como você deve imaginar, recebem ar refrigerado de modo uniforme e um pouco menos frio do que o compartimento superior.
Esse espaço também é adequado para alimentos perecíveis, especialmente leite e ovos. Sim, os ovos! Acabou aquele tempo em que os ovos eram mantidos na porta da geladeira.
Hoje em dia já se sabe que a mudança de temperatura na parte interna da porta, bem como a trepidação, podem provocar o apodrecimento dos ovos. Por isso, o mais indicado é guarda-los em potes nas prateleiras intermediarias da geladeira.
Prateleira mais baixa
A prateleira inferior, geralmente apoiada sobre o gavetão, é a parte da geladeira que recebe o ar menos refrigerado. Ela continua sendo fria, mas não tão fria quanto a parte superior, entende?
Esse local da geladeira é ideal para deixar alimentos que precisam ser descongelados, por exemplo.
Coloque ali também alimentos que não necessitam de tanta refrigeração, como é o caso de sucos, cereais, frutas e verduras. Mas, lembre-se, frutas e verduras precisam ser colocadas em sacos plásticos ou potes para que não “queimem” com o ar frio da geladeira
Gavetão
Popularmente conhecido como gavetão, esse espaço da geladeira foi feito para armazenar legumes, verduras e frutas, já que esses alimentos não precisam de uma temperatura tão fria para se conservarem. Mas é sempre importante mantê-los embalados para evitar a queima, ok?
Porta da geladeira
Você pode usar a porta da geladeira para armazenar alimentos, tá? Mas aqui o indicado é colocar apenas alimentos que não sejam sensíveis as mudanças de temperatura e ao trepidamento. Um bom exemplo são os molhos prontos, como mostarda e ketchup, além de sucos, água e refrigerante.
Como deixar a geladeira organizada?
Limpeza geral
Comece a organização da sua geladeira com uma bela faxina. Tire tudo do interior do aparelho, incluindo prateleiras e gavetas.
Com um pano umedecido com detergente neutro limpe todo o aparelho por dentro. Lave e seque bem as prateleiras e gavetas. Em seguida, confira tudo o que estava armazenado no aparelho. Observe a data de validade do produto e o que já estiver vencido, descarte.
Os próximos passos você acompanha a seguir.
Perecíveis na frente
Os alimentos perecíveis e com data próxima ao vencimento devem ficar a fácil acesso, de preferência bem na frente. Assim, você garante que irá consumi-los no tempo certo.
Se eles ficarem escondidos ou atrás de outros alimentos, a chance de você esquecer deles é grande e, com isso, o desperdício também.
E lembre-se de colocar esses alimentos nas prateleiras superiores da geladeira, de modo que eles se conservem na temperatura ideal.
Use potes transparentes
Essa dica é de ouro. Use potes transparentes para armazenar os alimentos que você irá guardar na geladeira. Isso ajuda a visualizar mais facilmente o que tem em cada um deles, fazendo você economizar tempo e evitar o desperdício.
Mas caso não tenha potes transparentes em casa, tudo bem. Uma solução nesse caso é etiquetar cada um deles indicando o conteúdo e a validade.
Lave e guarde
Outra forma de manter a geladeira organizada e os alimentos bem conservados é criando o hábito de lavar, higienizar e secar tudo o que você traz da feira ou supermercado. Legumes, frutas e verduras precisam passar por essa limpeza para se conservarem por mais tempo.
Essa higienização também ajuda na rotina do dia a dia. Assim você não precisa dar desculpas para deixar de comer salada só porque ela ainda não está lavada.
No entanto, é muito importante que você seque tudo antes de guardar. Isso evita, principalmente, a proliferação de mofo. O excesso de umidade também pode provocar o apodrecimento de folhas e frutas. Então, atenção para esse detalhe!
