Pode parecer pouco, uma goteira aqui, outra ali. Mas a verdade é que as goteiras no telhado são muito prejudiciais para a conservação do imóvel.
Mas, por sorte, elas tem solução! E, acredite, não estamos falando apenas de baldes e panos para secar a molhadeira pela casa. Existem formas simples e eficazes de acabar com esse problema e evitar que as goteiras voltem a tirar a sua paz.
Continue acompanhando o post, que vamos te contar como resolver de vez as goteiras no telhado e, compartilhar dicas de especialistas para evitá-las a qualquer custo. Vem ver!
Qual o problema, afinal, das goteiras no telhado?
O primeiro grande problema das goteiras no telhado são as trincas e fissuras que a água pode provocar na laje e nas paredes.
Essas pequenas rachaduras tem potencial para comprometer a estrutura do imóvel, incluindo laje, madeiramento do telhado e paredes, provocando um enorme transtorno no futuro, caso não sejam resolvidas.
As goteiras no telhado também trazem problemas de umidade para o interior da residência. A umidade acumulada acaba se transformando em mofo e bolor. Isso, por sua vez, danifica a pintura, os revestimentos, além de causar estragos em móveis e, é claro, a saúde dos moradores, já que uma casa embolorada é muito prejudicial a saúde respiratória de quem a habita.
Outro grande problema das goteiras no telhado é o risco com choques e panes elétricas, já que muitas vezes, as goteiras acabam entrando em contato com a fiação elétrica.
Por fim, mas não menos importante, as goteiras no telhado comprometem a arquitetura e a estética da casa. A umidade danifica os acabamentos, afetando diretamente o projeto estético e decorativo do imóvel, fazendo, inclusive, com que ele perca valor de mercado.
Principais causas de goteiras no telhado
A primeira coisa a se fazer para acabar com as goteiras no telhado é identificar de onde o problema está vindo. Por isso, confira a seguir quais as principais causas de goteiras e elimine de vez:
Calha
Um dos principais motivos para o surgimento das goteiras no telhado é a calha. Extremamente importante para conduzir as águas da chuva, a calha possui um papel fundamental para o bom funcionamento do telhado.
Mas, como toda estrutura, precisa de cuidados e manutenção. Se a calha estiver suja ou entupida, por exemplo, a água acumula, transborda e acaba indo para dentro da residência em forma de infiltração, goteiras e vazamento. O mesmo acontece se a calha estiver mal posicionada, com ondulações ou inclinação incorreta.
Telha quebrada
Mais uma grande causa por trás das goteiras no telhado são as telhas. Basta apenas uma telha quebrada, trincada ou mal posicionada, para provocar goteiras e infiltrações.
No entanto, nem sempre é fácil descobrir. Assim como as calhas, as telhas precisam ser observadas de perto para verificar possíveis danos. Nesse caso, o ideal é buscar por mão de obra especializada para evitar risco de quedas e acidentes sobre o telhado.
Inclinação inadequada do telhado
Um telhado com a inclinação incorreta também pode apresentar problemas de infiltração e goteiras. Isso porque a inclinação é responsável pelo escoamento da água da chuva e cada tipo de telha necessita de uma inclinação mínima para que esse escoamento seja eficiente.
As telhas de cerâmica, como as romanas, francesas e portuguesas, exigem uma inclinação maior, com cerca de 36% de angulação. Enquanto as telhas de fibrocimento e as telhas metálicas podem ser instaladas com ângulo de inclinação menor, com cerca de 10% a 15%, respectivamente.
Vale a pena conferir se o grau de inclinação do seu telhado está correto e, caso perceba alguma irregularidade, faça os reparos necessários.
Telha sobreposta
Você sabia que as telhas sobrepostas também podem provocar goteiras no telhado? Essa sobreposição inadequada faz com que a umidade e a água da chuva penetrem por debaixo da telha, alcançando o forro e a laje do telhado gerando, com isso, as goteiras.
Telha que absorve umidade
Muita gente ignora o fato de que alguns tipos de telhas absorvem mais água do que deveriam. Com isso, as goteiras também acabam aparecendo, já que a umidade consegue chegar para o lado interno do telhado.
As telhas de cerâmica e as de concreto são as que mais absorvem agua. Sendo assim, é sempre válido planejar a impermeabilização desse tipo de telha.
