Os jardins de inverno podem ser considerados verdadeiros refúgios verdes dentro de casa. O pequeno espaço, planejado com plantas selecionadas a dedo, revigora o ambiente, torna o local mais fresco, úmido e, de quebra, ainda proporciona relaxamento e descontração.
O conceito de jardim de inverno surgiu na Europa, nos países onde o frio e a neve impossibilitavam a sobrevivência das plantas ao ar livre. A única maneira de conseguir obter o verde acolhedor das plantas, mesmo durante o inverno, era mantendo-as dentro de casa, protegidas das baixas temperaturas.
A ideia deu tão certo que até o mais tropical dos países – o nosso – se rendeu aos encantos desse tipo de jardim.
Mas como montar um jardim de inverno? Quais as características que o definem? E como cultivar? Calma! Temos todas essas repostas aqui nesse post. Quer montar um jardim de inverno aí na sua casa? Então confira todas as dicas que separamos para te ajudar.
Tipos de jardim de inverno
Você pode criar o seu jardim de inverno basicamente de duas formas. A primeira é sob uma cobertura translúcida que permite a passagem da luz, necessária para o desenvolvimento das plantas. A outra maneira é deixando um vão aberto no teto, onde as plantas possam receber não apenas luz, mas também ventilação e até mesmo a água da chuva. Porém, nesse caso é importante contar com uma proteção lateral no jardim de inverno de modo que o ambiente não seja atingido pela chuva, vento e frio.
Os jardins de inverno sem cobertura também são indicados para quem deseja cultivar espécies de crescimento alto, como as árvores.
Onde fazer o jardim de inverno
Não existe um local específico da casa onde o jardim de inverno pode ser feito. Você é totalmente livre para criá-lo onde quiser, seja na sala, na cozinha, no quarto e até no banheiro. O mais importante é que o jardim de inverno fique em um ambiente onde possa ser desfrutado e apreciado o máximo possível, além, é claro, de receber as condições ideais para o pleno desenvolvimento.
Contudo, a maior parte das pessoas prefere fazer o jardim de inverno em um local de convivência, como a sala de estar ou jantar, mas isso não é uma regra absoluta.
Como fazer o jardim de inverno
O jardim de inverno pode ser montado em um canteiro, onde as plantas são colocadas diretamente no solo ou, então, você pode optar por montar um jardim de inverno apenas com vasos.
Isso varia de acordo com o tipo de planta que será usado no jardim e as condições de luz e ventilação do local escolhido.
Caso tenha mais espaço disponível, o jardim de inverno pode ainda contar com fontes de água ou até um pequeno lago. Outra dica é usar bancos de madeira, futons, redes e balanços para deixar o local ainda mais acolhedor e confortável.
E, por último, finalize o jardim de inverno com pedras e cascalhos que ajudam a absorver a umidade e abrem caminho para passagem no local. Outra sugestão é usar deck de madeira para forrar o chão do jardim.
No entanto, se não tiver muito espaço sobrando aí na sua casa, não se preocupe. Ainda assim é possível criar um jardim de inverno incrível. Você pode aproveitar o vão embaixo da escada ou quem sabe, em último caso, montar um jardim de inverno vertical. Coloque as plantas apoiadas na parede e complemente o espaço com uma fonte de água e almofadas.
Como cuidar do jardim de inverno
Um jardim de inverno é igual a todos os outros. Precisa de cuidados mínimos, como rega, poda e adubação, mas dependendo do tipo de planta esses cuidados podem ser maiores ou menores.
O mais importante de tudo é garantir a luminosidade. Planta nenhuma sobrevive sem luz, além é claro de água. Ofereça água de acordo com a necessidade de cada espécie.
Se você não tem muito tempo para a jardinagem considere plantas de manutenção mais simples como as suculentas, espadas de São Jorge e zamioculcas. Mas se pretende abrir um espaço na sua agenda para essa atividade terapêutica, pense em plantas como orquídeas, por exemplo, elas dão mais trabalho, mas sem dúvida nenhuma, compensarão você com lindas flores.
