Existe combinação mais clássica do que hall de entrada com espelho? É praticamente impossível pensar em um sem logo se lembrar do outro.
E toda essa popularidade não é a toa. No post de hoje vamos te contar todos os bons motivos para investir nessa dupla, além de dicas para te ajudar a decorar. Vem ver!
Porque usar espelho no hall de entrada?
Ilumina
Para abrir a lista de bons motivos para ter um espelho no hall de entrada, vamos começar falando sobre a incrível capacidade dos espelhos em refletir a luz.
Ou seja, isso significa que seu ambiente ficará mais claro e iluminado, especialmente se o hall de entrada for decorado com cores claras.
Outra vantagem dessa iluminação extra proporcionada pelo espelho é que ele amplia visualmente os espaços, como você verá a seguir.
Amplia
O espelho amplia os ambientes e provoca uma sensação de profundidade, valorizando espaços pequenos.
Esse é um ótimo truque de efeito visual. Nesses casos, procure posicionar o espelho na parede que recebe a luz, assim a sensação de amplitude é maior.
Decora
O espelho no hall de entrada é super decorativo. Essa é outra grande função desse elemento.
Existem dezenas de centenas de modelos de espelhos diferentes que variam tanto no tamanho, quanto no formato. Cada um deles traz uma informação estética e visual diferente para o projeto.
Os modelos com moldura, por exemplo, garantem um visual mais clássico, robusto e marcante para o hall de entrada, enquanto os espelhos sem moldura são perfeitos para halls modernos, sofisticados e com apelo minimalista.
É funcional
Quem resiste passar por um espelho sem dar uma conferida no visual? Pois é! Isso é muito útil no hall de entrada, já que esse é o último espaço da casa que você passa antes de sair para rua.
Com um espelho no hall dá para conferir e retocar pela última vez a maquiagem, o cabelo e dar aquela ajeitada no look.
Traz boas energias
De acordo com o Feng Shui, técnica chinesa milenar de harmonização de energias, o espelho no hall de entrada ajuda a atrair boas energias e repelir as más energias que possam entrar na sua casa.
Se isso é importante para você, então tem mais um motivo para usar espelho no hall de entrada.
Mas para isso funcionar, o Feng Shui alerta que o espelho deve refletir boas imagens, como um vaso de flores, um jardim ou uma janela iluminada. Nada de refletir bagunça ou espaços sujos e desorganizados.
Decoração de hall de entrada com espelho
Pode parecer simples levar um espelho para o hall de entrada. E de fato é! Mas com algumas dicas você consegue um resultado ainda mais bonito, funcional e confortável. Confira:
Tamanho do espelho
O tamanho do espelho é uma das primeiras coisas para se pensar. E aqui se engana quem pensa que espelho grande só serve para hall grande e espelho pequeno para hall pequeno.
Pelo contrário. Um espelho grande é muito bem vindo também em um hall de entrada pequeno. Isso porque quanto maior o espelho, maior a capacidade dele absorver e refletir a luz, contribuindo para a sensação de amplitude e profundidade do ambiente.
Nesse caso, você pode pensar, por exemplo, em um espelho que cubra toda a parede.
Outra possibilidade é usar um espelho grande e retangular apoiado diretamente sobre o piso. Além de moderno, essa solução é ideal para espaços pequenos.
E o espelho pequeno? Geralmente esse tipo de espelho possui uma função mais decorativa, servindo como peça complementar.
Para acertar no uso do espelho pequeno, a dica é posicioná-lo sobre algum móvel, como o clássico aparador, por exemplo.
Estilo decorativo do hall
Qual o estilo decorativo do seu hall de entrada? Ele é clássico? Moderno? Rústico?
Para cada um desses estilos existe um espelho mais indicado. O hall de entrada clássico, por exemplo, pede por espelhos com molduras amadeiradas e de design marcante.
Já para um hall com estética moderna e sofisticada, a dica é optar por um espelho sem moldura ou com moldura fina e estreita.
Mas se a ideia é criar um hall de entrada de estilo moderno, despojado e jovial, as molduras coloridas e as formas orgânicas são uma boa pedida.
O estilo rústico, por sua vez, se harmoniza com espelhos de moldura de madeira, bambu ou fibras naturais.
O formato orgânico ou redondo também é bem vindo nesse estilo decorativo.
