Segurança. É por esse motivo que as grades para janelas existem! Sem elas, a casa fica exposta e vulnerável a entrada de estranhos, sem contar que ela também é super importante para garantir a integridade de crianças e animais.
Já que elas precisam existir para garantir a tranquilidade do lar, então porque não unir o útil ao agradável? Sim, as grades também podem agregar valor estético a casa.
Quer saber como fazer isso? Acompanhe esse post. Vamos te ajudar a escolher a grade perfeita para suas janelas. Para começar, saiba quais os modelos e materiais disponíveis no mercado:
Tipos de grades para janelas residenciais
Existem diversos tipos de grades para janela à venda no mercado. Algumas grades, por exemplo, podem ser móveis ao invés de fixas. Essa possibilidade permite aproveitar a abertura e o vão da janela. Os modelos sanfonados também já foram muito utilizados, caíram em desuso, mas agora voltaram a integrar projetos, especialmente os de estilo mais moderno.
Você também pode escolher o material da grade a partir do estilo da sua casa. Grades de ferro, especialmente as que possuem desenhos curvos e arredondados, são ótimas para imprimir um estilo mais romântico e retrô para a casa. Já os modelos de grade com tubos retos, tanto na vertical quanto na horizontal, são bem versáteis e podem ser utilizados em projetos variados de casas, principalmente as de estilo moderno, clean e minimalista.
Outro detalhe que interfere diretamente na estética da casa é se a grade for instalada na parte interna ou externa da janela. A grade instalada na parte externa fica mais em evidência do que a instalada na parte interna da janela. Contudo, o tipo de instalação varia de acordo com o modelo da janela e sua abertura.
Materiais utilizados nas grades para janelas
1. Ferro
O ferro é um dos materiais mais utilizados para a confecção de grades para janelas. O material é muito durável, resistente e pode ser pintado com cores variadas. Contudo, o ferro é mais caro quando comparado aos outros materiais.
As grades de ferro também se caracterizam pelo estilo mais colonial, retrô e romântico. Os desenhos feitos nesse tipo de material costumam ser mais elaborados, com bordas e contornos arredondados e definidos.
2. Metalon
O metalon é constituído de ferro chumbado e galvanizado em formato de tubo, que pode ser quadrado ou retangular. Assim como o ferro, o metalon é durável, resistente e adere diferentes cores em sua superfície. O metalon é mais leve e mais barato que o ferro.
Entretanto, as grades feitas em metalon não possuem a mesma versatilidade de desenhos que as de ferro.
3. Alumínio
O alumínio é o mais leve de todos os materiais. Mas para quem procura algo mais resistente, essa não é a melhor opção. O alumínio tende a amassar ou deformar com facilidade.
As vantagens da grade de alumínio estão no preço e na durabilidade. O material é mais acessível que os demais e não oxida, como o ferro ou o metalon.
Outro detalhe importante a ser pensado antes de optar pela grade de alumínio é a pouca opções de cores disponíveis para o material. Além disso, ele requer uma pintura especial que deve ser aplicada com um compressor.
4. Madeira
As grades de madeira não são muito comuns, mas são uma boa opção para sair daquele visual pesado e marcante das grades de metal. O material deixa o ambiente mais aconchegante, especialmente se as janelas e as portas também forem de madeira.
Mas antes de optar pelo material verifique o local onde a grade será instalada, já que a madeira é mais sensível às condições climáticas. Por isso é importante que a grade seja impermeabilizada e tratada adequadamente para garantir a durabilidade. As manutenções também devem ser mais frequentes.
Como cuidar das grades para janelas
As grades das janelas fazem parte do visual da casa, por isso é importante mantê-las sempre bonitas e bem cuidadas. O primeiro passo é garantir a pintura. A grade pode ser da mesma cor da janela ou de outra cor, depende do efeito que você deseja dar. Para grades de ferro ou metalon, a tinta mais recomendada é o esmalte sintético. Já para grades em madeira é possível pintá-la tanto com esmalte sintético quanto com verniz.
Verifique com frequência se a grade possui pontos de corrosão, especialmente as de ferro e metalon. O material se oxida facilmente podendo enferrujar e, com isso, a principal função da grade que é promover a segurança da casa vai por água abaixo.
Já no dia a dia, o cuidado para manter a grade sempre bonita e bem cuidada é limpá-la com pano úmido para remover o pó e outras sujeiras que podem se acumular na superfície.
Preços das grades para janelas
O preço da grade para janela é um fator muito importante e, por vezes, decisivo na hora de optar por um material ou outro. Como dito anteriormente, o alumínio é o material mais em conta. Uma grade de 1,20m por 1,00 metro custa, em média, R$ 250,00. Já uma grade de ferro fundido na mesma medida pode chegar a R$ 600,00.
60 modelos diferentes de grades para janelas
Entre tantas possibilidades, materiais e preços é sempre bom conferir alguns modelos antes de tomar a decisão. Pensando nisso, preparamos uma seleção de imagens de grades para janelas que irão te ajudar a escolher. Confira:
Imagem 1 – Brise: controla a iluminação e garante a privacidade.
Imagem 1B – Ele fechado dá outro aspecto para a fachada.
Imagem 2 – Entre grades: na parte interior, as grades para janela de metalon garantem a segurança dos moradores, na parte mais externa, as grades de madeira sustentam o jardim vertical.
Imagem 3 – Além da segurança: grades móveis permitem a entrada de luz dentro dos apartamentos.
Imagem 4 – Pinte a grade de acordo com a proposta arquitetônica da casa.
Imagem 5 – Grades azuis em formatos variados para uma fachada de casa moderna.