Plantas para o jardim de inverno
As plantas para o jardim de inverno devem ser, preferencialmente, aquelas que preferem viver a sombra ou meia sombra, já que dentro de casa a iluminação não é tão abundante quando comparada ao ar livre.
E nesse caso as opções são muitas, desde plantas rasteiras até pequenas árvores podem ser incluídas no projeto.
Anote aí as plantas mais recomendadas para um jardim de inverno:
- Pacová;
- Espada de São Jorge ou de Santa Bárbara;
- Palmeira Rafis;
- Lírio da Paz;
- Zamioculca;
- Comigo Ninguém Pode;
- Suculentas em geral;
- Samambaias;
- Bromélias;
- Orquídeas;
- Bambu;
- Singônio;
- Pau d’água.
Não importa o tamanho do espaço que você tem aí na sua casa, o que vale mesmo é dar uma chance para que o verde das plantas invada sua vida e transforme aqueles dias cinzentos em algo colorido, alegre e cheio de vida. Confira abaixo uma seleção de fotos de jardins de inverno dos mais tradicionais aos mais criativos para você se inspirar – e motivar. Vem ver cada um deles aqui com estas ideias incríveis:
Imagem 1 – A abertura lateral garante a iluminação adequada para a pequena árvore; as pedras completam o visual desse pequeno e simples jardim de inverno.
Imagem 2 – Esse jardim de inverno foi construído sob o vão livre da estrutura do telhado na área externa da casa; a grama e o caminho que simula uma rua asfaltada dão o toque de originalidade a esse jardim.
Imagem 3 – Para deixar o momento do banho ainda mais prazeroso invista em um jardim de inverno dentro do banheiro.
Imagem 4 – Nessa casa o jardim de inverno foi construído na parte externa e pode ser contemplado pelo vidro.
Imagem 5 – Um jardim de inverno de pedras e plantas rústicas sob a luz direta do sol.
Imagem 6 – Os bancos de madeira permitem aproveitar ao máximo o jardim de inverno que, nesse caso, foi feito apenas com pedras e uma pequena árvore.
Imagem 7 – O jardim de inverno integra as duas partes da casa; o canteiro de plantas baixas e a parede de tijolinhos dão o toque acolhedor do ambiente.
Imagem 8 – Já aqui, a opção foi por um deck de madeira para acomodar aqueles que precisam de um momento de descanso.
Imagem 9 – A casa de concreto aparente apostou em um jardim de inverno cheio de pedras.
Imagem 10 – O espaço inevitável que sobra sob a escada pode ser muito bem aproveitado com um jardim de inverno.
Imagem 11 – O momento das refeições fica muito mais agradável com um jardim de inverno como esses dentro da cozinha.
Imagem 12 – O sofázinho apoiado na janela torna o jardim de inverno uma experiência ainda mais aconchegante
Imagem 13 – Dentro dos vasos, as bananeiras de jardim se esbaldam com a luz solar direta; o vidro impede que as intempéries climáticas afetem o interior da casa.
Imagem 14 – Uma boa maneira de recepcionar quem chega em casa é construindo um jardim de inverno no hall.
Imagem 15 – Um caloroso jardim de inverno que parece abraçar quem entra.
Imagem 16 – Escolha as plantas do jardim de inverno de acordo com o grau de luminosidade e ventilação que o local recebe.
Imagem 17 – O deck de madeira deixa qualquer jardim de inverno mais valorizado.
Imagem 18 – A árvore já crescidinha garante sombra e frescor para entrada da casa; destaque para o pequeno lago de pedras ao lado.
Imagem 19 – A porta de vidro de correr garante total liberdade para os moradores acessarem o jardim de inverno sempre que desejarem.
Imagem 20 – O bambu é o destaque desse jardim de inverno que foi criado entre os ambientes da casa.
Imagem 21 – Essas enormes portas de madeira guardam e protegem o delicado jardim de inverno.