Com ou sem moldura
O espelho do hall de entrada pode vir com ou sem moldura. Como dito anteriormente, a moldura do espelho ajuda a definir a estética do ambiente.
Ela não é obrigatória, mas precisa se harmonizar com o estilo do hall. Por isso, preste bastante atenção aos detalhes e cores desse elemento.
Uma moldura rebuscada e de estilo provençal, por exemplo, pode ficar deslocada em um hall de características modernas.
Já a opção sem moldura é mais indicada para halls de entrada de estética moderna e minimalista, onde todo o excesso de informação visual é eliminada.
Mais de um espelho
Dependendo da sua proposta de decoração é possível inserir mais de um espelho no hall de entrada, sobretudo, quando eles são pequenos.
Nesse caso, vale escolher modelos que combinem entre si, seja na forma, no tamanho ou no material da moldura.
Por exemplo, você pode ter três espelhos redondos com molduras de madeira diferentes.
Outra opção é formar mosaicos com espelhos na parede, criando uma composição moderna e original.
Cuidado com os reflexos
Não é só o Feng Shui que manda tomar cuidado com o que é refletido no espelho.
Designers e decoradores também recomendam esse cuidado, de modo que o hall de entrada transmita uma boa impressão a quem chega.
Imagina só um espelho refletindo um armário bagunçado? Não pega nada bem!
Pontos de luz
A decoração do hall de entrada com espelho pode vir acompanhada de um projeto de iluminação especial.
Isso ajuda a tornar o ambiente mais aconchegante e receptivo, além de auxiliar na distribuição da luz, favorecendo a sensação de amplitude do local.
Você pode fazer isso com luminárias pendentes ao lado do espelho, rasgos de luz no teto e na parede ou com um simples abajur sobre o aparador.
Acrescente outros elementos
Você pode decorar o hall só com espelho? Claro que pode! Mas ele fica mais completo quando alguns outros elementos são adicionados.
Dessa forma é possível tornar esse espaço ainda mais confortável, aconchegante e funcional.
Na grande maioria das vezes, o hall de entrada é aquele cantinho da casa onde os moradores dão uma última conferida no visual, pegam as chaves e calçam os sapatos antes de sair.
Ao chegar, os moradores devolvem as chaves nesse espaço, tiram os sapatos e penduram a bolsa, mochila ou o casaco.
Na sua casa também funciona assim? Nesse caso, então, a dica é planejar a decoração do hall de entrada com espelho junto de um pequeno banco onde é possível se sentar com conforto para colocar e tirar os sapatos.
Um cabideiro resolve a questão das bolsas, casacos e mochilas, já que é possível pendurar tudo ali, ocupando o mínimo de espaço.
Já para as chaves, correspondências e outros pequenos objetos que você carrega ao entrar em casa podem ser colocados em uma caixinha elegantemente posicionada sobre o aparador, por exemplo.
Outra possibilidade é instalar uma prateleira ou nicho com ganchinhos para as chaves e um espaço para deixar correspondências, moedas e outros objetos.
O que mais pode ter no hall de entrada? Um tapetinho também é bem vindo nesse espaço. Se quiser trazer um charme extra para o ambiente experimente colocar plantas.
Caso o hall de entrada seja pequeno, pendure as plantas no alto, na parede ou sobre uma prateleira. Em um hall maior é possível pensar em plantas grandes no chão.
E em tempos de pandemia também é recomendado manter no hall de entrada um kit de higiene básico, com álcool em gel e máscaras limpas. Aproveite também para ter uma caixinha para colocar as máscaras sujas que devem ser lavadas.
50 ideias de decoração de hall de entrada com espelho
Confira agora uma seleção com 50 ideias de decoração de hall de entrada com espelho e inspire-se na hora de criar a sua:
Imagem 1 – Hall de entrada com espelho e aparador, além de outros detalhes que enriquecem a composição.
Imagem 2 – Decoração de hall de entrada com espelho. Repare que a moldura conversa diretamente com os demais objetos em madeira.
Imagem 3 – Hall de entrada com espelho redondo e um banquinho para facilitar o uso no dia a dia.
Imagem 4 – Hall de entrada com espelho grande decorado com o clássico aparador.
Imagem 5 – Que tal três espelhos clássicos para trazer personalidade ao hall de entrada?