Cuidado com odores
Não adianta nada você ter uma geladeira organizada, mas com cheiro ruim. Isso pode acontecer principalmente pela má conservação dos alimentos ou pelo uso incorreto de recipientes.
Alguns alimentos, como alho e cebola, por exemplo, costumam exalar um cheiro muito forte. Para não ter esse problema, use potes com boa vedação para garantir que os odores não escapem.
Atenção também para alimentos já cozidos e preparados. Eles liberam odores que podem causar mau cheiro na geladeira. A dica, nesse caso, é a mesma. Conserve-os em potes com boa vedação.
Use etiquetas
As etiquetas são ótimas para manter a geladeira organizada e garantir que os alimentos não sejam desperdiçados. Cole-as na lateral dos potes para visualizar melhor. E, mesmo que os potes sejam transparentes, vale a pena usar as etiquetas para indicar a validade dos produtos.
Padronize os potes
Se possível, padronize os potes de armazenamento. Não é apenas questão de estética, apesar da geladeira ficar mais bonita com os potes iguais, mas porque os potes padronizados permitem que você os empilhe e os encaixe melhor uns aos outros, otimizando o espaço interno da geladeira.
Imagina a confusão, por exemplo, empilhar um pote quadrado com um redondo? Eles podem facilmente desequilibrar e cair.
Não compre mais do que o necessário
Cuidado com a empolgação lá no supermercado. O excesso de produtos pode te causar problemas na hora do armazenamento, principalmente pela falta de espaço. Isso, inevitavelmente, vai fazer você jogar dinheiro e comida fora, o que não é nada bom.
Portanto, crie o hábito de levar uma listinha ao supermercado e seja fiel a ela até o fim. Se quando você saiu de casa não estava precisando de iogurte, então não é só porque está no mercado que vai precisar. Seja coerente e consciente.
Outra dica: programe suas refeições, preferencialmente com um cardápio semanal. Assim fica ainda mais fácil comprar o que precisa, sem desperdício e ainda economizando.
O que não guardar na geladeira?
Alguns tipos de alimentos simplesmente não precisam ir a geladeira. E qual o problema se eles forem? Em alguns casos pode ser que você interrompa o processo de amadurecimento, como acontece geralmente com as frutas.
Outro problema é que esse armazenamento incorreto de alimentos faz você ocupar um espaço que poderia ser utilizado para um alimento que realmente precisa de refrigeração.
Anote a seguir quais os alimentos que NÃO precisam ser guardados na geladeira:
- Batata;
- Alho;
- Cebola;
- Tomates;
- Frutas inteiras em geral (com exceção daquelas que estão muito maduras e você deseja conservar por mais um tempo);
- Café;
- Óleo;
- Azeite;
- Temperos secos em geral;
- Chás;
- Pães;
- Bolachas;
- Cerais matinais;
- Mel;
- Bebidas alcoólicas com embalagem fechada;
O que deve ser armazenado no freezer?
Você também precisa saber que alguns alimentos precisam de congelamento e não apenas refrigeração. É o caso de carnes (peixes, frango e carne vermelha), comidas prontas, sorvetes, legumes que passaram pelo processo de branqueamento e açaí.
Para não ter erro, observe o modo como os alimentos são mantidos no supermercado. Se você os retirou da sessão de congelados, coloque-os no freezer ao chegar em casa. Caso contrário, apenas a refrigeração já é suficiente.
Mantenha a limpeza e organização no dia a dia
Depois de fazer toda a organização da geladeira você precisa mantê-la assim no dia a dia. Nesse caso, a dica é sempre observar os alimentos que estão lá dentro. Cheque semanalmente a data de validade e priorize o uso daquelas com vencimento mais próximo.
Aproveite para limpar a geladeira com um pano umedecido toda semana. E para tirar possíveis odores experimente colocar um pratinho com bicarbonato de sódio dentro da geladeira. É tiro e queda!
Siga essas dicas a partir de hoje e tenha uma geladeira sempre organizada e bonita.