Alegria e alto astral é com ela mesma: a gérbera. Essa flor colorida e cheia de energia conquistou o mundo da decoração.
Hoje, a gérbera é a quinta flor mais comercializada do mundo e você com certeza também já deve estar querendo levar uma para casa, não é mesmo?
Só que antes de correr pra floricultura dá uma olhadinha nesse post. Trouxemos dicas para te ajudar a cuidar, cultiva e usar a gérbera na decoração. Vem ver.
Gérbera: características e significado
A gérbera, para quem não sabe, é uma flor de origem africana, mas é naturalmente encontrada também em alguns países sul americanos e asiáticos.
Incrivelmente versátil, a gérbera pode apresentar mais de 30 variações de tons, indo desde o branco, passando pelo amarelo, laranja, rosa claro, rosa pink, roxo, lilás e vermelho.
A gérbera possui caule longo com apenas uma flor em cada haste. Suas flores possuem miolo redondo bem marcado e pétalas ovais que rodeiam todo o contorno da flor. Inclusive esse formato acaba colocando a gérbera em semelhança com outras flores parecidas, como as margaridas e os girassóis.
A gérbera também é uma flor cheia de significados. Independente da cor, ela sempre carrega uma mensagem positiva para quem a recebe. A flor transmite alegria, nobreza e sensibilidade ao mesmo tempo em que representa simplicidade.
A gérbera é ainda muito utilizada para parabenizar alguém por uma conquista ou para desejar sucesso.
Como cuidar da gérbera: dicas para a flor durar mais
Na grande maioria das vezes, a gérbera é utilizada como flor de corte em arranjos florais solitários ou em conjunto com outras flores.
Por isso é importante que você aprenda a cuidar da flor para que ela dure mais e, consequentemente, decore sua casa por mais tempo.
A primeira dica, nesse caso, é garantir que o vaso fique em um local protegido da luz solar direta e das correntes de vento. O melhor lugar para ela, portanto, é perto de uma janela.
O segundo cuidado é com a água. É fundamental que você troque a água a cada dois dias. Todas as vezes que fizer essa troca, aproveite para dar um corte no talo da flor, preferencialmente na diagonal. Dessa forma, a flor consegue absorver melhor a água e com isso demorará mais para murchar.
Caso note que algumas pétalas caíram na água do vaso, remova-as para evitar a proliferação de fungos.
Tomando os devidos cuidados as flores da gérbera podem durar até duas semanas no vaso.
Como cultivar gérbera
Mas se a sua intenção for cultivar a gérbera em casa, então é importante seguir o passo a passo do plantio. Confira as dicas.
Plantio
O jeito mais fácil de cultivar gérberas em casa é por meio de sementes, daquelas vendidas em supermercado.
Antes de fazer a semeadura prepare o solo com adubo orgânico e adubo químico do tipo NPK 4-10-8.
Caso faça o plantio em vasos e jardineiras lembre-se de oferecer um bom sistema de drenagem para que a água não se acumule nas raízes.
Quando plantada diretamente no solo, como jardins e canteiros, as gérberas devem receber um espaçamento adequado para que possam crescer. O recomendado é plantá-las a uma distância de meio metro uma da outra.
Iluminação e ventilação
As gérberas precisam da luz do sol para florescer, no entanto, ela prefere a luminosidade amena do sol da manhaã ou do fim da tarde. O sol muito forte pode acabar queimando as folhas e flores da gérbera. Portanto é melhor evitar.
Mantenha o vaso da gérbera perto de uma janela ou em uma varanda, por exemplo. Em jardins e canteiros, o ideal é que ela receba a sombra de plantas mais altas durante os períodos mais quentes do dia.
Regas
A gérbera gosta de regas frequentes, mas não tolera solos encharcados. O ideal é que ela receba água de duas a três vezes por semana nos dias mais quentes.
No inverno a quantidade de regas deve diminuir. Na dúvida, sempre toque o solo antes de oferecer água. Se sentir o solo úmido, aguarde mais alguns dias, caso já esteja seco, pode regar.
Adubação
Para florescer linda e colorida como deve ser, a gérbera precisa de uma adubação periódica e de qualidade. Prefira sempre que possível adubos orgânicos ricos em fósforo que auxiliam a floração.
O adubo químico NPK 4-10-8 também é indicado.
Colheita
Se tudo der certo, a gérbera irá florescer dois meses após plantio, momento em que as hastes florais já devem ter atingido a altura máxima, cerca de 40 centímetros.
Para colher as flores use uma tesoura de poda apropriada e faça o corte rente ao solo. Nesse momento aproveite também para fazer a poda de limpeza, removendo folhas mortas e secas.