Imagem 6 – Hall de entrada moderno com espelho, banco e cabideiro.
Imagem 7 – Hall de entrada com espelho grande cobrindo toda a parede.
Imagem 8 – O que acha de transformar uma janela antiga em espelho para o hall de entrada?
Imagem 9 – Hall de entrada com espelho redondo e aparador: a composição mais clássica de todas.
Imagem 10 – Decoração de hall de entrada com espelho, tapete e plantas.
Imagem 11 – Para quem curte um estilo retrô clássico, esse hall de entrada com espelho é a inspiração perfeita.
Imagem 12 – Traga amplitude para o hall de entrada com um espelho grande.
Imagem 13 – Hall de entrada com espelho grande valorizando o espaço pequeno.
Imagem 14 – Decoração de hall de entrada com espelho rústico combinando com o banco.
Imagem 15 – Hall de entrada moderno com espelho. Repare que a peça não tem moldura.
Imagem 16 – Mais uma inspiração de hall de entrada moderno com espelho, só que dessa vez o destaque vai para a fita de LED.
Imagem 17 – Viu só como o espelho pode ser muito mais do que uma peça funcional? Aqui, ele é super decorativo.
Imagem 18 – Hall de entrada pequeno com espelho: amplie e ilumine.
Imagem 19 – Hall de entrada grande com espelho atrás do aparador.
Imagem 20 – Que tal combinar a moldura do espelho com a porta de entrada?
Imagem 21 – Decoração de hall de entrada com espelho. Garanta o destaque da peça apostando em cores e design original.
Imagem 22 – Hall de entrada com espelho redondo e moldura de gesso.
Imagem 23 – Hall de entrada com espelho e aparador. Adicione outros elementos para completar a decoração.
Imagem 24 – Uma dupla de espelhos no hall de entrada acompanhando o comprimento do aparador.
Imagem 25 – Já aqui, o conjunto de três espelhos valoriza a decoração moderna e elegante do hall de entrada.
Imagem 26 – Hall de entrada pequeno com espelho. A luminária pendente reforça a iluminação.
Imagem 27 – Decoração de hall de entrada com espelho. Repare que a moldura foi feita com a mesma madeira usada no aparador.
Imagem 28 – Hall de entrada moderno com espelhos em formas orgânicas.
Imagem 29 – Hall de entrada com espelho e papel de parede: estilo e personalidade.
Imagem 30 – Já aqui, o hall de entrada traz um espelho grande em uma das paredes, enquanto a outra exibe uma coleção de mini espelhos.
Imagem 31 – Hall de entrada com espelho redondo sem moldura. A cara da estética minimalista
Imagem 32 – Já pensou em revestir toda a parede do hall de entrada com espelho?
Imagem 33 – Hall de entrada com aparador e painel feito sob medida.
Imagem 34 – Hall de entrada com espelho redondo combinando com a proposta moderna do ambiente.
Imagem 35 – A rusticidade da parede de tijolinhos formou um lindo contraste com a sofisticação do espelho ao lado.
Imagem 36 – Hall de entrada moderno com espelho e aparador em um projeto elegante.
Imagem 37 – Profundidade e amplitude na decoração do hall de entrada com espelho
Imagem 38 – A mesma forma arredondada do aparador aparece também no espelho desse hall de entrada.
Imagem 39 – Hall de entrada moderno com espelho de moldura preta.
Imagem 40 – Espelho com moldura preta e fina: perfeita para um hall de entrada moderno.
Imagem 41 – Decoração de hall de entrada com espelho em uma proposta clean e minimalista.
Imagem 42 – Hall de entrada com espelho redondo e papel de parede.
Imagem 43 – Hall de entrada moderno com espelho simples.
Imagem 44 – Ilumine o espelho do hall de entrada usando fita de LED.
Imagem 45 – Experimente novas possibilidades para o uso do espelho no hall de entrada.
Imagem 46 – Decoração de hall de entrada com espelho em tons neutros e sóbrios.
Imagem 47 – Hall de entrada com espelho grande: visão completa.
Imagem 48 – Na dúvida, aposte em um hall de entrada com espelho redondo.
Imagem 49 – Corredor de espelhos no hall de entrada.
Imagem 50 – Clean e minimalista!