Quer um guarda-roupa de origem sustentável, barato e que você mesmo pode fazer? A dica então é apostar nos guarda-roupas de pallet. É possível criar modelos de guarda-roupas de pallets abertos, com portas e até tipos mais elaborados, com portas de correr, por exemplo. Há ainda a possibilidade de fazer um guarda-roupa com pallets e caixotes de feira, sem contar que você pode usar os pallets para montar um closet também.
Provavelmente você já ouvir falar em outros inúmeros móveis feitos com pallets, como sofás e camas, por exemplo, e toda essa popularidade não é à toa. Os pallets estão cada dia mais em alta na decoração de interiores por reunir em único material vários benefícios.
Essas ripas de madeira são muito resistentes e duráveis, já que sua principal função é carregar cargas pesadas. Os pallets também são muito baratos e, algumas vezes, é possível até encontrar doações do material após serem descartados por alguma empresa. Essa característica de reaproveitamento faz com que os pallets estejam no topo da lista da decoração sustentável.
Além de tudo isso, os pallets são fáceis de manusear e aceitam muito bem diversos tipos de acabamento, desde o verniz até a tinta látex, passando pela pátina e a decoupage. Ou seja, é possível personalizar o móvel de pallet do jeito que você desejar.
Como fazer um guarda roupa de pallet
Esse vídeo mostra como fazer um guarda roupa de pallet com conceito aberto. O passo a passo fica ainda mais simples com ajuda de uma pessoa. Basta ter todos os materiais e equipamentos que o móvel pode ser montado facilmente.
50 ideias e modelos de guarda-roupa e araras de pallets incríveis
Já se convenceu das vantagens dos pallets? Confira agora uma seleção de imagens de guarda-roupas de pallets nos mais diferentes modelos para você se inspirar e fazer o seu:
Imagem 1 – Modelo aberto de guarda-roupa de pallets com prateleiras e araras.
Sem portas, esse tipo de guarda-roupa é ideal para ser usado em um closet. Repare que o processo de montagem é muito simples e o acabamento pode ser feito do jeito que preferir. Aqui, apenas uma camada de verniz já foi o suficiente para proteger e impermeabilizar a peça.
Imagem 2 – Armário multiuso de pallets com portas feitas de placas de eucatex.
Com um pouco mais de experiência em marcenaria é possível fazer um guarda-roupa de pallets com gavetas, assim como esse da imagem
Imagem 3 – Com um pouco mais de experiência em marcenaria é possível fazer um guarda-roupa de pallets com gavetas, assim como esse da imagem.
Imagem 4 – Modelo tradicional de guarda-roupas, com portas de abrir e prateleiras, só que dessa vez na versão feita com pallets.
Imagem 5 – Ripas de pallets envelhecidas são o charme desse guarda-roupa.
Todo construído com ripas menores de pallets, esse guarda-roupa apostou em um estilo envelhecido. A porta foi reduzida de tamanho para dar espaço aos gavetões.
Imagem 6 – Pintado de branco, esse guarda-roupa de pallet com portas é o modelo perfeito para uma decoração mais clean e delicada.
Imagem 7 – Mix entre pallets e placas de MDF compõe esse guarda-roupa aberto; destaque para a luminária suspensa na lateral do armário.
Imagem 8 – Na hora de fazer o seu guarda-roupa de pallets procure por puxadores que representem o estilo que você deseja dar ao móvel; os da imagem tem um visual mais retrô.
Imagem 9 – Guarda-roupa de pallets com araras é o modelo ideal para esse quarto com parede de tijolinhos.
Imagem 10 – Ao natural, os pallets se revelam com mais intensidade.
Esse guarda-roupa aberto usa os pallets na cor natural revelando as características da madeira de modo mais intenso e vivo no ambiente. Se você pretende investir em uma decoração mais despojada, considere um modelo parecido.
Imagem 11 – Já nesse guarda-roupa foram dispensadas as estruturas laterais e de fechamento do armário, o resultado é um móvel mais clean.
Imagem 12 – Guarda-roupa de pallets infantil.
As crianças podem e devem ter um guarda-roupa de pallets. Mas para eles, invista em um modelo baixo e que deixe tudo à mão, garantindo a autonomia dos pequenos na hora de se vestir. O destaque desse armário são os nichos que se assemelham a gavetas, uma boa saída para quem não tem habilidades como marceneiro. Outro detalhe que merece destaque é o espaço para organizar os livrinhos e brinquedos. Muita funcionalidade em um móvel só.
Imagem 13 – Closet masculino com pallets e caixotes de feira; espia o visual!
Imagem 14 – Muitas prateleiras para guardar e organizar tudo o que precisa; você pode optar por deixar o armário sem portas ou fechá-lo com uma cortininha de tecido leve.
Imagem 15 – O guarda-roupas de estilo rústico combinou perfeitamente com o estilo de se vestir da dona.
Imagem 16 – A pátina é sempre bem vinda no acabamento de móveis, em especial nos de pallets que são naturalmente rústicos.
Imagem 17 – Nesse modelo, os pallets servem apenas como base para o guarda-roupa; as araras são de tubos de metal.
Imagem 18 – Estrutura mais alta de pallets recebe a arara de roupas, enquanto os caixotes fazem a vez das prateleiras.
Imagem 19 – Pensa que só por que é de pallet não pode ser elegante e sofisticado?