Falta de impermeabilização
E por falar em impermeabilização, manter o telhado protegido contra a umidade também é importante para evitar as goteiras. Além de fazer o tratamento das telhas para que elas não absorvam água, a impermeabilização também passa pela laje, especialmente nos casos de imóveis que não apresentam telhado.
Encanamento no telhado
Pode ser que a causa das goteiras no telhado tenham a ver com o encanamento que passa pelo teto e não necessariamente com a cobertura externa.
Para determinar essa causa, observe o local da goteira e quando ela aparece. As goteiras que vem diretamente do telhado são notadas na presença da chuva ou imediatamente após uma tempestade. Já no caso de um problema com o encanamento, a chuva não é o fator decisivo para o surgimento das goteiras.
Como resolver goteiras no telhado?
Depois de analisar todas as possibilidades e descobrir de onde, afinal, as goteiras no telhado estão vindo, chegou a hora de colocar a mão na massa e resolver o problema. Mas antes, confira as orientações a seguir:
Impermeabilize o telhado
A impermeabilização do telhado é uma das maneiras mais eficientes e práticas de resolver o problema das goteiras. Você pode começar aplicando um produto impermeabilizante nas telhas de cerâmica ou fibrocimento. As telhas metálicas não exigem esse processo, ok?
Já para o caso de casas sem telhado, apenas com a laje, a dica é apostar no uso da manta impermeabilizante ou, ainda, na aplicação de um impermeabilizante líquido sobre toda a cobertura.
Prefira contar com a ajuda de profissionais especializados nesse tipo de serviço, assim você garante que a execução do trabalho será satisfatória e, principalmente, que os problemas com umidade e goteiras serão sanados.
Substitua as telhas
Mas se o problema das goteiras no telhado é com telhas quebradas, rachadas ou trincadas, então a única solução é fazer a substituição por peças novas. No entanto, tenha atenção nessa etapa. Apesar de parecer algo simples, a substituição de telhas exige alguns cuidados básicos.
O primeiro deles é caminhar sobre o telhado. A pessoa responsável por fazer o reparo precisa tomar cuidado para não quebrar as outras telhas, danificar o madeiramento e, é claro, não sofrer nenhum acidente.
Também é importante realizar a troca e o encaixe da nova telha corretamente para que ela não fique sobreposta ou mal posicionada, fazendo com que o problema das goteiras continuem. Na dúvida, chame um profissional experiente para realizar esse reparo no seu imóvel.
Limpe as calhas
A limpeza das calhas é outro procedimento comum para resolver as goteiras no telhado.
O trabalho inclui a remoção de sujeiras e detritos que possam estar impedindo a passagem da água da chuva, além de observar possíveis tricas e rachaduras na estrutura da calha. Caso seja notado algum problema desse tipo é fundamental realizar o reparo para evitar que as goteiras voltem a incomodar.
Nesse momento também é importante analisar o caimento da calha e se ela possui ondulações que dificultem a passagem da água. A calha precisa estar limpa, com a inclinação correta e sem nenhum tipo de ondulação que impeça a passagem livre e contínua da água.
Como evitar goteiras no telhado?
A manutenção periódica do telhado é a melhor maneira de evitar goteiras no telhado, além de outros problemas. Ao menos uma vez por ano, preferencialmente fora da época de chuvas, é recomendado realizar uma inspeção geral das condições do telhado, incluindo a situação das telhas, das calhas, do madeiramento e da laje.
A impermeabilização das telhas, por exemplo, deve ser refeita a cada três ou cinco anos. Já a impermeabilização com manta asfáltica dura mais tempo, chegando a cerca de 20 anos quando feita da maneira correta.
O madeiramento, por outro lado, precisa ser avaliado para eliminar o risco de comprometimento da estrutura por causa de cupins e outros insetos. E mesmo que tudo esteja em ordem, a recomendação é que o madeiramento do telhado seja substituído após 30 anos.
As calhas, por serem mais frágeis e suscetíveis a ação mecânica da chuva, precisam de cuidado redobrado e mais frequente. O ideal é realizar a limpeza a cada seis meses, em média, dependendo da frequência de chuvas da sua região.
Uma pintura impermeabilizante também ajuda a proteger a calha por mais tempo e evitar as goteiras no telhado.
Anotou todas as dicas? Agora é só resolver as goteiras no telhado de uma vez por todas! Diga adeus a goteira!