Todo mundo sempre tem o que guardar, certo? O problema é que muitas vezes falta espaço para isso e o apê acaba ficando apertado e bagunçado no meio de tantos itens.
E no meio desse entrave da vida moderna os chamados hobby box acabaram ganhado força e rapidamente se transformaram em uma nova tendência no mercado imobiliário.
Mas, afinal, o que é hobby box?
O termo ainda é novo e muita gente desconhece. Mas a explicação é bem simples. Um hobby box nada mais é do que uma espécie de depósito privativo, localizado geralmente na garagem ou andar térreo do prédio.
O hooby box é pequeninho, medindo no máximo entre dois e quatro metros quadrados. No entanto, apesar do espaço reduzido, ele acaba se tornando a solução perfeita para quem precisa organizar objetos pessoais que são pouco utilizados.
Itens sazonais, como peças de decoração de natal e páscoa, equipamentos esportivos, de camping, praia, entre outros encontram o abrigo ideal dentro dos hobby box.
Vantagens do hobby box
Organização e espaço dentro de casa
Uma das maiores vantagens do hobby box é a possibilidade de organizar e ampliar o espaço interno do apartamento.
Isso porque você pode levar tudo aquilo que não usa no dia a dia para dentro do hobby box, mantendo sua casa mais organizada, fácil de limpar e, é claro, mais bonita também, afinal, do que adianta ter uma decoração linda em meio de um ambiente bagunçado?
Praticidade no dia a dia
O hobby box também tem a capacidade de deixar o seu dia a dia mais prático e eficiente. O motivo para isso é simples. A maioria dos empreendimentos oferecem o hobby box dentro da garagem do prédio ou próximo a área de saída.
Essa localização permite que você acesse o seu depósito particular com muita facilidade e bem pertinho do seu carro.
Fica muito mais fácil, por exemplo, sair com a bicicleta de dentro do hobby box do que descer com ela do apartamento.
Economia
O hobby box é um espaço privativo comercializado junto com a moradia, ou seja, ele está incluso na transação de venda ou locação do apartamento.
Isso faz com que seja desnecessário, por exemplo, a locação de um espaço privativo em outro local. Ou seja, mais economia e praticidade.
O que guardar no hobby box?
Tudo aquilo que está entulhando a sua casa pode ser levado para o hobby box. Apesar de pequeno, esse espaço, quando bem organizado, permite acomodar uma grande variedade de objetos. Abaixo segue algumas ideias do que você pode levar para lá:
Itens sazonais
Os itens sazonais são aqueles usados apenas em um determinado período do ano, mas que mesmo assim precisam ser mantidos.
É o caso, por exemplo, de casacos pesados de inverno e cobertores. Mas também existem alguns itens de decoração que você precisa manter, mas não, necessariamente, dentro do apartamento, ocupando o espaço dos armários.
Árvore de natal, luzes de pisca pisca, guirlandas, entre outros enfeites natalinos são ótimos exemplos de itens sazonais que podem ser mantidos dentro do hobby box.
Decorações de páscoa, festa junina, halloween também entram na lista. Acomode tudo em caixas etiquetadas e guarde no hobby box.
Livros e materiais didáticos
Livros, apostilas, cadernos, além de documentos importantes também estão entre os itens que podem ser guardados no hobby box.
Esses materiais são pouco utilizados, mas precisam ser mantidos para um momento de estudo ou consulta. Por isso, leve tudo para lá.
Equipamentos esportivos
Equipamentos esportivos costumam ocupar bastante espaço e atrapalham a decoração dos ambientes. Por causa disso, eles também acabam na lista dos preferidos para o hobby box.
Você pode armazenar desde equipamentos que usa esporadicamente, como um patins, até outros de uso cotidiano, como uma bicicleta, afinal, como já dissemos, a localização do hobby box traz muita praticidade no uso desses equipamentos.
Bebidas
Sabia que dá para transformar o hobby box em uma pequena adega? Sim, você pode deixar por lá garrafas de vinho, espumantes e cerveja, basta armazená-las corretamente.
Mais uma forma de abrir espaço dentro de casa e, ao mesmo tempo, manter aquilo que é importante para você.
Brinquedos e itens infantis
Quem tem criança em casa sabe a quantidade de tralha que é possível juntar. Desde brinquedos até carrinho de bebê, cadeirões, tapetinhos, entre outros.
Separe tudo aquilo que é usado só de vez em quando e leve tudo para o hobby box.
Objetos afetivos
Outra possibilidade muito legal do hobby box é que você pode utilizá-lo para guardar objetos afetivos que não tem a intenção de se desfazer.
Aqui, podem entrar uma infinidade de itens, desde aquela roupinha de quando os filhos eram bebês até fotos, lembranças de viagens e objetos de família.