Imagem 22 – Essas enormes portas de madeira guardam e protegem o delicado jardim de inverno.
Imagem 23 – Mesmo as casas mais modernas e descoladas não abrem mão de um refrescante jardim de inverno
Imagem 24 – Uma iluminação especial garante que o jardim de inverno seja apreciado em diferentes horários ao longo do dia.
Imagem 25 – Jardim de inverno na parede; o importante é que ele está presente.
Imagem 26 – Vidros por todos os lados para que o jardim de inverno possa ser apreciado dos mais diferentes ângulos da casa.
Imagem 27 – A presença de figuras que traduzem paz, como a dessa estátua de Buda, é perfeita para um jardim de inverno.
Imagem 28 – O letreiro de neon traz a mensagem que as plantas desejam ouvir.
Imagem 29 – O lago de carpas dá um toque zen para esse jardim de inverno.
Imagem 30 – No corredor da casa, o jardim de inverno garante uma pausa mental para a rotina muitas vezes atribulada.
Imagem 31 – Projeto verde de banheiro.
Imagem 32 – Cansou do trabalho? É só virar a cadeira e relaxar um pouco enquanto contempla o jardim.
Imagem 33 – O dono da casa não teve dúvidas, colocou logo a banheira dentro do jardim de inverno.
Imagem 34 – As placas de concreto sobre as pedras facilitam o caminhar pelo jardim de inverno.
Imagem 35 – Jardim de inverno emoldurado pela água.
Imagem 36 – Use o jardim de inverno para dividir e demarcar ambientes.
Imagem 37 – Jardim de inverno simples: aqui, as plantas foram colocadas em vasos altos e o chão coberto por pedriscos.
Imagem 38 – Para um visual mais clean aposte em pedras brancas para o jardim de inverno.
Imagem 39 – Jardim de inverno aquático.
Imagem 40 – Aprecie o seu jardim de inverno como achar melhor.
Imagem 41 – A cor quente na parede é um convite para entrar e ficar.
Imagem 42 – Monte o jardim de inverno de modo proporcional ao espaço que você tem disponível; quanto maior a área mais interessante fica plantar uma árvore.
Imagem 43 – O carrinho na entrada do jardim de inverno sinaliza que ele também é muito apreciado pelas crianças.
Imagem 44 – Todo mundo precisa de um lugar especial para esfriar a cabeça e relaxar quando chega em casa.
Imagem 45 – Mantenha sempre seu jardim de inverno podado, regado e bem iluminado.
Imagem 46 – E se não couber mais plantas no chão, use a parede.
Imagem 47 – Bem equipado, esse jardim de inverno tem tudo o que as plantinhas precisam: um teto translúcido, ventilador e iluminação apropriada.
Imagem 48 – A calmaria do branco contrastada com o equilíbrio fresco do verde.
Imagem 49 – A fileira de bambus enche o espaço de paz e tranquilidade.
Imagem 50 – Já nesse projeto, apenas um vaso já foi suficiente para criar aquele cantinho especial.
Imagem 51 – A janela moderna traz elegância ao simples jardim de inverno.
Imagem 52 – Embaixo da escada, as pacovás crescem de vento em poupa.
Imagem 53 – Para fechar com chave de ouro o projeto do jardim de inverno, uma lareira!
Imagem 54 – Para fechar com chave de ouro o projeto do jardim de inverno, uma lareira!
Imagem 55 – As plantas também podem vir do alto em um jardim de inverno.
Imagem 56 – Um jardim de inverno no banheiro capaz de fazer qualquer um esquecer da vida.
Imagem 57 – Não importa o horário, o jardim de inverno vai estar sempre lá te esperando.
Imagem 58 – Muita luz natural para garantir o desenvolvimento da árvore plantada no vaso.
Imagem 59 – Jardim de inverno em camadas: primeiro as pedras, depois a água e, por último, o canteiro de plantas.
Imagem 60 – Madeira e plantas: sempre uma ótima combinação para jardins de inverno acolhedores e confortáveis.