Bora chamar a criançada para colocar a mão na terra? Pois é! Estamos falando da horta para crianças. Uma atividade que, além de lúdica e divertida, pode ajudar a trazer muitos aprendizados positivos na vida dos pequenos.
E o melhor de toda essa história é que vocês sequer precisam viver numa casa de campo ou ter um quintal enorme. Dá para ter uma horta em casa com as crianças mesmo morando em um apartamento.
Continue acompanhando o post com a gente que temos muitas dicas e ideias legais para te ensinar a fazer uma horta para crianças, vem ver!
Qual a importância de uma horta para crianças?
Contato com a natureza
Com a vida cada vez mais urbanizada e distante da natureza, a oportunidade de ter uma horta em casa surge como um oásis em meio ao deserto.
As crianças terão a oportunidade de entrar em contato com elementos simples, mas também essenciais para sua saúde física, mental e emocional.
O ato de remexer a terra, tocar nas plantas, sentir novos aromas e sabores é uma verdadeira terapia para a criançada. Isso sem falar que a horta é um organismo vivo e, portanto, acaba também atraindo outras formas de vida, como borboletas, minhocas, abelhas e joaninhas.
Cuidado com o meio ambiente
Só podemos cuidar daquilo que conhecemos e temos afinidade. Portanto, se o objetivo é educar as crianças para a sustentabilidade e meio ambiente então é fundamental que elas interajam e aprendam sobre ele.
Uma das formas mais simples e bonitas de fazer isso é com uma hortinha em casa! A criança, pouco a pouco, vai entendendo a importância dos ciclos naturais, respeitando todas as formas de vida, desde plantas até animais.
Uma horta para crianças também é uma ótima oportunidade para ensinar conceitos como a importância de tratar e cuidar corretamente do lixo gerado dentro de casa, encaminhando materiais recicláveis para a coleta seletiva e reaproveitando o lixo orgânico para transformá-lo em adubo dentro da composteira.
Melhora no processo de aprendizado
Nada melhor do que aprender na prática, não é mesmo?
E uma horta para crianças pode ser uma ótima maneira de ensinar os pequenos lições de biologia (ao observar o ciclo de crescimento da planta), de química (ao aprender sobre o processo de fotossíntese), de física (compreendendo a importância da radiação e da luz solar), entre outros aprendizados que não estão descritos no currículo escolar, mas são tão importantes quanto!
Novos aromas e sabores
Seu filho pode até não gostar de comer salada, mas se ele tiver a oportunidade de plantar o próprio pé de alface, cuidar dele e colher depois, muito provavelmente a interação da criança com o alimento será diferente.
As crianças são naturalmente curiosas e sentirão muito interesse para descobrir o sabor daquilo que elas mesmas plantaram. E a curiosidade não se limita aos sabores, a criança também irá aprender a identificar as plantas pelos seus aromas, especialmente quando se trata de ervas e temperos.
Esses primeiros contatos com as plantas, de modo livre e natural, desenvolverão na criança bons hábitos alimentares que elas levarão consigo para o resto da vida!
Responsabilidade e disciplina
Outra grande lição que uma horta para crianças pode oferecer é o senso de responsabilidade e disciplina. A criança precisará entender que as plantas que estão lá no canteiro ou no vaso não poderão sobreviver por conta própria.
Elas precisam ser cuidadas e, para isso, será necessário que a criança crie a responsabilidade e a disciplina de cuidar de todas as verdinhas diariamente.
Respeito às diferenças
Quem diria, mas com uma horta para crianças é possível até mesmo ensiná-las sobre o respeito às diferenças.
Assim como cada pessoa neste mundo, as plantas também são diferentes entre si e precisam de cuidados especiais para que cresçam bonitas e saudáveis. Algumas, por exemplo, precisam de sol, outras de sombra. Algumas preferem mais água, outras menos.
E assim a criança vai entendendo a beleza da diversidade…
Paciência e comprometimento
Uma planta, seja ela qual for, não cresce de um dia para outro. Tudo leva tempo na vida e na natureza. E é bom que as crianças entendam isso o quanto antes, ainda mais em um tempo onde a instantaneidade dos fatos e a rapidez proporcionada pela tecnologia fazem com que tudo pareça tão imediato.
Saber esperar, ter paciência e comprometimento é fundamental na vida, seja para cuidar de um pé de alecrim, seja para qualquer outra coisa que a criança precisará enfrentar depois de grande.
Como fazer uma horta para crianças?
Planeje tudo com a criança
Faça todo o planejamento da horta com a participação da criança. É muito importante que ela seja ouvida e esteja participando ativamente na elaboração de todos os detalhes.
Isso fará com que ela tenha ainda mais interesse no cuidado com a horta. No entanto, vale o bom senso e a ponderação do adulto para explicar o que é possível ou não de ser feito.