Malas de viagem
Se tem uma coisa que ocupa espaço dentro de casa são as malas de viagem. Mas, por sorte, o hobby box está aí para te ajudar a arrumar um cantinho para elas também.
O bom das malas é que você pode usá-las para armazenar itens menores dentro, como os enfeites de natal.
Objetos de praia e camping
Itens de praia e camping, como esteira, guarda sol, cadeiras e barracas são sempre necessários para uma viagem.
Mas, fora esses momentos, eles apenas ocupam espaço. Portanto, coloque tudo dentro do hobby box.
Ferramentas e restos de obra
Todo mundo sempre tem em casa uma caixa de ferramentas e aqueles restos que sobram de uma obra ou reforma, seja uma lata com um pouco de tinta ou uma caixa de revestimentos que precisa ser mantida para o caso de uma troca no futuro.
O hobby box também é o lugar ideal para armazenar essas coisas.
Móveis e artigos de decoração
Sabe aqueles móveis e objetos decorativos que no momento não combinam com a sua decoração, mas você não deseja se livrar deles?
Coloque tudo lá no hobby box. Quando quiser mudar o visual da casa é só ir buscá-los.
Itens de artesanato e instrumentos musicais
O hobby box também é muito indicado para quem é fã de artesanato e sempre tem tinta, papéis, tecidos, pincéis e outros objetos perambulando pela casa.
O mesmo vale para instrumentos musicais. Você pode organizar tudo com carinho dentro do hobby box e acessar sempre que sentir vontade.
O que não guardar no hobby box?
Apesar do hobby box ser quase um coração de mãe, é importante saber que nem tudo você pode guardar lá dentro.
Existem restrições para alguns tipos de materiais considerados perigosos, como:
- Explosivos e produtos inflamáveis;
- Produtos e objetos que possam exalar mau cheiro e atrair insetos e roedores;
- Produtos tóxicos;
Além de comprometer os seus próprios objetos, o armazenamento inadequado desses itens pode acabar causando danos aos boxes vizinhos e até mesmo ao prédio. Por isso tenha cuidado e respeite as regras e normas do condomínio.
Como organizar o hobby box?
Instale prateleiras
Uma das formas mais práticas e eficientes de organizar o hobby box é instalando prateleiras, especialmente aquelas metálicas que permitem regulagem de altura.
As prateleiras mantem tudo a vista, mas com organização e praticidade. Elas podem ir do chão ao teto aproveitando todo o espaço vertical do hobby box e, é claro, liberando área útil do piso.
Aposte nas caixas organizadoras
Você vai precisar de caixas organizadoras para o hobby box, tenha certeza disso. Elas permitem manter os objetos separados por categoria e facilitam o momento em que você precisa procurar um item especifico, mas para isso lembre-se sempre de usar etiquetas.
Outra dica legal é usar caixas organizadoras transparentes, assim você consegue visualizar mais facilmente o que tem dentro de cada uma delas.
Use ganchos na parede
Nem tudo vale a pena colocar dentro de caixas organizadoras. Alguns itens como ferramentas, por exemplo, ficam mais bem organizadas em ganchos pendurados na parede.
O mesmo vale para alguns tipos de equipamentos esportivos. Os ganchos são também muito úteis para aqueles objetos que você utiliza com maior frequência.
Evite sacos plásticos
Na hora de organizar o hobby box evite usar sacos e sacolas plásticas para proteger os objetos. O plástico impede os itens de “respirar” podendo provocar mofo e bolor.
O ideal é envolver as peças com tecido, como o TNT, por exemplo. Barato e fácil de encontrar, o TNT pode ser usado para proteger livros, móveis, cadernos, entre outros objetos.
Para roupas e cobertores, por outro lado, opte por sacos de tecido com zíper para impedir também a entrada de insetos.
Afaste do piso
Outra dica muito importante é evitar deixar os objetos rentes ao piso para que eles não criem umidade, especialmente os móveis.
Para isso, utilize um pallet ou alguma outra estrutura que permita elevar os objetos a uma distância mínima do solo.
Limpe e deixe respirar
Periodicamente faça uma limpeza no hobby box. Tire tudo do lugar, abra as caixas, desembale móveis e livros e deixe os objetos respirarem. Se necessário, coloque até no sol.
Limpe as prateleiras, o piso e somente depois disso retorne com os objetos no lugar. Aproveite esse momento para observar se existem manchas de mofo nas paredes ou, ainda, se os móveis apresentam sinais de cupins.
Viu só como o hobby box pode ser uma alternativa interessante para sua vida? Organize esse espaço e viva uma vida mais leve dentro de casa.