Imagem 20 – Uma ideia simples de guarda-roupa de pallets para você copiar e fazer igual.
Esse guarda-roupa simples, para poucas peças, foi feito apenas dividindo em três a estrutura principal do pallet. Cada parte se tornou uma prateleira fixa na parede, unidas visualmente por uma corda de fibras. A parte do meio recebe as araras. Simples e de um visual encantador.
Imagem 21 – Guarda-roupa de pallets em formato de cavalete: duas tendências de decoração unidas em uma única peça.
Imagem 22 – Para quem prefere um modelo de guarda-roupa mais elaborado, vai gostar desse da imagem.
Imagem 23 – O guarda-roupa aberto com rodinhas facilita o deslocamento do móvel pelo quarto e o mantem distante do chão, evitando o acúmulo de poeira.
Imagem 24 – Nesse closet, a parede revestida com pallets deu suporte para as prateleiras e arara no mesmo material.
Imagem 25 – Guarda-roupa masculino de pallets com portas de abrir.
Antes de iniciar o processo de montagem do guarda-roupa, limpe os pallets com uma mistura de água, água sanitária e detergente neutro. Depois, lixe bem todas as partes da madeira para garantir a uniformidade e beleza dos pallets. Em seguida é só partir para montagem e acabamento desejado.
Imagem 26 – Um modelo de guarda-roupa de pallets pequeno, mas sem deixar de ser funcional; os detalhes em preto garantiram um toque de modernidade ao móvel.
Imagem 27 – Divisória de pallets funciona como cabideiro para roupas e sapatos.
Imagem 28 – Guarda-roupa de pallets para casal; bem dividido e estruturado para os dois.
Imagem 29 – Guarda-roupa de pallets com porta de correr.
Imagem 30 – O necessário, somente o necessário.
Esse modelo minimalista de guarda-roupa de pallets é pensado para pessoas que tem uma quantidade pequena de peças e deseja um móvel que seja, ao mesmo tempo, funcional e estético no ambiente.
Imagem 31 – Suspenso pelo teto, esse pallet foi aproveitado do jeito em que foi encontrado, sem nenhum tipo de acabamento ou interferência.
Imagem 32 – Esse guarda-roupa, mostrado anteriormente em outro ângulo, tem separações bem definidas e práticas para quem o utiliza.
Imagem 33 – Um tipo diferente de guarda-roupa de pallets; aproveite as diversas ideias apresentadas aqui e crie um modelo único e original para você.
Imagem 34 – Terceira e última parte do guarda-roupa de pallets de casal, para que você não perca nenhum detalhe de como ele foi montado.
Imagem 35 – Economia, personalidade e estilo é a marca dos móveis de pallets.
Para montar um guarda-roupa desse tamanho você vai gastar infinitamente menos do que se contratasse uma empresa de móveis planejados ou mesmo se comprasse um pronto. Basicamente, você vai precisar apenas de pallets (que custam cerca de R$ 20 cada peça), serrote, pregos e algum tipo de tinta para o acabamento. Uma economia é tanto.
Imagem 36 – E que tal finalizar o móvel de pallet com uma lâmpada dentro? Além de mais bonito, o guarda-roupa ganha em praticidade.
Imagem 37 – Nesse guarda-roupa, os pallets foram utilizados apenas na parte da frente das portas; o restante do móvel é de madeira maciça.
Imagem 38 – No fundo desse guarda-roupa de pallets, o espelho redondo auxilia no momento de se arrumar.
Imagem 39 – Antes de iniciar a montagem, desenhe o projeto e o ajuste conforme suas necessidades; verifique com atenção a altura entre as araras e a quantidade de prateleiras necessárias para armazenar todas as suas peças.
Imagem 40 – Para um modelo de guarda-roupa de pallets com portas você vai precisar apenas de algumas dobradiças resistentes e puxadores que combinem com a decoração do seu quarto.
Imagem 41 – Guarda-roupa de estilo moderno e arrojado para decorar seu quarto e organizar suas roupas.
Imagem 42 – Caixotes de feira ajudam na organização do guarda-roupa de pallets.
Imagem 43 – A parede e o forro de madeira fazem o fundo desse guarda-roupa de pallets.
Imagem 44 – Uma arara mais alta e outra mais baixa para acomodar roupas de tamanhos variados.
Imagem 45 – Se o guarda-roupa é aberto aproveite para integrá-lo a decoração.
Esse guarda-roupa de pallets branco e aberto faz parte da decoração do quarto. Perceba os objetos decorativos expostos nele e a preocupação em manter as peças bem organizadas no móvel com cabides do mesmo tamanho e formato.
Imagem 46 – Guarda-roupa de pallets aberto com espaço apenas para a arara de roupas.
Imagem 47 – Alto, esse guarda-roupa de pallets chega a alcançar o teto do quarto oferecendo espaço suficiente para roupas, enxoval de cama e banho e até para guardar malas.
Imagem 48 – Modelos abertos de guarda-roupas exigem uma atenção maior com a organização, para que o móvel não vire uma bagunça.
Imagem 49 – Guarda-roupa de pallets com porta para a sala.
Imagem 50 – Guarda roupa de pallet embutido.
Imagem 51 – Um sistema prático, funcional e moderno.
Imagem 52 – Tenha um guarda roupa ecológico com pallets.