Como usar a gérbera na decoração
A gérbera fica linda em qualquer lugar! Mas mesmo assim, algumas dicas sempre caem bem, não é mesmo? Então, já vai anotando:
- As gérberas de tons claros, como branco e amarelo, criam arranjos sofisticados e elegantes, combinando super bem com decorações clássicas, modernas e minimalistas.
- Os tons mais quentes de gérbera, por sua vez, como o amarelo, laranja e vermelho, são perfeitos para decorações alegres e despojadas, como as do estilo rústico e boho.
- Os arranjos de gérbera podem ser feitos com flores de cores diferentes para trazer aquele ar de flores do campo para dentro da decoração.
- A gérbera também aceita arranjos da mesma tonalidade ou de tonalidades similares, criando um efeito degrade muito charmoso.
- Quer mesclar a gérbera com outras flores? Perfeito! A gérbera é muito simpática e se dá bem com diferentes espécies, desde aquelas mais parecidas com ela, como o girassol, até espécies diferentes de tudo, como a peônia, por exemplo.
- Os arranjos solitários de gérberas também são muito populares e não é para menos. Eles são elegantes, simples e alegres ao mesmo tempo. E se você não tiver um vaso solitário pode improvisar um usando uma garrafa de vidro.
- Para conferir mais sofisticação ao arranjo prefira vasos de vidro, mas se a ideia for trazer modernidade à decoração, use vasos metálicos ou de concreto. Para arranjos românticos e delicados, os vasos cerâmicos são a melhor opção.
Quer mais ideias de decoração com gérberas? Então vem dar uma olhada na seleção de imagens que selecionamos a seguir e inspire-se:
Imagem 1 – A simplicidade das gérberas revela toda a beleza e elegância da flor. No quarto do casal, elas inspiram delicadeza e romantismo.
Imagem 2 – Arranjo de gérberas vermelhas e amarelas no centro da mesa de jantar.
Imagem 3 – Já aqui, tulipas, gérberas e cravos dividem espaço na mesa de centro na sala de estar.
Imagem 4 – Despretensiosas e divertidas, as gérberas podem transmitir a mensagem que você desejar.
Imagem 5 – Arranjo delicado e romântico de gérberas rosas combinadas a flores amarelas.
Imagem 6 – O charme das gérberas rosas em contraste com o revestimento branco do banheiro.
Imagem 7 – Vaso de gérberas coloridas para alegrar a cozinha de tons neutros e claros.
Imagem 8 – Vasos de porcelana branca realçam a delicadeza das gérberas amarelas e rosas.
Imagem 9 – Arranjo moderno de gérberas vermelhas para usar em festas ou na mesa de jantar.
Imagem 10 – Que tal um arranjo flutuante de gérberas?
Imagem 11 – Gérberas amarelas: radiantes como o sol!
Imagem 12 – Arranjos de gérberas no vaso de vidro: clássico e sofisticado
Imagem 13 – As gérberas amam aquele tipo de arranjo feito “meio sem querer”, sabe?
Imagem 14 – Gérberas rosas trazendo cor e vida para o banheiro.
Imagem 15 – Já as gérberas vermelhas alegram a cozinha de estilo rústico.
Imagem 16 – Canteiro de gérberas em casa. Você vai querer fazer também!
Imagem 17 – O que acha de uma guirlanda de gérberas para enfeitar a entrada da sua casa?
Imagem 18 – Gérberas: uma das flores preferidas para decoração de festas e eventos.
Imagem 19 – Arranjos solitários de gérberas formando um caminho na mesa de jantar.
Imagem 20 – Para cada vaso, uma cor de gérbera diferente.
Imagem 21 – Mas se é de um arranjo romântico que você precisa, então essa é a inspiração perfeita.
Imagem 22 – Para as gérberas durarem mais lembre-se de trocar a água e cortar a haste na diagonal.
Imagem 23 – Um arranjo criativo e super original de gérberas! Aqui, elas foram usadas de modo suspenso.
Imagem 24 – Na mesa do home office, as gérberas amarelas inspiram criatividade e atenção.
Imagem 25 – Ambientes modernos e minimalistas ficam mais alegres com o arranjo de gérberas rosas.
Imagem 26 – Aquele mimo na decoração que faz toda a diferença. Aqui, as gérberas amarelas iluminam e valorizam o cantinho da casa.
Imagem 27 – Gérberas brancas são a cara das festas e cerimônias de casamento.
Imagem 28 – Olha só o que você pode fazer com um vaso grande e algumas mudas de gérberas vermelhas.
Imagem 29 – E se o papel de parede vier estampado por gérberas?
Imagem 30 – Quando o assunto é gérberas, quanto mais colorido melhor!