Imagem 6 – Todo quadriculado, esse guarda-corpo traz proteção e segurança com estilo.
Imagem 7 – Grade móvel com furinhos para as janelas dos apartamentos.
Imagem 8 – Madeira por toda a fachada: nesse projeto até as grades são de madeira deixando o visual rústico e aconchegante.
Imagem 9 – Grades para janelas: tubos coloridos de metalon fazem a segurança dessa varanda.
Imagem 10 – Grades para janelas articuladas de ferro são uma boa opção para quem deseja continuar apreciando a vista da janela sem barreiras.
Imagem 11 – Grades para janelas coloridas e dispostas de forma criativa, as grades dessa fachada provam que podem surpreender.
Imagem 12 – As paredes de vidro ganharam grades para janelas de ferro para garantir a segurança dos moradores.
Imagem 13 – Estilo vintage: memórias de casa de vó!
Imagem 14 – As grades para janelas podem ser colocadas tanto na parte externa quanto na parte interna da janela.
Imagem 15 – Vitrô gigante de vidro fosco permite maior ventilação no banheiro. Uma boa ideia para ambientes que tendem a sofrer com a umidade.
Imagem 16 – Janela que é grade, grade que é janela.
Imagem 17 – Desenhos e formatos, como esse da imagem, podem ser conseguidos por encomenda; modelos prontos de grades para janelas são limitados e, geralmente, padronizados.
Imagem 18 – Discreta, a grade para janela de metal não apagou o brilho da janela verde.
Imagem 19 – A grade de madeira é uma opção moderna para as fachadas.
Imagem 20 – Proteção e segurança: tela aramada e articulada reveste toda a fachada dessa construção.
Imagem 21 – Além do guarda-corpos, esse prédio ainda conta com uma grade de madeira ripada trazendo ainda mais segurança e privacidade aos moradores.
Imagem 22 – Grades para janelas de ferro com desenhos delicados deixa a casa com estilo romântico e suave.
Imagem 23 – A fachada de madeira ripada desse prédio deixa espaço até para mini canteiros ao ar livre.
Imagem 24 – Vão entre a grade e a janela se tornou o local ideal para os vasos de plantas.
Imagem 25 – Grade de ferro laranja protege porta e vitrôs de vidro.
Imagem 26 – Persianas longas escondem a grade de ferro das janelas.
Imagem 27 – A grade com desenhos é outro elemento arquitetônico que lembra as casas antigas. Você pode revitalizar e dar uma mão de cor!
Imagem 28 – Em formato de sol: desenhos sob medida ou personalizados só são possíveis em grades de ferro.
Imagem 29 – Grades móveis, metalizadas e coloridas para projetos modernos e arrojados.
Imagem 30 – De fora a fora: essa grade preta cobre toda a parte superior da fachada da casa.
Imagem 31 – Pouco comum, a janela redonda recebeu uma grade no mesmo formato.
Imagem 32 – Elementos vazados fazem a vez das grades sem deixar de oferecer segurança, proteção e privacidade.
Imagem 33 – Em estilo medieval, essa grade de ferro garante o visual marcante da fachada.
Imagem 34 – Para projetos mais ousados, essas grades coloridas são uma ótima opção.
Imagem 35 – Se a ideia é criar contraste, pinte a grade com a cor complementar da parede.
Imagem 36 – Pequenos losangos formam a grade dessa janela, repare que ambas estão na mesma cor garantindo a unidade visual do ambiente.
Imagem 37 – Vão amplo dessa janela ficou protegido com a grade branca em desenhos quadriculados.
Imagem 38 – Aproveite a estrutura da grade para apoiar plantas trepadeiras.
Imagem 39 – Uma grade para janela para não passar despercebida.
Imagem 40 – Tela de metal protege a sacada dos apartamentos.
Imagem 41 – Esse tipo de janela sanfonada funcionam como grade e bloqueio de luz solar.
Imagem 42 – Grade da janela acompanha as linhas retas e pretas que predominam no interior da casa.
Imagem 43 – Uma grade de tijolinho para acompanhar com o restante da fachada.
Imagem 44 – A passagem de iluminação natural fica na medida certa.
Imagem 45 – Em destaque: azul anil realça a grade de ferro na parede rosa choque.
Imagem 46 – Rústica e de visual pesado, essa grade para janela cria um contraste bonito e delicado com o vaso de rosas.
Imagem 47 – Guarda-corpo de alumínio com visual moderno.
Imagem 48 – Espaços abertos e fechados nas grades para janelas que revestem a fachada.
Imagem 49 – Grades para janelas em estilo persiana.
Imagem 50 – A grade é um elemento que faz parte da fachada!
Imagem 51 – Veja como a grade pode fazer parte da fachada. Aqui, ela fez toda a diferença!
Imagem 52 – Esse modelo de janela possui um funcionamento antigo, mas possibilita um fácil controle de ventilação.
Imagem 53 – Janelas deslizantes: modernas, elegantes e práticas.
Imagem 54 – Arquitetura contemporânea: concreto, ripas de madeira e linhas ortogonais.
Imagem 55 – O brise tem o poder de resignificar qualquer fachada.
Imagem 56 – Grade de alúminio: simples e funcional!
Imagem 57 – Aqui, o desenho da fachada é o mesmo que o da grade.
Imagem 58 – Grade de metal e na cor marrom para realçar as janelas.
Imagem 59 – As ripas de madeira vão além do bloqueio das janelas, elas definem os espaços e agregam valor estético.
Imagem 60 – Além de deslizar, elas possuem feixes verticais para controlar a incidência de luz e ventilação.