Se a criança deseja plantar um pé de manga, por exemplo, explique a ela que essa é uma árvore de grande porte que precisa de muita luz e espaço para crescer e, que, por isso, ela não caberá na varanda do apartamento.
Mas nem por isso vocês precisam ficar sem frutas. Uma boa ideia para quem mora em locais pequenos, por exemplo, é plantar pés de morango.
Defina um local
Após conversar sobre como será a horta, defina o melhor lugar para cultivá-la. De modo geral, qualquer horta precisa de sol e muita luz para crescer. Por isso, sempre prefira espaços próximos a janelas, sacadas, varandas ou mesmo no quintal, se for o caso.
Aproveite esse momento para explicar a criança a importância da luz do sol e como ele interage com o desenvolvimento das plantas.
Providencie os materiais necessários
Essa é a hora de começar a colocar a mão na massa ou melhor, na terra, literalmente. Nessa etapa você já sabe onde e o que plantar, então basta separar os materiais.
Não precisa ter um super kit de jardinagem, ok? Especialmente se a horta será feita em vasos. Tenha apenas os vasos para plantio, terra adubada de boa qualidade, manta bidim para fazer a drenagem do solo, um garfo ou rastelinho e uma pequena pá. A tesoura de corte afiado também é aconselhável, mas deixe-a fora do alcance das crianças.
Prepare ainda um regador que seja fácil da criança manipular, geralmente pequeno e que não escorregue das mãos. Uma boa dica é usar uma garrafa pet com furinhos na tampa. Além de regar a horta, a criança ainda recicla um material que iria para o lixo.
Mudas ou sementes
A horta para crianças pode ser feita a partir de mudas e sementes. A escolha será de vocês!
O plantio por mudas torna o processo mais rápido, já que as plantas estarão em fase adiantada de crescimento. Basta plantá-las no local definitivo e pronto.
Já o plantio por sementes é mais demorado, contudo, pode ser muito mais gratificante para as crianças. Isso porque elas podem observar todo o ciclo de vida da planta, desde a sementinha até o momento da colheita. E, cá entre nós, tem coisa mais legal do que ver uma sementinha desabrochando?
O que plantar na horta para crianças?
Você pode plantar inúmeras coisas na horta para crianças. Mas o interessante é sempre optar por plantas alimentícias, que despertam ainda mais a curiosidade das crianças e as estimulam em todos os sentidos, desde o visual até o tato, o olfato e o paladar.
A seguir você confere uma listinha com opções do que plantar na horta para crianças, lembrando sempre de avaliar o espaço disponível, as necessidades de cuidado de cada espécie e aquilo que a família mais consome, assim a hortinha terá ainda mais sentido para todos.
Verduras e hortaliças
- Alface;
- Rúcula;
- Agrião;
- Almeirão;
- Couve;
- Capuchinha;
- Escarola;
- Repolho;
- Brócolis;
- Cenoura;
- Beterraba;
- Pimentão;
- Jiló;
- Quiabo;
- Pepino;
- Tomates de vários tipos;
- Abóboras;
Frutas
Ervas e temperos
- Hortelã;
- Tomilho;
- Alecrim;
- Lavanda;
- Arruda;
- Capim santo;
- Manjericão;
- Orégano;
- Coentro;
- Salsa;
- Cebolinha;
- Salsão;
- Alho poró;
Evite plantar com as crianças
Existem alguns tipos de plantas que devem ser evitadas junto das crianças por apresentarem riscos de intoxicação e acidentes.
Espécies como comigo ninguém pode, copos de leite, mamonas, alamandas e bicos de papagaio, por exemplo, são tóxicas e podem causar diversos tipos de reação no organismo, algumas, inclusive, muito graves.
Já espécies de cactos, incluindo babosas, devem ser evitadas pelo risco de cortes e machucados provocados pelos espinhos.
Cuidados com a horta para crianças
Regar, adubar e cuidar
Depois que a horta estiver prontinha, basta cuidar. Para isso, explique para a criança que assim como ela precisa comer, dormir e beber água, as plantas também precisam.
Ensine a criança o jeito certo de regar, a quantidade de água necessária e de quanto em quanto tempo a planta precisa de regas.
Com a adubação é a mesma coisa. Lembre sempre a criança de guardar restos de frutas, verduras e legumes para colocar na composteira e, depois, adubar as plantinhas.
Cronograma
Para facilitar o trabalho de cuidado com a horta para crianças, monte junto com ela um cronograma lúdico e de fácil entendimento, onde ela mesma possa anotar quando as regas foram feitas e o que cada plantinha precisa.
Ao final, toda família poderá se beneficiar com alimentos frescos, cheirosos e livres de qualquer agrotóxico!